ROBOMANIA LITERĂRIA
19/06/2009 -
EU DIGITAL
ROBOT APT BOOKSCAN 2400RA
English/Video:
http://www.kirtas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=40
http://www.kirtas.com/
Um leitor incansåvel. Um robÎ vai digitalizar, até 2012, 100 mil livros da coleção de José Mindlin e da Universidade de São Paulo.
Em meio aos quase 100 mil tĂtulos da biblioteca do empresĂĄrio e colecionador JosĂ© Mindlin estĂĄ um trabalhador acuado. Envolvido pela maior coleção particular do PaĂs, segura cuidadosamente um livro. LĂȘ, escaneia e vira pĂĄgina por pĂĄgina, com delicadeza e rapidez. HĂĄ quase dois meses repete incansavelmente a rotina. Por suas mĂŁos jĂĄ passaram exemplares raros, originais de Machado de Assis, JosĂ© de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo. SermĂ”es do Padre AntĂŽnio Vieira ou gravuras de Jean-Baptiste Debret. EdiçÔes rarĂssimas, todas fora de catĂĄlogo ou praticamente inĂ©ditas no PaĂs, reunidas por JosĂ© Mindlin desde os 13 anos de idade.
Tamanho cuidado e precisĂŁo sĂŁo necessĂĄrios. O trabalho delicado Ă© o passo inicial para a realização do projeto de digitalização da Biblioteca Brasiliana Guita e JosĂ© Mindlin, acervo de quase 17 mil tĂtulos que pertencia ao bibliĂłfilo e foi doado Ă Universidade de SĂŁo Paulo em 2006. Esta pequena, porĂ©m suntuosa, parte de seus livros, antes restrita, ganha lugar na internet a partir da semana que vem. O trabalhador citado anteriormente, responsĂĄvel pela transferĂȘncia das obras para o computador, Ă© um robĂŽ de Nova York.
Inédito na América Latina, o Kirtas APT 2.400 BookScan custa cerca de 220 mil dólares e foi uma aposta da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), que doou o equipamento à universidade e trabalha em parceria com ela. Especializado em digitalização de livros encadernados, o scanner robotizado é capaz de ler 2.400 påginas por hora. Um livro de 300 påginas, por exemplo, pode ser transferido para um computador em meros oito minutos.
Uma vez digitalizado, o conteĂșdo do livro Ă© acessado pela equipe de pesquisadores e operadores da USP por meio de soft-wares livres e customizados. O grupo organiza o material para disponibilização on-line em uma pĂĄgina com acesso irrestrito. Assim, mapas, manuscritos, gravuras e textos antigos passam a ser propriedade nĂŁo sĂł da universidade, mas de quem quiser, gratuitamente, em casa, imprimir, copiar ou consultar os arquivos. Selecionar, recortar e buscar palavras em textos, da maneira que lhe for apropriada. Sem pagamentos ou senhas, o acesso a obras de domĂnio pĂșblico que, normalmente, pouco sĂŁo tocadas nas prateleiras das bibliotecas tradicionais, torna-se universal.
O projeto Ă© grandioso e pretende atingir nĂŁo sĂł a Brasiliana de Mindlin, mas outras bibliotecas da universidade, como as dos cursos de Direito e Filosofia. A fase atual Ă© de experimentação. A partir dessa semana, jĂĄ estĂĄ disponibilizada uma pequena amostra, cerca de 5 mil tĂtulos, do que poderĂĄ ser um dos maiores acervos on-line do mundo. O endereço digital (http://www.brasiliana.usp.br/) foi lançado durante o SeminĂĄrio Mindlin 2009, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho no Museu de Arte de SĂŁo Paulo. Entre os convidados esteve Beatriz Haspo, responsĂĄvel pela divisĂŁo de coleçÔes, acesso e emprĂ©stimo da exemplar e monumental Biblioteca do Congresso americano. Jean- Claude GuedĂłn, professor da Universidade de Montreal, no CanadĂĄ, falou sobre as polĂticas de digitalização, assunto no qual Ă© considerado uma autoridade.
