CRIATIVIDADE NO MARKETING XCII
08/10/2009 -
NOSSOS COLUNISTAS
PROPAGANDAS INTELIGENTES XCII (DIA DAS CRIANĂAS)
VĂdeo: http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2009/09/0015
A C&A preparou uma campanha especial para o Dia das Crianças. Inspirada no estilo retrĂŽ dos anos 60, a ação, criada pela DM9DDB, tem como foco a divulgação da promoção âLeve 4 peças do Infantil e pague 3â, que jĂĄ virou tradição para esta data na C&A.
A campanha começou a ser veiculada nacionalmente incluindo filme, anĂșncios em revistas e material de ponto de venda. O comercial Ă© ambientado em uma lanchonete, com muito neon e crianças cantando e dançando entre mesinhas coloridas e garçonetes de patins, deslizando no chĂŁo xadrez.
VĂdeo: http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2009/09/0015
Mais:
http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=94058
http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=54883&sid=3&tpl=printerview
DIA DAS CRIANĂAS - BRINQUEDOS PARA UMA NOVA GERAĂĂO
Produtos unem tecnologia e elementos lĂșdicos para agradar Ă s crianças mais exigentes.
Elas ainda não sabem muito sobre a vida, mas jå se interessam por computadores, sonham com o primeiro celular, dominam jogos inovadores e sabem que a internet é a porta de acesso para um mundo de informaçÔes sem fim.
As crianças de hoje fazem parte de uma geração cada vez mais conectada aos avanços tecnolĂłgicos e a todas as possibilidades que eles trazem ao dia a dia. Isso acaba se refletindo diretamente no comportamento e nas preferĂȘncias dos pequenos, fazendo com que esse pĂșblico de pouca idade se torne tĂŁo exigente quanto o adulto.
EntĂŁo, quando o assunto Ă© brinquedo, nada melhor que investir naqueles produtos que utilizam a tecnologia como atrativo para promover uma maior interação com a criança, despertar a sua atenção e incentivar a descoberta de novas sensaçÔes e experiĂȘncias.
SET PIT BOX - Marca: SCX. Autorama digital que permite comando direto do carro e mais recursos na pista.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102804123-autorama-scx-digital-system-132-com-pit-box-_JM
BONECAS LANGUAGE - Marca: Language Littles. Com mais de 20 frases armazenadas, elas falam inglĂȘs e um segundo idioma.
http://shop.ebay.com/Language%20Littles%20Dolls
LUCKY DAWG - Marca: Wowwee para PBKids. CĂŁo robĂŽ que obedece a diferentes comandos e pode mudar de humor.
http://www.slipperybrick.com/2008/06/wowwees-new-robot-wrex-the-dawg/
Joice Tavares - Fonte: Isto à - Edição 2082.
Leia mais sobre o Dia das Crianças:
http://www.faculdademental.com.br/manchetesSemana2.php?not_id=0002047
PROFESSOR X
PROFESSOR LUCASIANO DE MATEMĂTICA
Aposentou-se do posto de professor lucasiano de matemĂĄtica da Universidade de Cambridge, por ter atingido a idade-limite de 67 anos, o fĂsico Stephen Hawking. A cadeira, uma das mais renomadas do mundo acadĂȘmico inglĂȘs, foi instituĂda em 1663 por inspiração do reverendo Henry Lucas, um patrono da universidade. NinguĂ©m menos do que Isaac Newton, descobridor da lei da gravidade, foi um de seus ocupantes. Apesar de deixar o posto, Hawking continuarĂĄ fazendo pesquisas na universidade.
Panorama - Datas - Fonte: Veja - Edição 2133.
Stephen Hawking -
http://www.damtp.cam.ac.uk/user/gr/about/members/hawking.html
http://cambridge.academia.edu/StephenHawking
http://www.hawking.org.uk/
SITUAĂĂO DO PROFESSOR Ă CRĂTICA
Num dos mais completos relatos jĂĄ feitos sobre a situação do professor brasileiro, a Unesco aponta que a situação Ă© bastante crĂtica, e nĂŁo apenas por causa dos baixos salĂĄrios.
