O PLANEJAMENTO PARA A COPA
18/05/2009 -
FUTEBOL SHOW
DRAFT 2010 SOCCER WORLD CUP - TOURISM ORGANISING PLAN
English:
http://www.project2010.co.za/
http://www.deat.gov.za/Branches/tourism/areas_of_work/2010/2010%20Tourism%20Organising%20Plan.pdf
Ă bom os organizadores da Copa 2014 começarem a analisar os erros e os acertos de outras copas. Buscar benchmarking Ă© um dos melhores caminhos e fazer uma anĂĄlise dos planos da Copa da Ăfrica em 2010 parece ser bem mais condizente com a realidade brasileira.
Veja a apresentação:
http://www.deat.gov.za/Branches/tourism/areas_of_work/2010/2010%20Tourism%20Organising%20Plan.pdf
Mais:
http://www.project2010.co.za/
VOLUNTĂRIOS PARA A COPA
Disse Fraz Beckenbauer que "sem voluntĂĄrios seria impossĂvel realizar a Copa", referindo-se aos 5.300 colaboradores, nĂŁo remunerados, que ajudaram na realização da Copa de 2006. O ex-craque foi o presidente do ComitĂȘ Organizador, elogiado por nove entre dez jornalistas que cobriram o evento. A Alemanha prĂ©-selecionou 50 mil candidatos de 168 paĂses. Foram selecionados 15 mil e, desses, 5.300 foram chamados ao palco do Mundial. O Brasil vai passar pelo mesmo processo visando 2014.
Em 2005, a Alemanha utilizou 2.000 voluntĂĄrios. Para 2010, a Ăfrica do Sul vai contar com 5.000, dos quais 64% tem menos de 30 anos de idade. Eles foram selecionados atravĂ©s das inscriçÔes pela Internet. Os interessados em 2010 ainda podem se inscrever: (http://www.fifa.com/confederationscup/organisation/volunteers/volunteer.html).
Chico Maia - Fonte: O Tempo - 17/05/09.
FIFA 105 ANOS
A FĂ©dĂ©ration Internationale de Football Association (FIFA) foi fundada em Paris, a 21 de maio de 1904, apĂłs representantes da França, BĂ©lgica, Dinamarca, Espanha, SuĂ©cia e Holanda firmarem um pacto. Pouco depois, foram criados os primeiros estatutos FIFA, incluĂdas aĂ as regras pelas quais o jogo seria disputado. IntençÔes de criar uma grande competição internacional de futebol começaram a tomar forma.
FIFA, ou Fédération Internationale de Football Association, é a entidade responsåvel por supervisionar as numerosas confederaçÔes, federaçÔes e associaçÔes ao redor do mundo, bem como organizar vårias competiçÔes de futebol, sendo a Copa do Mundo a mais importante. A FIFA é uma associação estabelecida sob as leis da Suiça. A FIFA é composta por um corpo supremo que é o Congresso da FIFA, uma assembléia composta por um representante de cada federação nacional afiliada à entidade.
Leia mais: http://br.oleole.com/fifa/historia-factos/fhi4.html
CACAU NA SELEĂĂO DA ALEMANHA
O atacante brasileiro Cacau foi convocado pelo tĂ©cnico Joachim Löw para a seleção alemĂŁ. O jogador do Stuttgart, nascido em Santo AndrĂ© (SP), aceitou o convite e vai defender a equipe nos amistosos contra China e Emirados Ărabes.
Fonte - O Tempo - 20/05/09.
PATROCĂNIO NO FUTEBOL
No futebol, pois nenhum clube divide seu nome com o patrocinador e nem precisa, jĂĄ que a visibilidade Ă© total e nĂŁo hĂĄ como as redes de televisĂŁo evitarem mostrar a marca do patrocinador durante os jogos. Mas elas fazem tudo para esconder as marcas dos patrocinadores estĂĄticos. Nas entrevistas, sĂł mostram um pedaço do rosto do jogador ou treinador. Os clubes jĂĄ colocam a marca do patrocĂnio atĂ© no microfone. Breve terĂŁo de pintar as caras dos atletas para os parceiros aparecerem.
Chico Maia - Fonte - O Tempo - 21/05/09.
