REGRAS DE RELAĂĂES HUMANAS E AS PROFISSĂES DO FUTURO
13/08/2007 -
FORMANDOS & FORMADOS
RELAĂĂES SEM CANSAĂO!!!
Confira a charge do AngĂȘli.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/08/07.
RELAĂĂES HUMANAS
Nas relaçÔes humanas no trabalho, existem apenas 3 regras.
Regra nĂșmero 1: colegas passam, mas inimigos sĂŁo para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que vocĂȘ fez a ela vai diminuindo Ă taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor serĂĄ esquecido. NĂŁo adianta mais cobrar. Mas a chance de alguĂ©m se lembrar de uma desfeita se mantĂ©m estĂĄvel, nĂŁo importa quanto tempo passe. Exemplo: se vocĂȘ estendeu a mĂŁo para cumprimentar alguĂ©m em 1997 e a pessoa ignorou sua mĂŁo estendida, vocĂȘ ainda se lembra disso em 2006.
Regra nĂșmero 2: A importĂąncia de um favor diminui com o tempo, enquanto a importĂąncia de uma desfeita aumenta. favor Ă© como um investimento de curto prazo. Desfeita Ă© como um emprĂ©stimo de longo prazo.Um dia, ele serĂĄ cobrado, e com juros.
Regra nĂșmero 3: Um colega nĂŁo Ă© um amigo. Colega Ă© aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, atĂ© parece o melhor amigo. mas isso sĂł dura atĂ© um dos dois mudar de emprego. Amigo Ă© aquela pessoa que liga para perguntar se vocĂȘ estĂĄ precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo Ă© aquela pessoa que vocĂȘ liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento nĂŁo pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terĂĄ a impressĂŁo de que fez um milhĂŁo de amigos e apenas meia dĂșzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece Ăłtimo. mas nĂŁo Ă©. A "Lei da Perversidade Profissional" diz que, no futuro, quando vocĂȘ precisar de ajuda, Ă© provĂĄvel que quem mais poderĂĄ ajudĂĄ-lo Ă© exatamente um daqueles poucos inimigos.
Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidĂȘncia biolĂłgica, os poucos inimigos sĂŁo exatamente aqueles que tem boa memĂłria.
Max Geringer (Colaboração: Cleide)
PROFISSĂES DE FUTURO
"PublicitĂĄrios sem fronteira", experts em energia alternativa e financistas do esporte â as carreiras que prometem decolar, segundo especialistas"
Engenheiros agrĂŽnomos, especialistas em marketing, nutricionistas e fisioterapeutas, atenção: o mundo precisarĂĄ cada vez mais de vocĂȘs. Segundo estudiosos, as carreiras mais promissoras, de agora em diante, serĂŁo aquelas que:
⹠estiverem ligadas a questÔes que preocupam o mundo todo, como os problemas ambientais, a necessidade de gerar recursos energéticos alternativos e a evolução tecnológica;
⹠permitirem às pessoas conectar-se com o restante do planeta, como as atividades relacionadas à comunicação e à tecnologia da comunicação;
âą tiverem como foco o bem-estar individual e o cuidado das pessoas consigo mesmas, como os trabalhos ligados ao lazer e Ă saĂșde.
Aqui, o futuro das profissÔes, divididas por åreas e analisadas à luz dos rumos do mundo.
COMUNICAĂĂO
O mundo Ă© o limite: para publicitĂĄrios, produtores de audiovisuais e profissionais do marketing, o campo de trabalho, muito em breve, nĂŁo terĂĄ mais fronteiras. Antes do surgimento da internet de banda larga, uma agĂȘncia de publicidade, por exemplo, sĂł fazia serviços para clientes "de casa" â o que significa do mesmo paĂs. Hoje, com a possibilidade de enviar arquivos de vĂdeo digital pela web e tĂȘ-los de volta tĂŁo rĂĄpido quanto foram, nĂŁo hĂĄ por que uma agĂȘncia brasileira nĂŁo prestar serviços para uma empresa sediada no CanadĂĄ, por exemplo. No Brasil, a exportação de serviços de publicidade jĂĄ representa de 15% a 30% do faturamento das agĂȘncias e produtoras. A rede de agĂȘncias inglesa BBH, por exemplo, atende clientes em mais de cinqĂŒenta paĂses com apenas seis escritĂłrios, incluindo um em SĂŁo Paulo, que atinge toda a AmĂ©rica Latina. De seus profissionais, exige-se nĂŁo sĂł que tenham excelentes conhecimentos da lĂngua espanhola (para saber que uma locução com sotaque argentino nĂŁo serĂĄ bem recebida no Chile ou na Venezuela, por exemplo), mas que dominem a fundo as culturas locais (para saber, digamos, quem Ă© o Zeca Pagodinho dos hermanos).
