CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVIII
22/04/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
QUEREMOS UM MUNDO COM MENOS DOR
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXVIII (QUEREMOS UM MUNDO COM MENOS DOR - ASPIRINA)
Aspirina, da Bayer, estreia a nova assinatura que integrarĂĄ a comunicação da marca em toda a AmĂ©rica Latina: âAspirina. Queremos um mundo com menos dorâ. No Brasil, ela estĂĄ nas revistas semanais e mensais do mĂȘs de abril em dois anĂșncios criados pela AlmapBBDO. Em cada um deles, hĂĄ um mandala de inspiração indiana, multicolorido e surpreendente pela profusĂŁo de detalhes que mostram alguns dos problemas do cotidiano que provocam dores de cabeça nos brasileiros. "Os anĂșncios refletem de maneira bem humorada os muitos problemas que todas as pessoas podem ter no dia a dia, como o estresse do trĂąnsito, a preocupação para manter o peso ideal, o vazamento de ĂĄgua na cozinha, contas para serem pagas, mas "Queremos um mundo com menos dor" Ă© praticamente uma campanha institucional, com a assinatura de AspirinaÂź, que Ă© uma marca mundialmente conhecida", explica Luiza Dias, gerente de Marketing do Grupo de AnalgĂ©sicos da Bayer HealthCare.
Uma dessas peças mostra a silhueta de um homem em posição de lĂłtus (sentado de pernas cruzadas e com postura ereta), muito conhecida pelos praticantes de meditação e ioga. Ao seu redor, as diversas ilustraçÔes formam o mandala. Cada um dos vĂĄrios detalhes da imagem, na qual predominam as cores laranja e vermelho, remete-nos ao que causa dor de cabeça, como o choro de um bebĂȘ, problemas financeiros e o barulho provocado por um jovem aprendendo a tocar bateria.
O outro anĂșncio trabalha com a imagem de uma mulher na mesma posição, e as ilustraçÔes mostram problemas, como roupa queimada pela empregada, carro quebrado, a guerra pelo peso ideal simbolizada pela balança ou sacolas de supermercado rasgadas. Nele, predominam as cores frias, o azul e o verde. Para destacar que mesmo com tantos aborrecimentos Ă© possĂvel viver num mundo sem dor, a AspirinaÂź estĂĄ no centro dos mandalas e na fronte do homem e da mulher.
A campanha é de Marcos Medeiros e André Kassu, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira e Luiz Sanches. As ilustraçÔes são de José Cortizo Junior e Daniel Moreno.
Ela terĂĄ ainda um filme criado pela BBDO do MĂ©xico, produzido no Brasil com coordenação da AlmapBBDO. O comercial âReação em Cadeiaâ destaca o poder da AspirinaÂź de melhorar a vida das pessoas, tirando a dor de seu dia a dia. O filme mostra uma corrente do bem que se inicia quando um homem oferece AspirinaÂź a uma mulher com dores. Esse Ă© o inĂcio da corrente que vai mostrar a melhora de vĂĄrias pessoas com o poder da AspirinasÂź. Na Ășltima cena do comercial, reaparece o homem do inĂcio em uma reuniĂŁo com outra pessoa que foi beneficiada pela eficĂĄcia do produto e o recebe com grande simpatia.
Ficha TĂ©cnica
Anunciante: Bayer
TĂtulo: Aspirina. Queremos um mundo com menos dor.
