CRIATIVIDADE NO MARKETING
07/05/2010 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (HARD ROCK CAFE)
MĂŁe Ă© MĂŁe... Filho Ă© Filho... Propaganda do Hard Rock Cafe de Oslo.
(Colaboração: Jenny Squaiella - SP)
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. . (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
O Mundo Perfeito
*por Tom Coelho
"Busque a alta qualidade, não a perfeição." (H. Jackson Brown Jr.)
VocĂȘ Ă© encarregado de preparar um determinado projeto. Em verdade, vocĂȘ mesmo candidatou-se a esta tarefa, pois conhece o assunto como poucos e estĂĄ certo de que poderĂĄ contribuir com sua equipe. Assim, bastariam algumas horas de transpiração diante da tela do computador para produzir uma primeira versĂŁo do documento que seria apresentada aos seus pares propiciando debates e a elaboração de uma versĂŁo posterior, mais densa e melhor estruturada.
Todavia, seu nĂvel pessoal de exigĂȘncia impede-o de redigir uma proposta sem antes promover todo um trabalho de pesquisa para embasar sua tese. Mas pesquisa demanda tempo e o tempo Ă© a matĂ©ria-prima mais escassa do mundo moderno. Passa-se uma semana, duas, um mĂȘs. O projeto nĂŁo sai de seu pensamento e nĂŁo vai para o papel. VocĂȘ se angustia, perde o prazo e a credibilidade com seus colegas. E consigo mesmo.
O exemplo acima pode representar um projeto profissional. Pode tambĂ©m ilustrar um trabalho acadĂȘmico ou mesmo uma ação filantrĂłpica. O fato Ă© que em qualquer um dos casos o desejo de fazer o Ăłtimo dilacerou a possibilidade de fazer o bom. E, no final das contas, nada foi concretizado, o que significa um resultado pĂ©ssimo.
Convido vocĂȘ a fazer igual analogia com outros sonhos que jĂĄ visitaram suas noites em vigĂlia. Livros que nĂŁo foram escritos, mĂșsicas que nĂŁo foram compostas, poesias que nĂŁo foram declamadas. Uma intervenção necessĂĄria durante uma reuniĂŁo que foi contida por falta de ousadia. Uma declaração de amor reprimida porque vocĂȘ ainda nĂŁo se sentia preparado.
Temos o mau hĂĄbito de esperar pelo mundo perfeito para tomar decisĂ”es. Ă como se decidĂssemos cruzar a pĂ© uma movimentada auto-estrada apenas quando todos os veĂculos parassem para permitir nossa passagem, sem a existĂȘncia de qualquer sinalização que os obrigasse a tal ação.
Enquanto buscamos e ansiamos por este mundo perfeito, outras pessoas fazem o que Ă© possĂvel, com os recursos de que dispĂ”em, dentro do tempo que lhes Ă© concedido. E nĂŁo raro acabam sendo bem-sucedidas. EntĂŁo, ao observarmos o conteĂșdo de suas produçÔes, colocamo-nos imediatamente a criticĂĄ-las, certos de que poderĂamos ter alcançado um resultado muito mais satisfatĂłrio. NĂłs pensamos; elas agiram.
Observe como muito pode ser feito usando de pouco tempo e de muita simplicidade. Muitas vezes basta um telefonema de alguns minutos para dirimir uma dĂșvida, prestar um esclarecimento, obter uma dilação de prazo. De igual maneira, um e-mail redigido em uma fração de segundos pode aquietar o espĂrito de seu interlocutor e sepultar o risco de um desentendimento. Agradecimentos, por sua vez, devem ser prestados o quanto antes, ou tornam-se inĂłcuos e desprovidos de sensibilidade.
Um livro pode ser escrito de uma sĂł sentada ou capĂtulo a capĂtulo, dia apĂłs dia. Uma mĂșsica pode ser composta num guardanapo de papel na mesa de um bar ou nas bordas de uma folha de jornal que repousa em seu colo dentro de um ĂŽnibus. Um poema pode ser oferecido em meio a um jantar ou dentro de um elevador que se desloca do terceiro piso para o subsolo.
