TURISMO VIRTUAL
20/01/2011 -
MARILENE CAROLINA
CAPELA SISTINA
English:
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
Está cansado de ouvir adjetivos sobre a Capela Sistina e ainda não ter tido a chance de conhecê-la? Seus problemas acabaram. O Vaticano disponibiliza um tour virtual por todos os cantos da igreja, no qual é possível se "aproximar" dos detalhes graças a um zoom poderoso, acionado onde o "turista" quiser. Finalizada em 1481, a construção tem como destaque o trabalho de Michalângelo no teto e na parede do altar, onde fica o Juízo Final.
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
Fonte: Aventuras na História - Edição 90 - Jan/11.
A RECEITA CRIOU A BOLSA MIAMI
Talvez a doutora Dilma não saiba, mas o primeiro ato de seu governo na área tributária foi uma jabuticaba com forma de girafa. Pela instrução normativa 1.119, a Receita Federal regulamentou uma lei de Nosso Guia e criou um incentivo fiscal para os brasileiros que viajam ao exterior, inclusive para fazer turismo.
Imagine-se um casal que pretende ir a Miami e compra um pacote de passagem, hotel e aluguel de carro por R$ 20 mil. A lei obrigava que a agência de viagens nacional entregasse 25% do valor da transferência desse dinheiro à Viúva.
Pela instrução 1.119, o pagamento foi extinto. Se a agência repassar a bondade à clientela, o casal poupa R$ 5.000, suficientes para uma melhoria no hotel ou na marca do automóvel. É a Bolsa Miami.
A providência foi patrocinada por agências de turismo que funcionam no Brasil e são obrigadas a entregar ao fisco 25% do valor das transferências dos clientes. Suas concorrentes estrangeiras, que negociam os pacotes pela internet e cobram nos cartões de crédito, não pagam esse imposto.
No ano passado, os turistas brasileiros gastaram em torno de US$ 5 bilhões com pagamentos diretos feitos a agências de viagens. No barato, a renúncia fiscal decorrente do mimo fica acima de US$ 500 milhões anuais, ervanário suficiente para custear o Bolsa Família de todos os beneficiários do Piauí e de Alagoas.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/01/11.
BRASIL OCUPA O PENÚLTIMO LUGAR EM HÁBITO DE POUPAR PARTE DA RENDA
Pesquisa mostra que perfil de consumo no Brasil é próximo ao de países ricos. Brasileiros estão otimistas e gastando com casa e viagens.
Enquanto o governo faz projeções para que o Brasil se torne um país desenvolvido, os brasileiros já começam a adotar hábitos de consumo próximos aos de nações de primeiro mundo. É o que mostra um estudo do banco Credit Suisse feito com os membros do chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), além da Arábia Saudita, Indonésia e Egito. Segundo o levantamento, os brasileiros tendem a gastar mais com itens úteis - mas não necessários - como celulares de última geração, pacotes de viagens e veículos, além de investir em imóveis.
Dos 1.500 brasileiros que responderam ao questionário em todo o país, 37% disseram que estão financiando a casa própria e 65% responderam que pretendem financiar um imóvel nos próximos anos. O estudo aponta o aumento da renda e o crédito facilitado como os responsáveis pelo cenário otimista. "O que é interessante é que no Brasil a renda per capita esta chegando a US$ 1.000 por mês e esse perfil de consumo muda. Estamos próximos do perfil dos países desenvolvidos, mas não estamos lá ainda", afirma o responsável por pesquisa e estratégia do Credit Suisse, Andrew Campbell.
Ainda de acordo com o levantamento, os brasileiros estão entre os mais otimistas com o futuro. Para 63% deles, as finanças pessoais vão melhorar dentro de seis meses. Na China, a boa expectativa existe para 45% dos entrevistados, e na Índia, 43%.
Apesar do otimismo, os brasileiros não estão acostumados a poupar. Do total da renda, apenas 10% são guardados, índice que coloca o país em penúltimo lugar entre os sete pesquisados, na frente apenas do Egito, onde a população poupa somente 7% da renda mensal. Os mais econômicos são os chineses, que guardam 31% do salário para o futuro.
Aline Labbate - Fonte: O Tempo - 19/01/11.
Veja todos os detalhes da pesquisa:
https://www.credit-suisse.com/news/doc/media_releases/consumer_survey_0701_small.pdf
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