CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXIII
28/05/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
A VANGUARDA CRIATIVA
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXIII (17° FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO - A VANGUARDA CRIATIVA)
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3, 4 e 5 de Junho de 2009 - Gramado - RS - Brasil. O Festival Mundial de Publicidade de Gramado chega na sua 17 edição, pontuado pela garra e pelo desafio da comissão organizadora de redesenhar a tradição e o sucesso que norteiam o evento, oferecendo ao mercado uma edição diferenciada, sublinhada por uma série de atrativos que atendam expectativas tanto de estudantes quanto
do mercado de profissionais, ligados diretamente Ă publicidade bem como Ă s suas ĂĄreas afins.
DiĂĄlogo aberto entre lideranças da publicidade mundial, a partir da anĂĄlise e questionamento de temas relacionados a todas as ĂĄreas da comunicação dentro de uma visĂŁo instigante, apontando perspectivas a partir de cenĂĄrios de instabilidade compĂ”e o cardĂĄpio de opçÔes desta prĂłxima edição do Mundial de Propaganda, que tambĂ©m chega com inovaçÔes na sua estrutura, na oferta de produtos, formato e critĂ©rios de julgamento entre outras novidades. Igualmente, o tema central se desenrola dentro deste viĂ©s da âInovação e Vanguarda na Publicidade Criativa Mundialâ.
Palestrantes internacionais, representando todos os continentes pontuam o evento, que se propĂ”e a ser o mais internacional de todos, numa verdadeira projeção do setor no mundo todo, enquanto âbusinessâ. A 17Âș edição ainda inova com a edição de um livro que objetiva revelar a trajetĂłria do Festival ao longo dos anos, num registro de sua evolução e caminhada, com textos e ilustraçÔes que revelam a representatividade do Festival no cenĂĄrio da propaganda internacional, hoje entre os trĂȘs eventos mais representativos do segmento e o Ășnico no mundo a premiar peças em trĂȘs idiomas.
O Mundial de Gramado leva a assinatura da ALAP, FENAPRO, CNP, ABAP e ARP, numa união de forças que também se constitui em outro motivo de orgulho para os envolvidos não apenas na edição atual, mas em todas as demais, sinalizando história, tradição e parceria.
Saiba mais:
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Veja os vĂdeos:
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PROFESSOR X
VOCĂ SABE O QUE Ă O IDEB?
Ă a nota da escola do seu filho. Com ela, vocĂȘ pode acompanhar a qualidade do ensino.
9 VERDADES E 1 MITO SOBRE O IDEB
1 - O Ăndice de desenvolvimento da Educação BĂĄsica mede a qualidade do ensino pĂșblico no PaĂs.
2 - Revela se os alunos de escola pĂșblica estĂŁo aprendendo o que precisam na idade certa.
3 - Indica a qualidade de ensino da escola de seu filho, do seu MunicĂpio e do seu Estado.
4 - Toda escola pĂșblica tem uma nota de 0 a 10 no IDEB. Quanto maior a nota, melhor a qualidade do ensino na escola.
5 - Uma nova nota do IDEB Ă© divulgada a cada dois anos.
6 - O ideal seria que toda escola pĂșblica tivesse uma nota igual ou superior a 6.
7 - O resultado mais recente do IDEB aponta uma média nacional de:
⹠4,2 para as séries iniciais do ensino fundamental;
âą 3,8 para as Ășltimas do ensino fundamental;
⹠3,5 para a do ensino médio.
8 - Houve uma evolução em relação à nota anterior do IDEB, mas não hå o que comemorar. A meta é atingir nota 6 de média em 2022.
9 - Toda escola pĂșblica possui uma meta individual no IDEB.
O MITO.
Quem tem filhos em escola particular nĂŁo precisa saber o que Ă© IDEB.
Educação pĂșblica de qualidade Ă© responsabilidade de todos. Verifique o IDEB de sua cidade e cobre os seus governantes.
Confira a nota de sua cidade e da escola de seu filho em http://educarparacrescer.abril.com.br/ideb/ e descubra se a qualidade da Educação da sua região vai bem!
O Brasil sĂł melhora com Educação de qualidade. E vocĂȘ tem tudo a ver com isso.
INTERCĂMBIO DESTINADO A PROFESSORES
A True Experience acaba de lançar no mercado, com exclusividade, um intercĂąmbio voltado para professores de ensino fundamental e mĂ©dio, o Teacher Exchange. O programa dĂĄ a oportunidade para professores de matemĂĄtica, ciĂȘncias e educação especial seguirem carreira nos EUA por perĂodo de um a trĂȘs anos. InformaçÔes: http://www.trueexperience.com.br/index.php.
Pelo Mundo - Fonte: O Tempo - 26/05/09.
O FUTURO DO ENSINO
O censo da educação bĂĄsica de 2007, preparado pelo Inep (instituto de pesquisas do MinistĂ©rio da Educação), traça um perfil preocupante do professor brasileiro nas redes pĂșblica e privada de ensino. Em todos os nĂveis de instrução hĂĄ parcelas significativas de mestres, no mĂnimo 13%, sem a formação mĂnima exigida em lei.
