FALANDO ABERTAMENTE
21/07/2011 -
FALOU NO FM? TĂ FALADO!
ĂRABES E ISRAELENSES JUNTOS NA WEB
English:
http://www.nytimes.com/2011/07/10/world/middleeast/10mideast.html?ref=israel
The site:
http://facebook.com/yalaYL
Ramallah, CisjordĂąnia - Moad Arqoub, um estudante de graduação palestino, estava navegando na internet outro dia e encontrou um site que o surpreendeu e o atraiu. Era a pĂĄgina do Facebook onde israelenses, palestinos e outros ĂĄrabes conversam sobre tudo ao mesmo tempo: as perspectivas de paz, Ă© claro, mas tambĂ©m futebol, fotografia e mĂșsica.
"Eu aderi imediatamente, pois neste momento, sem um processo de paz e com israelenses e palestinos fisicamente separados, é realmente importante interagir sem barreiras", disse Arqoub, sentado em um café ao ar livre nesta cidade palestina.
Faz quase dois anos que lĂderes israelenses e palestinos deixaram de negociar o futuro dos seus povos. Mas a pĂĄgina do Facebook surpreendeu os envolvidos pelo entusiasmo que provocou, sugerindo que as revoluçÔes conduzidas atravĂ©s do Facebook na TunĂsia e no Egito tambĂ©m podem oferecer orientação para esforços de coexistĂȘncia.
Chamado Facebook.com/yalaYL, o site, criado por um ex-diplomata israelense e claramente ligado a Israel, teve 91 mil visitas em seu primeiro mĂȘs. Dos seus 22.500 usuĂĄrios ativos, 60% sĂŁo ĂĄrabes -na maioria, palestinos, seguidos de egĂpcios, jordanianos, tunisianos, marroquinos, libaneses e sauditas.
"A comunicação hoje é na internet -sexo, guerra, negócios-, por que não a paz?", perguntou Uri Savir, presidente do Centro Peres para a Paz e fundador do site. Savir foi um negociador da paz para Israel nos anos 1990.
"Hoje, nĂŁo temos lĂderes corajosos em nenhum dos lados, por isso estou recorrendo a uma nova geração, a geração do Facebook e da Praça Tahrir", disse Savir, 58.
O YL no nome do site significa "young leaders" (jovens lĂderes). "Yala" significa "vamos" em ĂĄrabe. Savir disse que vĂȘ a pĂĄgina como um lugar onde a prĂłxima geração de inovadores regionais pode se encontrar. A pĂĄgina recebeu mensagens de Shimon Peres, o presidente de Israel, e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, assim como de Tony Blair, o ex-primeiro-ministro britĂąnico, que serve como enviado internacional dos palestinos.
No site, ĂĄrabes e israelenses falam abertamente sobre seu desejo de saber mais uns sobre os outros.
"Esse é o meu primeiro contato com israelenses", disse Lyth Sharif, um estudante palestino de 18 anos na Universidade Birzeit, na Cisjordùnia. "Faz com que eu compreenda a diferença entre Israel e ocupação."
Hamze Awawde, estudante de 21 anos aqui em Ramallah, disse que recebeu pedidos de amizade no Yala de Marrocos e do Egito. "Eu perguntei a um egĂpcio por que ele tinha me contatado e por que estava participando disso, e ele disse: 'Depois da revolução, tudo Ă© permitido. Eu quero ver como sĂŁo os israelenses'."
Nimrod Ben Ze'ev, um estudante de 25 anos de estudos do Oriente Médio na Universidade de Tel Aviv, disse que grande parte da interação no site ainda é estranha, mas ele é otimista.
"O que Ă© Ăłtimo Ă© que as discussĂ”es nĂŁo sĂŁo mediadas -somos pessoas de 15 a 30 anos conversando", ele disse. "NĂŁo falamos sobre uma solução de dois Estados ou de um Estado, mas sobre ser jovem em Israel ou na Palestina. Obviamente, nossas experiĂȘncias sĂŁo muito diferentes, mas temos uma frustração comum sobre as grandes potĂȘncias que nos restringem. Isso Ă© mĂștuo."
Por Ethan Bronner - Fonte: Folha de S.Paulo - 18/07/11.
MatĂ©ria original em inglĂȘs:
http://www.nytimes.com/2011/07/10/world/middleeast/10mideast.html?ref=israel
O site:
http://facebook.com/yalaYL
MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES
GRATUITA - LĂDER DA LEGO APRESENTA PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA
A relação de empresĂĄrios com redes sociais Ă© tema da palestra "Cocriação na Lego: como conectar fĂŁs e clientes", apresentada por Peter Espersen, lĂder global da empresa. O encontro serĂĄ no dia 22/7, das 20h Ă s 22h, na ESPM , na rua Dr. Ălvaro Alvim, 123, Vila Mariana, SĂŁo Paulo, SP. As inscriçÔes devem ser feitas em http://www.espm.br/PreHome/Pages/default.aspx.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/07/11.
MADAME NATASHA
Natasha tem carinho pelo uso do idioma a serviço das boas maneiras. A senhora incomoda-se quando vĂȘ mensagens eletrĂŽnicas de pessoas que nĂŁo conhece, encerrando o texto com um seco "aguardo retorno", ou numa versĂŁo mais radical, "aguardo pronto retorno". Ela acredita que o "aguardo" pode ser usado em relaçÔes hierĂĄrquicas e funcionais. Fora daĂ, conviria usar o velho e bom "agradeço o retorno".
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/07/11.
BANHO QUENTE Ă ALĂVIO PARA A SOLIDĂO
TĂtulo original: The Substitutability of Physical and Social Warmth in Daily Life.
Publicação: Emotion.
Quem fez: John A. Bargh e Idit Shalev.
Instituição: Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Dados de amostragem: 400 pessoas, entre 18 e 65 anos, que se queixavam de solidĂŁo.
Resultado: Pessoas solitĂĄrias demoram mais no banho e preferem ĂĄgua a altas temperaturas.
Confira:
http://veja.abril.com.br/blog/diz-estudo/.
Kåtia Perin - Fonte: Veja - Edição 2226.
EXPERIĂNCIA HUMANA
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso såbio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sĂĄbio morava num quartinho muito simples e cheio de livros.
As Ășnicas peças de mobĂlia eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estĂŁo seus mĂłveis? Perguntou o turista.
- E o såbio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:
- E onde estĂŁo os seus...?
- Os meus?! Surpreendeu-se o turista.
- Mas estou aqui sĂł de passagem!
- Eu também... - concluiu o såbio.
"A vida na Terra Ă© somente uma passagem...
No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente,
e esquecem-se de ser felizes."
"NĂO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIĂNCIA ESPIRITUAL...
SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIĂNCIA HUMANA...
(Colaboração: Hélio Bob Pai)
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php