ANIVERSĂRIO DE SĂO PAULO
23/01/2010 -
MANCHETES DA SEMANA
456 ANOS DA CAPITAL PAULISTA
English:
http://en.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo
Uma exposição gratuita, que homenageia os 456 anos de SĂŁo Paulo apresenta 22 cartazes produzidos por renomados arquitetos, artistas e designers como o espanhol Isidro Ferrer, Carlos Perrone, CecĂlia Consolo, HĂ©lio de Almeida, Ronald Kapaz, o francĂȘs Michel Bouvet, entre outros.
Um Cartaz para SĂŁo Paulo acontece entre os dias 25 de janeiro (dia do aniversĂĄrio da cidade) no Centro UniversitĂĄrio Maria Antonia.
Um Cartaz para SĂŁo Paulo - Diversidade Cultural da MetrĂłpole
Centro UniversitĂĄrio Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258)
Vernissage: 25/1; Visitação: de 26/1 a 28/2
De 2ÂȘ a 6ÂȘ, das 12h Ă s 21h; sĂĄbados, domingos e feriados, das 10h Ă s 18h
Cartaz Veridiana Scarpelli
Fonte: Terra - 18/01/20.
HOMENAGEM EM VĂDEO
Confira: http://www.youtube.com/watch?v=oYwRQjE80C4
BARES SP
Confira: http://www.baressp.com.br/especiais/default.asp?IDESPECIAL=57
UMA VIDA, UMA HISTĂRIA
Nesse dia 25 de janeiro, a cidade de SĂŁo Paulo comemora 456 anos. Vamos aproveitar, conhecer e refletir um pouco sobre sua HistĂłria?
No inĂcio de 1553, os padres jesuĂtas JosĂ© de Anchieta e Manoel da NĂłbrega teriam subido a Serra do Mar e procurado um local seguro para se instalar e catequizar os Ăndios. Ao atingir o planalto de Piratininga concluĂram que ali seria o ponto ideal, pois tinha âares frios e temperados como os de Espanhaâ e âuma terra mui sadia, fresca e de boas ĂĄguas.â
No dia 25 de janeiro de 1554 os religiosos celebraram uma missa num pequeno colĂ©gio que construĂram. Essa data marca o aniversĂĄrio de SĂŁo Paulo. Daquela Ă©poca, restam apenas as fundaçÔes das construçÔes feitas pelos padres e Ăndios no denominado Pateo do Colegio, afinal de contas, SĂŁo Paulo, como a maioria das metrĂłpoles americanas, nĂŁo respeita seu patrimĂŽnio histĂłrico que Ă© constantemente destruĂdo para dar lugar ao progresso.
A vila de Piratininga esperou 157 anos para se tornar uma cidade chamada SĂŁo Paulo. Nessa Ă©poca, ela ainda era o ponto de partida das bandeiras, que eram expediçÔes que cortavam e desbravavam o paĂs. As bandeiras tinham por finalidade encontrar pedras preciosas, Ăndios para serem escravizados e negros fugitivos das fazendas. Em 1815, a cidade se tornaria a capital da ProvĂncia de SĂŁo Paulo e doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, a de Direito, no Largo de SĂŁo Francisco, no centro da cidade. Daquele momento em diante, a cidade se tornou um nĂșcleo intelectual e importante centro de decisĂ”es polĂticas. Em meados do sĂ©culo XIX, a expansĂŁo da cafeicultura acabou trazendo para cĂĄ imigrantes vindos principalmente da Europa. Em meados da dĂ©cada de 1890, mais da metade dos habitantes da cidade era formada por imigrantes. Isso deu um ar cosmopolitano Ă quela que viria a se tornar a principal metrĂłpole do hemisfĂ©rio sul.
Durante a Era Vargas, a elite e a população do estado entraria em choque com o governo federal. Isso teria levado Ă Revolução Constitucionalista de 1932, que marcou a histĂłria da cidade. A revolução eclodiu no dia 9 de julho daquele ano. Os combates duraram trĂȘs semanas e SĂŁo Paulo saiu derrotado do ponto de vista militar, mas vitorioso do ponto de vista polĂtico, pois a constituição de 1934 teve de ser promulgada por Vargas. Em 1934, a cidade viu o surgimento da Universidade de SĂŁo Paulo, que mais tarde receberia professores como o antropĂłlogo francĂȘs Claude LĂ©vi-Strauss e ajudaria a constituir a elite pensante do paĂs.
A dĂ©cada de 1940 tambĂ©m foi importante para a cidade. Ela se transformava rapidamente e ganhava importantes intervençÔes urbanĂsticas, principalmente no setor viĂĄrio. Naquele momento tambĂ©m a indĂșstria se tornou a principal atividade econĂŽmica da cidade. Na dĂ©cada de 1970 Ă© o setor de serviços que passa a ganhar detaque na economia de SĂŁo Paulo. As indĂșstrias migram para os arredores da cidade, regiĂŁo conhecida como Grande SĂŁo Paulo. A necessidade de um nĂșmero cada vez maior de mĂŁo-de-obra acabou trazendo para a regiĂŁo brasileiros de outros estados, principalmente do nordeste do paĂs.
Hoje São Paulo é o centro financeiro não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Recebe gente do Brasil e de todo mundo num ambiente de respeito à diversidade de orientaçÔes sexuais, credos e etnias.
Nesses 456 anos temos muito que comemorar!
Fonte: http://www.jornaldedebates.com.br/
ANIVERSĂRIO DE SĂO PAULO
No aniversĂĄrio de SĂŁo Paulo, Orquestra Grupo PĂŁo de AçĂșcar faz espetĂĄculo no Museu da Casa Brasileira.
