CRIATIVIDADE NO MARKETING
24/01/2014 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES (INVISIBLE RAMPS)
English:
http://www.thedenveregotist.com/invisible
Video:
http://adsoftheworld.com/ramps
Nomad Skateboards â
http://www.nomadskateboards.com/
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Update or Die:
http://www.updateordie.com/
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The Denver Egotist â
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https://www.facebook.com/pages/The-Denver-Egotist/215717725127985
Para lançar o conceito âTake Your City Backâ, a Nomad Skateboards fez uma intervenção interessante em alguns lugares da Espanha. Instalou alguns half pipes âinvisĂveisâ em determinado Ăąngulo. Foram trĂȘs rampas instaladas em uma praça. Ação simples, que funciona ainda mais no vĂdeo e que passa o recado de uma maneira nada convencional.
Fonte: Ads of the World / Update or Die â 20/01/14.
Mais detalhes:
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VĂdeo:
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Nomad Skateboards â
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PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br
Custo, tempo e qualidade
* por Tom Coelho
âQualidade Ă© quando nossos clientes voltam,
e nossos produtos, nĂŁo.â
(Lema atribuĂdo a uma multinacional)
O ano de 2013 bateu o recorde em convocaçÔes de recall de veĂculos no Brasil. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, do MinistĂ©rio da Justiça (Senacon/MJ), foram 109 chamados, contra 67 registrados em 2012, 76 em 2011 e 78 em 2010.
A tendĂȘncia de alta Ă© justificĂĄvel, devido ao aumento do nĂșmero de produtos e do volume de vendas, bem como da crescente complexidade dos veĂculos, demonstrando tambĂ©m maior maturidade do setor em atender Ă s exigĂȘncias do CĂłdigo de Defesa do Consumidor que impĂ”e a necessidade de recall em caso de risco Ă segurança ou Ă saĂșde do usuĂĄrio, obrigando fabricante ou importador a comunicar o defeito e providenciar o reparo, sem ĂŽnus para o cliente. Portanto, ruim seria a ausĂȘncia desta iniciativa.
Contudo, este fenÎmeno pode ser explicado a partir de um aspecto da gestão corporativa que denomino de tripé custo-tempo-qualidade.
Na busca pela competitividade, um fator primordial na atual conjuntura Ă© a redução de custos, a racionalização dos investimentos e o combate aos desperdĂcios. Lemann, Sicupira e Teles compraram o Burger King em 2010 e dois anos depois elevaram os lucros da rede em 150%, mesmo com uma redução de 42,5% nas receitas, apenas enxugando custos. Recentemente a Gol Linhas AĂ©reas criou um bĂŽnus para seus pilotos por redução no consumo de combustĂvel e a TAM optou por desligar o sistema de ar condicionado das aeronaves quando em solo, antes da decolagem.
Na indĂșstria automobilĂstica observa-se o mesmo. Em 1987 tĂnhamos no Brasil apenas trĂȘs montadoras: Chevrolet, Fiat e Autolatina (joint venture formada entre a Volkswagen e a Ford que vigorou atĂ© 1996). Atualmente temos 49 marcas sendo comercializadas no paĂs e mais de 350 modelos de veĂculos, o que obviamente pressiona cada player a proporcionar aos clientes melhores preços, demandando redução de custos.
O segundo fator Ă© dado pelo tempo. A velocidade das mudanças, a celeridade dos processos, a ansiedade das pessoas propulsionada pela comunicação interativa, exigem respostas rĂĄpidas. RefeiçÔes em fast food, decisĂ”es fast track, relacionamentos fast love. Assim, veĂculos que eram desenvolvidos em dois anos ou mais, agora precisam ser levados ao mercado em questĂŁo de poucos meses. Ocorre que a produção de um modelo envolve a junção de mais de 20.000 peças, a maior parte fornecida por empresas parceiras, de modo que nem todos os testes devidos sĂŁo realizados.
Diante deste contexto, o Ășltimo aspecto que acaba sendo nĂŁo evidentemente negligenciado, mas comprometido, Ă© a qualidade. Toda a pressĂŁo por redução de custos, por abertura de novas fĂĄbricas, por lançamento de novos produtos, impossibilita o treinamento adequado dos profissionais e o monitoramento de processos.
Por isso, não importa qual sua atividade e porte de empresa. Reduza custos, tenha celeridade em suas açÔes, porém esteja atento com a qualidade de seus produtos e serviços. Caso contrårio, o preço a ser pago poderå ser a credibilidade de sua marca e a perda da confiança do consumidor.
* Tom Coelho Ă© educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 paĂses. Ă autor de âSomos Maus Amantes â ReflexĂ”es sobre carreira, liderança e comportamentoâ (Flor de Liz, 2011), âSete Vidas â LiçÔes para construir seu equilĂbrio pessoal e profissionalâ (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos atravĂ©s do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
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