CARTEIRA DE TRABALHO FENOMENAL
Ă difĂcil imaginar que haja alguĂ©m no paĂs com um salĂĄrio tĂŁo alto registrado na carteira de trabalho: o Corinthians paga 650.000 reais mensais a Ronaldo, ou 8,4 milhĂ”es de reais por ano (fora o que ele recebe dos patrocinadores). Uma remuneração desse calibre Ă© comum para os grandes craques â mas nunca na carteira de trabalho. Ronaldo ganha quatro vezes o salĂĄrio de Dunga, de quem depende para voltar Ă seleção.
Lauro Jardim - Panorama - Radar - Veja - Edição 2113.
PAGO PARA VER
Ronaldo jogou para 29 mil pagantes contra o Fluminense, na quarta. Uma semana antes, o jogo contra o Atlético-PR, pelas oitavas da Copa do Brasil, recebeu 33 mil torcedores. Tudo para ver o FenÎmeno. Em janeiro, o Corinthians foi campeão da Copa São Paulo, também contra o Atlético- -PR. A final tinha 34 mil pessoas.
Com Ronaldo no Pacaembu, a mĂ©dia de pĂșblico do Corinthians Ă© de 27 mil pagantes por partida, igualzinha Ă da campanha do tĂtulo brasileiro de 2005. Em 2008, na SĂ©rie A, a mĂ©dia do Flamengo foi de 40 mil por jogo, e a do GrĂȘmio, sem estrelas, de 31 mil pagantes por partida -o Corinthians levava 23 mil na SĂ©rie B. NĂŁo se discute que Ronaldo tem mais apelo do que Tevez, hĂĄ quatro anos, e que o Pacaembu deveria estar bombando. Ou pelo menos recebendo mais gente do que o OlĂmpico, do GrĂȘmio, recebia em 2008.
Fazer isso talvez seja mais uma missão para Luis Paulo Rosenberg, capaz de criar uma campanha do tipo "veja Ronaldo fazendo história". Quem vive em São Paulo tem obrigação de ver Ronaldo no estådio, mas... Mas ninguém tem a ideia de que ver o FenÎmeno em ação é tão especial quanto assistir ao Cirque du Soleil, quando vem ao Brasil.
No futebol brasileiro, sĂł uma pequena parcela dos clubes descobriu a bilheteria. SĂŁo aqueles sem acesso a grandes contratos de patrocĂnio, como Inter e GrĂȘmio, que apostam no sĂłcio-torcedor para encher estĂĄdio. Outros, como Corinthians e Palmeiras, descobriram sĂł a renda. Veja a diferença. Uma coisa Ă© perceber que a bilheteria pode virar receita. Outra coisa Ă© crescer o olho e aumentar o preço do ingresso para arrecadar mais. Contra o Fluminense, o ingresso do setor VIP do Pacaembu custava R$ 250. O pĂșblico de 29 mil pagantes proporcionou renda de R$ 1,1 milhĂŁo. No MaracanĂŁ, 50 mil torcedores pagaram ingresso para ver Flamengo x Internacional. A renda foi de R$ 900 mil. O que vale mais? O estĂĄdio lotado ou o bolso cheio?
Os alemĂŁes descobriram o pĂșblico. Cobram o ingresso mais barato das grandes ligas europeias e tĂȘm a maior mĂ©dia de espectadores do planeta -36 mil por jogo. Aqui, o Clube dos 13 jamais discutiu como criar mecanismos para aumentar o pĂșblico. HĂĄ atĂ© um consenso, exposto por Mauro Holzmann, seu ex-diretor de marketing: "Entre o pĂșblico e a renda, eu escolho a renda".
