O PRIMEIRO CAMPEĂO BRASILEIRO DE 2009
24/09/2009 -
FUTEBOL SHOW
AMĂRICA MINEIRO - CAMPEĂO DA SĂRIE C
Ausente da SĂ©rie B desde 2004, o AmĂ©rica-MG comemora a esperança de dias melhores a partir do ano que vem. O time sagrou-se campeĂŁo da SĂ©rie C ao vencer o ASA-AL por 1 a 0, garantindo a festa dos quase 11 mil torcedores presentes no EstĂĄdio IndependĂȘncia, em Belo Horizonte.
América Mineiro - http://www.americamineiro.com.br/
Confira:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1310914-15015,00-AMERICAMG+E+O+CAMPEAO+DA+SERIE+C.html
VOTAĂĂO FIEL - O LOGO DO CENTENĂRIO
Corinthians convoca internautas para escolher novo sĂmbolo. A Fiel estĂĄ sendo convocada pelo Corinthians para escolher qual serĂĄ o sĂmbolo da equipe paulista em 2010, quando o TimĂŁo farĂĄ seu aniversĂĄrio de 100 anos.
à a fase final de um processo feito inteiramente pela internet. Na primeira fase, a diretoria corintiana pedia que artistas e designers enviassem sugestÔes de logos para a comemoração do centenårio.
Segundo o site oficial do TimĂŁo, quase mil pessoas enviaram seus trabalhos para o concurso âLogo por tiâ, numa alusĂŁo ao grito da torcida âLouco por ti, Corinthiansâ.
Para votar num dos cinco finalistas, o internauta precisa se cadastrar no site. O resultado serå anunciado em 28 de setembro, no Parque São Jorge. O vencedor ganharå uma camisa oficial do clube e uma pacote para embarcar no navio do Centårio, cruzeiro que ocorrerå em comemoração aos 100 anos do Corinthians.
Mais informaçÔes no hotsite do centenårio: http://www.corinthians.com.br/site/centenario/votacao/.
Bombou na web (http://www.bombounaweb.com.br) - Bruno Ferrari - 18/09/09.
LOBBY DA CANA
Dirigentes comentavam em evento sobre a Copa-14 organizado pela CĂąmara de ComĂ©rcio de Portugal no Brasil, em um hotel de SĂŁo Paulo, que serĂĄ impossĂvel organizar o torneio no Brasil sem a liberação de bebida alcoĂłlica. Dizem que hĂĄ um forte lobby das empresas do setor ligadas Ă Fifa para que a CBF derrube a medida que proĂbe a venda de ĂĄlcool nos estĂĄdios brasileiros. AtĂ© a Globo Esporte, braço da emissora que cuida da ĂĄrea, tem engrossado o coro para que os clubes pressionem a CBF a acabar com a restrição. A alegação Ă© a de que eles perdem muito dinheiro sem poder vender cerveja em seus jogos. E tambĂ©m estĂŁo perdendo torcedores para o pay-per-view.
Painel FC â Eduardo Arruado - Fonte: Folha de S.Paulo â 22/09/09.
SALVE A SELEĂĂO
A Associação dos CampeĂ”es Mundiais pela seleção brasileira irĂĄ lançar rĂ©plicas das camisas das Copas de 1958, 1962 e 1970. Cada camisa virĂĄ com nĂșmero de sĂ©rie e custarĂĄ R$ 1.050. A receita serĂĄ dos 33 ex-jogadores ou de seus familiares que jĂĄ estĂŁo inscritos no projeto, que tem aval da CBF. Alguns deles estĂŁo em situação financeira delicada, e a associação tenta ajuda do governo federal. Cada um deles terĂĄ direito a 180 camisas numeradas e autografadas. Assim, a expectativa de renda total Ă© de cerca de R$ 6 milhĂ”es. O lançamento serĂĄ no Museu do Futebol. PelĂ© ainda nĂŁo confirmou participação no projeto, mas promete se esforçar para ir ao evento.
Painel FC â Eduardo Arruba - Fonte: Folha de S.Paulo â 21/09/09.
O TRICOLOR NĂO PODE CAIR
O Fluminense corre o risco de cair â e nĂŁo estamos falando apenas da primeira divisĂŁo. Inaugurado em 1920, o palacete que sedia o clube no bairro carioca de Laranjeiras estĂĄ em petição de misĂ©ria. Para restaurĂĄ-lo, o Instituto do PatrimĂŽnio HistĂłrico e ArtĂstico Nacional autorizou o presidente do clube, Roberto Horcades, a captar 13,4 milhĂ”es de reais. Ele poderĂĄ gastar atĂ© 1,4 milhĂŁo de reais no projeto de recuperação e os outros 12 milhĂ”es de reais nas obras. Horcades contou com uma mĂŁozinha de tricolores bem posicionados no governo.
Panorama - Holofote - Felipe Patury - Fonte: Veja - Edição 2131.
Fluminense - http://www.fluminense.com.br/_novo_/
FUTEBOL NO INTERIOR
Fazer futebol no interior nĂŁo Ă© nada fĂĄcil. O recurso Ă© sempre muito escasso. Certa vez, em UberlĂąndia, para levantar dinheiro, a diretoria do VerdĂŁo promoveu a rifa de um carro. Nem todos os bilhetes foram vendidos, mas justamente um que havia sido comercializado foi premiado. O vencedor, ao contrĂĄrio do que a diretoria desejava, nĂŁo quis saber de doar o prĂȘmio para o clube (Ăłbvio). EntĂŁo, como o carro nĂŁo existia, tiveram que ir a uma concessionĂĄria e negociar a doação de um veĂculo em troca do espaço na parte de trĂĄs da camisa.
