O SHOW DOS "REIS" DA LOGĂSTICA XXXIX...
01/10/2008 -
FORMANDOS & FORMADOS
LOGĂSTICA VIAJANTE
English:
http://www.yankodesign.com/2008/09/22/rolling-bag-literally/
http://gizmodo.com/5054202/samsonite-obag-is-best+looking-suitcase-ever-or-lightcycle-wheel-replacement
O designer Rooz Mousavi criou um projeto revolucionĂĄrio de mala para a Samsonite. O produto, prĂ©-batizado de Obag, ainda Ă© apenas um conceito. Mas jĂĄ cativa pela praticidade de uso. No lugar de rodas, a prĂłpria mala gira. A bagagem pode ser guardada em dois compartimentos laterais, que vocĂȘ abre como se fossem gavetas. Deve dar atĂ© para subir escadas arrastando essa mala.
Alexandre Mansur - Fonte: Bombou na Web - 24/09/08.
Veja mais fotos: http://www.yankodesign.com/2008/09/22/rolling-bag-literally/
PALAVRA DA SEMANA: RESPEITO
A soma de tudo o que alguĂ©m conseguiu acumular no passado e que merece consideração no presente. Em latim, respectus era o particĂpio passado do verbo specere, âolharâ, antecedido pelo prefixo re, âpara trĂĄsâ.
Max Gehringer - Fonte: Ăpoca - NĂșmero 541.
OPĂĂES DE CURSOS
O Site http://www.mg.senac.br/faculdade/default.htm permite acesso a vårias opçÔes de cursos que visam a capacitação profissional.
Fonte: O Tempo - 28/09/08.
BACHARELADO - SENAC-SP INAUGURA CURSO DE TEATRO
O Senac-SP oferece, a partir deste vestibular, o bacharelado em teatro. Com duração de quatro anos, terå disciplinas como produção executiva e cultural. Para apresentar a graduação, a escola promove um ciclo de debates, gratuito e aberto -o próximo, dia 13, serå com Paulo Betti e Maria Adelaide Amaral. Mais informaçÔes no site www.sp.senac.br.
Fonte: Folha de S.Paulo - 30/09/08.
TEMPO DE EMPRESA
Qual Ă© o tempo mĂĄximo e mĂnimo que se deve permanecer em uma empresa?
O mĂĄximo Ă© a vida profissional inteira. O mĂnimo Ă© um dia, se a pessoa entrar e descobrir que a empresa estĂĄ envolvida em atividades ilegais. Entre esses dois extremos, estĂĄ o bom senso, que nĂŁo tem relação direta com o tempo. Como regra geral, nĂŁo se deve mudar sĂł por mudar nem ficar sĂł por medo de mudar.
Max Gehringer - Fonte: O Tempo - NĂșmero 541.
POPULAĂĂO
Em 2015 o Brasil terĂĄ uma empresa a cada 24 habitantes, segundo a pesquisa CenĂĄrios para as Micro e Pequenas Empresas do Estado de SĂŁo Paulo 2009/2015, realizada pelo Sebrae-SP. O Brasil vai se aproximar dos Ăndices que a Europa tinha em 2000, quando FinlĂąndia e França tinham 24 habitantes por empresa, enquanto o Brasil tinha 42 habitantes por empresa.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/10/08.
Sebrae-SP - http://www.sebraesp.com.br/
ECONSCIENTE
A Econsciente nasceu hĂĄ pouco mais de um mĂȘs, em SĂŁo Paulo. Seus idealizadores querem atuar em um ramo promissor, fabricando bolsas ecolĂłgicas. Hoje, sua maior preocupação Ă© encontrar um grupo de costureiras para terceirizar a linha de produção. O plano de negĂłcios que desenvolveram engloba dois tipos de sacola. Uma terĂĄ marca prĂłpria, a Sakkada. A outra serĂĄ produzida sob encomenda para empresas. O custo de cada sacola Ă© de R$ 7,30. Elas serĂŁo vendidas por R$ 15. Sediada no bairro do Itaim Bibi, a empresa tem 24 funcionĂĄrios e 96 acionistas. Eles tĂȘm em mĂ©dia 16 anos de idade. O presidente completou 17. SĂŁo todos alunos do 2Âș ano do ensino mĂ©dio da Escola Nossa Senhora das Graças.
A fĂĄbrica de sacolas faz parte do projeto Miniempresa, realizado pela Junior Achievement, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse PĂșblico (Oscip). Fundada nos Estados Unidos, ela atua desde 1983 em escolas brasileiras com a missĂŁo de fomentar o empreendedorismo entre os jovens em escolas pĂșblicas. HĂĄ dois anos, ampliou sua atuação para atender tambĂ©m as particulares. Hoje, coordena 24 programas Miniempresa e atinge quase mil alunos em todo o paĂs. O projeto conta com a parceria de 71 grandes empresas nacionais e estrangeiras. AlĂ©m de financiar os projetos, as companhias fornecem mĂŁo-de-obra para treinar as crianças e os adolescentes. No caso da Econsciente, Ă© a empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers que orienta os alunos. Os consultores da Price se encontram com os aprendizes de executivo todas as terças-feiras Ă tarde, no laboratĂłrio de quĂmica da escola.
O capital da Econsciente hoje é de quase R$ 3 mil. Com esse dinheiro, ela paga os salårios dos funcionårios. O presidente ganha R$ 2 por encontro do grupo, os diretores R$ 1,50 e os funcionårios R$ 1. Além disso, pagam um aluguel pelo laboratório: R$ 5 por tarde. Todas as decisÔes da empresa, inclusive sobre os cargos a que cada aluno foi nomeado, são tomadas por meio de uma votação anÎnima, no formato de uma assembléia de acionistas de uma empresa de verdade.