Coordenada pelos historiadores e professores da USP IstvĂĄn JancsĂł e Pedro Puntoni, a Brasiliana Digital tem a ambição de se equiparar aos grandes acervos mundiais. âEsta revolução tecnolĂłgica, a digitalização robotizada, tem permitido um ganho de velocidade de processamento. A tĂ©cnica estĂĄ por trĂĄs dos grandes projetos internacionais, como o Google Booksâ, diz o professor Puntoni, citando o bem-sucedido modelo de acervo on-line gratuito pertencente ao maior site de buscas do mundo.
âA ideia do projeto Ă© tornar a vida do usuĂĄ-rio mais fĂĄcil. Esta versĂŁo Ă© um teste, mas queremos receber os comentĂĄrios e aperfeiçoĂĄ-la, deixĂĄ-la mais estĂĄvel. A inclusĂŁo digital nĂŁo pode servir sĂł para navegar no Orkutâ, afirma Puntoni, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e JosĂ© Mindlin. A fase piloto, que se estende atĂ© 2010, pretende disponibilizar cerca de 10 mil tĂtulos.
A importĂąncia do empreendimento vai alĂ©m da pesquisa. O conteĂșdo deve ser entendido como instrumento para fortalecer a educação nacional, jĂĄ que pode auxiliar na produção de material didĂĄtico para todos os nĂveis escolares. Serve ao nĂvel fundamental da mesma maneira que pode auxiliar as anĂĄlises avançadas na ĂĄrea de humanidades. âĂ um acervo em crescimento, estendido a todos os que tiverem interesse e conexĂŁoâ, diz o professor JancsĂł.
A consulta irrestrita via web a material bibliogrĂĄfico tĂŁo vasto ajuda, sobretudo, a manter duas funçÔes fundamentais de um acervo, o acesso da população ao conteĂșdo e a preservação histĂłrica. Ironicamente, essas funçÔes tendem a se chocar. Como permitir o manuseio de conteĂș-do tĂŁo raro e ao mesmo tempo conservĂĄ-lo em perfeitas condiçÔes? Muitas vezes, por se preocuparem mais com a segunda função, bibliotecas restringem o acesso a preciosidades. Um toque descuidado, um pedaço amassado ou um risco sobre o papel podem destruir peças de valor cultural e financeiro altĂssimo.
Assim como obras de arte, muitos livros conservados ao longo dos anos se transformam em objetos para ser vistos, nĂŁo tocados. A tecnologia, que reproduz o livro em fac-sĂmile virtual, anularĂĄ esse impedimento. âEm termos de solução tĂ©cnica, Ă© o que hĂĄ de mais moderno. Queremos chegar em 2012 com 100 mil objetos digitais de toda a universidadeâ, almeja o professor JancsĂł.
A casa de Mindlin Ă©, contudo, uma estada temporĂĄria para o equipamento. JĂĄ estĂĄ em fase de construção, dentro do campus da USP, o prĂ©dio que abrigarĂĄ a coleção, tambĂ©m de acesso irrestrito. O projeto, assinado pelo neto de Mindlin, Rodrigo Loeb, foi pensado para abrigar os 17 mil tĂtulos em trĂȘs grandes andares cir-culares. Destaque de protagonista Ă coleção. LaboratĂłrios e centros de pesquisa voltados Ă ĂĄrea de preservação tambĂ©m devem ser instalados ali. FormarĂŁo a nova moradia do trabalhador robĂŽ, que deixarĂĄ a biblioteca pessoal de Mindlin.
O bibliĂłfilo de 94 anos maravilhou-se com a tecnologia no centro de sua sala. âRealmente, nĂŁo tinha pensado que chegaria a esse pontoâ, diz. âO que estĂĄ sendo feito aqui Ă© sĂł o começo de um processo bastante longo e interessante. Mas duvido que, na idade em que estou, possa ver o projeto concluĂdo.â
Se plenamente concretizada, a Brasiliana Digital poderĂĄ ser modelo de uma futura estrutura nacional, que interligue instituiçÔes pĂșblicas e privadas. AlĂ©m de dar ao Brasil posição de destaque no meio, resgatarĂĄ aos brasileiros parte da histĂłria da literatura que pode nĂŁo estar esquecida, mas, por certo, muito longe da acessibilidade. Por Camila Alam - Fonte: Carta Capital - Edição 550.