Uberaba. Agora foi a vez do Zebu adotar uma estratégia igualmente inusitada para arrecadar dinheiro. O time, que nessa semana vai a Alecrim (RN) disputar uma vaga na Série C de 2010, não tem dinheiro para bancar a viagem de avião. De Înibus é inviåvel. Então, a diretoria do clube publicou em seu site um apelo para que o torcedor ajude com dinheiro.
Rogério Tadeu - Fonte: O Tempo - 20/09/09.
ARBITRAGEM â JUIZ SUSPENSO NA SUĂĂA APĂS GESTO OBSCENO
O juiz Massimo Busacca foi suspenso por trĂȘs jogos da liga suĂça apĂłs mostrar o dedo mĂ©dio a torcedores em uma partida. Ele Ă© um dos melhores ĂĄrbitros europeus e deve ir Ă Copa.
"Eu me deixei levar pelas provocaçÔes verbais dos torcedores. Foi um gesto antiesportivo", disse Busacca em comunicado.
O ĂĄrbitro teve seu gesto obsceno registrado por fotĂłgrafos no estĂĄdio do Young Boys quando este enfrentava o Baden, clube da terceira divisĂŁo.
Fonte: Folha de S.Paulo â 22/09/09.
SONHADOR QUIXOTESCO
Escuto, com frequĂȘncia, de tĂ©cnicos e comentaristas, atĂ© dos que admiro, expressĂ”es do tipo "nenhum craque joga sozinho, como acontecia no passado", "hoje, futebol Ă© coletivo", "ninguĂ©m joga bem hoje sem um bom preparo fĂsico" e tantas outras. No passado, nĂŁo era diferente, dentro do estilo de jogar e dos padrĂ”es fĂsicos da Ă©poca.
Muitos jovens -técnicos, jogadores e fanåticos por futebol-, influenciados pelo que leem e escutam, acham que os jogadores do passado andavam em campo, que não havia esquema tåtico, que ninguém marcava e até que os craques não jogariam no futebol de hoje.
No passado e no presente, o futebol é dividido entre os que sabem jogar e os que não sabem. A diferença é que, hoje, dão muito valor também aos que não sabem.
Jå escrevi milhares de vezes que os craques, do passado e do presente, só brilham intensamente, com raras exceçÔes, quando atuam em equipes organizadas. Messi, na seleção da Argentina, é um bom exemplo.
Ă Ăłbvio tambĂ©m que Ă© essencial ter um bom preparo fĂsico. Sempre foi assim. Ronaldinho nĂŁo joga como antes porque nĂŁo tem a mesma mobilidade e velocidade. Ele carrega tambĂ©m todo o peso da fama e da glĂłria. Para evoluir, Ronaldinho precisa ficar mais leve, de corpo e de alma.
Mesmo assim, Ronaldinho ainda joga melhor que a maioria dos atletas. O problema Ă© que os torcedores, jornalistas e tĂ©cnicos querem vĂȘ-lo jogar como em seus melhores momentos, que sĂŁo recentes e ainda nĂŁo foram esquecidos. AlguĂ©m disse que ele estĂĄ acabado, e a maioria repete.
Craque, do passado e do presente, precisa ter funçÔes e referĂȘncias em campo. SĂł assim se sentirĂĄ seguro para improvisar e criar.
O Cruzeiro, nos anos 60, tinha uma excelente equipe e um Ăłtimo conjunto. Todos tinham funçÔes definidas. A de Dirceu Lopes era nĂŁo ter nenhuma função. Por suas caracterĂsticas, Dirceu Lopes precisava de muito espaço e muita liberdade em campo, para atuar por todos os lados. A disciplina tĂĄtica ficava por conta dos outros jogadores. Valia a pena deixĂĄ-lo livre.
AlĂ©m do excepcional preparo fĂsico para a Ă©poca e da presença de vĂĄrios craques e do Rei PelĂ©, a seleção brasileira de 70 tinha uma grande força coletiva. Fizemos uns 500 treinos tĂĄticos.
Na época, Zagallo estava à frente dos outros treinadores. Todos tinham função e cumpriam. Até Pelé.
De vez em quando, me pedem para falar mais de minhas experiĂȘncias como atleta. Tenho a preocupação de nĂŁo superestimar as coisas de outras Ă©pocas. Havia tambĂ©m muitos times e jogadores medĂocres, mesmo em grandes clubes. Outras pessoas acham que quem gosta de passado Ă© museu.
A palavra saudosista passou a ter conotação preconceituosa, para falar de quem acha tudo do passado melhor e de quem não acompanha o progresso. Não coloco a carapuça.
Vejo e observo tudo o que acontece no futebol de hoje e sei separar as coisas boas e ruins, do passado e do presente. NĂŁo sou um sonhador quixotesco nem um deslumbrado pelo modernismo e por algumas idiotices da tecnologia.
TostĂŁo - Fonte: Folha de S.Paulo - 20/09/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php