FELIZ ANIVERSĂRIO, ROMA!
22/04/2009 -
MARILENE CAROLINA
A CIDADE ETERNA
English: http://www.daylife.com/search?q=birthday+anniversary+of+Rome+2009
Rome Foundation Anniversary - http://www.gsr-roma.com/index_flash.html
Trajados como legionårios, membros do Grupo Histórico Romano desfilam pelas ruas da capital italiana nos festejos da fundação da Cidade Eterna, celebrada em 21 de abril.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/04/09.
Mais fotos: http://www.daylife.com/search?q=birthday+anniversary+of+Rome+2009
Grupo HistĂłrico Romano - http://www.gsr-roma.com/index_flash.html
PRECOCE
Um menino de 14 anos Ă© o mais jovem concorrente ao trofĂ©u de autor estreante no PrĂȘmio SĂŁo Paulo de Literatura. Piero Caramelli teve que pedir ajuda ao pai para inscrever o seu livro, "O Vale do DragĂŁo", na disputa pelo trofĂ©u.
MĂŽnica Bergamo - Fonte: Folha de S.Paulo - 20/04/09.
PrĂȘmio SĂŁo Paulo de Literatura - http://www.concursosliterarios.com.br/materias.php?cd_secao=275&codant=
CENTRO DE REFERĂNCIA DO IDOSO
HĂĄ programaçÔes gratuitas da Secretaria Municipal da SaĂșde, que oferece atividades por meio das Unidades BĂĄsicas de SaĂșde, e da Secretaria de Estado da SaĂșde, nos Centros de ReferĂȘncia do Idoso. Mais informaçÔes no telefone 0/xx/11/3821-5263 (Hospital Samaritano) e no site http://www.crinorte.org.br/. (JS)
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/04/09.
MUNDO ROSA
Em 1959, Nat King Cole (1919-1965) veio ao Brasil para se apresentar, ao vivo, nos estĂșdios da TV Record em SĂŁo Paulo. O cantor americano sĂł fez uma exigĂȘncia, registrada em contrato: o camarim, incluindo os mĂłveis, tinha que ser pintado de cor-de-rosa. O corredor que levava ao palco tambĂ©m. O gosto pela cor era radical. O empresĂĄrio Paulo Machado de Carvalho Filho visitou o mĂșsico em seu camarim minutos antes do show e acabou encontrando Nat sĂł de cuecas e, elas eram cor-de-rosa.
Fonte: Aventuras na História - Edição 69.
INTERCĂMBIO DEPOIS DOS 40
Entre 2007 e 2008, o nĂșmero de brasileiros com mais de 40 anos que estudam fora do paĂs cresceu 40%. Aprender uma nova lĂngua, conhecer lugares diferentes e fazer novas amizades Ă© o que motiva esse pessoal a arrumar as malas rumo Ă universidade ou a uma casa de famĂlia. Os programas nĂŁo sĂŁo fixos â podem ser montados de acordo com as necessidades de cada um. Aqui, algumas opçÔes.
Onde ficar
Casa de famĂlia â Em geral, Ă© possĂvel ficar em um quarto individual, com meia pensĂŁo durante a semana e pensĂŁo completa nos fins de semana. A vantagem Ă© o contato maior com a cultura e o idioma locais. AlĂ©m disso, esse tipo de acomodação Ă© o mais barato
Aluguel de apartamento â Ă© a opção para quem quer privacidade e estĂĄ disposto a pagar atĂ© 1 000 dĂłlares a mais do que se optasse por acomodar-se em uma casa de famĂlia durante um mĂȘs
ResidĂȘncia estudantil â nĂŁo hĂĄ refeiçÔes incluĂdas e nem todos os quartos tĂȘm banheiro individual. O risco, aqui, Ă© ficar muito prĂłximo dos colegas brasileiros e se pegar falando portuguĂȘs na maior parte do tempo
ResidĂȘncia executiva â recebe somente alunos de mais de 30 anos e estĂĄ disponĂvel em poucos destinos, como Boston, nos Estados Unidos. Todos os quartos sĂŁo individuais. Para quem quer fazer amigos de sua faixa etĂĄria, Ă© a melhor opção
Tipos de curso
ImersĂŁo de atĂ© um mĂȘs â Ă© mais indicado aos profissionais que nĂŁo podem se ausentar do trabalho e da famĂlia por muito tempo. AlĂ©m das aulas diĂĄrias em grupo, Ă© possĂvel pagar cerca de 20% mais para ter aulas particulares. Ă uma boa opção para aqueles que precisam se preparar para entrevistas importantes ou visam a uma promoção no trabalho