Veja o vĂdeo:
http://www.kirtas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=40
http://www.kirtas.com/
José Mindlin - http://www.terra.com.br/istoe/biblioteca/brasileiro/empreendedor/emp14.htm
Biblioteca Brasiliana - http://www.brasiliana.usp.br/
Fapesp - http://www.fapesp.br/
Museu de Arte de SĂŁo Paulo - http://masp.uol.com.br/
Biblioteca do Congresso americano - http://www.loc.gov/index.html
Universidade de Montreal - http://www.umontreal.ca/
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, jå é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
A PIOR PROFISSĂO DO MUNDO
Confira o vĂdeo: http://www.casttv.com/video/2pt1m51/massagista-video.
(Colaboração: Waldeyr)
GAME BRASILEIRO
Taikodom, game on-line espacial produzido pela catarinense Hoplon, foi apresentado Ă imprensa estrangeira na E3, no estande da Gamefirst. O tĂtulo, disponĂvel no Brasil desde outubro (http://www.taikodom.com.br/), serĂĄ lançado nos Estados Unidos, no MĂ©xico e na Europa.
InformĂĄtica - ecos da E3 - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
OBAMA SEM CERIMĂNIA
O presidente americano, Barack Obama, dava entrevista Ă rede CNBC quando foi atrapalhado por uma mosca. Acertou o inseto com um tapa certeiro e ainda pediu que filmassem a mosca no chĂŁo.
Fonte: Folha de S.Paulo â 18/06/09.
Veja o vĂdeo:
http://www.cnbc.com/id/15840232/?video=1154919821&play=1
http://video.aol.de/video-detail/barack-obama-swats-fly-during-interview/3403642597
Qual Ă© o talento dele?
Exterminar quem o incomoda, com golpe rĂĄpido e certeiro, e ainda mostrar a vĂtima. Contra mosquitos, Obama Ă© o cara.
Com mais de 1 milhĂŁo de acessos, espalhou-se pela internet o vĂdeo (acima) em que o presidente Barack Obama interrompe uma entrevista no SalĂŁo Leste da Casa Branca assombrada por um mosquito insolente, espera o inseto pousar em seu braço, extermina-o com um golpe certeiro e, orgulho estampado no rosto, aponta o cadĂĄver para a cĂąmera. Com gestos como esse, super-Barack â excelente orador, ĂĄs do basquete, pai amoroso, marido exemplar â vai se aproximando, em popularidade, de certos caras com Ăndices de aprovação nas alturas (menos no modo de ver da organização prĂł-animais Peta, que atravĂ©s do porta-voz Bruce Friedrich criticou a "execução executiva do inseto" em termos elegantes: "Acreditamos que, em todas as circunstĂąncias possĂveis, as pessoas devem mostrar compaixĂŁo para com os animais"). O que o vĂdeo nĂŁo mostra Ă© que a Casa Branca da famĂlia Obama, neste começo de verĂŁo americano, encontra-se assolada por legiĂ”es de voadores inconvenientes, problema provavelmente herdado de administraçÔes anteriores. "Ele corre atrĂĄs deles no SalĂŁo Oval e os ataca com relatĂłrios", descreve Austan Goolsbee, membro do Conselho de Assessores EconĂŽmicos. Haveria uma parĂĄbola por trĂĄs disso tudo?
Lizia Bydlowski - Panorama - Fonte: VEja - Edição 2118.
