O DESAFIO
25/06/2009 -
MARILENE CAROLINA
PROGRAMA VULTURE
English:
http://www.foxnews.com/story/0,2933,522211,00.html
Aurora Flight Sciences - http://www.aurora.aero/
O projeto da aeronave, que não tem tripulante, foi apresentado em um concurso lançado pelo Pentågono
A Darpa, instituição de pesquisa avançada ligada ao PentĂĄgono, desafiou a indĂșstria aĂ©rea a desenvolver um aviĂŁo de vigilĂąncia e comunicação que pudesse voar sem parar por cinco anos movido a uma energia limpa, a solar. Ă um desafio e tanto: o recorde atual de vĂŽo inimterrupto Ă© do Voyager que, em 1986, voou percorreu quase 25 milhas, durante nove dias, sem reabastecer.
O primeiro projeto inscrito na competição, batizada de Vulture, foi o Odysseus, da Aurora Flight Sciences. Se vencer seus rivais, gigantes do setor, como a Boeing e a Lockhee, a empresa vai poder tornar real o projeto. O super-aviĂŁo Ă© gigante â tem 150 metros de largura, mais do que o dobro do Antonov, maior aviĂŁo existente no mundo â e vai poder voar com uma velocidade de 225 quilĂŽmetros por hora, a 21 mil metros de altitude. O tamanho Ă© o segredo para se manter mais tempo no ar: a superfĂcie do Odysseus Ă© coberta de painĂ©is solares, que vĂŁo garantir energia para manter o voo. Apesar de ser grande, o Odysseus Ă© leve: deve pesar pouco mais de 3 toneladas, quase uma tonelada a menos do que o Voyager.
Segundo o projeto, o super aviĂŁo decola dividido em trĂȘs partes, para se juntar jĂĄ no cĂ©u, possivelmente usando a mesma tecnologia que a Nasa utiliza para conectar os mĂłdulos de suas naves. As partes podem formar Ăąngulos diferentes para aproveitar ao mĂĄximo a luminosidade solar. A Aurora ainda estĂĄ pesquisando os melhores meios de armazenar a energia para manter o aviĂŁo no ar, mas pode usar uma sĂ©rie de baterias dispostas por toda a estrutura da aeronave.
O Odysseus que, a olho nu, deve ficar parecido com uma estrela, pode ser usado para fins militares, como a vigilùncia de åreas de fronteira. Segundo a empresa, porém, a aeronave também pode ter fins civis, como monitorar a formação de tempestades, as mudanças climåticas e a camada de ozÎnio.
Fonte: Ăpoca (http://www.epoca.com.br) - 24/06/09.
Aurora Flight Sciences - http://www.aurora.aero/
PREONLINE - O MAIS MODERNO SITE DE CONCURSOS
O site http://www.preonline.com.br/ Ă© o mais moderno e eficaz do paĂs para auxiliar concursandos de todos os nĂveis, com notĂcias atualizadas, exercĂcios comentados, Ăntegra de editais publicados e simulados.
Fonte: O Tempo.
PAPEL DE PAREDE â VISĂES DA TERRA â CHINA
Os lugares vazios na prateleira da cozinha de uma fĂĄbrica de eletrĂŽnicos indicam as demissĂ”es que levaram trabalhadores da China a voltar para as ĂĄreas rurais. Os preços caĂram com a recessĂŁo mundial, mas especialistas dizem que a crise dos alimentos estĂĄ longe do fim.
Foto de John Stanmeyer: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/edicao111-junho-2009-474037.shtml?foto=5p
Fonte: National Geographic Brasil - Junho 2009.
CIĂNCIAS - TETA BOA
Nascida em 2008, na Universidade Estadual do CearĂĄ, a primeira cabra transgĂȘnica da AmĂ©rica Latina teve seu leite testado. Nele havia a proteĂna humana G-CSF (70 microgramas por mililitro). Fato inĂ©dito. Radiantes, os cientistas tentarĂŁo obter mais verbas para a pesquisa destinada Ă produção de remĂ©dio nacional para trato de imunodeficiĂȘncias nas pessoas. AtĂ© lĂĄ, Camilla - por meios naturais - estĂĄ liberada para aumentar a prole transgĂȘnica.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto à - Edição 2067.
Universidade Estadual do CearĂĄ - http://www.uece.br/
ALMA COMO GARANTIA
Ă duro de acreditar, mas uma empresa de finanças chamada Kontora, na LetĂŽnia (paĂs do leste europeu) diz estar fazendo emprĂ©stimos tendo apenas a alma dos clientes como garantia. NĂŁo precisa ter o nome limpo, nĂŁo precisa comprovar renda⊠nadinha. SĂł precisa assinar um documento dizendo que, caso nĂŁo honre a dĂvida, sua alma serĂĄ para sempre deles. Os emprĂ©stimos tĂȘm juros de 1% ao dia e o prazo para quitação Ă© de trĂȘs meses. Os valores variam entre US$ 100 e US$ 1.000. Se vocĂȘ nĂŁo pagar, pode renegociar a dĂvida para ter a alma de volta.
Na reportagem do Russian Today sobre o assunto, um representante da empresa defende a transação. âNegĂłcios sĂŁo negĂłcios. NĂłs damos dinheiro vivo para as pessoas. Se elas dĂŁo valor a suas almas, pagarĂŁo o emprĂ©stimo com certeza. Acho a troca justa. Todos podem decidir o que Ă© mais importanteâ, afirma. Eles ouvem tambĂ©m o padre da igreja ortodoxa Holy Trinity. âĂ uma troca perigosa. Como vocĂȘ pode vender sua alma? Ă imortal! Se uma pessoa entrega sua alma estĂĄ renunciando a Deus, e nĂŁo terĂĄ vida eternaâ, diz o padre.
