CADA SER HUMANO Ă ĂNICO... E DEVE SER VALORIZADO A CADA ANO...
23/12/2007 -
PENSE!
SER HUMANO ILUMINADO
Brasil - O desfile da 2ÂȘ edição da Parada Iluminada, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ocorreu debaixo de chuva. No evento, os carros alegĂłricos percorrem os 3 km da avenida AtlĂąntica, com cerca de 480 participantes.
Fonte: Terra - 22/12/07.
ARTIGOS - ADM. MARIZETE FURBINO
CASAR Ă PRECISO!
Por Adm. Marizete Furbino
âO passado Ă© lição para refletir, nĂŁo para repetirâ. (MĂĄrio de Andrade)
A ascensĂŁo de uma empresa estĂĄ ligada primordialmente aos Recursos Humanos nela existente, portanto aliar desenvolvimento organizacional com investimento em Recursos Humanos Ă© fundamental.
Como cada ser humano Ă© ĂNICO, com seus anseios, talentos e objetivos, tem muito a contribuir para com a organização. Os funcionĂĄrios recebem novo tĂtulo, o de colaborador e estes que de fato merecem jus a este nome, sĂŁo comprometidos e envolvidos com a organização, sĂŁo cada vez mais participativos da gestĂŁo organizacional, contribuindo sempre com suas idĂ©ias geniais e sendo verdadeiros empreendedores dentro da prĂłpria organização onde exerce suas funçÔes.
Sabemos que hoje, a maior commodity de uma empresa chama-se conhecimento, e é através deste que as organizaçÔes conseguem galgar vÎos e se tornarem sólidas neste mercado onde a competitividade é tão acirrada.
Portanto, hoje, as empresas devem pensar em investir e valorizar cada vez mais o ser humano, caso contrĂĄrio estarĂĄ fadada ao fracasso.
Podemos considerar o RH (Recursos Humanos), como o maior patrimÎnio de uma organização, portanto, o maior investimento que uma empresa pode-se fazer é nas pessoas. Acreditar e apostar nos talentos nela existente, no potencial e na capacidade de cada ser humano.
As organizaçÔes tĂȘm que procurar enxergar que cada ser humano possui talento, desde o porteiro atĂ© a diretoria, todos tĂȘm idĂ©ias, inteligĂȘncia e sĂŁo criativos, portanto, possuem atributos valiosos, por isso, devem ser valorizados, sem distinção.
Nos momentos de crise, devem ficar âantenadosâ quanto ao seu maior patrimĂŽnio âas pessoasâ e nĂŁo desfazerem destas. Lembrar sempre que, as pessoas sĂŁo os pilares ou esteios que sustentam uma organização e que ao desfazerem destas, a tendĂȘncia Ă© submergir, contribuir para que a organizar chegue ao caos.
Em meio às constantes mudanças em que vivemos neste séc.XXI, o importante é saber selecionar, saber recrutar, saber investir, saber manter e saber reter as pessoas dentro de uma organização, uma vez que são consideradas esteios da mesma.
à de fundamental importùncia lembrar sempre que, quando o colaborador é valorizado, existe maior dedicação, envolvimento e comprometimento do mesmo para com a organização, porque passa a amar o que faz e isto faz todo um diferencial, contribuindo então, no alcance das metas propostas, tornando-se verdadeiros empreendedores, deixando de ser meros empregados, porque participam de fato de todo processo organizacional. E esta satisfação ao exercer as funçÔes constitui um diferencial de competitividade para as organizaçÔes.
Neste processo organizacional, conhecer cada colaborador Ă© essencial.
Enxergar o colaborador como maior ativo intangĂvel em uma organização e saber relacionar adequadamente talentos existentes e ĂĄreas de atuação Ă© primordial para que a empresa torne-se competitiva.
Um dos grandes desafios para as empresas do sĂ©c.XXI, alĂ©m de proporcionar condiçÔes para que os colaboradores executem suas açÔes com eficiĂȘncia e eficĂĄcia, Ă© o de fazer com que toda a empresa reconheça e valoriza cada funcionĂĄrio como de fato colaborador, gente que possui talentos valiosos e tambĂ©m o de procurar fazer com que todos os departamentos e pessoas executem suas açÔes de forma interagida e integrada, conscientes de seu papel e do rumo a seguir, perseguindo os mesmos objetivos. Portanto, todos dentro de uma organização devem falar uma mesma linguagem, garantindo e canalizando esforços no alcance das metas propostas.
