PENSANDO EM FENĂMENOS IV
20/08/2009 -
PENSE!
FENĂMENOS POUCO CONHECIDOS IV
English:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/7574684.stm
Video: http://www.youtube.com/watch?v=1YPVtxffQcc
Nuvens Mammatus.
Aparentemente assustadoras, as nuvens Mammatus tambĂ©m sĂŁo mensageiras de tempestades e outros eventos meteorolĂłgicos extremos. Normalmente compostas de gelo, elas podem se estender por centenas de quilĂŽmetros em vĂĄrios sentidos e formaçÔes, permanecendo visĂveis e estĂĄticas entre 10 minutos e 1 hora. Embora pareçam portadoras de mĂĄs notĂcias, elas sĂŁo apenas mensageiras, aparecendo antes e/ou depois de uma grande mudança meteorolĂłgica..
(Colaboração: Tadeu - Curitiba)
VĂdeo: http://www.youtube.com/watch?v=1YPVtxffQcc
PORTAL CIĂNCIA & VIDA
Vale a pena conhecer o conteĂșdo deste endereço:
http://portalcienciaevida.uol.com.br/
Portal CiĂȘncia & Vida - Filosofia, HistĂłria, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.
(Colaboração: A.M.B.)
PARQUE DO IBIRAPUERA - 55 ANOS
Inaugurado em 21 de agosto de 1954, o Ibirapuera foi criado pelo entĂŁo governador Lucas Nogueira Garcez como marco das comemoraçÔes do quarto centenĂĄrio da capital. O projeto arquitetĂŽnico foi assinado por Oscar Niemeyer, e o paisagĂstico, por Roberto Burle Marx.
Com 1,5 milhão de metros quadrados, o parque se tornou uma das åreas mais emblemåticas da cidade, com atraçÔes como o Museu de Arte Moderna, a Fundação Bienal e o Planetårio Professor Aristóteles.
Fonte: Folha de S.Paulo - 22/08/09.
Detalhes:
http://www.parquedoibirapuera.com/historia.php
http://www.parquedoibirapuera.com/
ELEGĂNCIA
Existe uma coisa difĂcil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegĂąncia do comportamento.
à um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
à a elegùncia que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta
nas situaçÔes mais prosaicas, quando não hå festa alguma nem fotógrafos por perto.
Ă uma elegĂąncia desobrigada.
Ă possĂvel detectĂĄ-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
Ă possĂvel detectĂĄ-la nas pessoas que nĂŁo usam um tom superior de voz ao se
dirigir a frentistas.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque nĂŁo sentem prazer
em humilhar os outros.
Ă possĂvel detectĂĄ-la em pessoas pontuais.
Elegante Ă© quem demonstra interesse por assuntos que desconhece.
Ă quem presenteia fora das datas festivas.
Ă quem cumpre o que promete.
E, ao receber uma ligação, não recomenda à secretåria que pergunte antes quem estå falando, e só depois manda dizer se estå ou não estå.
Oferecer flores Ă© sempre elegante.
à elegante não ficar espaçoso demais.
Ă elegante vocĂȘ fazer algo por alguĂ©m, e este alguĂ©m jamais saber o que vocĂȘ teve que se arrebentar para o fazer...
Ă elegante nĂŁo mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.
Ă muito elegante nĂŁo falar de dinheiro em bate-papos informais.
Ă elegante retribuir carinho e solidariedade.
Ă elegante o silĂȘncio, diante de uma rejeição...
Sobrenome, jĂłias e nariz empinado nĂŁo substituem a elegĂąncia do gesto.
Não hå livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
Ă elegante a gentileza...atitudes gentis falam mais que mil imagens...
Abrir a porta para alguém...é muito elegante.
Dar o lugar para alguém sentar...é muito elegante.
Sorrir, sempre Ă© muito elegante e faz um bem danado para a alma...
Oferecer ajuda...
Ă© muito elegante.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitå-la é improdutivo.
Olhar nos olhos ao conversar, Ă© essencialmente elegante.
A saĂda Ă© desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: Ă© sĂł pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo nĂŁo tem que ter estas frescuras".
Se os amigos nĂŁo merecem uma certa cordialidade, os inimigos Ă© que nĂŁo irĂŁo desfrutĂĄ-la.
Educação enferruja por falta de uso.
E, detalhe: nĂŁo Ă© frescura.
Toulouse Lautrec.
Cortesia do Jornal dos Amigos
http://www.jornaldosamigos.com.br/
(Colaboração: A.M.B.)
ARRUME TEMPO...
Arrume tempo para ser feliz...
Ă fundamental que vocĂȘ nĂŁo sĂł repare nas flores, mas tenha tempo para cheirar e apreciar suas cores.
e principalmente, disponha de tempo para oferecĂȘ-las a alguĂ©m.
Arrume tempo para ter paz.
Ă fundamental que vocĂȘ ouça uma boa mĂșsica, mas Ă© mais importante ainda, deixar que a mĂșsica limpe a sua alma.
