ESSA NĂO Ă SĂ PRA INGLĂS VER
13/05/2009 -
COLUNA DO CANALHA
ESSA NĂO Ă SĂ PRA INGLĂS VER
O primeiro ministro inglĂȘs, Gordon Brown, estĂĄ para sofrer uma derrota polĂtica que farĂĄ de seu partido a terceira força nas prĂłximas eleiçÔes municipais.
E a causa disso Ă© que alguns deputados trabalhistas abusaram nos gastos com dinheiro pĂșblico.
VocĂȘ jĂĄ leu ou ouviu alguma coisa sobre isso em algum lugar?
Por mais que a situação se pareça muito com a nossa, existem algumas diferenças båsicas que demonstram com muita firmeza como funciona uma democracia de primeiro mundo.
Nesse caso inglĂȘs, por exemplo, a matĂ©ria deixa claro que a queda de prestĂgio dos polĂticos trabalhistas estĂĄ diretamente ligada aos problemas de mal gasto de dinheiro pĂșblico, evidenciando aĂ uma resposta dos eleitores.
Mais do que isso, o escĂąndalo dos gastos dos trabalhistas envolvem coisas como roupas e fraldas, o que demonstra como o eleitorado inglĂȘs reage a todo e qualquer tipo de prĂĄtica de fraudes e abusos por polĂticos.
Enquanto isso, aqui na pĂĄtria mĂŁe gentil, nossos vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, estĂŁo de lama atĂ© o pescoço, produzindo escĂąndalos milionĂĄrios que fazem dos deputados trabalhistas ingleses meros batedores de carteira, e nosso povo continua a reelegĂȘ-los e fazer vista grossa pra isso tudo quando estĂĄ diante da urna eletrĂŽnica.
Exemplos comparativos como esse tem aos montes no primeiro mundo, coisas que devĂamos aprender e ensinar nas escolas.
Ă urgente uma reforma polĂtica no Brasil e essa discussĂŁo nĂŁo pode se limitar a conversas de corredor no congresso nacional.
A sociedade brasileira precisa ser mobilizada para pressionar que seja feita uma reforma para valer e a grande oportunidade para isso estå nas eleiçÔes de 2010.
Temos que nĂŁo apenas reformar a polĂtica, mas tambĂ©m reformar o conceito do que Ă© um bom polĂtico e qual sua verdadeira função perante o paĂs e a população que ele representa.
As casas legislativas precisam de uma profunda renovação de pessoas e idéias.
Precisamos de gente que crie leis sem medo de ter que enfrentĂĄ-las, e nĂŁo polĂticos que criam leis que lhes proporcionam impunidade.
Precisamos rever leis, sistema de governo, pacto federativo, e com esse tipo de legisladores que elegemos o Brasil jamais sairĂĄ da condição de paĂs de terceiro mundo.
Homens como o falecido senador Jefferson Peres, ou como o senador Jarbas Vasconcelos, que nĂŁo tem medo de dizer onde dĂłi Ă ferida, sĂŁo poucos.
Vivemos um demorado momento de puro fisiologismo nas diversas casas legislativas ao mesmo tempo em que temos um executivo federal ufanista que usa de todos os meios e métodos para manter o congresso sob rédeas curtas, normalmente pagando com favores que em nada servem a população.
O exemplo inglĂȘs mostra que a pontualidade britĂąnica nĂŁo estĂĄ apenas relacionada a cumprir com horĂĄrios, mas tambĂ©m a fazer as coisas na hora certa.
Abaixo segue o link da matéria publicada no UOL.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/05/10/ult1808u139799.jhtm
Foto: Big Ben e o Parlamento britĂąnico - Fonte: http://voyagephotos.googlepages.com/
LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net
NARIZ DE PALHAĂO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php