LETRAS E MEMĂRIA
15/05/2008 -
MARILENE CAROLINA
ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS (AML)
HistĂłria: Fachada da Academia Mineira de Letras, casarĂŁo concluĂdo em 1929.
Em seus 99 anos de existĂȘncia, a Academia Mineira de Letras (AML) acomodou-se em diversas casas. Depois de passar muito tempo dentro do baĂș de zinco - onde eram guardados livros e documentos - carregado daqui para lĂĄ por Carlos GĂłis, um dos seus fundadores, e de finalmente se instalar numa sede prĂłpria no edifĂcio da rua CarijĂłs, a AML encontrou, em 1987, sua casa definitiva - o casarĂŁo histĂłrico da rua da Bahia, batizado Casa de Alphonsus de Guimaraens, em homenagem ao poeta simbolista membro do grupo que fundou a AML, em 1909, na cidade de Juiz de Fora.
JĂĄ envolta pela atmosfera festiva do seu primeiro centenĂĄrio, que se completa em 2009, a AML deu o primeiro passo para iniciar as celebraçÔes. Foi anunciado, em cerimĂŽnia formal na sede da Academia, o projeto de restauração da Casa de Alphonsus de Guimarens, que abriga, alĂ©m do baĂș de zinco centenĂĄrio, uma biblioteca com cerca de 70 mil volumes, segundo o atual presidente da AML, o acadĂȘmico e ex-senador Murilo BadarĂł.
Leia mais: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=78773
Douglas Resende - Fonte: O Tempo - 11/05/08.
Academia Mineira de Letras - http://www.academiamineiradeletras.org.br/index.asp
Lei Estadual de Incentivo Ă Cultura - http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=9&cat=67&con=1382
18 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
English:
http://www.fundaj.gov.br/doc-eng/museu/muhne-en.html
http://icom.museum/imd.html
http://www.pch.gc.ca/special/jim-imd/index_e.cfm
Museu do Homem do Nordeste
ATĂ NISSO GILBERTO PENSOU: NA MEMĂRIA DO QUE A GENTE FAZ
Idealizado por Gilberto Freyre (1900-1987), o Museu do Homem do Nordeste, no Recife, abre as portas em 1979. Mantido pela Fundação Joaquim Nabuco, resulta da fusĂŁo de trĂȘs outros museus: do AçĂșcar, de Arte Popular e de Antropologia.
Com 13 mil peças, Ă© dos mais completos em acervo antropolĂłgico e histĂłrico do Brasil. Apresenta trabalhos de ceramistas e mamulengueiros; e tĂ©cnicas empregadas na confecção de peças de flandres, como candeeiros e lamparinas. A coleção revela a histĂłria do habitante da regiĂŁo. Começa pelos mais antigos, os Ăndios; passa pela vida colonial, o mundo luso-afro-brasileiro; e chega ao nordestino de hoje, com manifestaçÔes sĂłcio-culturais representadas pela economia informal, artesanato e arte popular, festejos e religiosidade.
Para incentivar a interatividade do visitante com o museu, os guias sĂŁo capacitados em arte-educação e se comunicam em portuguĂȘs, francĂȘs, inglĂȘs e espanhol. Monta exposiçÔes itinerantes, oficinas de criatividade, feiras de brinquedos e brincadeiras.
Fonte: Almanaque Brasil.
Museu do Homem do Nordeste:
http://www.fundaj.gov.br/docs/iesam/muhno-p.html
http://www.fundaj.gov.br/docs/indoc/muhne-p.html
Dia Internacional dos Museus:
http://nomundodosmuseus.wordpress.com/2008/02/27/dia-internacional-dos-museus-2008/
http://www.ipmuseus.pt/
MEMORIZAĂĂO AUMENTA O QI
O grau de inteligĂȘncia cognitiva de uma pessoa pode ser alterado mais do que a ciĂȘncia imaginava. Cientistas apostavam, atĂ© entĂŁo, que a inteligĂȘncia era construĂda essencialmente a partir de herança genĂ©tica e apenas lapidada durante as experiĂȘncias da vida social. Mas esse quadro começa a mudar.
Assim como conseguimos melhorar o potencial e a forma de nosso corpo com atividades fĂsicas, jĂĄ Ă© possĂvel, tambĂ©m, tornar-se mais inteligente atravĂ©s de estĂmulos cerebrais. Como? Com a prĂĄtica de exercĂcios de memĂłria.
A constatação Ă© de um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, com testes de memĂłria visuais e auditivos. Segundo a presidente da Sociedade Mineira de Neurologia, Elizabeth Comini, prĂĄticas de memorização podem melhorar o desempenho da inteligĂȘncia por estimularem novas conexĂ”es cerebrais. "ExercĂcios de memĂłria produzem substĂąncias quĂmicas em maior quantidade no cĂ©rebro, o que ativa uma maior ĂĄrea cerebral responsĂĄvel pela inteligĂȘncia", afirma.