AlĂ©m de a carreira, que emprega 2,8 milhĂ”es de pessoas no paĂs, nĂŁo ser atrativa para os jovens de maior nĂvel socioeconĂŽmico, os alunos que ingressam em cursos de pedagogia e licenciaturas recebem uma formação que enfatiza pouco a relação entre teoria e prĂĄtica.
Eles se formam principalmente em instituiçÔes particulares, à noite, e poucos passam por atividades de estågio bem coordenadas antes de começarem a dar aulas.
Para mostrar esse quadro complexo, as pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas Bernadette Gatti e Elba Barretto usaram vĂĄrias bases de dados sobre professores no paĂs.
Escolaridade
Do questionĂĄrio que Ă© aplicado aos alunos que fazem o Enade (exame que avalia a educação superior), elas destacaram, entre outros fatos, que os universitĂĄrios de cursos de licenciatura e pedagogia vĂȘm de famĂlias mais pobres, com menor bagagem cultural.
Quase metade (50,6%) tem pais sem nenhuma escolaridade ou que chegaram apenas Ă 4ÂȘ sĂ©rie do ensino fundamental. Entre alunos dos cursos de medicina, por exemplo, esse percentual Ă© de 7,1%. Na carreira de enfermagem, a proporção Ă© de 37,7%.
"SĂŁo jovens em ascensĂŁo social, e Ă© preciso aproveitar o potencial deles, que buscam na universidade enriquecer sua bagagem sociocultural. Para isso, no entanto, Ă© fundamental mexer nas grades curriculares dos cursos que formam professores, que deixam muito a desejar", diz Bernadette Gatti.
Para chegar a essa conclusão, o relatório detalha uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas, feita com apoio da Fundação Victor Civita, que analisou a estrutura curricular e as ementas de 165 cursos de pedagogia e licenciaturas.
Num trecho do relatĂłrio, as autoras destacam que as "ementas dos cursos frequentemente expressam preocupação com o porquĂȘ ensinar, o que pode contribuir para evitar que conteĂșdos se transformem em meros receituĂĄrios, mas sĂł de forma muito incipiente registram o quĂȘ e como ensinar."
A proporção de horas dedicadas a formação especĂfica, por exemplo, nĂŁo passa de 30% nesses cursos.
"A formação Ă© precĂĄria, com pouca ĂȘnfase na relação entre teoria e prĂĄtica. E nĂŁo hĂĄ acompanhamento adequado dos estĂĄgios. Fazer isso de maneira benfeita tem um custo alto, pois envolve um professor designado para acompanhar cada estudante em seu projeto. Muitas faculdades privadas nĂŁo estĂŁo dispostas a arcar com isso", critica a pesquisadora.
SalĂĄrio
Célio da Cunha, assessor especial da Unesco, afirma que o relatório deixa muito evidente que a questão salarial é importante, mas que a valorização do trabalho do professor não se restringe a isso.
"SalĂĄrios, apenas, nĂŁo operam milagres. De que adianta aumentar os rendimentos do professor se ele continuar a ser formado da mesma maneira?", indaga Cunha.
Ele afirma que a dificuldade de valorizar a carreira do magistĂ©rio nĂŁo Ă© um desafio apenas do Brasil. No entanto, na comparação com paĂses desenvolvidos, os rendimentos dos professores brasileiros ficam muito abaixo de seus colegas europeus, por exemplo.
"E o que agrava mais a situação dos professores brasileiros e de outros paĂses menos desenvolvidos Ă© que, na Europa, os serviços pĂșblicos de saĂșde e educação sĂŁo de alta qualidade, o que nĂŁo acontece no Brasil, onde parte da renda acaba sendo destinada a suprir essa deficiĂȘncia."
Fonte: Folha de S.Paulo - 04/10/09.