O tempo certo para agir Ă© agora. NĂŁo de qualquer jeito, nĂŁo com mediocridade, mas com o mĂĄximo empenho possĂvel. AmanhĂŁ, como diriam os espanhĂłis, Ă© sempre o dia mais ocupado da semana.
29/05/2008 - Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 paĂses. Ă autor de âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
VOCĂ jĂĄ sorriu hoje?
Por Adm. Marizete Furbino
âA Paz começa com um sorriso. Sorria pelo menos cinco vezes ao dia para as pessoas a quem vocĂȘ normalmente nĂŁo daria um sorriso. Faça isso pela paz. Irradiemos a paz de Deus e tornemo-nos o reflexo de sua luz para extinguir no mundo e no coração dos homens toda espĂ©cie de Ăłdio e o amor pelo poder. Sorria junto com os outros, embora isso nem sempre seja fĂĄcilâ. (Madre Tereza de CalcutĂĄ)
Partindo-se desta premissa, um sorriso vale ouro. O sorriso, além de massagear o ego, serve de bålsamo para a alma, aliviando o stress do dia-a-dia, sendo um remédio para quem estå doente, e o melhor, não custando absolutamente nada a quem o oferece, proporcionando um bem enorme tanto a quem o oferece quanto a quem o recebe.
Assim, experimente sorrir. Sorria para seus familiares, para seus amigos, colaboradores, para quem cruzar o seu caminho; enfim, sorria para a vida, e verĂĄ que esta passarĂĄ a ter um novo sabor, um sabor diferenciado no qual irĂĄ lhe proporcionar abertura de caminhos, amizades, harmonia no ambiente de trabalho, maior integração entre todos os envolvidos na empresa e, por consequĂȘncia, maior produtividade.
Com sĂłlido fundamento, podemos salientar que um sorriso possui inĂșmeros benefĂcios. Um sorriso, alĂ©m de deixar a pessoa muito mais bonita, Ă© capaz de nĂŁo somente aproximar pessoas, mas tambĂ©m de reduzir e combater o estresse, a depressĂŁo, ansiedade, angĂșstia, tristeza, desĂąnimo e dores, tanto de ordem fĂsica quanto de ordem emocional, minimizando o âpesoâ do dia-a-dia, melhorando o humor das pessoas e ainda Ă© capaz de realizar grandes mudanças de comportamento. Enfim, Ă© capaz de proporcionar acontecimentos mil, no qual chegamos a duvidar de quĂŁo valioso Ă© o seu poder.
Vale aqui ressaltar então que um sorriso possui um efeito espetacular, é momento de pura magia. Quem cultiva um sorriso nos låbios, além de proporcionar bem-estar a quem o recebe, proporciona um bem enorme à sua própria alma.
Neste diapasĂŁo lembramos que, no momento em que vocĂȘ sorri, vocĂȘ contrai e relaxa vĂĄrios mĂșsculos, o que faz com que seja aumentado em seu sangue o nĂvel de substĂąncias denominadas endorfinas, entre as quais a serotonina, que lhe proporcionarĂŁo uma sensação de prazer, felicidade e bem-estar, elevando de certa forma a sua auto-estima, contribuindo desta maneira a estimular os profissionais a atuarem na profissĂŁo com maior gosto e afinco.
Com efeito, sabemos que na vida a cada ação temos uma reação, que comportamento gera comportamento; sendo assim, fica fĂĄcil perceber que um sorriso, alĂ©m de gerar simpatia, prazer, otimismo, entusiasmo, bem-estar e positividade, cria uma atmosfera capaz de contagiar a todos ao seu redor, contribuindo entĂŁo para uma maior desinibição, entrega, integração e uniĂŁo de todos, levando os profissionais a somarem nĂŁo somente atitudes, mas tambĂ©m conhecimentos, habilidades e talentos, alĂ©m de contribuir significativamente no que tange ao aumento da autoestima e da autoconfiança, que sĂŁo dois pilares imprescindĂveis para o alcance do sucesso.