FOX PĂE SĂRIES DE GRAĂA NA INTERNET
A Fox colocou no ar mais de 800 horas de programação para ser assistida de graça no site www.mundofox.com.br. O portal reĂșne sĂ©ries como "24 Horas", "9MM: SĂŁo Paulo" e "Uma FamĂlia da Pesada" e tambĂ©m programas do FX e do Nat Geo. Para alguns seriados (como "Mental"), sĂł hĂĄ clipes. O site nĂŁo serĂĄ atualizado com um episĂłdio logo apĂłs ele ser exibido na TV. Ă necessĂĄrio aguardar a liberação pelo canal, o que em alguns casos, como o de "24 Horas", leva cinco meses.
Fonte: Folha de S.Paulo â 18/06/09.
INTEL â JOGO ONLINE SOBRE TI
A Intel lança no Brasil a nova versão do simulador online IT Manager Game 3.0. Em formato de jogo 3D, o ITMG3 reproduz o dia a dia de um gerente de TI, exigindo que o jogador controle orçamentos e gastos em inovação, combata ataques virtuais e outros procedimentos para tornar a empresa virtual lucrativa e bem sucedida. O jogo é gratuito.
Plug@ do â Fonte: O Tempo - 16/06/09.
O jogo - http://itmanager3.intel.com/en-us/playerguide/default.aspx
JOGO âBEATLESâ
Veja o trailer de um dos lançamentos mais esperados do ano no mundo dos games, The Beatles: Rock Band, para Xbox 360. Em http://www.thebeatlesrockband.com/trailer.php.
InformĂĄtica - Eventos On-line â Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
JOGOS ONLINE - SUDOKU
Um simples e envolvente jogo de lĂłgica, mas que vai deixar vocĂȘ pedindo por misericĂłrdia!
Sudoku! Recheado de recursos Ășteis que o tornam divertido para todos, seja vocĂȘ um conhecedor ou novato! E, com certeza, vai ser seu prĂłximo quebra-cabeça favorito!
Objetivo do jogo: Nesse Sudoku, preencha a tabela de forma que cada fila, coluna e caixa 3x3 contenha TODOS os dĂgitos de 1-9 uma Ășnica vez.
Jogue: http://jogos.msn.com.br/lobby_sp.jsp?gid=134
SERIADO âUGLY BETTYâ
No Terra TV, Ă© possĂvel assistir a capĂtulos completos da primeira temporada da sĂ©rie cĂŽmica produzida pela atriz mexicana Salma Hayek. Em http://terratv.terra.com.br/.
InformĂĄtica - Eventos On-line â Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
MUSEU DO IRAQUE NA WEB
O Museu Nacional do Iraque, um dos mais importantes do mundo e alvo de saques durante a ofensiva de 2003 no paĂs, agora pode ser parcialmente visitado pela Internet, graças a um projeto realizado por pesquisadores italianos. Localizado em BagdĂĄ, o museu reĂșne relĂquias da antiga MesopotĂąmia e seu acervo de 6.000 anos Ă© tido como o quarto mais importante no mundo. O endereço Ă© http://www.virtualmuseumiraq.cnr.it/prehome.htm.
Lupa - Fonte: O Tempo - 14/06/09.
TV âURBANOâ
O site do programa, que aborda temas relacionados Ă tecnologia, tem cenas que nĂŁo foram ao ar na televisĂŁo. Em http://multishow.globo.com/Urbano/Videos/#widget=SintonizadorEditorial_0/aba=1.
InformĂĄtica - Eventos On-line â Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
SERVIĂO PERMITE ACOMPANHAR GASTO COM OBRAS
Quanto cada empresa que presta serviços Ă Prefeitura de SĂŁo Paulo recebeu neste ano? Quais contratos foram assinados pela administração nos Ășltimos anos?
InformaçÔes como essas estĂŁo disponĂveis desde ontem no portal De Olho nas Contas. SĂŁo todas informaçÔes pĂșblicas, mas o acesso a elas era difĂcil.
Logo na abertura do portal, Ă© possĂvel abrir a lista de todos os contratos assinados pela prefeitura desde 2007. Clicando em cada item, se tem acesso Ă s informaçÔes do contrato, como objeto, prazo e valor.
JĂĄ com o nĂșmero do CNPJ da empresa Ă© possĂvel saber quanto ela recebeu e os detalhes sobre o serviço prestado e as datas dos pagamentos.