Obs.: Esta reportagem faz parte do projeto Faça e Aconteça, uma ação da Editora Globo para estimular o espĂrito empreendedor no Brasil,
Maria Laura Neves - Fonte: O Tempo - NĂșmero 541.
Junior Achievement - http://www.jabrasil.org.br/ja/
OSCIP - http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ3FAC4E0BITEMIDBDBD4F111B034D5FB9773587EABA3D8CPTBRIE.htm
PricewaterhouseCoopers - http://www.pwc.com/extweb/home.nsf/docid/F6511713621C22EB85256D13004907C1
FALTA DE TALENTO - ENTRAVE EM EMPRESAS
A falta de infra-estrutura e de talentos Ă© o fator que mais atrapalha o crescimento das companhias no Brasil, segundo pesquisa da Gallup Consulting.
A consultoria ouviu 70 presidentes de empresas multinacionais e brasileiras. Do total de entrevistados, 47% sĂŁo de empresas americanas no paĂs e 33% sĂŁo presidentes de companhias brasileiras. HĂĄ 14 entrevistados de empresas de outras nacionalidades ou de estatais.
O estudo mostra que 86% dos executivos dizem que a carĂȘncia de infra-estrutura pode restringir o crescimento da empresa. Nesse percentual, estĂŁo os que se queixam da infra-estrutura tanto do paĂs quanto da empresa. A falta de talentos foi citada por 53% dos presidentes.
Apesar das queixas, hå otimismo sobre a capacidade de crescimento das empresas. Segundo a Gallup, 81% dos entrevistados afirmam que a companhia em que atuam terå um ano melhor ou muito melhor em 2008 em relação a 2007.
Os executivos foram ouvidos de junho a agosto, quando a crise internacional jå havia mostrado a força e os juros e a inflação no Brasil jå tinham subido.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 29/09/08.
Gallup Consulting - http://brasil.gallup.com/
ENEAGRAMA EVITA MESMICE NA EQUIPE
Empreendedores, facilmente adaptĂĄveis a mudanças, com capacidade decisĂłria, foco em resultados e liderança positiva e assertiva. Com 80% de seus gestores com essas caracterĂsticas -prĂĄticos, positivos e dinĂąmicos-, por que, entĂŁo, a empresa enfrentava problemas?
"Mais do mesmo", diagnosticaria o eneagrama. ApĂłs implementar um plano de gestĂŁo por competĂȘncia sem muito questionamento, a empresa excluiu vĂĄrios perfis de seu processo seletivo e inflou seus quadros com os chamados tipos 3 (focado nos resultados), 7 (mestre em promover mudanças e adaptar-se a elas) e 8 (lĂder que nĂŁo titubeia ao tomar decisĂ”es). Resultado: aniquilou as diferenças.
Sem dĂșvida, as competĂȘncias centrais do negĂłcio estavam bem encaminhadas, mas a empresa sofria ainda de efeitos colaterais: inĂșmeros problemas de processo, gestĂŁo deficiente dos riscos e baixo poder de mediação, que resultaram em grandes perdas financeiras e insatisfação da parte de funcionĂĄrios e de clientes.
Tipos distintos
Seria muito diferente se o time de gestores contasse com pessoas dos tipos 1 (voltado Ă eliminação dos erros e Ă melhoria contĂnua dos processos), 2 (forte em relacionamentos), 4 (atento ao que estĂĄ faltando e ainda nĂŁo estĂĄ bom), 5 (analĂtico), 6 (mestre em gerir crises) e 9 (mediador por natureza).
Sucesso nos Estados Unidos, o eneagrama começa a ser aplicado no Brasil em programas de desenvolvimento gerencial e de liderança, construção de equipes e gestão de conflitos e de clima organizacional. Tem potencial para decifrar e classificar, de uma maneira simples, a psicologia e o desenvolvimento da personalidade.
No workshop, que tem duração de dois dias, o principiante é levado, pela apresentação dos nove tipos, a reconhecer o seu, analisando emoçÔes, pensamentos, comportamentos, virtudes e compulsÔes.
Reconhece também -e talvez aà esteja o pulo-do-gato do curso- por que as pessoas de outros tipos manifestam emoçÔes, pensamentos e comportamentos tão diferentes em situaçÔes tão semelhantes.
Com o eneagrama, Ă© possĂvel identificar a motivação bĂĄsica de um indivĂduo, uma fixação do ego que acontece muito cedo na vida, de forma inconsciente. Mas seu objetivo principal Ă© ampliar a consciĂȘncia de nĂłs mesmos e das diferenças entre as pessoas, aprendendo a respeitĂĄ-las. AtĂ© porque, vale ressaltar, nĂŁo existe o tipo 10.
Eneagrama, workshop desenvolvido por Urùnio Paes e Fernanda Mendonça, diretores da up9 Desenvolvimento Humano (http://www.up9.com.br/), e por Nicolai Cursino, diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano (http://www.iluminattabrasil.com.br/)
PatrĂcia Trudes da Veiga - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/09/08.
O QUE SĂO OS 9 PONTOS?
O eneagrama (nove pontos, em grego) Ă© uma ferramenta de autoconhecimento que revela padrĂ”es de comportamento, dividindo-os em nove emoçÔes bĂĄsicas: raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxĂșria e indolĂȘncia.
Ele trabalha com os trĂȘs centros de inteligĂȘncia do cĂ©rebro -emocional, ativo e teĂłrico-, com a premissa de que cada pessoa usa mais ou menos cada um deles ao pensar, sentir e agir.
Fonte: Folha de S.Paulo - 28/09/08.
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http://www.faculdademental.com.br/fale.php