ALGUĂM ME AJUDE! QUERO VOLTAR A SER IGNORANTE
24/07/2009 -
COLUNA DO CANALHA
QUERO VOLTAR A SER IGNORANTE
Preciso urgentemente de ajuda para voltar a ser ignorante.
Ah! Como sĂŁo sĂĄbios os ignorantes. Como sĂŁo profundamente simples e resolvem tudo dentro da mesma simplicidade.
Quero retirar de mim o poder da observação, a capacidade crĂtica, o senso de certo e errado.
Quero poder assistir ao Jornal Nacional e achar que o Sarney estå sendo injustiçado. De que adianta eu saber que ele não presta?
Quero acreditar num deus que nĂŁo existe pra poder depositar nele todas as minhas amarguras e incertezas, agradecer a ele pelo âpĂŁo nosso de cada diaâ que eu trabalhei que nem um condenado pra conseguir comprar.
Quero assistir a uma partida de futebol e simplesmente achar que o juiz Ă© ladrĂŁo. De nada adianta eu saber que tem esquema, sĂł passo mais raiva.
Quero desconhecer a forma como se compÔe o preço de um produto, assim fico bravo apenas porque é caro e não posso comprå-lo. Não me ajuda em saber que os enormes impostos embutidos nele servem pra manter os dez mil funcionårios que atendem nossos oitenta e um senadores.
Quero poder me emburrecer diante das novelas das seis, sete, oito, de olho no que os atores vestem pra me vestir como eles, de ouvido ligado nos jargĂ”es e bordĂ”es que eles falam pra repetir no trabalho segunda-feira. Quero gostar de mĂșsica sertaneja, de pagode, de ficar mais de quatro horas espremido no meio de dez mil pessoas pra poder ver a Ivete Sangalo em cima de um trio elĂ©trico hĂĄ mais de trinta metros de distĂąncia.
Eu adoro a ignorĂąncia! Ignorante sofre diferente.
Perde-se o pai, deus quis assim. Perde-se a mãe, deus pÎs em bom lugar. Perde-se o filho, Deus o levou pro lado dele. Se perde a tia, graças a Deus não sofreu tanto. Perde-se o emprego, Deus ajuda. Perdeu-se o namorado, Deus arruma outro. Perdeu-se dinheiro, Deus då em dobro. E tudo fica resolvido.
Ninguém nunca me perguntou se eu queria saber alguma coisa sobre a revolução francesa, ou sobre a composição do åtomo, ou sobre a geografia da Indonésia, ou sobre quem foi o décimo terceiro presidente dos Estados Unidos. Simplesmente foram me falando, me mostrando, enfiando na minha cabeça.
Eu tinha que ter jogado bola em vez de ficar fazendo palavra cruzada, tinha que ter soltado pipa com os meninos em vez de ficar brincando de médico com as meninas, tinha que ter jogado bolinha de gude em vez de ficar assistindo televisão. Que burrice a minha.
Onde se descarrega o que se sabe?
Como se descarta conhecimento?
AlguĂ©m, por favor, me ajude a enxergar o Lula como o maior presidente que esse paĂs jĂĄ teve, que me faça olhar pra Bento 16 e sentir vontade de chorar, que me faça achar que o GalvĂŁo Bueno Ă© o melhor narrador do mundo e que o FaustĂŁo Ă© o maior apresentador de televisĂŁo de todos os tempos.
Quero ser simples, olhar uma pedra e não enxergar nela nada além de uma pedra, sem associar seu formato a nada, sem imaginar do que é feita ou como foi parar ali. Só uma pedra.
Do que adianta saber tudo sobre uma pedra?
Foto: "A maior pedra no mundo", Baalbek, Vale do Bekaa, LĂbano.
Leia mais: http://www.hottnez.com/pt/the-mysterious-gigantic-megaliths-of-baalbeck-temples/
English: "The largest stone in the world", Baalbek, Bekaa Valley, Lebanon.
Read more: http://www.hottnez.com/the-mysterious-gigantic-megaliths-of-baalbeck-temples/
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
NARIZ DE PALHAĂO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/
CAFĂ ALEXANDRINA
Reservas: 3261.26.33
Rua Pernambuco , 797
Savassi
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php