DIA DO PALHAĂO
11/12/2008 -
MANCHETES DA SEMANA
VIVA O PALHAĂO!
English:
http://www.encyclopedia.com/doc/1O27-clown.html
http://www.clown-ministry.com/History/
http://www.masterliness.com/a/Clown.htm
10 de dezembro - Dia do Palhaço.
Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! Hoje tem palhaçada? Tem sim, senhor! Mas e o palhaço, o que Ă©? Ora, Ă© o homenageado do dia! E tudo graças Ă Companhia Abracadabra (grupo de artistas de SĂŁo Paulo) que em 1981 criou a comemoração como forma de valorizar e homenagear os palhaços de todo o Brasil. Reconhecimento mais que merecido a esses profissionais que percorreram os principais perĂodos da histĂłria alegrando nobres e plebeus.
Nas cortes dos imperadores chineses, por exemplo, tinham tanto prestĂgio que eram capazes de influenciar nas decisĂ”es reais. Na GrĂ©cia antiga os palhaços contracenavam em comĂ©dias teatrais, onde apĂłs a apresentação de tragĂ©dias sĂ©rias encenavam a mesma histĂłria sob sua prĂłpria Ăłtica - na qual os herĂłis apareciam como bobos. Vale ressaltar que uma das "vĂtimas" mais freqĂŒentes era o lendĂĄrio herĂłi HĂ©rcules, que era mostrado como um azarado que alcançava Ă s vitĂłrias quase sempre por sorte, e nĂŁo intencionalmente.
As diversas classes de palhaços tambĂ©m encantavam a Roma Antiga. Dentre os mais conhecidos estĂŁo Cicirro - um palhaço que usava mĂĄscara de cabeça de galo e cacarejava movendo os braços como asas - e o EstĂșpido - que usava um gorro pontiagudo e roupas de retalhos. Durante os espetĂĄculos os outros atores aparentavam estar enjoados e batiam nos dois palhaços, o que provocava ainda mais risadas na platĂ©ia.
PorĂ©m uma das figuras cĂŽmicas mais conhecidas talvez seja o Bobo da Corte (ou BufĂŁo), surgida na Idade MĂ©dia. Diferentemente de outros perĂodos, neste os palhaços declaravam contos, cantavam baladas, eram mĂșsicos, malabaristas, mĂmicos, acrobatas e equilibristas. Na Alemanha eram chamados de "alegres conselheiros", pois alĂ©m de encantar a todos com sua arte ainda incluĂam bons conselhos em suas observaçÔes. Mas Ă© importante destacar que foi na Idade MĂ©dia tambĂ©m que o palhaço aprendeu a chorar. No fim do perĂodo - com a reabertura das casas teatrais que haviam sido fechadas no inĂcio da Idade Medieval - os palhaços atuavam em comĂ©dias religiosas, nas quais encarnavam os papĂ©is de vĂcios, diabo, estupidez e atĂ© do prĂłprio mal. Muitas vezes era o palhaço que explicava a histĂłria para a platĂ©ia. Entretanto, foi com William Shakespeare que o palhaço se tornou uma figura ainda mais dramĂĄtica e passou a ser utilizado em cenas trĂĄgicas. Com isso, pouco a pouco esses profissionais foram ganhando tanta importĂąncia nesse tipo de representaçÔes quanto os atores sĂ©rios que interpretavam grandes clĂĄssicos.
Outra figura conhecida ainda hoje e que surgiu no sĂ©culo XVI, na ItĂĄlia, com a ComĂ©dia de Arte, foi o PierrĂŽ. Um personagem apaixonado pela Colombina, mas que nĂŁo tinha o seu amor correspondido. Tradicionalmente retratado com uma lĂĄgrima escorrendo pelo rosto simboliza a idealização do amor. Da mesma companhia surgiu o Arlequim, um palhaço que usava roupas com recortes em losango e que, no inĂcio, tinha a Ășnica função de divertir o pĂșblico durante o intervalo do espetĂĄculo. Vale lembrar que cada personagem da companhia - que criou, ainda, o PantaleĂŁo, o Briguela, o Polichinelo, o Doutor e o CapitĂŁo - provinha de regiĂ”es diferentes da ItĂĄlia e possuĂam caracterĂsticas tĂŁo marcantes que muitas vezes os intĂ©rpretes eram conhecidos apenas pelos personagens (e nĂŁo pelos seus nomes).
