DOAĂĂES RAPIDINHAS...
21/04/2012 -
RAPIDINHAS
O INCANSĂVEL DOADOR DE SĂMEN
English:
http://weeklyworldnews.com/headlines/46571/bertold-wiesner-father-of-600/
http://now.msn.com/now/0409-fertility-clinic-founder-father.aspx
Uma polĂȘmica clĂnica de fertilização funcionou em Londres ao longo de trĂȘs dĂ©cadas, atĂ© a morte de seu dono, o biĂłlogo austrĂaco Bertold Wiesner, em 1972. Na semana passada algumas pessoas que nasceram desse banco de sĂȘmen comprovaram por meio de exames de DNA que tĂȘm o mesmo pai: o prĂłprio dono da clĂnica. Wiesner depositava sistematicamente seu sĂȘmen no banco que criou. Estima-se que ele possa ser pai de cerca de 600 pessoas.
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto à - Edição 2214.
Mais detalhes:
http://weeklyworldnews.com/headlines/46571/bertold-wiesner-father-of-600/
http://now.msn.com/now/0409-fertility-clinic-founder-father.aspx
POTTERMORE NO AR
O site Pottermore, criado pela autora de "Harry Potter", J.K. Rowling, foi aberto ao pĂșblico. Ă preciso se registrar no site (www.pottermore.com) para explorĂĄ-lo. O acesso nĂŁo serĂĄ liberado de imediato - depois de mandar as informaçÔes, o fĂŁ tem de esperar um e-mail para poder ver o conteĂșdo. ApĂłs o registro, o usuĂĄrio Ă© sorteado para uma das quatro casas de Hogwarts e ganha uma varinha mĂĄgica. O site oferece jogos, informaçÔes de bastidores e material que nĂŁo estĂĄ nos livros.
Lupa - Fonte: O Tempo - 18/04/12.
STEVE JOBS
"Uma avenida chamada Steve Jobs"
Fica na cidade paulista de JundiaĂ, entre os bairros de Engordadouro e Corrupira e Ă s margens da rodovia Anhanguera, a primeira avenida Steve Jobs do Brasil. A localização que homenageia o fundador da Apple, morto no ano passado, justifica-se: o caminho leva ao condomĂnio empresarial onde recentemente foi instalada uma fĂĄbrica da Foxxconn, principal fornecedora de eletrĂŽnicos da Apple em todo o mundo. De lĂĄ estĂŁo partindo os primeiros iPhones produzidos no PaĂs, e de lĂĄ sairĂŁo nossos primeiros iPads.Â
Antonio Carlos Prado e Laura Daudén - Fonte: Isto à - Edição 2214.
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL - WDL
ATENĂĂO, TODOS !!!
anotem aĂ o site.
Www.wdl.org.
Simplesmente imperdĂvel!!!
A NOTĂCIA DO LANĂAMENTO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.
PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADEÂ !!!
JĂĄ estĂĄ disponĂvel na Internet, atravĂ©s do site www.wdl.org
Ă uma notĂcia QUE NĂO SĂ VALE A PENA REENVIAR, MAS, SIM Ă UM DEVER ĂTICO, FAZĂ-LO!
ReĂșne mapas, textos, fotos, gravaçÔes e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jĂłias e relĂquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
Tem, sobretudo, carĂĄter patrimonial" , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituiçÔes. A BDM nĂŁo oferecerĂĄ documentos correntes, a nĂŁo ser "com valor de patrimĂŽnio, que permitirĂŁo apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: ĂĄrabe, chinĂȘs, inglĂȘs, francĂȘs, russo, espanhol e portuguĂȘs. Mas, hĂĄ documentos em linha em mais de 50 idiomas".
Entre os documentos mais antigos hå alguns códices precolombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562", explicou Abid.
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonĂȘs publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da histĂłria; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas ĂĄrabes desvelando o mistĂ©rio da ĂĄlgebra; ossos utilizados como orĂĄculos e esteiras chinesas; a BĂblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a cĂ©lebre BĂblia do Diabo, do sĂ©culo XIII, da Biblioteca Nacional da SuĂ©cia.
FĂĄcil de navegar:
Cada jĂłia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteĂșdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicaçÔes aparecem em sete lĂnguas, entre elas O PORTUGUĂS. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um nĂșmero ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustraçÔes.
Como se acede ao sĂtio global?
Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial jĂĄ estĂĄ disponĂvel na Internet, atravĂ©s do sĂtio: www.wdl.org.
O acesso Ă© gratuito e os usuĂĄrios podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.
Permite ao internauta orientar a sua busca por Ă©pocas, zonas geogrĂĄficas, tipo de documento e instituição. O sistema propĂ”e as explicaçÔes em sete idiomas (ĂĄrabe, chinĂȘs, inglĂȘs, francĂȘs, russo, espanhol e portuguĂȘs), embora os originas existam na sua lĂngua original.
Desse modo, Ă© possĂvel, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de SĂŁo Mateus traduzido em aleutiano pelo missionĂĄrio russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as pĂĄginas um livro, aproximar ou afastar os textos e movĂȘ-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cĂŽmoda e minuciosa.
Entre as jĂłias que contem no momento a BDM estĂĄ a Declaração de IndependĂȘncia dos Estados Unidos, assim como as ConstituiçÔes de numerosos paĂses; um texto japonĂȘs do sĂ©culo XVI considerado a primeira impressĂŁo da histĂłria; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou FernĂŁo de MagalhĂŁes na sua viagem ao redor do mundo; o original das "FĂĄbulas" de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a BĂblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.
Duas regiÔes do mundo estão particularmente bem representadas:
América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egipto e à Universidade Rei Abdulå da Aråbia Saudita.
A estrutura da BDM foi decalcada do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e atualmente contém 11 milhÔes de documentos em linha.
Os seus responsĂĄveis afirmam que a BDM estĂĄ sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importĂąncia que reveste esse sĂtio vai muito alĂ©m da incitação ao estudo das novas geraçÔes que vivem num mundo audio-visual.
http://www.wdl.org/pt/.
(Colaboração: Jenny Squaiella - SP)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php