As organizaçÔes devem de forma urgente e emergente adotar a GestĂŁo por CompetĂȘncia, onde toda a organização segue uma lĂłgica Ășnica, preocupando em investir na formação dos profissionais, cujo objetivo Ă© atender Ă s demandas de negĂłcios com eficiĂȘncia e eficĂĄcia, contribuindo assim, para agregar valor Ă empresa e fazer o diferencial no mercado.
à preciso descortinar o passado, retirar os velhos håbitos, que podem ser prejudiciais nesta nova era: a era do conhecimento. à necessårio que toda organização se comprometa em adotar novos håbitos, novas posturas, novos comportamentos, diante dos fatos e processos organizacionais.
Na era do conhecimento, praticar endomarketing dentro da organização Ă© hoje fator sine-qua-non de sucesso. O Endomarketing Ă© uma ferramenta do marketing dirigida ao pĂșblico interno das organizaçÔes, cujo objetivo Ă©: atrair manter e reter o cliente interno, para se obter resultados favorĂĄveis Ă empresa, atraindo, mantendo e retendo tambĂ©m os clientes externos, perseguindo e alcançando assim, qualidade significativa do produto ou do serviço prestado.
As açÔes de endomarketing buscam a satisfação do pĂșblico interno e o seu comprometimento com os objetivos organizacionais, contribuindo assim, para que todos trabalhem em sintonia, em prol de um melhor atendimento ao cliente, buscando cada vez mais a excelĂȘncia.
Para alcançar sucesso dentro da organização é preciso que transforme gerentes em grandes lideres, uma vez que estes além de comprometidos e envolvidos com toda organização, serå sabedor da importùncia da delegação de tarefas, criando um vinculo de confiança entre todos os envolvidos no processo, e o resultado serå um só: aumento de produtividade com qualidade.
O colaborador serĂĄ consciente de sua importĂąncia dentro da organização, bem como da importĂąncia de estratĂ©gias utilizadas para atender com eficĂĄcia todos os clientes, exercendo suas funçÔes com comprometimento, envolvimento, transparĂȘncia e cooperação.
A valorização e reconhecimento dos clientes internos constituem-se fator essencial para que a organização não só sobreviva, mas para que permaneça perene, neste mercado onde a competitividade é tão acirrada, e em contrapartida os colaboradores deverão estar comprometidos com os resultados organizacionais esperados.
Ă preciso que a empresa valorize o funcionĂĄrio, para que este torne a ser de fato um colaborador, mas tambĂ©m Ă© preciso que o colaborador valorize a organização em que estĂĄ inserido, para que o mesmo nĂŁo apenas passe pela organização, mas, deixe a sua contribuição. Portanto, ambos deverĂŁo realizar um âcasamentoâ, casamento este que impregne a harmonia, e que possam ser atendidas as necessidades e anseios de ambos (empregado e empregador).
Como em um casamento, Ă© de suma importĂąncia que exista entre todos os colaboradores, o amor e o desejo de sempre continuar, alimentando o sentimento atravĂ©s de atitudes que expressam e contribuem para manter um relacionamento, tais como: respeito, confiança, carinho, admiração, fidelidade, criatividade, transparĂȘncia nas açÔes, muito diĂĄlogo, comunicação, maturidade, e atuar em prol da conquista sempre. Caso contrĂĄrio corre-se o risco de chegar Ă mesmice e desmoronar toda a relação, levando a organização a naufragar.
Assim Ă© a vida organizacional, hĂĄ que se ter, portanto, um casamento perfeito entre colaborador e organização, onde todos os objetivos estejam claros, definidos e perseguidos. Onde cada um sabe exatamente o que fazer para contribuir com o todo, se preocupando em alcançar sempre a eficiĂȘncia e eficĂĄcia nas açÔes, em prol da qualidade, sabendo exatamente do caminho a percorrer e que estratĂ©gias utilizar.
Portanto, sentir amor pela organização em que estĂĄ inserido, pela função/atribuição Ă© imprescindĂvel, pois, quando o amor Ă© verdadeiro e forte, Ă© possĂvel superar obstĂĄculos e seguir em frente.
16/08/2007 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora e Professora Universitåria na UNIPAC - Vale do Aço. Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br. Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br.
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