Em homenagem ao aniversĂĄrio da cidade de SĂŁo Paulo, a Orquestra Grupo PĂŁo de AçĂșcar faz uma apresentação no dia 25 de janeiro, Ă s 11h, no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada Ă Secretaria de Estado da Cultura. Sob a regĂȘncia do maestro Daniel Misiuk e direção artĂstica de Renata JaffĂ©, a orquestra formada por 40 jovens com idades entre 10 e 21 anos vai mostrar como a mĂșsica aparece como o elo maior entre professores, alunos e colegas, e que transforma a comunidade em que estĂŁo inseridos e onde sĂŁo os protagonistas em igual importĂąncia.
O repertĂłrio da apresentação reĂșne mĂșsicas dos principais grupos de imigrantes de SĂŁo Paulo, como italianos, japoneses, judeus, e tambĂ©m ritmos regionais, nordestino e sertanejo. Programa: Abertura da Sinfonia Paulistana (Billy Blanco); Czardas (Vittorio Monti); Gabriel's Oboe (Enio Morricone) ; Hava Nagila (canção folclĂłrica hebraica); Io Che Amo Solo Te (Sergio Endrigo); AtrĂĄs do Trio ElĂ©trico (Caetano Veloso); LeilĂŁo (Cesar Menotti e Fabiano); Brasileirinho (Waldir Azevedo).
Os jovens participantes tiveram o inĂcio do aprendizado musical no Programa de MĂșsica do Instituto Grupo PĂŁo de AçĂșcar, que hĂĄ 10 anos mantĂ©m o MĂ©todo JaffĂ© de Ensino Coletivo de Cordas como base de seu Programa Social de Desenvolvimento Humano. O princĂpio Ă© dar ao jovem das comunidades de SĂŁo Paulo a oportunidade de exercer a cidadania plena, trabalhando em equipe, valorizando semelhanças e aceitando as diferenças.
Eles ganham uma ferramenta importante para seu futuro, que Ă© o conhecimento, precursor da liberdade e da ascensĂŁo social.
Mais de 8.000 jovens jĂĄ passaram pelo Programa de MĂșsica do Grupo PĂŁo de AçĂșcar, sob a orientação da professora Renata JaffĂ© e sua equipe. Em dez anos de atuação, alguns de seus ex-alunos jĂĄ alcançaram a maioridade e tornaram-se profissionais na mĂșsica, ou em outras atividades para as quais as liçÔes aprendidas nos anos de vivĂȘncia do curso foram fundamentais.
Este espetĂĄculo nĂŁo faz parte do projeto MĂșsica no Museu, realizado aos domingos, Ă s 11h, de março a dezembro, que se consolidou na agenda de SĂŁo Paulo como uma alternativa de lazer que reĂșne mĂșsica de qualidade em um cenĂĄrio agradĂĄvel: o terraço do MCB, em frente ao seu jardim de 6.600 metros quadrados.
Maestro Daniel Misiuk - Iniciou sua carreira musical como trompista, atuando solo com grupos de cĂąmara, e como professor de orquestra. HĂĄ 15 anos desenvolve excelente trabalho como regente, iniciado nos Estados Unidos e depois na ItĂĄlia. De volta ao Brasil, o maestro Misiuk desenvolveu um intenso trabalho de concertos didĂĄticos e de formação de pĂșblico na prefeitura de SĂŁo Paulo, quando criou e desenvolveu o Projeto Teatro Municipal Visita, que levava a cada mĂȘs 45 grupos sinfĂŽnicos e de cĂąmara do Teatro Municipal Ă s casas de cultura, bibliotecas, teatros de bairro de SĂŁo Paulo, alĂ©m de atuar como maestro na Orquestra SinfĂŽnica Municipal nos Concertos DidĂĄticos do Teatro Municipal de SĂŁo Paulo. Com o MĂ©todo JaffĂ©, o maestro jĂĄ preparou e apresentou mais de 100 turmas de ensino, e desenvolve o trabalho com as orquestras formadas a partir do mĂ©todo em Santos e SĂŁo Paulo.
Renata Jaffé - Iniciou seus estudos de violino com seu pai, Alberto Jaffé, tendo sido também aluna do violinista Claudio Cruz. Em1982 mudou-se para Champaign - Urbana, em Illinois, Estados Unidos, continuando seus estudos na National Academy of Arts. Foi também violinista das Orquestras SinfÎnica Municipal de São Paulo e Jazz SinfÎnica do Estado de São Paulo.
à professora de violino desde 1986, e foi professora de violino do Pensacola Christian College - Florida, em 1994/95, época em que também começou a desenvolver o trabalho coletivo com o Método Jaffé, ainda nos Estados Unidos.
Serviço
MĂșsica no Museu - "Orquestra Grupo PĂŁo de AçĂșcar"
Segunda-feira, 25 de janeiro, Ă s 11h Entrada franca
Duração: 60 min
Capacidade: 230 lugares
Local: Museu da Casa Brasileira - Terraço - Av. Brig. Faria Lima, 2705
Tel. 3032-3727 Jardim Paulistano Site: www.mcb.org.br
Estacionamento: R$ 10,00
Visitação: o MCB estarå aberto das 10h às 18h, expecionalmente, em homenagem ao aniversårio da cidade de São Paulo
Ingresso: R$ 4,00 Estudantes R$ 2,00 Gratuito domingos e feriados
Acesso para pessoas com deficiĂȘncia.
Visitas monitoradas: 3032-2564
InformaçÔes para a imprensa:
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