"HERROS" E CENSURA
23/01/2010 -
A JENTE HERRAMOS
NEGĂCIO DA CHINA
English:
http://www.nationalpost.com/news/story.html?id=2433784
O Google afirmou que nĂŁo estĂĄ mais disposto a filtrar resultados na China e que estĂĄ considerando fechar as operaçÔes no paĂs asiĂĄtico.
AlĂ©m da censura, o motivo primordial do impasse, segundo David Drummond, vice-presidente sĂȘnior de desenvolvimento corporativo do Google, foram os ataques virtuais que atingiram os serviços da empresa no meio de dezembro, ligados aparentemente Ă s autoridades chinesas.
Leia mais:
http://info.abril.com.br/noticias/internet/google-ameaca-abandonar-a-china-13012010-1.shl
Charge: Jean (http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/info.htm) - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/01/10.
SEM CENSURA
Anunciado que o Google nĂŁo vai mais censurar buscas na internet chinesa. O gigante da internet entrou no mercado chinĂȘs em 2006, depois de prometer ao governo local que limitaria resultados de buscas sobre temas sensĂveis, como o massacre da Praça da Paz Celestial, de 1989, ou a luta pela independĂȘncia do Tibete. No mĂȘs passado, o Google descobriu que contas de e-mail de seu serviço de correio eletrĂŽnico, o Gmail, haviam sido invadidas - todas pertencentes a ativistas de direitos humanos. A violação foi atribuĂda ao governo chinĂȘs, e uma investigação posterior confirmou a origem oficial dos ataques. Em retaliação, o Google anunciou o fim da censura. Irritado, o Partido Comunista chinĂȘs ameaça expulsar a empresa do paĂs, alegando que quem quer trabalhar na China precisa se submeter Ă s leis chinesas.
Panomara - Datas - Fonte: Veja - Edição 2148.
BOICOTE A CHINA
Sugestão para quem torce pelo Google na sua briga com a censura chinesa: evite comprar produtos com a inscrição "Made in China" na carcaça.
Quem quiser ir mais longe pode mandar uma mensagem para a Apple pedindo-lhe que pare de fabricar seus iPods na China. Steve Jobs pretende dirigir uma empresa que, como o Google, Ă© "do bem".
Enquanto o Yahoo entregou e-mails de dissidentes ao governo chinĂȘs, o Google quase rompeu com a censura de Pequim em 2006. Um de seus fundadores, Sergey Brin, foi ultrapassado pelo sĂłcio Larry Page e pelo gerentĂŁo Eric Schmidt.
Elio Gaspari (http://www.submarino.com.br/portal/Artista/80141/+elio+gaspari) - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/01/10.
DE ONDE VEIO O FIGUEIREDO
HĂĄ um enigma brasileiro no funeral do Google chinĂȘs. Entre as flores e recados deixados em frente ao escritĂłrio do Google.cn, em Pequim, depois do anĂșncio de que a empresa deixarĂĄ o paĂs, foi encontrado um bilhete, escrito Ă mĂŁo e em mandarim, assinado o que significa Brasil â Figueiredo â Esopo.
O texto diz em portuguĂȘs: Onde estĂĄ o abismo que vocĂȘs preparam para os homens livres? Em que lugar? Em que lugar? (Brasil â Figueiredo â Esopo).
A primeira impressĂŁo que fica Ă© a de que a mensagem Ă© assinada por Figueiredo, do Brasil, mas o nome Esopo continua perdido por ali. Seria um apelido? O quĂȘ?
Esopo Ă© uma figura da GrĂ©cia antiga, um escravo liberto de grande sabedoria. Mais lendĂĄrio do que histĂłrico, Esopo nĂŁo deixou nada escrito, embora tenha sido posteriormente identificado como o autor de um conjunto de pequenas histĂłrias, de carĂĄter moral e alegĂłrico, cujos papĂ©is principais eram desenvolvidos por animais. Em outras palavras, a Esopo Ă© atribuĂda a invenção da fĂĄbula como gĂȘnero literĂĄrio.
O grupo de narrativas conhecido como Fåbulas de Esopo inclui clåssicos como A raposa e as uvas, A tartaruga e a lebre e A formiga e a cigarra, recontados por diversos escritores ao longo dos séculos.
No Brasil, um dos autores que buscou essa referĂȘncia foi o dramaturgo Guilherme Figueiredo, irmĂŁo do ex-presidente JoĂŁo Figueiredo. A Raposa e as Uvas, de 1952, dirigida por Bibi Ferreira, Ă© uma das obras mais famosas de Guilherme. O autor tambĂ©m publicou o livro infantil FĂĄbulas de Esopo, em que reconta 67 histĂłrias do ex-escravo grego.
Seria a mensagem deixada em frente ao Google.cn uma citação de Esopo a partir de alguma recriação brasileira de Figueiredo?
DifĂcil achar exatamente onde. A frase, se traduzida do portuguĂȘs para o chinĂȘs e de volta, pode estar com a construção alterada. O original, se existe, seria algo parecido, mas nĂŁo exato.
VocĂȘ conhece a citação? Conhece alguĂ©m que mora na China e gosta de Esopo?
Ou simplesmente conhece um brasileiro chamado Figueiredo que usa o apelido Esopo e escreveu a mensagem da própria cabeça?
Autor Do Bilhete, vocĂȘ estĂĄ aĂ?
Fonte: Bombou na Web (http://www.bombounaweb.com.br) - 14/01/10.
ORGANIZAĂĂO ACUSA BANCOS DE LUCRAREM COM DOAĂĂES
O jornal espanhol El PaĂs repercutiu denĂșncia feita por uma organização de consumidores que afirmava que a cada 20 euros depositados para a Cruz Vermelha ou MĂ©dicos Sem Fronteiras, 5 euros podem nĂŁo sair do paĂs por causa das taxas abusivas dos bancos. A organização acusa as instituiçÔes de lucrarem com as doaçÔes, apesar da assinatura, pela Associação Espanhola de Bancos, de acordo para garantir que as contas consideradas "solidĂĄrias" nĂŁo recebam nenhum tipo de cobrança.
Fonte: Primeira Chamada - 20/01/10.
POLITICAMENTE INCORRETO
Do nosso guia politicamente incorreto, mas genial:
"A Academia Brasileira de Letras se compÔe de 39 membros e um morto rotativo" (de MillÎr Fernandes).
"Brasil? Fraude explica" (de Carlito Maia).
"Pior que o fim do mundo, para mim, Ă© o fim do mĂȘs", de Zeca Baleiro.
"Quem se mata de trabalhar merece mesmo morrer", de MillĂŽr Fernandes.
"Acho o Brasil infecto. NĂŁo tem atmosfera mental; nĂŁo tem literatura; nĂŁo tem arte; tem apenas uns polĂticos muito vagabundos", de Carlos Drummond de Andrade.
"Como se algum polĂtico, com exceção de meia dĂșzia de trĂȘs ou quatro, representasse alguĂ©m, a nĂŁo ser a si mesmo, a famĂlia e aderentes", de JoĂŁo Ubaldo Ribeiro.
"Democracia Ă© quando eu mando em vocĂȘ. Ditadura Ă© quando vocĂȘ manda em mim", de MillĂŽr Fernandes.
Paulo Navarro (http://www.pnc.com.br/) - Fonte: O Tempo - 17-18-19-20/01/10.
E NĂIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR Ă UMANO!
Se vocĂȘ vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php