O caso mais grave se localiza entre a 5ÂȘ e a 8ÂȘ sĂ©ries do ensino fundamental, com 27% de profissionais nĂŁo qualificados. Um contingente pequeno, 16 mil do 1,8 milhĂŁo de docentes, sĂł estudou atĂ© o fim do ensino fundamental. Pela legislação, nĂŁo poderia dar aulas.
Particularmente alarmante Ă© a situação no ensino de disciplinas estratĂ©gicas -como fĂsica e matemĂĄtica- para o desenvolvimento profissional na economia tecnolĂłgica dos tempos atuais. No ensino mĂ©dio, sĂł um quarto dos professores de fĂsica tem licenciatura na ĂĄrea. Em matemĂĄtica, 34%.
Mesmo nĂŁo sendo a Ășnica mazela da educação nacional, a qualificação deficiente dos mestres ajuda a explicar o pĂ©ssimo desempenho de nossos estudantes em provas internacionais. Resulta, com certeza, da contĂnua desvalorização da profissĂŁo docente, para a qual contribuiu uma gama de fatores que nĂŁo cabe analisar aqui. Importa Ă© olhar para o futuro, que apresenta duas ordens de desafios.
A primeira consiste em dotar o magistĂ©rio da condição de disputar os melhores talentos saĂdos das universidades. Com um rendimento mĂ©dio de R$ 1.335 por mĂȘs, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂlios) de 2007, parece difĂcil. Entre 30 ocupaçÔes com nĂvel universitĂĄrio listadas na Pnad, as cinco mais mal remuneradas sĂŁo todas docentes.
Melhorar os salĂĄrios, assim, constitui providĂȘncia imperativa, mas nĂŁo suficiente. Nenhum jovem promissor vai atrelar seu futuro a uma profissĂŁo que nĂŁo ofereça uma carreira estruturada e boas condiçÔes de trabalho, o que inclui disciplina e segurança no ambiente de ensino. AlĂ©m disso, hĂĄ que dotar o recĂ©m-chegado do ferramental didĂĄtico que as faculdades de educação em geral abandonaram, em favor de divagaçÔes teĂłrico-sociolĂłgicas.
A mesma deficiĂȘncia precisa ser sanada no caso dos professores que integram as redes pĂșblicas de ensino e nela ficarĂŁo por anos ou dĂ©cadas, a segunda ordem de desafios. Antes, ou em paralelo, urge fazer com que satisfaçam ao menos a exigĂȘncia legal de graduação universitĂĄria, dificuldade que os governos federal, estaduais e municipais bem ou mal jĂĄ atacam.
Aqui e ali, sistemas de avaliação e bonificação por desempenho começam a fornecer incentivos corretos para que professores prossigam aperfeiçoando-se. Ainda é cedo para verificar a eficåcia desses dispositivos, mas eles decerto não dispensam o investimento na requalificação do quadro docente atual. O maior desafio é elevar o desempenho médio dos alunos ao menos no que é essencial -a escrita, a compreensão de textos, as operaçÔes matemåticas.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 29/05/09.
PROFESSORA PASQUALINA
LITERATURA NA REDE
CLĂSSICOS: Marcos da literatura brasileira e mundial podem ser encontrados em diversos sites, como o E-BookCult (http://www.ebookcult.com.br/), DomĂnio PĂșblico (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp) e Virtual Books (http://virtualbooks.terra.com.br/).
PROJETO GUTENBERG: Entre os sites estrangeiros, destaque para o do Projeto Gutenberg (http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page), que reĂșne cerca de 17 mil livros e tem dois milhĂ”es de downloads por mĂȘs.
UNIVERSIDADES: InstituiçÔes de ensino cada vez mais disponibilizam conteĂșdo na rede. A USP, por exemplo, oferece as teses defendidas por alunos (http://www.teses.usp.br/) e livros (http://www.bibvirt.futuro.usp.br/).
Fonte: http://blog.livronet.com.br/
O "HOMEM HISTĂRIA"
Laurentino Gomes, o autor de nĂŁo ficção mais bem-sucedido do paĂs nos Ășltimos dois anos, estĂĄ de casa nova. Deixou a Planeta, onde publicou o seu primeiro livro â 1808, hĂĄ 85 semanas na lista dos mais vendidos de VEJA â, e estĂĄ desembarcando na Ediouro (que tambĂ©m acabou de contratar Rubem Fonseca). Em setembro do ano que vem, Laurentino lança 1822, uma espĂ©cie de continuação do seu livro de estreia, em que vai retratar desde o retorno da corte portuguesa para Lisboa, em 1821, atĂ© a morte de dom Pedro I, treze anos mais tarde. O projeto da Ediouro para 1822 se desdobrarĂĄ no lançamento de uma versĂŁo em audio-livro, DVD (com o making of do livro), passatempos, histĂłria em quadrinhos, site e edição infanto-juvenil. EstĂĄ prevista tambĂ©m uma coleção de livros didĂĄticos e paradidĂĄticos de histĂłria escritos por Laurentino.
Panorama - Radar - Lauro Jardin - Fonte: Veja - Edição 2114.
1808 - http://www.submarino.com.br/produto/1/1977255/1808
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php