CRIATIVIDADE NO MARKETING
24/08/2013 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (JOAQUIM BARBOSA)
English:
Nytimes.com/chief-justice-brazil
Blogando NotĂcias:
http://blogandonoticias.com/
Facebook.com/Bnoticia
Joaquim Barbosa Ă© tema de reportagem do jornal 'NY Times'.
As brigas entre Joaquim Barbosa e os demais ministros do Supremo Tribunal Federal foram tema de reportagem do jornal norte-americano "The New York Times" ontem.
à publicação o chefe do Judiciårio brasileiro voltou a dizer que não pretende se candidatar a nenhum cargo.
O texto caracteriza Barbosa como uma pessoa "direta" e "sem medo de aborrecer o status quo'". "Ele Ă© a força motriz por trĂĄs de uma sĂ©rie de decisĂ”es socialmente liberais", escreveu o correspondente Simon Romero. O texto afirma que a atuação do ministro gerou fascĂnio popular.
Fonte: Folha de S.Paulo â 24/08/13.
Reportagem original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
Nytimes.com/chief-justice-brazil
Blogando NotĂcias:
http://blogandonoticias.com/
Facebook.com/Bnoticia
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br
Facebook.com/tomcoelho
Empreendedorismo em ação
* por Tom Coelho
âEmpreendedorismo nĂŁo Ă© uma ciĂȘncia, nem uma arte.
Ă uma prĂĄtica.â
(Peter Drucker)
Desde o ano 2000 participo do NĂșcleo de Jovens Empreendedores (NJE), uma das diretorias do Centro das IndĂșstrias do Estado de SĂŁo Paulo (CIESP). O grupo tem por objetivo identificar, aglutinar e desenvolver lideranças institucionais e empresariais, bem como promover a capacitação profissional e pessoal, incentivando e difundindo açÔes empreendedoras nos diversos setores da economia brasileira.
A atuação do NJE då-se mediante a realização de palestras, cursos, reuniÔes de networking, visitas técnicas empresariais, açÔes sociais, entre outros eventos, com destaque para um congresso anual realizado de forma itinerante em polos econÎmicos do Estado. Em 2013, este evento acontecerå em Santos, nos dias 5 e 6 de setembro.
AtravĂ©s do Congresso, buscamos o debate propositivo de temas relacionados a boas prĂĄticas de gestĂŁo, alĂ©m de apresentar cases de sucesso. A programação deste ano conta com a presença de Paulo Skaf (presidente do CIESP/FIESP), Ozires Silva (fundador da Embraer), FĂĄbio Barbosa (presidente executivo do Grupo Abril), alĂ©m de renomados conferencistas. SerĂŁo 18 palestras, alĂ©m de um espetĂĄculo teatral corporativo e a participação do Coral CĂȘnico do SESI. A agenda completa estĂĄ disponĂvel em www.nje.com.br.
O evento Ă© aberto ao pĂșblico e totalmente gratuito, pois Ă© nosso propĂłsito maior compartilhar o conhecimento. E embora beneficiados com a generosidade de todos os palestrantes, que participam em sistema pro bono, a realização envolve custos diversos. Por isso, organizar um evento deste porte Ă© uma autĂȘntica ação empreendedora, na qual as seguintes competĂȘncias sĂŁo exercitadas:
1. Planejamento. Começamos a organizar este congresso no dia seguinte ao tĂ©rmino do realizado ano passado. Foi quando definimos a cidade-sede, iniciamos a busca pelo auditĂłrio, formulamos os primeiros convites aos palestrantes e principiamos a formatação de um projeto para captação de patrocĂnios com a finalidade de tornar a iniciativa autossustentĂĄvel. Esta anterioridade foi o que nos permitiu conseguir espaço na agenda da maioria dos conferencistas.
2. Ousadia. Pela primeira vez em dez anos, o congresso serå realizado em dois dias e com uma feira de exposição paralela. à dever de todo empreendedor tomar iniciativas e correr riscos calculados, porém com responsabilidade.
3. Negociação. Com recursos escassos, barganhar torna-se imperativo. Assim, conseguimos reduzir custos, propor permutas, buscar apoios diversos.
4. ResiliĂȘncia. A famigerada expressĂŁo âo ânĂŁoâ nĂłs jĂĄ temosâ Ă© constantemente lançada. No decorrer do processo, acostumamo-nos a ouvir negativas: de palestrantes, de fornecedores, de patrocinadores potenciais. E nĂŁo desistimos.
5. Administração do tempo. Mesmo trabalhando com um ano de antecedĂȘncia, o tempo conspira contra nĂłs continuamente, em especial quando consideramos que os integrantes do NJE/CIESP sĂŁo todos voluntĂĄrios. Ă um exercĂcio constante conciliar as demandas pessoais, corporativas e tambĂ©m institucionais.
6. Pensamento estratĂ©gico. Todas as açÔes sĂŁo engendradas pensando nĂŁo apenas no evento em curso, mas nos prĂłximos, em especial o que serĂĄ realizado em 2014, no municĂpio de Santo AndrĂ©. Por isso, um conferencista sem agenda ou um patrocinador sem verba neste ano, sĂŁo automaticamente nomeados prospects potenciais.
7. Networking. A força das redes de contato e dos relacionamentos mostra-se essencial para possibilitar a construção de uma programação tĂŁo valiosa. E as mĂdias sociais assumem seu protagonismo na divulgação do evento.
8. Trabalho em equipe. O ĂȘxito perseguido Ă© fruto da dedicação de diversas pessoas. Assim, hĂĄ os que se envolvem em comunicação visual, na elaboração de manuais e releases, nas tratativas com os conferencistas, nas negociaçÔes com os fornecedores, em aspectos jurĂdicos e contratuais. Cada qual em sua expertise.
9. Liderança. No momento, estou como diretor estadual deste grupo. Notem: estou, e nĂŁo sou, pois toda liderança Ă© transitĂłria, ainda mais quando em uma entidade ou associação. Assim, o dever do lĂder Ă© supervisionar, subsidiar, apoiar, empoderar e incentivar sua equipe. E seu maior desafio Ă© preparar quem o substituirĂĄ.
10. Marketing. à o fator essencial que referendarå o sucesso do evento. Sem uma comunicação adequada, atraente, envolvente e ampla, todo o esforço serå em vão.
Por fim, Ă© importante fazer dois registros. Primeiro, que a força da marca CIESP, cuja credibilidade foi construĂda no decorrer dos Ășltimos 85 anos, abre portas, o que enseja enorme responsabilidade ao representar a entidade.
Segundo, o apoio de nossa diretoria, tanto na sede, quanto nos 42 escritĂłrios regionais distribuĂdos em todo o Estado de SĂŁo Paulo, a quem, em nome de todos os integrantes do NJE, presto a maior gratidĂŁo.
Espero contar com sua presença no 10Âș Congresso Estadual de Empreendedorismo do NJE/CIESP!
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de âSomos Maus Amantes â ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamentoâ (Flor de Liz, 2011), âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php