PENSANDO NOS MELHORES DA DĂCADA
21/12/2010 -
PENSE!
OS DEZ MAIS
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http://www.sciencemag.org/site/special/insights2010/
A primeira dĂ©cada do sĂ©culo 21 mudou completamente a forma de fazer ciĂȘncia. Muito do que parecia ser impossĂvel aconteceu, como o mapeamento completo do DNA de criaturas extintas hĂĄ milhares de anos e a descoberta de centenas de planetas fora do Sistema Solar.
A "Science", uma das mais importantes revistas da ĂĄrea, escolheu os destaques do perĂodo. Biotecnologia e genĂ©tica dominam a lista.
O mergulho no lado oculto do genoma Ă© um deles. Nos anos 2000, os cientistas descobriram que os humanos tĂȘm muito menos genes do que se pensava. AlĂ©m disso, o que durante muito tempo foi chamado de "lixo" no DNA mostrou ter funçÔes importantes, ajudando na regulação de todo o genoma.
As pesquisas com células-tronco também deram um salto. Os cientistas conseguiram "domå-las" e jå produzem em laboratório qualquer tecido do corpo humano, viabilizando um dos mais promissores tratamentos para vårias doenças.
O desenvolvimento de mĂ©todos para analisar DNA de criaturas que viveram hĂĄ milhĂ”es de anos permitiu saber com precisĂŁo inĂ©dita detalhes de sua aparĂȘncia.
Além de descobrir a cor de dinossauros ou mamutes, também se descortinou o passado dos seres humanos, os quais, agora se sabe, tiveram filhos com neandertais.
A astronomia ocupa trĂȘs posiçÔes na lista. AlĂ©m de avanços na precisĂŁo das mediçÔes no espaço, a dĂ©cada tambĂ©m foi marcada pela confirmação da existĂȘncia de ĂĄgua no subsolo de Marte.
O registro de planetas fora do Sistema Solar bateu recordes. Em 2000, havia 26 confirmados. Hoje, sĂŁo 505.
O levantamento da "Science" incluiu ainda uma questĂŁo polĂtica: as pesquisas sobre as mudanças climĂĄticas.
Na opiniĂŁo do historiador da ciĂȘncia da USP Gilson Santos, a lista da "Science" Ă© relevante, mas deixou de fora resultados importantes.
"Noto a ausĂȘncia da quĂmica e de outras ciĂȘncias, como a geologia, a oceanografia e a matemĂĄtica."
Como maior destaque de 2010, a "Science" escolheu um invenção quase indecifrĂĄvel: uma minĂșscula haste de metal, visĂvel a olho nu, que obedece Ă s regras da fĂsica quĂąntica, antes sĂł aplicĂĄveis a objetos submicroscĂłpicos, como ĂĄtomos.
Ela conseguiu vibrar rĂĄpido e devagar ao mesmo tempo, o que sĂł Ă© possĂvel num cenĂĄrio quĂąntico.
Biotecnologia e genética também dominam o levantamento anual, com destaque para novas técnicas para regredir células-tronco adultas ao estågio embrionårio.
DESTAQUES DA DĂCADA
A parte oculta do genoma
O que se imaginava a respeito do DNA humano estava errado. Além de menos genes (são 21 mil, contra os 100 mil idealizados antes), boa parte do que se achava "lixo" desempenha funçÔes importantes
CĂ©lulas-tronco
Células com capacidade de reescrever seu próprio destino, as células-tronco foram uma das mais promissoras fronteiras para o tratamento de doenças. E, nesta década, os cientistas aprenderam melhor do que nunca como manejå-las e controlå-las
Microbioma
Nos anos 2000, os humanos finalmente deram uma trégua às bactérias e aceitaramque muitos desses micro-organismos desenvolvem funçÔes importantes no funcionamento e até na proteção do corpo humano
DNA pré-histórico
Novas técnicas de anålise permitiram avaliar o DNA de animais e plantas extintos dezenas de milhares ou milhÔes de anos atrås, com bastante precisão. Desse modo, descobriu-se a cor das penas de alguns dinossauros e até detalhes sobre cabelo e pele dos neandertais
Ăgua em Marte
MissĂ”es espaciais encontraram evidĂȘncias muito fortes de que houve ĂĄgua lĂquida no planeta vermelho bilhĂ”es de anos atrĂĄs. Mais recentemente, pesquisadores comprovarama existĂȘncia de gelo enterrado no solo e atĂ© em grandes blocos
Exoplanetas
A quantidade de planetas conhecidos fora do Sistema Solar disparou: passou de 26, em 2000, para os atuais 505. E os registros não paramde acontecer, devido a vårios avanços tecnológicos na astronomia
Estudos do aquecimento global
A década foi marcada pelo reconhecimento dos problemas climåticos e dos estudos sobre eles, que ganharam financiamento e repercussão mundiais
Inflamação
Os processos inflamatórios se mostraram muito mais complexos do que se imaginava. Descobriu-se que cùncer, diabetes e até Alzheimer são relacionados a respostas inflamatórias que podem, em muitos casos, levar à morte ou a sequelas graves
Mais precisĂŁo na cosmologia
Vårios experimentos mostraram melhor do que nunca o que estå acontecendo no Universo. Algumas técnicas levarama resultados surpreendentes, como a comprovação de que o Cosmos é plano
Metamateriais
Cientistas criaram uma junção de materiais que age com propriedades que nĂŁo sĂŁo normalmente encontradas na natureza. Eles trabalham direcionando a luz e outras ondas eletromagnĂ©ticas, conseguindo efeitos considerados impossĂveis de forma natural
Giuliana Miranda - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/12/10.