Palhaços do Brasil - O mundo do nariz vermelho tem espaço garantido no Brasil. Segundo a Declaração Anual de InformaçÔes Sociais (Rais), do MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego, em 2007 o paĂs contava com 128 palhaços trabalhando com carteira assinada. Desse total, 57% atuavam em SĂŁo Paulo e 12,5% na Bahia. O terceiro maior contratante foi o estado de Minas Gerais, que respondeu por 7% dos registros formais da Rais. NĂșmero expressivo, se considerarmos que a maioria dos palhaços trabalha informalmente ou em circos familiares. Tradição, porĂ©m, que jĂĄ revelou grandes nomes do cenĂĄrio nacional, como os palhaços Carequinha (pioneiro do circo em fazer programas infantis ao vivo na televisĂŁo. O programa permaneceu no ar por 16 anos) e Piolim (consagrado pela Semana de Arte Moderna de 1922 como o artista mais genuinamente brasileiro e popular. Em 1977 a primeira escola de circo do paĂs foi batizada com seu "nome"). Palhaços que tambĂ©m fizeram parte das vidas de muitas crianças e adultos foram os personagens Bozo, Fred, Arrelia, Picolino, Espirro e Atchim.
Doutores da Alegria - JĂĄ bem diz o ditado popular: "rir Ă© o melhor remĂ©dio", e Ă© por isso que um grupo de artistas vestidos de palhaços visita crianças hospitalizadas (leito a leito), inclusive nas unidades de terapia intensiva e de procedimentos ambulatoriais, duas vezes por semana. Por meio de piadas ingĂȘnuas e brincadeiras atrevidas os artistas conseguem fazer com que as crianças e seus familiares se esqueçam da dor e entrem em um mundo mĂĄgico de palhaçadas.
Quem for palhaço ou artista registrado no MTE e quiser ajudar a curar de tristeza os pimpolhos que estão nos hospitais, pode se inscrever no site http://www.doutoresdaalegria.org.br/internas.asp?secao=osdoutores_novidades&id=518.
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/.
GRUPO TRAMPULIM - MANOTAS MUSICAIS
Imagine uma orquestra comandada por uma dupla de palhaços. Esse é o mote do novo espetåculo do Grupo Trampulim, "Manotas Musicais", que pode ser visto em BH dias 13 e 14/12. Na peça, os palhaços Benedita Jacarandå e Sabonete sonham em ser maestros. Imagine só a confusão que eles vão armar...
Espetåculo Manotas Musicais - 13 e 14/12, às 17h, na rua Professor Tavares Paes, 106, Jardim América. InformaçÔes: 3245-6150.
Fonte: O Tempinho - 13/12/08.
Grupo Trampulim - http://www.trampulim.com.br/
FESTIVAL CIRCO VOLANTE
As atraçÔes do Festival Circo Volante sĂŁo destaque na agenda cultural de Mariana. O evento Ă© comandado pelo Grupo Circo Volante, em parceria com o Teatro Andante. SerĂŁo 30 horas de programação, atĂ© dia 16, reunindo 50 palhaços, trĂȘs convidados internacionais e bandas de mĂșsica da cidade. O festival vai ocupar duas praças, o Sesi, a sede do Circo Volante e o AteliĂȘ Catin Nardi Bonecos. TambĂ©m ocorrem oficinas gratuitas sobre circo e teatro.
Ălder Martinho - Fonte: O Tempo - 13/12/08.
Circo Volante - http://www.circovolante.com.br/
Teatro Andante - http://www.teatroandante.com.br/
Leia muito mais:
http://www.jornalorebate.com.br/site/index.php/Dia-do-Palhaco.html
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diapalhaco.html
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL918202-5605,00.html
http://www.academiadecirco.com.br/
http://www.spacial.com.br/
http://www.bheventos.com.br/portal/site/noticia.php?id=894
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php