MEIO AMBIENTE
Aquecimento global, escassez de ĂĄgua e dificuldades geradas pelo crescimento populacional sĂŁo temas que vieram para ficar. Nesse contexto, ganham importĂąncia crescente as profissĂ”es ligadas ao cuidado com o meio ambiente. Entre as que terĂŁo mercado garantido estĂĄ, por exemplo, a do gestor ambiental. Chefiando equipes formadas por geĂłlogos, oceanĂłgrafos, engenheiros e outros especialistas, esse profissional Ă© responsĂĄvel, entre outras coisas, por avaliar impactos ambientais e criar soluçÔes para reduzi-los. Os nada auspiciosos relatĂłrios da ONU sobre a situação do planeta, divulgados recentemente, nĂŁo deixam dĂșvida de que esse profissional terĂĄ muito trabalho pela frente. Seus empregadores podem ser ĂłrgĂŁos pĂșblicos, ONGs ou empresas privadas. "Ao criar procedimentos que resultem em uma interferĂȘncia menor no meio ambiente, o gestor ambiental reduz inclusive os custos que a empresa teria para reparar o dano", explica o gerente de meio ambiente e segurança florestal da Aracruz, Luciano LisbĂŁo. InstituiçÔes como a Universidade de SĂŁo Paulo e a Universidade Federal do ParanĂĄ jĂĄ tĂȘm curso de graduação em gestĂŁo ambiental. No que se refere Ă escassez de recursos vitais, como a ĂĄgua apropriada para consumo, terĂŁo lugar garantido no ranking dos profissionais mais solicitados os engenheiros sanitaristas. Eles serĂŁo necessĂĄrios para ajudar, por exemplo, na despoluição de rios e na dessalinização da ĂĄgua dos oceanos â como jĂĄ ocorre em grande escala nas Bahamas e em paĂses ĂĄrabes. "No futuro, outras naçÔes terĂŁo de recorrer a processos como a dessalinização da ĂĄgua dos mares", afirma Haroldo Lemos, presidente do ComitĂȘ Brasileiro do Programa das NaçÔes Unidas para o Meio Ambiente. JĂĄ a questĂŁo do aumento populacional colocarĂĄ em alta engenheiros agrĂŽnomos, especialistas em genĂ©tica e outros profissionais que possam contribuir para otimizar a produção de alimentos no mundo.
SAĂDE
No Brasil, o nĂșmero de habitantes com mais de 60 anos superarĂĄ o da população com menos de 5 anos pela primeira vez em 2013 â nada diferente do que ocorre no mundo. AtĂ© 2050, o nĂșmero de idosos no planeta passarĂĄ dos atuais 673 milhĂ”es para 2 bilhĂ”es. Ou seja, praticamente triplicarĂĄ. Profissionais especializados no cuidado de idosos, portanto, terĂŁo campo de trabalho assegurado: alĂ©m de mĂ©dicos geriatras, serĂŁo valorizados profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicĂłlogos e preparadores fĂsicos especializados no atendimento Ă terceira idade: os gerontĂłlogos.
TECNOLOGIA
Nessa ĂĄrea, vale a pena pensar pequeno. Os especialistas em nanotecnologia â ramo da engenharia que trabalha com partĂculas de tamanho 1 bilhĂŁo de vezes menor do que o metro â terĂŁo campo de trabalho cada vez mais amplo. Em 2005, as vendas de produtos com aplicaçÔes da nanotecnologia somaram 30 bilhĂ”es de dĂłlares. A estimativa Ă© que, em 2014, esse valor salte para 2,6 trilhĂ”es de dĂłlares, o que representa 15% das vendas mundiais, de acordo com a empresa de pesquisas Lux Research. A nanotecnologia tem infinitas aplicaçÔes: pode ser Ăștil tanto para ajudar no combate ao cĂąncer (uma nanocĂĄpsula injetada na corrente sanguĂnea Ă© capaz de destruir apenas as cĂ©lulas cancerĂgenas â ao contrĂĄrio do que ocorre nos tratamentos de quimioterapia, que atingem cĂ©lulas saudĂĄveis) como para produzir carros mais resistentes a arranhĂ”es (com a introdução de nanopartĂculas misturadas Ă fĂłrmula das tintas para pintura de veĂculos, por exemplo). E esse Ă© sĂł o começo.
ENERGIA
As previsĂ”es mais otimistas apontam para o fato de que as reservas de petrĂłleo vĂŁo se esgotar em cerca de quarenta anos. O Brasil, desde 2004, vem investindo fortemente no desenvolvimento do biodiesel, Ăłleo feito a partir de vegetais diversos, como a soja e o babaçu, e concebido para substituir o diesel. A UniĂŁo EuropĂ©ia espera chegar a 2030 com 25% do sistema de transporte funcionando com combustĂveis nĂŁo fĂłsseis. Diante dessas perspectivas, todos os profissionais envolvidos com a pesquisa e a produção de combustĂveis alternativos estarĂŁo em alta. Cabem aĂ engenheiros agrĂŽnomos, quĂmicos e mecĂąnicos, alĂ©m de fĂsicos, biĂłlogos e bioquĂmicos.
LAZER
A busca crescente pela qualidade de vida e pelo bem-estar valorizarĂĄ ainda mais as profissĂ”es ligadas ao lazer, como o turismo. "Ele nĂŁo teve ainda todo o seu potencial explorado e continuarĂĄ em ascensĂŁo", afirma a professora de gestĂŁo empresarial da Fundação Dom Cabral, Betania Tanure. A ĂĄrea, que jĂĄ representa 10% do PIB mundial, cresceu 4,5% em todo o mundo no ano passado, superando as previsĂ”es da Organização Mundial do Turismo. Dentro desse segmento, o futuro dos profissionais formados em hotelaria parece especialmente ensolarado. Da administração de hotĂ©is Ă prestação de consultoria a empresas ligadas a gastronomia e viagens, por exemplo, o profissional de hotelaria tem um vasto campo de atuação pela frente. Outra carreira em ascensĂŁo relacionada Ă indĂșstria do lazer Ă© a de especialista em marketing esportivo â que, em outras palavras, Ă© aquele que ajudarĂĄ a viabilizar economicamente um clube de futebol, um atleta ou uma equipe de automobilismo, ou mesmo aumentar o seu faturamento. No exterior, clubes como o Real Madrid chegam a faturar 150 milhĂ”es de euros por ano sĂł com a comercialização da marca e com a venda de produtos licenciados. Nessa ĂĄrea, o esporte brasileiro ainda engatinha.
Naiara MagalhĂŁes - Fonte: Veja Online.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php