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SABEDORIA DO TUBARĂO
Dois enormes tubarÔes brancos observam os sobreviventes de um naufrågio.
â Siga-me, filho! - diz o tubarĂŁo pai para o filho.
E nadam até os nåufragos.
â Primeiro, vamos nadar em volta deles, mostrando apenas a ponta das nossas barbatanas fora da ĂĄgua.
E assim eles fizeram.
â Muito bem, meu filho! Agora vamos nadar ao redor deles, algumas vezes, com nossas barbatanas totalmente de fora.
E assim eles fizeram.
â Agora, nĂłs podemos comer todos eles.
E assim eles fizeram.
Quando finalmente se saciaram, o filho perguntou:
â Pai, por que nĂłs nĂŁo os comemos logo de inĂcio? Por que ficamos nadando ao redor deles vĂĄrias vezes?
O sĂĄbio e experiente pai respondeu calmamente:
â Porque ficam mais saborosos sem merda dentro...
âEstratĂ©gia Ă© tudoâ
(Colaboração: Hélio Bob Pai)
O FRACASSO DA EDUCAĂĂO
O mal-estar na educação nesta modernidade avançada advém do fato de que uma geração jå não se responsabiliza pela educação da outra que lhe sucede. As geraçÔes mais novas são levadas a pensar que são as primeiras, as fundadoras do mundo, e, por isso, agem como se tudo lhes fosse devido.
O repasse da cultura, assessorado pela disciplina, que levaria ao adormecimento das piores tendĂȘncias da criança em prol do que ela possui de melhor, nĂŁo estĂĄ sendo, em definitivo, instituĂdo. Sem disciplina, contrariamente ao que proclama a pedagogia associada ao mundo do mercado, no qual o aluno Ă© apenas um cliente do Estado ou do setor privado, perde-se a possibilidade de que o estudante compreenda as leis e suas coerçÔes.
Isso quer dizer que o dispositivo disciplinar Ă© fundamental para fazer surgir o sujeito crĂtico - e autocrĂtico: aquele capaz de distinguir as diferenças e as consequĂȘncias de cada ato seu.
A "revolução pedagĂłgica" ocorrida de 1960 para cĂĄ parece, segundo Dany Robert Dufour, um "talk-show" televisivo no qual cada um pode dar "democraticamente" sua opiniĂŁo. Ora, nada como destituir as verdades para transformĂĄ-las em meras e "inofensivas" opiniĂ”es. Quem nada sabe se equipara Ă quele que muito sabe, ou seja, todos saem nivelados pela mediocridade, pela aversĂŁo ao esforço, Ă paciĂȘncia, Ă concentração, enfim, ao aprendizado de um discurso mais sofisticado, mais elaborado.
Ă preciso entender que, onde nĂŁo hĂĄ condiçÔes para que se desenvolva uma relação professor-aluno, poderĂĄ emergir um aluno atraĂdo para a violĂȘncia, uma vez que nĂŁo discernirĂĄ entre a lei e a nĂŁo-lei, tanto a real quanto a simbĂłlica.
Se esses jovens forem "fabricados" para nĂŁo perceberem o sentido das coisas, se lhes for roubada pela omissĂŁo, intencional e polĂtica, essa experiĂȘncia fundamental, eles se tornarĂŁo cada vez mais violentos, e retornarĂŁo Ă sociedade com a velocidade dos bumerangues.
A esta altura seria um erro acreditar que os atos de violĂȘncia nas escolas - isso sem contar as inĂșmeras incivilidades que ocorrem todos os dias - sĂŁo e serĂŁo casos isolados. Desde o garoto em Kobe, no JapĂŁo, que assassinou trĂȘs outras crianças, decapitando uma delas, em 1998; aos alunos no EspĂrito Santo que jogaram uma professora do segundo andar porque ela os "perseguia"; passando pelo aluno belo-horizontino que matou a facadas seu professor por motivo torpe; tudo leva a crer que hĂĄ um encadeamento "ad infinitum".
O ponto-chave estĂĄ no fato de que a educação passou a ser o braço executivo do mercado. O mercado passou a ditar, inclusive nas universidades, o que ele quer, do jeito que quer, para, em breve, ser ele a educar tambĂ©m. A lĂłgica Ă© a de todos terem pleno acesso, mas ao nada. Os estudantes - pobres estudantes! - serĂŁo treinados como animais de circo a participar da grande festa que celebra o vazio. Devem, sobretudo, no vĂĄcuo da ausĂȘncia de pensamento, aprender a consumir.
EulĂĄlia JordĂĄ-Poblet - MĂ©dicao - Fonte: O Tempo - 22/12/10.
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