Produto: Aspirina
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcos Medeiros
Redator: André Kassu
Ilustrador: José Cortizo Junior, Daniel Moreno
FotĂłgrafo: Hugo Treu
Produtor Gråfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: FernĂŁo Cosi, Wilson Pereira, Regina Saito
MĂdia: Alessandro Visconde, Carla Durighetto, Camila Bertoli, Cynthia Rodrigues
Aprovação: Luiza Dias e Fabiana Silva
Ficha TĂ©cnica â Filme
Anunciante: Bayer
TĂtulo: Reação em Cadeia
Produto: AspirinaÂź
VP de Criação: Héctor Fernåndez
Diretor de Criação: Sindo Ingelmo, Antonio Cosio, Bårbara Hernåndez
Criação: Rafael Huicochea
Produtora: O2 Filmes
Direção: Paola Siqueira
Fotografia: Ralph Strelow
Rtvc: Egisto Betti
Trilha / Locutor: TentĂĄculo Audio
Montador / Editor: Alex Lacerda
Finalizadora: O2 Filmes
Atendimento: FernĂŁo Cosi, Wilson Pereira, Regina Saito
MĂdia: Alessandro Visconde, Carla Durighetto, Camila Bertoli, Cynthia Rodrigues
Aprovação: Luiza Dias e Fabiana Silva
Fonte: http://www.vitrinepublicitaria.net/.
Aspirina - http://www.aspirina.com/
BOM DE HUMOR NATURA
A Natura acaba de criar um portal de cultura e lazer para se aproximar do consumidor final. A ferramenta tem tambĂ©m como objetivo comunicar o conceito da linha de perfumes Humor, que estĂĄ colocando no mercado a sua quinta fragrĂąncia. Numa linguagem divertida e descontraĂda, o Bom de Humor (http://www.bomdehumor.com.br/) indica programas para serem feitos dentro ou fora de casa e, de maneira inĂ©dita no gĂȘnero, permite ao internauta construir o conteĂșdo de forma interativa.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 19/04/09.
VIVA POSITIVAMENTE
Tudo o que vocĂȘ faz de positivo volta para vocĂȘ. Poupar reservas de ĂĄgua por exemplo.
Uma campanha inteligente Coca-Cola - http://www.vivapositivamente.com.br/
PROFESSOR X
DARWIN NA INTIMIDADE
O naturalista tinha dĂșvidas sobre casamentos. No bicentenĂĄrio do nascimento de Charles Darwin (1809-1882) o editor Robin Lloyd, do site Live Science, divulgou curiosidades sobre o naturalista. Antes de se casar com Emma Wedgwood, em 1838, teria feito uma lista de prĂłs e contras. Entre os contras, perda de tempo e impossibilidade de leitura nortuna. Entre os prĂłs, companhia da esposa (melhor que a de um cachorro, assinalou) e filhos. Optou por casar, acrescentando Ă sua lista a sigla Q.E.D. SĂŁo as iniciais da frase latina "quod erat demonstrandum", utilizada no fim das equaçÔes matemĂĄticas para indicar a comprovação de uma teoria.
Fonte: Aventuras na História - Edição 69.
Live Science - http://www.livescience.com/
ALFABETIZAĂĂO DIGITAL
Os nĂșmeros da baixa qualidade da educação brasileira assustam pelo que indicam do patamar perigoso em que nos encontramos, o que pode nos deixar fora (ou jĂĄ estamos?) do trem da histĂłria e do desenvolvimento. O Ăndice de Desenvolvimento da Educação BĂĄsica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no Brasil, nĂŁo deixa dĂșvidas. A mĂ©dia Ă© de 3,8, com uma projeção de 6,0 para nos compararmos aos paĂses da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento EconĂŽmico (OCDE). No ranking internacional do ensino de ciĂȘncias, onde mais de 400 mil estudantes de escolas pĂșblicas e particulares de 57 paĂses responderam a uma prova de conhecimentos cientĂficos bĂĄsicos, nossos brasileirinhos aparecem na 52ÂȘ colocação e nĂŁo conseguiram responder questĂ”es bĂĄsicas sobre o sistema solar, ignorando fatos simples como a Terra girar ao redor do sol. Nossos dados sobre o analfabetismo funcional - pessoas que sabem ler e escrever, mas nĂŁo possuem as habilidades de leitura, escrita e cĂĄlculo necessĂĄrias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional, medido pelo Indicador de Alfabetismo Funcional de 2005 - apontam que no Brasil hĂĄ 7% de analfabetos, 30% de alfabetizados no nĂvel rudimentar (conseguem localizar informaçÔes explĂcitas em textos muito curtos), 38% de nĂvel bĂĄsico (localizam informaçÔes em textos curtos a mĂ©dios) e sĂł 26% possuem domĂnio completo dessas habilidades.