Aulas de idioma associadas a um curso de escolha â a opção Ă© 50% mais cara do que o pacote de aulas-padrĂŁo. Entre os cursos livres, hĂĄ desde aulas de culinĂĄria, no sul da Espanha, atĂ© o aprendizado de perfumaria, na França
Cursos de especialização â em geral, duram de uma a quatro semanas. SĂł Ă© possĂvel para quem jĂĄ estĂĄ em um nĂvel intermediĂĄrio ou avançado de proficiĂȘncia na lĂngua. A opção chega a ser 1 000 dĂłlares mais cara do que o curso-padrĂŁo
Ano acadĂȘmico â Ă© o pacote mais procurado por aqueles que tĂȘm disponibilidade de tempo (e de dinheiro) para tirar um perĂodo sabĂĄtico. Escolhem-se trĂȘs destinos, em geral na Europa, para estudar lĂnguas e fazer cursos variados â a permanĂȘncia Ă© de trĂȘs meses em cada paĂs. Os cursos e os tipos de acomodação sĂŁo determinados pelo aluno
Planeje seu curso
Quem pretende fazer MBA, especialização ou mestrado no exterior tem de passar por um årduo processo de testes, redaçÔes e entrevistas. Especialistas dão dicas de como se preparar para cada fase da seleção:
Prazo: as escolas costumam oferecer trĂȘs prazos para a entrega dos documentos. Comece a preparĂĄ-los com atĂ© um ano de antecedĂȘncia, para entregĂĄ-los de uma vez no primeiro prazo
Testes: faça aulas particulares antes de se submeter a exames como o Gmat â prova de conhecimentos de matemĂĄtica e inglĂȘs pedida pelas escolas de MBA â e o Toefl
Redação: nela o aluno mostra seu poder de diferenciação. à importante manter uma linguagem equilibrada: sem muitos formalismos, tampouco coloquial demais
Cartas de recomendação: em geral, sĂŁo pedidas duas â uma redigida pelo seu chefe atual e outra pelo seu antecessor
Entrevista: a preparação ideal consiste em praticar bastante as respostas a perguntas sobre seu desempenho profissional â mas sem correr o risco de elas parecerem decoradas e sem emoção
Camilla Costa - Fonte: Veja - Edição 2109.
PĂGINAS OFICIAIS
Adeptos do Google podem ficar perdidos diante da quantidade de pĂĄginas disponĂveis em uma pequisa que tenha como termos "turismo" e "Nova York". Em caso de desorientação, uma boa forma de começar a se familiarizar com o assunto Ă© entrar nos sites dos escritĂłrios oficiais de turismo dos destino da viagem.
No , site oficial de Nova York, alĂ©m de ferramentas de busca que escolhem atraçÔes de acordo com o perfil do viajante, Ă© possĂvel ficar a par das novidades, como campanhas de desconto e eventos na cidade.
Um dos pioneiros Ă© o site da França, o http://br.franceguide.com/, que compila roteiros por todo o paĂs. No mesmo modelo, destacam-se o http://www.visitbritain.com/, o http://www.visitealemanha.com/ e o http://www.discoveramerica.com/ca/.
Muitas vezes, pode ser difĂcil localizar o site oficial via Google. Nesse caso, busque no http://www.towd.com/, que reĂșne contatos de escritĂłrios oficiais de turismo do mundo todo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/04/09
GIRO PELOS AQUĂRIOS DO MUNDO
MĂNACO
AquĂĄrio e Museu OceanogrĂĄfico (http://www.oceano.mc/, ⏠13), fundado por Albert 1Âș, em 1910, e teve Jacques Costeau como diretor por vĂĄrios anos, a partir de 1957. A construção levou 11 anos e consumiu cem mil toneladas de pedra.
BERGEN (NORUEGA)
Aquårio de Bergen (http://www.akvariet.no/; preço varia com estação), um dos poucos que tem cardume de arenque, graças a sistema que bombeia ågua do mar de 130 m de profundidade.