Em adição, torna-se importante perceber que, com um sorriso nos lĂĄbios regularmente, estaremos sempre de bom humor, com a autoestima elevada e sempre autoconfiantes. Essa atitude leva o profissional a acreditar em si mesmo, se doando e se entregando de âcorpo e almaâ ao que se propĂ”e a fazer, alcançando desta forma, nĂŁo somente a simpatia dos demais, mas alcançando a eficiĂȘncia e eficĂĄcia em suas açÔes, corroborando para que a empresa na qual exerça as suas funçÔes cresça, cresça e cresça.
EntĂŁo, incorporar e cultivar o bom humor na vida deve ser o dever de todos, pois sĂł temos a ganhar quando adotamos esta filosofia para nossa vida.
Neste contexto, a raiva, a tristeza, a melancolia, a ansiedade, a ira e a negatividade devem ser combatidas, pois, alĂ©m de nĂŁo resolverem problema algum, possuem o poder de encobrir a mente da pessoa, nĂŁo a deixando pensar e raciocinar de forma inteligente. Ainda, sentimentos negativos, quando em excesso, liberam duas substĂąncias denominadas estradiol e adrenalina, substĂąncias essas que funcionam como âervas daninhasâ na sua saĂșde, uma vez que causam o enfraquecimento de seu metabolismo, servindo de porta de entrada para as doenças.
Desta forma a raiva, a tristeza, a ira, a angĂșstia, a melancolia, sĂŁo tĂŁo terrĂveis que provocam rugas nĂŁo somente em seu rosto, mas possui a capacidade de provocar rugas em sua alma, o que Ă© muito pior.
Enfim, torna-se de fundamental importĂąncia lembrar que vocĂȘ Ă© quem comanda a sua vida; portanto, vocĂȘ Ă© quem decide como caminhar. ObstĂĄculos existem e sempre existirĂŁo. Se eles irĂŁo servir para vocĂȘ submergir ou emergir, quem decide Ă© vocĂȘ prĂłprio. VocĂȘ Ă© quem deve ser o grande lĂder de sua vida. Analise cada situação friamente, sem ofender e nem magoar os demais que se encontram Ă sua volta. Seja um ser humano maduro e equilibrado emocionalmente, pois as emoçÔes tĂȘm o poder de influenciar de forma negativa e/ou positiva sobre a sua saĂșde mental e fĂsica. Finalmente, em uma Ășnica frase: GOVERNE AS RĂDEAS DO SEU DESTINO!
22/11/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. à Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitåria no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
CURRĂCULO
O propĂłsito de um currĂculo Ă© mostrar as diversas atividades profissionais exercidas atravĂ©s dos anos, e nĂŁo explicar a falta delas. Do ponto de vista de quem avalia o currĂculo, hĂĄ frases que sĂł geram dĂșvidas (por exemplo, âfiquei trĂȘs meses afastado por motivos mĂ©dicosâ), hĂĄ situaçÔes compreensĂveis, como o desemprego puro e simples ou uma pausa para estudar para um concurso pĂșblico, e hĂĄ razĂ”es que podem ser francamente assustadoras para um futuro empregador, como um afastamento para tratamento psiquiĂĄtrico. O mais recomendĂĄvel Ă© deixar esses perĂodos de inatividade em branco e esclarecer os motivos depois, em uma entrevista pessoal. PoderĂĄ nĂŁo ser fĂĄcil, dependendo da situação, mas serĂĄ mais plausĂvel que tentar criar uma frase capaz de transformar uma verdade inconveniente em uma experiĂȘncia Ăștil.
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - Edição 613.
PROFESSORA PASQUALINA
LITERATURA - BENJAMIN MOSER CONFIRMA PRESENĂA NA FLIP
O americano Benjamin Moser e o antropĂłlogo brasileiro Hermano Vianna sĂŁo os mais novos nomes confirmados para a Festa LiterĂĄria Internacional de Paraty, que acontece de 4 a 8 de agosto. Moser escreveu "Clarice", primeira biografia em inglĂȘs de Clarice Lispector, e Ă© tradutor dos romances de Luiz Alfredo Garcia-Roza. JĂĄ Vianna participarĂĄ de uma homenagem ao sociĂłlogo Gilberto Freyre.
Fonte: Folha de S.Paulo - 04/05/10.
FLIP - http://www.flip.org.br/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php