Arrume tempo para uma viagem.
Pode ser uma viagem curta, ou longa, tudo depende de sua disposição, tempo e dinheiro.
Mas o mais importante é ter tempo para ler um livro e viajar com os personagens, onde a emoção puder te levar.
Arrume tempo para organizar-se.
Sonhos parados são como ågua estagnada, criam bichos e doenças.
à fundamental ter tempo para organizar as suas coisas, mas é fundamental ter um tempo para organizar as suas idéias, seus desejos e reciclar os sonhos.
Arrume tempo para a famĂlia.
Ă fundamental criar filhos, namorar (sempre. em qualquer idade), bater papo com os pais, com os irmĂŁos, com os amigos mais prĂłximos.
Mas Ă© muito importante que vocĂȘ nĂŁo guarde mĂĄgoas, por isso, a conversa ainda Ă© a melhor resposta contra as dĂșvidas, dores e separaçÔes.
Arrume tempo para DEUS.
Ă fundamental contar com Deus.
Seja qual for a sua crença, seja qual for a sua religiĂŁo, sem Deus Ă© impossĂvel ser plenamente feliz.
Quanto tempo da sua vida Ă© dedicado a Ele?
Arrume tempo para o amor.
Ame-se!
Ame muito.
Quantas de suas decisÔes tem a opinião de Deus?
Não se importe com as dores e decepçÔes do amor. Mais infeliz é aquele que ainda não viveu um grande amor.
E todo amor Ă© grande quando vocĂȘ o torna importante.
APROVEITE O TEMPO PARA SER FELIZ!
Estilo de Vida â Fonte: http://www.brazilmodal.com.br/
ESQUECIMENTO
O maior sofrimento na vida nĂŁo Ă© morrer, mas ser ignorado...
Perder a pessoa amada porque para ela vocĂȘ nĂŁo importava muito...
Ter alguém muito querido organizando uma festa... E ninguém lhe falar nada a respeito...
Quando a pessoa favorita para vocĂȘ nessa Terra lhe esquece no Natal...
Conhecer pessoas para as quais vocĂȘ nĂŁo tem nenhuma importĂąncia...
O sofrimento maior Ă© ser esquecido...
Ser deixado de lado no sucesso de quem vocĂȘ gosta tanto...
NĂŁo receber telefonemas dos amigos nem para um simples olĂĄ...
Compartindo seus mais Ăntimos sentimentos vocĂȘ recebe risadas de volta...
Todos estĂŁo muito ocupados quando vocĂȘ precisa tanto levantar o astral...
O Ășnico que se preocupa com vocĂȘ Ă© vocĂȘ mesmo...
Cada um de nĂłs tem um papel muito importante no espetĂĄculo da vida!
Cada um de nĂłs tem um dever importante com a Humanidade:
DIZER A SEUS AMIGOS QUE LHES AMA!!!
Se nĂŁo se preocupa com seus amigos, nĂŁo serĂĄ castigado...
Simplesmente serĂĄ esquecido, ignorado...
Assim como faz com os outros.
Esse texto foi escrito por um jovem que se suicidou hĂĄ alguns anos.
Por favor, mostre-o a alguĂ©m que vocĂȘ gosta muito.
Toma um pouco do seu tempo para sorrir, dar um abraço, escrever algo, ou simplesmente dizer para alguém:
âVocĂȘ Ă© importante para mim !!!â.
(Colaboração: A.M.B.)
CIDADES INTELIGENTES
Hå dois meses, um grupo de 20 adolescentes participa de uma caça ao tesouro digital para montar um mapa para quem tem pouco dinheiro.
Os investigadores sĂŁo alunos de escolas pĂșblicas e moram nas regiĂ”es mais distantes da cidade de SĂŁo Paulo, marcadas pela pobreza e violĂȘncia, com escassas ofertas de lazer, educação e cultura.
Na semana passada, eles mostraram os primeiros resultados dessa caça ao tesouro, expostos em sites, blogs ou twitters. Localizaram, em seus bairros, bandas de mĂșsica, grupos de dança, saraus de poesia, cinemas em becos, estĂșdios multimĂdias, bibliotecas comunitĂĄrias, cursos profissionalizantes.
O exercĂcio serve para preparar agentes comunitĂĄrios de comunicação. Todos aqueles jovens serĂŁo chamados a trabalhar, por alguns meses, em telecentros, transformando-os em mais do que um punhado de mĂĄquinas ligadas Ă internet, mas num espaço para conectar o bairro, do posto de saĂșde, atĂ© a escola, passando por subprefeitura, bibliotecas comunitĂĄrias e parques.
Sem saber, eles estĂŁo conectados com o que a Escola de Administração de Harvard aponta, num documento lançado hĂĄ um mĂȘs, como o futuro de gestĂŁo pĂșblica -Ă© um manifesto pelas cidades inteligentes.