Segundo o doutor em psicologia mĂ©dica Vitor Haase, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a memĂłria de curto prazo ativa os mesmos circuitos cerebrais responsĂĄveis pela inteligĂȘncia fluida, que Ă© a capacidade de resolver problemas abstratos e inĂ©ditos. "Quanto mais usamos o cĂ©rebro, mais treinamos nossa capacidade de inteligĂȘncia, o que naturalmente repercute em uma melhora. Ă como uma atividade atlĂ©tica. VocĂȘ tem a genĂ©tica para praticĂĄ-la, mas, se nĂŁo exercitĂĄ-la, nĂŁo terĂĄ resultados positivos. Por isso a verdadeira mensagem que estĂĄ por trĂĄs de estudos sobre memĂłria e inteligĂȘncia Ă© a importĂąncia de estimular atividades cerebrais saudĂĄveis", explica.
Treinamentos da memĂłria podem atĂ© mesmo produzir uma variação no prĂłprio quociente de inteligĂȘncia (QI) da pessoa, diz a neurologista. Para o psiquiatra Almir Tavares, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, faz um alerta. "Ă necessĂĄrio esclarecer que um conceito como inteligĂȘncia Ă© muito complexo e nĂŁo pode ser confundido com um tipo de inteligĂȘncia especĂfica, que Ă© a fluida", diz.
REPETIĂĂO AUTOMĂTICA E EM EXCESSO ATRAPALHA
Evitar a repetição de atividades automĂĄticas, prezar pela educação escolar - atravĂ©s do aprendizado multidisciplinar - e praticar exercĂcios cerebrais como a leitura sĂŁo essenciais para manter ativa a habilidade humana de memĂłria, e assim, de inteligĂȘncia. Segundo a presidente da Sociedade Mineira de Neurologia, Elizabeth Comini, o aprendizado formal Ă© fundamental para estimular o treinamento da memĂłria. "Mesmo que o aluno estude ĂĄreas as quais nĂŁo irĂĄ seguir, Ă© importante que ele as tenha na sua vida escolar para que treine a capacidade de armazenamento de conexĂ”es no cĂ©rebro", explica.
Além disso, uma bagagem cultural ampla, através de leitura, é necessåria para aumentar a capacidade cognitiva. "As pessoas precisam de situaçÔes novas, cursos diferentes, informaçÔes inéditas. O que não pode haver é repetição e serviços exageradamente automåticos."
Ă o que pensa tambĂ©m o doutor em psicologia mĂ©dica Vitor Haase. Ele explica que as pessoas devem dar preferĂȘncia para atividades que tenham significado simbĂłlico e que gerem interesse. "Muitas vezes uma atividade social na qual vocĂȘ se envolve Ă© mais benĂ©fica para a memĂłria do que algo que nĂŁo motiva vocĂȘ. Ă melhor jogar truco do que fazer palavras cruzadas, pois nĂŁo deixa de ser algo repetitivo", diz.
O QUE Ă MEMĂRIA
Faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se nĂŁo houvesse uma forma de armazenamento mental de representaçÔes do passado, nĂŁo terĂamos uma solução para tirar proveito da experiĂȘncia.
O QUE ENVOLVE
Um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiĂȘncias, portanto, estĂĄ intimamente associada Ă aprendizagem, que Ă© a habilidade de mudarmos o nosso comportamento atravĂ©s das experiĂȘncias que foram armazenadas na memĂłria; em outras palavras, a aprendizagem Ă© a aquisição de novos conhecimentos e a memĂłria Ă© a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.
COMO ESTIMULAR A MEMĂRIA
1 Utilize ao mĂĄximo a sua capacidade mental: Faça exercĂcios de raciocĂnio (xadrez, palavra cruzada, leitura);
2 Aprenda novas habilidades: Especialmente as que aparentemente nĂŁo tem nada a ver com sua rotina;
3 Preste atenção: Não tente guardar tudo, mas se concentre no que achar importante;
4 Relaxe: Ă impossĂvel prestar atenção quando se estĂĄ tenso ou nervoso;
5 Associe fatos a imagens: As técnicas mnemÎnicas são uma forma eficiente de memorização;
6 Antes de dormir: Exercite- se: tente lembrar com quem conversou, o que ocorreu no dia;
7 Alimente- se bem: Algumas vitaminas sĂŁo essenciais: tiamina, ĂĄcido fĂłlico e vitamina B;
8 Beba ĂĄgua: A ĂĄgua ajuda a manter a memĂłria, especialmente nas pessoas mais velhas;
9 Durma bem: A memória depende de um bom sono e do descanso do cérebro.
DICAS - Para manter seu "Fitness" Cerebral
O conceito de que a função faz o órgão aplica-se tanto ao "fitness" muscular quanto ao "fitness" cerebral:
- Todo dia procure observar um objeto ou pessoa e desenhe suas principais caracterĂsticas. No fim de semana procure recordar as figuras;
- Procure identificar ingredientes dos alimentos pelo gosto e pelo cheiro.Faça isto diariamente e depois procure recordar dos mesmos;
- Memorize os preços das coisas sempre que possĂvel e procure recordĂĄ-las mais tarde;
- Procure identificar as pessoas pela voz ao usar o telefone, por exemplo;
- Memorize nĂșmeros de telefones;
- Memorize no fim do dia as pessoas com quem falou.
Rodrigo Scapolatempore - Fonte: O Tempo - 11/05/08.
Universidade de Michigan - http://www.umich.edu/
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - http://www.ufmg.br/
Sociedade Mineira de Neurologia - Presidente: Dr. AntĂŽnio Pereira Gomes Neto - Fone: (31) 3247 1600
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php