A VIOLĂNCIA
09/02/2012 -
EDITORIAL
Pesquisa divulgada pelo Instituto Sangari expĂ”e o Mapa da ViolĂȘncia no Brasil. O surpreendente Ă© a constatação de que uma das melhores cidades do paĂs, modelo de urbanização, aparece em 6Âș lugar, tornando-se uma das mais violentas cidades brasileiras.
Em matéria da revista Veja (Edição 2255) o questionamento: MAS LOGO EM CURITIBA?
Enquanto as autoridades estĂŁo conseguindo diminuir a violĂȘncia em cidades como Rio de Janeiro e SĂŁo Paulo, o mesmo nĂŁo acontece com cidades atĂ© entĂŁo distantes desse cenĂĄrio, surgindo de forma avassaladora. Ou seja, apesar de conseguir melhorar o que estava ruim, estĂŁo conseguindo a façanha de piorar o que estava bom.
NĂŁo hĂĄ dĂșvidas que a baixa escolaridade e condiçÔes de saĂșde precĂĄrias sĂŁo os principais fatores dessa mudança no mapa da violĂȘncia nacional, reflexo de uma total falta de planejamento. Os governos nĂŁo atacam a raĂz do problema e ficam tentando remediar. No caso do estado paranaense, o governo criou um novo programa de segurança pĂșblica, o ParanĂĄ Seguro, com metas de redução da taxa de homicĂdios e melhorias tanto na infraestrutura quanto no efetivo policial. SĂŁo medidas importantes, mas percebe-se, que em nenhum momento se menciona a questĂŁo da educação, da saĂșde e da distribuição de renda.
A grande verdade é que sem um grande projeto de melhoria da qualidade na Educação, as futuras pesquisas nesse sentido continuarão surpreendendo a todos, negativamente.
Educação, SaĂșde, Paz e menos surpresas a todos!
Confira o Mapa da ViolĂȘncia 2012: http://www.sangari.com/mapadaviolencia/.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php