Para citar um exemplo, agora Ă© possĂvel ao morador acompanhar a execução do contrato da obra de uma praça perto de sua casa. Sabendo o CNPJ da empresa responsĂĄvel pela obra, Ă© possĂvel verificar quanto ela jĂĄ recebeu do valor total, se esse valor Ă© compatĂvel com a obra realizada atĂ© o momento e qual Ă© o prazo para a obra terminar.
A prefeitura informou que, em algumas semanas, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) vai assinar um decreto que permitirå que os pagamentos aos fornecedores sejam feitos apenas cinco dias após a publicação no portal. O objetivo é que o morador possa acompanhar os pagamentos e, se for o caso, questionå-lo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/06/09.
Portal De Olho nas Contas - http://deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br/
TWITTANDO NO TRABALHO
No mundo da moda da internet, que jĂĄ teve sucessos como Orkut e fracassos como o Second Life, o Twitter Ă© a estrela da vez. A ferramenta virou febre. O site TwitterCounter registrava no fim de maio cerca de 2,6 milhĂ”es de contas ativas no mundo. A grande marca do Twitter Ă© o poder de oferecer diversas possibilidades de uso em uma mĂdia que, Ă primeira vista, Ă© extremamente limitada â vocĂȘ tem uma frase de 140 caracteres para transmitir sua ideia. Como a calça jeans, cada um usa o Twitter do jeito que quiser. Muita gente apenas responde Ă pergunta sugerida pelo site: âO que vocĂȘ estĂĄ fazendo?â. Desse uso, saem coisas esdrĂșxulas como âFui comprar pĂŁoâ ou âEstou no banheiroâ. Mas hĂĄ outras formas de tirar proveito do Twitter, entre elas a aplicação profissional. Ă deste tipo de uso que trata esta reportagem. No mundo lĂĄ fora, hĂĄ uma porção de gente usando a ferramenta para compartilhar conhecimento, comunicar ideias, fazer contatos profissionais, contratar pessoas, ficar mais sabido, atender clientes e vender produtos â de camisetas a apartamentos. âO Twitter e tecnologias afins tĂȘm valor porque ajudam as pessoas a trocar informação rapidamente e a melhorar o desempenho dos negĂłciosâ, diz Silvio Meira, ou slrm, como o cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) Ă© conhecido no Twitter. No site hĂĄ uma sĂ©rie de atividades que podem impulsionar sua carreira a partir de uma pequena frase. Veja, a seguir, por que twittar pode melhorar seu desempenho profissional.
Ferramenta de trabalho - 15 dicas para usar o Twitter profissionalmente e se destacar 1.Para começar, vocĂȘ terĂĄ de fazer uma escolha entre usar profissionalmente ou socialmente, como se fosse o Orkut. Se vocĂȘ pretende falar de trabalho, nĂŁo escreva bobagens. Uma sugestĂŁo da jornalista e blogueira Sam Shiraishi (samegui) Ă© criar um perfil profissional e sĂ©rio e outro para falar bobagens, de preferĂȘncia com pseudĂŽnimo.
2.VocĂȘ terĂĄ de definir uma estratĂ©gia para usar o Twitter. Uma coisa importante Ă© escolher quem vocĂȘ segue e como. Entre os twitteiros, hĂĄ um debate sobre essa questĂŁo. Alguns defendem que vocĂȘ siga todo mundo que te segue. Um dos defensores dessa visĂŁo Ă© o americano Guy Kawasaki (GuyKawasaki), que Ă© seguido por 119 000 pessoas e segue outras 120 000. Se seu objetivo Ă© networking, vĂĄ nessa. O publicitĂĄrio Carlos Henrique Vilela (chmkt), de 28 anos, gerente de marketing da agĂȘncia de turismo Multitur, de Belo Horizonte, Minas Gerais, segue mais de 10 000 pessoas e Ă© seguido por um nĂșmero semelhante. âJĂĄ consegui fazer contatos interessantesâ, diz Carlos. O problema desse jeito de usar: vocĂȘ terĂĄ muita dificuldade para acompanhar o que milhares de pessoas publicam.
