MEXAM-SE OU F____-__.
07/05/2006 -
MARILENE CAROLINA
Enquanto não chegamos a um acordo com a Marilene Carolina, vamos apresentando os melhores momentos de sua carreira no FM. Nessa edição, recordamos o tema MEXAM-SE OU F......-... que saiu na Edição 51:
MEXAM-SE OU F_ _ _ _- _ _.
Marilene Carolina, isso estava escrito no quadro de uma sala de aula. Eu e uma amiga passamos para ir ao banheiro e vimos a frase. Ela tava escrita logo abaixo de um exercĂcio no quadro. Ficamos sem saber o que seria e resolvemos pedir uma dica sua.
A linda menina, que bom que vocĂȘ escreveu. Adoro receber e-mails. Leio todos. Confesso que nem sempre consigo responder a todos, pois o jornal ainda Ă© semanal e tenho que escolher entre os tantos que me sĂŁo enviados. Mas mandem e-mails, adoro receber e-mails.
Bem, minha querida, quem nunca falou palavrĂŁo que atire a primeira pedra. O palavrĂŁo Ă© na verdade uma palavra que eleva as coisas a uma certa grandeza, por exemplo, digamos: âfiz uma m.....â Todo mundo sabe que a coisa foi feia, Ă© Ăłbvio. Mas, mas, se bem empregado (se Ă© que existe isso), o palavrĂŁo soa com muito menos impacto. Ele se contextualiza, diverte, adverte, mas de forma suave e atĂ© coloquial. Ă o palavrĂŁo social.
Para responder sua pergunta, consultei alguns de meus materiais de graduação, pĂłs-graduação, mestrado, pĂłs- mestrado, doutorado, pĂłs-doutorados e outros tantos de cursos de especialização, e, alĂ©m disso consultei alguns colegas acadĂȘmicos (acho lindo isso: acadĂȘmicos) e chegamos a algumas hipĂłteses iniciais.
a) MEXAM-SE OU FALEM-ME
b) MEXAM-SE OU FAĂAM-SE
c) MEXAM-SE OU FIRAM-SE
d) MEXAM-SE OU FUREM-SE
Mas, diante das evidĂȘncias e circunstĂąncias, minha cara, o que este professor quis mesmo dizer foi:
MEXAM-SE OU F....-SE
Minha dica para vocĂȘ Ă© ignorar este pequeno incidente, pois com certeza quem fez isso nĂŁo representa o estilo, nem a postura de seus demais colegas. Com a mais absoluta certeza esta pessoa nĂŁo Ă© feliz naquilo que faz e nĂŁo tem nenhuma idĂ©ia do que possa ser pedagogia, psicologia, motivação, nada disso. O importante Ă© que seus colegas desta tal sala tenham o discernimento e a superação necessĂĄrios para aprender o conteĂșdo da matĂ©ria, relevando estes fatores. Com toda a certeza vocĂȘs saibam que faculdade alguma concorda com este tipo de comportamento. NĂŁo Ă© uma atitude docente. Na verdade, nem decente. Rimou.
Eu adoro receber e-mails, adoro responder e-mails. Mandem mais e-mails.
Acessem o site www.faculdademental.com.br e atravĂ©s do âFale Conoscoâ, mandem e-mails, muitos e-mails, eu adoro ler e-mails, eu adoro responder e-mails.
FM: Dizem as mĂĄs lĂnguas que ela estĂĄ endurecendo, por falta de e-mails direcionados para sua coluna. Mandem e-mails, pois o Vilfredo estĂĄ de olho! Veja Bem!