Cidade inteligente Ă© aquela que integra ao mĂĄximo seus serviços (cultura, educação, saĂșde, lazer, esportes e trabalho), tirando proveito das tecnologias de comunicação, segundo o texto de Rosabeth Kanter, professora de Harvard e apontada pelo jornal "Times", de Londres, como uma das 50 mulheres mais influentes no mundo dos negĂłcios . Conhecemos, no Brasil, vĂĄrios avanços provocados pela internet.
Hospitais usam a telemedicina, fazendo que centros de excelĂȘncia cheguem aos locais mais remotos; governos economizam com os pregĂ”es eletrĂŽnicos; nenhuma modalidade de educação cresce como o ensino a distĂąncia; entregar o imposto de renda ficou mais fĂĄcil SĂŁo Paulo nĂŁo teria reduzido com tamanha rapidez seu Ăndice de assassinato se nĂŁo tivesse, no final da dĂ©cada de 1990, montado um banco de dados sobre onde acontece o crime e investir mais em inteligĂȘncia.
Esse tipo de sistema é apontado no manifesto de Harvard como uma das explicaçÔes para a queda dos crimes ter sido mais acentuada em Nova York, Los Angeles e Chicago.
Em essĂȘncia, a proposta baseia-se na ideia de que as novas tecnologias permitem uma gestĂŁo integrada.
Um dos exemplos mencionados Ă© realizado no Harlem, em Nova York, que levou o presidente Obama a lançar o programa batizado de "Bairros de Futuro". Integram uma mesma rede os serviços Ă primeira infĂąncia, atendimento a jovens grĂĄvidas, enfrentamento Ă evasĂŁo, revitalização urbana, apoio aos pais que buscam emprego, ajuda com lição de casa, projetos de arte e esportes, estĂmulos para que o jovem conclua o ensino mĂ©dio e entre na faculdade.
Em Baltimore, um portal permite ao cidadĂŁo acompanhar, em tempo real, da situação do crime, em cada rua, atĂ© a grama que nĂŁo foi cortada, o lixo numa esquina, o atendimento em centros de saĂșde. A partir dessa pĂĄgina, estĂŁo conectadas dezenas de agĂȘncias governamentais e uma sĂ©rie de linhas para reclamação.
Em Boston, montou-se uma conexão entre as bibliotecas, escolas e centros comunitårios, na qual adultos, muitos deles voluntårios, tutoram crianças e jovens até a noite. Em Nova York, criou-se um sistema integrado, envolvendo dezenas de parceiros, para depois que o aluno sai da escola -aliås, é leitura indispensåvel o livro, produzido pelo Instituto Braudel recém-publicado sobre a reforma educacional em Nova York, comparando com o Brasil.
SaĂram tambĂ©m nas Ășltimas duas semanas, mais duas obras que abordam a questĂŁo da nossa gestĂŁo escolar, trazendo comparaçÔes internacionais: "Vantagem AcadĂȘmica de Cuba", Martins Carnoy, professor de Stanford; e "Educação BĂĄsica no Brasil", uma coletĂąnea com algumas das melhores cabeças de nossa intelectualidade. Nunca se lançaram, ao mesmo tempo, tantas e tĂŁo profundas anĂĄlises sobre o que perdemos por falta de gestĂŁo -e uma das razĂ”es disso, entre outras, Ă© de integração das polĂticas pĂșblicas.
Somos um paĂs em que quase ninguĂ©m se incomoda com o fato de estudantes nĂŁo aprenderem por que nĂŁo enxergam ou ouvem direito -porque nĂŁo se coordenam os programas de saĂșde e educação. Numa cidade como SĂŁo Paulo, ninguĂ©m protesta porque as bibliotecas ficam fechadas aos domingos.
TambĂ©m pouca gente se incomoda com o Vale-Cultura, cujo montante pode chegar a R$ 7 bilhĂ”es ao ano, ser lançado sem um projeto educativo, o que vai se traduzir em dinheiro pĂșblico para shows de funk, pagode e mĂșsica sertaneja.
Pelo jeito, aqueles jovens da periferia de SP, com seus mapas digitais, estĂŁo mais prĂłximos de Harvard.
PS - Coloquei em meu site (www.dimenstein.com.br) os blogs em desenvolvimento pelos adolescentes e o texto (em inglĂȘs) feito em Harvard. Por coincidĂȘncia, foram lançados nas duas Ășltimas semanas trĂȘs extraordinĂĄrios livros sobre como funciona (ou melhor, nĂŁo funciona) a gestĂŁo educacional do Brasil. EstĂĄ tambĂ©m a Ăntegra do livro sobre as reformas de Nova York.
Gilberto Dimenstein - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/08/09.
Jovens produzem blogs culturais de suas comunidades -
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/08/jovens-produzem-blogs-culturais-de-suas-comunidades/
O texto (em inglĂȘs) feito em Harvard -
http://www.hbs.edu/research/pdf/09-141.pdf
http://hbswk.hbs.edu/item/6238.html
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php