3.VocĂȘ pode optar por seguir sĂł quem realmente interessa profissionalmente, nem que sejam apenas dez perfis. O professor Silvio Meira adota uma regra simples, em uma sĂł pergunta de 56 caracteres: âQuem sĂŁo as pessoas que agregam mais valor Ă minha vida?â. Isso quer dizer selecionar e restringir assuntos e pessoas. Ao fazer isso, vocĂȘ filtra quem realmente publica coisas relevantes para o seu trabalho. InformaçÔes que, ao ler, vocĂȘ sente que inspiram, motivam ou lançam um olhar diferente sobre o assunto.
4.Procure tambĂ©m focar um pouco os assuntos que vocĂȘ publica (ou twitta). Esse uso especializado ajuda a fazer de vocĂȘ uma referĂȘncia em determinado assunto, algo que pode ser positivo para sua carreira no mundo real. âEsse parece ser o uso mais bacanaâ, diz Edney Souza (interney), sĂłcio da PĂłlvora!, consultoria de comunicação em mĂdias digitais e dono do blog Inter- Ney, um dos mais populares do Brasil. Uma dica importante Ă© criar um perfil com um nome que complementa os assuntos que vocĂȘ cobre. Isso vai facilitar a associação entre o seu nome e o assunto.
5.Para ganhar destaque profissional na internet, o Twitter Ă© uma ferramenta fabulosa. O desafio Ă© ser uma fonte de conteĂșdo relevante para os outros twitteiros. Tente twittar e retwittar coisas interessantes. Conforme vocĂȘ Ă© citado, aparece mais vezes nos resultados de busca. âAcho interessante porque o Twitter dĂĄ relevĂąncia em buscas no Google a custo zeroâ, diz Romeo Busarello (busarello), de 43 anos, diretor de marketing da Tecnisa e professor da ESPM, de SĂŁo Paulo. Se vocĂȘ for relevante, as pessoas vĂŁo te seguir. Se vocĂȘ sĂł publicar chatice, seus seguidores vĂŁo embora.
6.Se vocĂȘ estĂĄ começando a publicar, fique antenado. No inĂcio, publique menos e leia mais. Sinta quem divulga as informaçÔes mais interessantes. âProcure seguir as fontes primĂĄrias, as fontes das pessoas que vocĂȘ segueâ, sugere Edney. Na hora de retwittar, dĂȘ crĂ©dito.
7.Tenha um blog como apoio e use o Twitter para encaminhar pessoas para sua pĂĄgina pessoal. Assim, vocĂȘ terĂĄ mais espaço para desenvolver suas opiniĂ”es, sem o limite de 140 caracteres. HĂĄ programas como o TwitThis (twitthis.com) que twittam automaticamente os tĂtulos dos posts do seu blog. Outra finalidade do Twitter Ă© gerar trĂĄfego. Muitas empresas jĂĄ entenderam esse mecanismo e usam o Twitter para levar pessoas a seus sites. A loja virtual Camiseteria.com (camiseteria) usa essa tĂ©cnica. No site, sĂŁo os consumidores que elegem as estampas das camisas que serĂŁo vendidas. Toda vez que hĂĄ uma nova eleição, FĂĄbio Seixas (fseixas), de 32 anos, sĂłcio da empresa que tem sede no Rio de Janeiro, mobiliza sua comunidade de seguidores no perfil da Camiseteria. Isso cria um ambiente de proximidade do consumidor com a marca.
8.VocĂȘ pode optar por um uso extremamente focado. Ă o que faz Luiz Fernando Oliveira (weg_ir), de 43 anos, gerente de relaçÔes com investidores (RI) da Weg, fabricante de mĂĄquinas e equipamentos com sede em JaraguĂĄ do Sul, Santa Catarina. Ele usa o Twitter como canal de atendimento aos investidores da empresa. âA estratĂ©gia Ă© complementar a comunicação convencional.â Oitenta pessoas seguem o RI da Weg. Parece pouco, mas as teleconferĂȘncias para divulgação de resultados sĂŁo acompanhadas por 60 pessoas em mĂ©dia. Por aĂ se vĂȘ o valor da ferramenta.