Rafael Pereira - Fonte: Bombou na web (http://www.bombounaweb.com.br) - 23/06/09.
A reportagem do Russian Today -
http://www.russiatoday.com/Art_and_Fun/2009-06-19/Got_soul_Here_s_your_money_.html
CIĂNCIA & TECNOLOGIA â ONDE PALEONTOLOGIA E ARTE SE FUNDEM
Se vocĂȘ estiver em um museu e se vir diante de um Homo habilis, Australopithecus afarensis ou Paranthropus boisei, Ă© possĂvel que esteja olhando para um trabalho de Viktor Deak.
Deak, 32, Ă© um dos maiores paleoartistas do mundo. Muitas das imagens de hominĂdeos expostas na nova Sala das Origens Humanas no Museu Americano de HistĂłria Natural, em Nova York, sĂŁo dele, assim como as imagens vistas no livro "The Last Human" (O Ășltimo humano). Nos dois casos, ele criou as imagens em colaboração com Gary Sawyer, antropĂłlogo do museu.
Boa parte da obra de Deak pode ser vista em seu site na internet, www.anatomicalorigins.com. Seu mural de 24 metros de comprimento mostrando seis milhĂ”es de anos de histĂłria dos proto-humanos, cujos pedaços Ăłsseos foram encontrados no nordeste da Ăfrica, chegou a Manhattan neste mĂȘs como parte da exposição "O Legado de Lucy".
A atração central da exposição é o esqueleto fossilizado de Lucy. Com 3 milhÔes de anos de idade e pouco mais de um metro de altura, vindo da Etiópia, o fóssil foi nomeado em homenagem à canção "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles, que estava tocando no acampamento quando ele foi encontrado, em 1974.
Mas o mural criado por Deak, uma imensa colagem produzida com a ajuda do Photoshop, Ă© mais divertido de se olhar do que os ossos. O pano de fundo emprega milhares das fotos feitas por Deak de vegetação, rochas, vales e promontĂłrios das voçorocas do Dakota do Sul, da selva porto-riquenha e das pradarias do Wyoming, EUA. Apenas uma parte pequena foi de fato fotografada na Ăfrica -uma foto feita pela mĂŁe de um amigo de Deak durante um safĂĄri africano, mostrando ĂĄrvores espinhosas distantes. Mas Ă© claro que a EtiĂłpia de hoje nĂŁo tem mais as florestas e savanas verdejantes da EtiĂłpia de 3 milhĂ”es de anos atrĂĄs, de modo que Deak foi obrigado a improvisar.
Sua paisagem Ă© repleta de homens-macacos criados a partir de fotos das cabeças esculpidas por Deak, Ă s quais foram sobrepostas fotos de pĂȘlos de chimpanzĂ©s, cada uma colocada sobre o corpo de um humano -geralmente o prĂłprio Deak, sua mulher ou amigos dele- em pose primitiva, e entĂŁo ajustada para ter braços mais longos, nĂĄdegas salientes ou qualquer outra caracterĂstica apropriada.
Perguntado sobre como começou a fazer paleoarte, ele responde: "Fui um garoto estranho". Uma de suas primeiras esculturas foi criada num churrasco familiar: um esqueleto humano feito de ossos de frango.
Durante seus estudos na Escola de Artes Visuais de Nova York, estava desenhando no museu de histĂłria natural quando um profissional do museu viu seu trabalho e o apresentou a Gary Sawyer.
"Percebi que ele era capaz de pensar tridimensional, abstrata e simbolicamente", disse Sawyer, a quem Deak se refere como sua "mĂŁe espiritual", em entrevista telefĂŽnica. "Era com esse tipo de estudante que eu queria trabalhar."
Instado por Sawyer, Deak foi à Escola Médica Downstate, da Universidade Estadual de Nova York, para dissecar cadåveres. "Me recordo que ele me chamou uma vez, com as mãos cheias de matéria orgùnica, e disse 'isto é fantåstico!'", comentou Sawyer.
VocĂȘ nĂŁo gostaria de ficar sozinho Ă noite no apartamento de Deak. Suas estantes sĂŁo repletas de crĂąnios, alguns apenas parcialmente descarnados. Mesmo sua pequena mĂĄquina de fazer macarrĂŁo Ă© assustadora. Ele a utiliza para moldar argila vermelha na espessura correta para recriar mĂșsculos faciais.
Deak, como artista, diz ter pouca paciĂȘncia com a arte contemporĂąnea. Ă que ele desaprova de quase tudo dos Ășltimos 100 mil anos -todo o cĂąnone do Homo sapiens. Afinal, diz Deak, nĂŁo apenas nossos ancestrais imediatos exterminaram muitos dos grandes mamĂferos, como provavelmente mataram e comeram alguns de seus objetos de arte favoritos, incluindo o Homo neanderthalensis, o Homo erectus e o Homo floresiensis.
Por Donald G. McNeil Jr. â Fonte: Folha de S.Paulo - 22/06/09.
Viktor Deak â http://www.naturalhistorymag.com/Index_exhib.html
Museu Americano de HistĂłria Natural â http://www.amnh.org/
Escola de Artes Visuais de Nova York â http://www.schoolofvisualarts.edu/index.jsp
Escola MĂ©dica Downstate - http://www.downstate.edu/
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php