O teste de matemĂĄtica realizado em 2004 mostra que 2% dos adultos brasileiros sĂŁo analfabetos, 29% sĂŁo alfabetizados de nĂvel rudimentar (leem nĂșmeros, como preços e telefones), 46% de nĂvel bĂĄsico (conseguem somar, subtrair e multiplicar, mas nĂŁo identificam relaçÔes de proporcionalidade) e 23% de nĂvel pleno (resolvem problemas complexos usando uma sĂ©rie de operaçÔes diferentes e apresentam familiaridade com grĂĄficos). A tĂtulo de exemplo, a nova reforma da educação primĂĄria na Inglaterra estĂĄ colocando como metas para os alunos de 7 a 11 anos o domĂnio no uso de instrumentos tecnolĂłgicos e de comunicação como as ferramentas de busca, blogs e podcasts, utilização de enciclopĂ©dias digitais e uso de recursos de comunicação como o Twitter. Por lĂĄ estĂĄ sendo considerado tĂŁo importante quanto escrever com uma boa caligrafia, saber escrever utilizando um teclado e ter familiaridade com processos como downloads de ĂĄudios, vĂdeos e textos, a utilização produtiva de redes e comunidades sociais disponĂveis na Internet. Para a matemĂĄtica, o plano de reforma prevĂȘ o encorajamento do cĂĄlculo mental em detrimento do uso da calculadora, enquanto que o currĂculo geral estarĂĄ organizado em 13 disciplinas, dispostas em seis grandes ĂĄreas: lĂngua inglesa, matemĂĄtica, ciĂȘncias e tecnologia, compreensĂŁo humana, social e do meio ambiente. Na sociedade da informação e do conhecimento, o termo analfabetismo digital soa como um anacronismo. No mundo desenvolvido, jĂĄ nĂŁo se separa uma coisa da outra.
SĂ©rgio EustĂĄquio da Silva - Professor da rede municipal - Fonte: O Tempo - 19/04/09.
Ideb - http://portalideb.inep.gov.br/
OECD - http://www.oecd.org/
OCDE - http://www.cgu.gov.br/ocde/sobre/index.asp
PROFESSORA PASQUALINA
PRIMEIRAS PALAVRAS
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, um simulador estima a idade das palavras, atravĂ©s da frequĂȘncia com que elas sĂŁo usadas. As mais comuns sĂŁo as mais antigas. A habilidade de mudança das palavras Ă© transformada em linguagem matemĂĄtica e decodificada pelo computador. As primeiras palavras inglesas tĂȘm 20 mil anos e foram: me, us, two e three (eu, nĂłs, dois e trĂȘs). O programa prevĂȘ que squeeze, stick e bad (espremer, pau e mau) entrarĂŁo em extinção.
Fonte: Aventuras na História - Edição 69.
Universidade de Reading - http://www.reading.ac.uk/
DIPLOMA DE LĂNGUAS - PASSAPORTE PARA O MUNDO
Os diplomas de proficiĂȘncia em lĂngua estrangeira tornaram-se documento obrigatĂłrio para quem tem ambiçÔes na vida acadĂȘmica e profissional.