9.Se vocĂȘ lĂȘ textos em inglĂȘs ou em outro idioma, uma contribuição possĂvel Ă© âtropicalizarâ as informaçÔes, isto Ă©, complementar os links para perfis ou blogs do exterior com comentĂĄrios relacionados Ă realidade brasileira. Se vocĂȘ tem um blog, discuta vocĂȘ mesmo a aplicação do assunto na sua realidade.
10.FĂĄbio Seixas, da Camiseteria.com, tambĂ©m usa o Twitter para testar ideias. âSabe aquele estalo que vocĂȘ tem e depois esquece?â, diz. âAgora, eu publico os insights na web e aproveito para ver se tem alguĂ©m pensando no mesmo assunto.â Se tiver, diz FĂĄbio, o feedback Ă© quase instantĂąneo.
11.Nunca use o Twitter como um programa de mensagens instantĂąneas. Muita gente faz isso, tornando pĂșblicas conversas privadas. Se vocĂȘ faz isso, as pessoas vĂŁo achar vocĂȘ chato e parar de te seguir.
12.O Tweepz (www.tweepz.com) Ă© uma ferramenta para encontrar pessoas a partir da formação ou cargo dela. Em 26 de maio, por exemplo, o programa localizava 152 gerentes no Twitter. Outra ferramenta bacana Ă© o WeFollow (wefollow.com), que ajuda vocĂȘ a achar pessoas de acordo com o assunto que elas twittam. A palavra Brasil, por exemplo, dava 157 resultados em 26 de maio. Como quem avisa amigo Ă©, aqui vai um conselho: pense duas vezes antes de postar. NĂŁo fale mal de pessoas ou da empresa. As coisas se espalham rapidamente no Twitter. Quando vocĂȘ se dĂĄ conta, o dano jĂĄ foi feito. HĂĄ o caso famoso de um americano que perdeu uma vaga na Cisco por escrever no Twitter que teria um salĂĄrio bom, mas um trabalho chato.
13.TambĂ©m hĂĄ quem consiga contratar pelo Twitter. Na consultoria PĂłlvora!, Edney Souza contratou seis pessoas nos Ășltimos meses que foram recrutadas a partir de contatos no Twitter. Da Ășltima vez, recebeu mais de 40 currĂculos. âDesses, pelos menos oito eram de profissionais gabaritados para a vagaâ, diz Edney.
14.Lute pelo Twitter na sua empresa. Muitas companhias ainda nĂŁo sacaram o potencial da ferramenta e bloqueiam o uso corporativo, alegando que o Twitter representa um risco para os sistemas de TI ou que as mĂdias sociais prejudicam a produtividade. âO maior inimigo dessas ferramentas dentro das empresas Ă© o departamento de TIâ, diz Silvio Meira, do Cesar. Como profissional, sua missĂŁo Ă© mostrar as oportunidades que as mĂdias sociais trazem para o negĂłcio.
15.Quer um exemplo de como hĂĄ oportunidades de negĂłcio no Twitter? Veja o caso da Tecnisa. Para nĂŁo parecer fonte de spam e afugentar seguidores, em seis meses usando a ferramenta, a construtora nunca havia feito uma promoção. A estratĂ©gia sempre foi oferecer links para apresentaçÔes hospedadas no site da empresa. No mĂȘs passado, o gerente de mĂdias sociais, Roberto Loureiro, achou que estava na hora de tentar vender um apartamento pelo Twitter. A empresa ofereceu um vale-compra de 2 000 reais para o primeiro seguidor que comprasse um apartamento. Em uma semana, um imĂłvel de 500 000 reais foi vendido.
Murilo Ohl - Fonte: VocĂȘ S/A - Edição 132.
Twitter - http://www.twitterbrasil.org/
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php