GĂNOVA (ITĂLIA)
AquĂĄrio de GĂȘnova (http://www.acquariodigenova.it/jsp/index.jsp; ⏠17), o segundo maior da Europa, com 12 mil animais de 600 espĂ©cies. O projeto Ă© de Peter Chermayeff, o mesmo do OceanĂĄrio de Lisboa.
BARCELONA (ESPANHA)
AquĂĄrio de Barcelona (http://www.aquariumbcn.com/AQUARIUM/index.php; ⏠17); em um pĂer sobre o mar, o aquĂĄrio tem como tema um mergulho no MediterrĂąneo, mas hĂĄ tambĂ©m tanques dedicados Ă vida tropical e o Planeta Aqua, que chama a atenção para a importĂąncia da ĂĄgua para o mundo. O destaque, no entanto, Ă© o Oceanarium, tanque com 36 metros de diĂąmetro e 5 metros de profundidade, com 4,5 milhĂ”es de litros, que abriga arraias, morĂ©ias e duas espĂ©cies de tubarĂŁo, o tubarĂŁo-touro e o tubarĂŁo-corre-costa.
SYDNEY (AUSTRĂLIA)
AquĂĄrio de Sydney (http://www.sydneyaquarium.com.au/dugong/; US$ 28,75), que, recentemente, expĂŽs dois dugongos, mamĂferos marinhos raros.
ESCOBAR (ARGENTINA)
Bioparque TemainkĂšn (http://www.temaiken.com.ar/; 38 pesos), em Escobar, a 50 km de Buenos Aires. O parque combina jardim botĂąnico, zoolĂłgico, aquĂĄrio e museus de histĂłria natural e antropologia em 34 hectares. Os centros interativos e o cinema 360Âș sĂŁo diferenciais. Pelos lagos e aquĂĄrio da planta principal passam 5,5 milhĂ”es de litros de ĂĄgua a cada hora.
VANCOUVER (CANADĂ)
AquĂĄrio de Vancouver (http://www.vanaqua.org/home/; US$ 19,95). Entre junho e julho, estĂĄ previsto o nascimento de mais um filhote de beluga; a fĂȘmea Aurora estĂĄ grĂĄvida. E, neste verĂŁo, o aquĂĄrio inaugura um espetĂĄculo de aves de caça, com ĂĄguias e falcĂ”es em ação. A atração fica em cartaz atĂ© o dia 28 de julho.
YOKOHAMA (JAPĂO)
Hakkerijima Sea Paradise (http://www.seaparadise.co.jp/).
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/04/09.
POR QUE AS ESTRELAS PARECEM PISCAR NO CĂU?
Olhe para o cĂ©u. Se vocĂȘ jĂĄ fez este gesto em uma noite sem nuvens e com muitas estrelas deve ter ficado encantado. Que brilho tĂȘm as estrelas na imensidĂŁo do espaço, nĂŁo Ă© mesmo? PorĂ©m, esses astros nĂŁo apresentam, para os olhos humanos, um brilho fixo. Elas parecem tremer ou piscar. SerĂĄ?
Na verdade, o pisca-pisca das estrelas é fruto de um fenÎmeno chamado pelos cientistas de cintilação, que acontece por causa do deslocamento da luz desses astros em direção à Terra.
Esse efeito se dĂĄ porque a luz dos astros precisa atravessar a atmosfera do planeta, onde hĂĄ gases que formam camadas que estĂŁo em diferentes temperaturas e em movimento constante.
Portanto, para iluminar o céu terrestre, a luz das estrelas precisa passar por uma espessa e agitada camada de gases, causando o efeito de tremor das estrelas a que assistimos, algumas vezes, no céu.
A intensidade da cintilação pode ser maior ou menor, dependendo do caminho que a luz das estrelas precisa percorrer até atravessar toda a atmosfera da Terra. Ou seja: quanto mais movimentos apresentarem as camadas que compÔem a atmosfera e mais longo for o caminho percorrido pela luz das estrelas para atravesså-la, mais a cintilação serå percebida.
Faça um teste observando uma estrela que acaba de aparecer e outra localizada logo acima da sua cabeça. A primeira parece piscar bem mais porque, no horizonte, os raios de luz precisam atravessar uma camada de ar muito maior do que no ZĂȘnite â o nome que se dĂĄ Ă posição vertical dos astros, localizados bem no meio do cĂ©u. Interessante, nĂŁo?
Fonte: O Tempinho - 23/04/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php