Eles sĂŁo indispensĂĄveis para garantir uma vaga nos cursos de graduação, pĂłs-graduação, MBA, mestrado, doutorado ou especialização no exterior. TambĂ©m funcionam como uma espĂ©cie de passaporte para os que pretendem morar e trabalhar fora. Nessas situaçÔes, alguns certificados de lĂngua chegam a ser requisito para entrar em certos paĂses. Ă o caso do Ielts, exigido pelos serviços de imigração da Nova ZelĂąndia, da AustrĂĄlia e do CanadĂĄ. A procura pelos testes de proficiĂȘncia em lĂnguas cresceu 15% no ano passado â parte desse aumento se deve a uma exigĂȘncia daqui de dentro mesmo, das empresas brasileiras. Certificados como o Toefl, o principal exame de fluĂȘncia em inglĂȘs, sinalizam um caminho mais curto para uma possĂvel promoção. No universo corporativo, praticamente todo mundo arranha o inglĂȘs, e Ă© comum destacar no currĂculo o "inglĂȘs fluente". O diferencial estĂĄ em provar que, de fato, se domina outra lĂngua. Com a ajuda de especialistas, VEJA selecionou os principais exames e reuniu dicas para quem quer se sair bem na hora da prova.
InglĂȘs
TOEFL (Test of English as a Foreign Language) www.ets.org
Por que fazer: é o mais aceito em universidades e empresas dos Estados Unidos, do Canadå e da Inglaterra. à também o mais exigido por empresas brasileiras, além de ser indispensåvel para quem quer fazer MBA em escolas estrangeiras. Tem validade de dois anos
Quando acontecem as provas: uma vez por mĂȘs
Onde fazer os exames: em centros binacionais e escolas cadastradas indicadas no site
Dicas de como se preparar: o principal desafio, aqui, Ă©
administrar o tempo. Vale a pena recorrer aos cursos preparatórios que ensinam o aluno a responder às questÔes dentro do prazo. Outra dica é comprar livros que contenham simulados das provas e repeti-los à exaustão
Preço: 380 reais
IELTS (International English Language Testing System) www.ielts.org
Por que fazer: Ă© pedido, sobretudo, nas universidades da Inglaterra. Ă obrigatĂłrio para quem pretende emigrar e validar diplomas em paĂses de lĂngua inglesa. Vale por dois anos
Quando acontecem as provas: em média, quinze vezes por ano
Onde fazer os exames: na Cultura Inglesa e nos consulados britĂąnicos
Dicas de como se preparar: o teste de nĂvel acadĂȘmico Ă© o grande desafio. Os textos a ser analisados abrangem de antropologia a sociologia, passando por medicina e pelos termos cabeludos prĂłprios de cada uma dessas ĂĄreas. NĂŁo perca tempo com o vocabulĂĄrio que vocĂȘ nĂŁo conhece. Depois de uma leitura atenta, vĂĄ direto Ă s perguntas e volte ao texto em busca das respostas
Preço: 415 reais
CAMBRIDGE www.cambridgeesol.org
Por que fazer: o certificado é o mais tradicional e o mais aceito nas empresas europeias. Hå testes especiais para advogados, executivos e profissionais de finanças. Também é o certificado mais exigido em faculdades brasileiras, em cursos como comércio exterior
Quando acontecem as provas: em junho e dezembro
Onde fazer os exames: na Cultura Inglesa e em escolas de lĂnguas indicadas no site
Dicas de como se preparar: a partir do nĂvel intermediĂĄrio, Ă© preciso dar mais atenção Ă s questĂ”es de gramĂĄtica e treinar muito o ouvido â vale passar um bom tempo assistindo a filmes ingleses ou a canais de notĂcias como a BBC. O sotaque britĂąnico ainda Ă© um complicador nas questĂ”es de compreensĂŁo auditiva
Preço: entre 250 e 580 reais
Espanhol
D.E.L.E. (Diplomas de Español como Lengua Extranjera) http://diplomas.cervantes.es
Por que fazer: Ă© necessĂĄrio para quem pretende trabalhar ou fazer cursos de pĂłs-graduação, mestrado ou doutorado em paĂses de lĂngua espanhola
