CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXII
29/07/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS AMBIENTAIS
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXXII (PROPAGANDAS AMBIENTAIS)
English:
http://www.guardian.co.uk/environment/gallery/2009/jul/01/act-responsible-environmental-advertising?picture=349628871
As melhores propagandas ambientais. A seleção foi feita pelo jornal britĂąnico âThe Guardianâ (VocĂȘ pode ver a lista na Ăntegra aqui = http://www.guardian.co.uk/environment/gallery/2009/jul/01/act-responsible-environmental-advertising?picture=349628871). Elas sĂŁo auto-explicativas. E chocantes.
Para o meio ambiente, o 11 de setembro acontece todo dia.
Marcela Buscato - Fonte: Blog do Planeta - O meio ambiente que vocĂȘ faz - http://colunas.epoca.globo.com/planeta/.
PROFESSOR X
4° PRĂMIO PROFESSORES DO BRASIL
O PrĂȘmio Professores do Brasil, promovido pelo MinistĂ©rio da Educação e instituiçÔes parceiras, visa a reconhecer o mĂ©rito de professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da Educação BĂĄsica, por meio de experiĂȘncias pedagĂłgicas bem-sucedidas.
Participe. Sua experiĂȘncia vai girar pelo paĂs. Novas prĂĄticas de ensinar e aprender.
Faça sua inscrição on-line até 31 de agosto pelo endereço:
http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil/aviso/
Fonte: Almanaque Brasil - NĂșmero 122 - Junho - 2009.
VIBRAĂĂO DIGITAL
Quando a professora do curso de comunicação digital, na Unisinos, no Rio Grande do Sul, pediu aos alunos que escolhessem qualquer produto para um trabalho sobre inovação tecnológica, Pedro Markun quis fugir do lugar-comum: escolheu o vibrador.
Em meio a estudos sobre a histĂłria do orgasmo, relatou o desenvolvimento dessa engenhoca desde os tempos da mĂĄquina a vapor atĂ© a aplicação dos chips. Teve uma boa nota, mas, para evitar embaraços, foi vetado de expor sua pesquisa em pĂșblico. "Recorri Ă direção da universidade e acabei ganhando."
O episódio apenas reforçou a visão de Pedro de que o ensino formal impÔe limites a atitudes muito inovadoras. Não concluiu nem o curso de comunicação nem o de história.
"SĂł que eu nĂŁo quero parar de descobrir." HĂĄ duas semanas, ele, aos 23 anos, resolveu colocar sua inquietude em duas casas numa antiga vila operĂĄria tombada pelo patrimĂŽnio histĂłrico, no bairro de Santa CecĂlia, para criar um misto de escola e laboratĂłrio digital.
HĂĄ vĂĄrios anos ele jĂĄ vem desenvolvendo projetos digitais. Elaborou um site (http://www.livrolivre.art.br/) para a criação de uma biblioteca comunitĂĄria. SĂŁo listadas pessoas que gostariam de doar um livro e como localizĂĄ-las. "O livro nĂŁo precisa ficar preso na estante. QuerĂamos fazer com que as pessoas desenvolvessem o hĂĄbito de fazer uma corrente de livros." Para evitar transtornos, uma das possibilidades Ă© o doador avisar onde vai deixar as obras, e quem entrasse no site saberia onde pegĂĄ-las.
Pedro tambĂ©m desenvolveu um projeto de cinema colaborativo: filmes escolhidos coletivamente, mediante votação por internet, sĂŁo projetados em espaços pĂșblicos, com a mobilização da comunidade.
"A cultura digital Ă© uma chance de fortalecer a sociedade."
Pedro resolveu se associar a seis grupos, todos de jovens que realizam experimentação digital. Alugaram duas casas na vila operĂĄria Savoia, na Santa CecĂlia. A vila inteira ainda pertence Ă famĂlia que tinha indĂșstrias.
Ă nesse local que nasce a "Casa de Cultural Digital", onde se pretende gerar nĂŁo sĂł produtos -e disseminĂĄ-los- mas promover cursos, palestras e seminĂĄrios, num misto de escola, empresa e laboratĂłrio. Na primeira aula, eles sĂŁo alunos.
Todos aqueles jovens estão aprendendo sobre a história da cidade ao investigar aquela vila. Da descoberta da história, surge o primeiro projeto: a construção de um mapa digital para que as pessoas conheçam melhor aquele bairro.
à a união dos tempos da chaminé com as fibras óticas.
PS - Coloquei em meu site (www.dimenstein.com.br) as fotos da vila operåria. Ali, é como se São Paulo tivesse parado no tempo das chaminés e dos bondes -aliås, naquela época, segundo a pesquisa de Pedro, o vibrador, acoplado a um fio elétrico, era apenas usado para tratamento psiquiåtrico contra histeria.
Gilberto Dimenstein - Fonte: Folha de S.Paulo - 29/07/09.
PROFESSORA PASQUALINA
PSIU POĂTICO
EstĂŁo abertas as inscriçÔes para o 23Âș SalĂŁo Nacional de Poesia Psiu PoĂ©tico. O evento acontece entre os dias 4 e 12 de outubro e podem se inscrever poetas de todo o Brasil e exterior com o envio de um a trĂȘs poemas. O tema Ă© livre. O salĂŁo acontece desde 1987 anualmente e de forma ininterrupta e sempre homenageando seis poetas vivos em cada edição. O prazo para as inscriçÔes termina no dia 28 de agosto.
Lupa - Fonte: O Tempo - 27/07/09.
Leia mais:
http://www.quixoteart.com.br/noticias226.html
http://portalliteral.terra.com.br/artigos/psiu-poetico-2009
SUPERIOR INCOMPLETO
O MinistĂ©rio da Educação notificou 35 instituiçÔes privadas de ensino superior por nĂŁo cumprirem percentuais mĂnimos de professores contratados em dedicação integral. A exigĂȘncia de pelo menos um terço do corpo docente sob esse regime de trabalho estĂĄ na Lei de Diretrizes e Bases, de 1996.
Outro problema que acarretou as notificaçÔes foi o descumprimento dos percentuais mĂnimos de docentes com tĂtulos de mestre e doutor -um terço para universidades e 20% para as demais instituiçÔes. As escolas tĂȘm 90 dias a partir da notificação para corrigirem as falhas e se adequarem Ă lei. Caso contrĂĄrio, estarĂŁo sujeitas a processos administrativos que podem culminar no descredenciamento de cursos.
Os problemas não são novos. Inscrevem-se no quadro de mercantilização do ensino brasileiro, que tem servido como alavanca de ascensão social, mas oferece, muitas vezes, ensino de péssima qualidade.
O Censo da Educação Superior divulgado em fevereiro deste ano, com dados relativos a 2007, mostra que instituiçÔes mal avaliadas pelo prĂłprio MinistĂ©rio da Educação foram as que tiveram maior crescimento em nĂșmero de alunos. O resultado Ă© que 12% dos universitĂĄrios do paĂs estudam em escolas consideradas ruins, segundo o Ăndice Geral de Cursos, que leva em conta prova feita pelos alunos e critĂ©rios como titulação de professores.
Apenas recentemente o MEC passou a atuar com mais energia no combate às mås escolas, e a medida recente demonstra que a pasta parece de fato inclinada a agir para regularizar esse setor. No ano passado, 16 mil vagas foram interditadas em cursos que obtiveram notas baixas no Enade, exame oriundo do antigo "provão". à preciso manter a vigilùncia e aplicar as devidas sançÔes para fazer cumprir a lei.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/07/09.
MEC - http://portal.mec.gov.br/mec/index.php
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php