Na hora em que o Brasil traz de volta alguns de seus grandes jogadores, Ă© preciso dinheiro para pagĂĄ-los. Mas Ă© tambĂ©m a chance de encher os estĂĄdios, o que tambĂ©m Ă© dinheiro. Como mostra a Alemanha. Em toda a histĂłria do futebol brasileiro, nenhum campeonato teve mais pĂșblico do que o BrasileirĂŁo de 1983, com 22 mil pagantes, em mĂ©dia. HĂĄ dois anos, em 2007, o Brasileiro teve a melhor mĂ©dia em 20 anos. O crescimento e a queda de pĂșblico tĂȘm a ver com o sucesso dos clubes de grande torcida. Quatro dos cinco Brasileiros com mais torcedores foram vencidos pelo Flamengo. Mas nĂŁo pode ser sĂł isso. Ă preciso convencer as pessoas de que ir ao estĂĄdio Ă© um programa legal. Neste ano vocĂȘ pode ver o Corinthians, de Ronaldo, e o Flamengo, de Adriano. TĂĄ a fim? Se nĂŁo, o indĂcio Ă© o de que o Brasil vai perder a chance de levar mais gente ao estĂĄdio.
Paulo VinĂcius Coelho - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/05/09.
A ARMAĂĂO DO GOL 1.000
Todo mundo sabe que PelĂ© marcou seu milĂ©simo gol no dia 19 de novembro de 1969 e que, por uma feliz coincidĂȘncia, o evento histĂłrico se deu no MaracanĂŁ, entĂŁo maior estĂĄdio do mundo. O que ninguĂ©m sabe Ă© que nĂŁo foi bem uma coincidĂȘncia.
A verdade Ă© que as redes que detinham os direitos de transmissĂŁo estavam determinadas a garantir que o gol do artilheiro do Santos saĂsse no Rio de Janeiro, nĂŁo sĂł porque os Ăndices de audiĂȘncia seriam maiores, mas porque os operadores de cĂąmera concordavam que sĂł os refletores do EstĂĄdio MĂĄrio Filho iluminariam com propriedade a dimensĂŁo Ă©pica do momento.
PelĂ© marcou o gol nĂșmero 998 no Recife, contra o Santa Cruz, pela Taça Brasil. Ainda faltavam dois jogos atĂ© a prĂłxima partida no MaracanĂŁ, contra o Vasco, e tudo indicava que o Botafogo da ParaĂba e o Bahia iriam afrouxar a marcação em cima do Rei pelo privilĂ©gio de sofrer o milĂ©simo tento. O que demonstra o quanto o futebol era mais romĂąntico naqueles tempos - ou entĂŁo como a tal Taça Brasil nĂŁo valia absolutamente nada.
Uma estratĂ©gia de guerra foi montada no jogo contra o Botafogo-PB. RepĂłrteres de campo receberam uma lista de apelidos que PelĂ© odiava para irritĂĄ-lo durante suas investidas ao ataque. NĂŁo adiantou: PelĂ© marcou o gol 999 logo no 1Âș tempo. Por sorte, o time adversĂĄrio estava tĂŁo disposto a deixar o Rei fazer outro (o goleiro chegou a cobrar um tiro de meta em cima dele pra ver se a rebatida entrava), que o craque decidiu nĂŁo manchar o gol mil com a suspeita de fraude. No 2Âș tempo, o goleiro santista simulou uma contusĂŁo e PelĂ© foi defender a meta em seu lugar.*
No jogo contra o Bahia, tudo de novo. Estrategicamente posicionados na arquibancada, funcionårios da TV Soteropolitana usaram espelhos para refletir o sol no rosto de Pelé. Fotógrafos disparavam flashes toda vez que o camisa 10 do Santos se aproximava da linha de fundo - recurso ainda mais enervante porque a partida foi disputada durante o dia. De qualquer maneira, as cùmeras não tinham filme.
Mesmo assim, nĂŁo foi possĂvel parar o Atleta do SĂ©culo em um lance. Aos 26 minutos do segundo tempo, PelĂ© driblou o goleiro e chutou. A bandinha contratada pela diretoria do Bahia ergueu o naipe de metais para tocar "A Copa do Mundo Ă© Nossa", mas o zagueiro Nildo tirou em cima da linha, proeza que foi premiada com uma tremenda vaia de sua prĂłpria torcida e a demissĂŁo do jogador no dia seguinte*.
E assim PelĂ© pĂŽde fazer o milĂ©simo gol diante de 70.000 pagantes. E aquele pĂȘnalti, nĂŁo sei nĂŁo.
*Existem cercas coisas que parecem invenção, mas são inacreditavelmente verdadeiras.
HistĂłrias (inventadas) da TelevisĂŁo - Arnaldo Branco - Fonte: Monet - NĂșmero 74.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php