Quando acontecem as provas: em maio, agosto e novembro
Onde fazer os exames: no Instituto Cervantes e em escolas cadastradas em todo o paĂs, exceto nos estados de RondĂŽnia, Tocantins, AmapĂĄ e Acre
Dicas de como se preparar: Ă© importante ler jornais como El PaĂs e La NaciĂłn e procurar ter contato com o espanhol falado na AmĂ©rica Latina. Apesar de utilizar a norma culta do espanhol, a prova costuma ter questĂ”es de leitura e audição baseadas no espanhol latino-americano
Preço: entre 110 e 240 reais
FrancĂȘs
TEF (Test dâĂvaluation de Français) www.fda.ccip.fr/tef
Por que fazer: Ă© o Ășnico aceito no CanadĂĄ, com exceção da provĂncia de Quebec, que tem um teste prĂłprio. TambĂ©m Ă© pedido por faculdades e empresas francesas. Sua validade Ă© de dois anos
Quando acontecem as provas: em março, maio, agosto e outubro
Onde fazer os exames: na Aliança Francesa e nas escolas cadastradas indicadas no site
Dicas de como se preparar: Ă© importante treinar redaçÔes que envolvam situaçÔes cotidianas, como cartas de reclamação de serviços, pedidos de emprego ou requerimentos para frequentar cursos e universidades no paĂs
Preço: a partir de 350 reais
DELF/DALF (DiplĂŽme dâĂtudes en Langue Française/DiplĂŽme Approfondi de Langue Française) www.ciep.fr/pt/delfdalf
Por que fazer: o certificado oficial do governo francĂȘs Ă© o mais reconhecido internacionalmente para quem pretende trabalhar em empresas francesas
Quando acontecem as provas: em junho e novembro
Onde fazer os exames: na Aliança Francesa
Dicas de como se preparar: todas as questĂ”es, sejam orais, sejam escritas, tĂȘm peso igual. Ir muito bem em uma delas e falhar completamente em outra Ă© sinĂŽnimo de reprovação. Portanto, Ă© preciso estar bem preparado para todas as etapas do teste
Preço: de 160 a 490 reais
Italiano
CELI (Certificazione della Conoscenza della Lingua Italiana) www.cvcl.it
Por que fazer: Ă© o mais conceituado dentro e fora do paĂs. Recomendado a quem pretende ingressar em cursos de pĂłs-graduação, mestrado ou doutorado. Para executivos, existe um teste que avalia a proficiĂȘncia em italiano comercial
Quando acontecem as provas: em junho e dezembro
Onde fazer os exames: nos centros de cultura italiana e escolas cadastradas em SĂŁo Paulo, ParanĂĄ, Minas Gerais, CearĂĄ, Rio de Janeiro e Santa Catarina
Dicas de como se preparar: Ă© essencial consultar jornais e revistas italianos, como Corriere della Sera e Il Messaggero, para manter-se informado sobre polĂtica e atualidades. A prova costuma ter questĂ”es sobre esses temas, alĂ©m de histĂłria da ItĂĄlia. Na prova de nĂvel avançado, o Celi 5, a exigĂȘncia Ă© maior: Ă© preciso estar preparado para interpretar textos literĂĄrios e atĂ© mesmo alguns provĂ©rbios tradicionais do paĂs
Preço: 220 reais
AlemĂŁo
Goethe - Zertifikat www.goethe.de
Por que fazer: Ă© prĂ©-requisito para o ingresso em universidades e empresas da Alemanha e para quem quer morar no paĂs. O nĂvel A1 Ă© necessĂĄrio para aqueles que pretendem se casar com um alemĂŁo ou obter o visto de permanĂȘncia
Quando acontecem as provas: em julho e dezembro
Onde fazer os exames: no Instituto Goethe
Dicas de como se preparar: o site oficial oferece exercĂcios, cursos on-line, simulados e um teste gratuito com trinta perguntas. Pela internet, Ă© possĂvel fazer cursos preparatĂłrios pagos para os exames Preço: de 210 a 450 reais
Especialistas consultados: os professores de lĂnguas Anna Priolisi e Faust Maurer e o consultor Ricardo Betti.
Anna Paula Buchalla - Guia - Fonte: Veja - Edição 2109.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php