Unesco - http://www.brasilia.unesco.org/
Fundação Carlos Chagas - http://www.fcc.org.br/
PROFESSORA PASQUALINA
O PIONEIRO NO IPHONE
O Seminarista (Agir; 160 pĂĄginas), a nova novela de Rubem Fonseca, nĂŁo chegarĂĄ apenas Ă s livrarias dentro de um mĂȘs. SerĂĄ o primeiro lançamento de um escritor brasileiro que poderĂĄ ser baixado em iPhones e iPods. O livro conta a histĂłria de um matador de aluguel carioca. Talvez seja a mais violenta das obras de Rubem Fonseca, de 84 anos.
Panorama - Radar - Lauro Jardim - Fonte: Veja - Edição 2133.
INGLĂS â GRAFIA SEMELHANTE, SIGNIFICADO DIFERENTE (FALSE FRIENDS)
O trecho a seguir Ă© de um dos textos da prova de inglĂȘs da Fuvest 2008: "Japanese researchers have spent five years developing a humanoid robot system that can understand and respond to simultaneous speakers. They posit a restaurant scenario in which the robot is a waiter (...)".
No trecho, Ă© possĂvel perceber a presença de vĂĄrias palavras muito parecidas com o portuguĂȘs que facilitam a compreensĂŁo do texto, como "japanese", "humanoid", "robot", "system", "respond", "simultaneous". No entanto, no mesmo texto encontraremos: "Such auditory powers mark a fundamental challenge artificial intelligence -how to teach machines to pick out significant sounds amid the hubbub."
Nesse caso, a semelhança entre as palavras nĂŁo nos remete exatamente ao mesmo significado em portuguĂȘs. "Auditory" aqui significa auditivo, e "amid" nada tem a ver com amido ("starch" em inglĂȘs) . "Amid" Ă© uma preposição que significa entre, no meio de.
Essas palavras pertencem a um grupo que chamamos de "false friends" (ou falsos cognatos) . Recebem esse nome por terem grafia semelhante a outras em nosso idioma, mas significado diferente. Apesar de representarem uma porcentagem que nĂŁo chega nem a 2% dos vocĂĄbulos no caso do portuguĂȘs-inglĂȘs, podem se tornar fonte de equĂvocos ou mal-entendidos em situaçÔes de comunicação e em traduçÔes.
Alguns "false friends" sĂŁo frequentemente utilizados de forma equivocada em textos e conversas de falantes de lĂngua portuguesa. Ă o caso do emprego de "actually" para atualmente ou de "pretend" para pretender. Se vocĂȘ diz "Actually, he is a doctor", nĂŁo estĂĄ dizendo que atualmente ele Ă© um mĂ©dico, mas que NA VERDADE ele Ă© um mĂ©dico -ou seja, estĂĄ provavelmente corrigindo uma informação. Da mesma forma, se vocĂȘ diz "I pretend to be a doctor" nĂŁo estĂĄ dizendo que pretende, mas que FINGE ser um mĂ©dico.
Ă importante que o vestibulando memorize alguns "false friends" para nĂŁo interpretar mal uma frase ou mesmo um texto inteiro. A seguir, uma tabela com alguns dos "false friends" mais comumente confundidos por alunos brasileiros. Procure complementar esta tabela pesquisando em livros e sites confiĂĄveis ou buscando orientação de seu professor de inglĂȘs.
FALSE FRIENDS
Palavras com grafias semelhante e significado diferente:
InglĂȘs / PortuguĂȘs
Actually (adv) na verdade..., o fato Ă© que...
Argument (n) discussĂŁo, bate-boca
Audience (n) plateia, pĂșblico
Balcony (n) sacada
Casualty (n) baixa (devido a acidente ou guerra), fatalidade
Collar (n) gola, colarinho, coleira
College (n) faculdade, ensino de 3Âș grau
Contest (n) competição, concurso
Defendant (n) réu, acusado
Eventually (adv) finalmente
Exquisite (adj) refinado, chique
Large (adj) grande, espaçoso
Legend (n) lenda
Novel (n) romance
Pretend (v) fingir
Realize (v) notar, perceber, dar-se conta
Retired (adj) aposentado
Support (v) apoiar
Tax (n) imposto
Turn (n, v) vez, volta, curva; virar, girar
________________________________________
(n) = substantivo
(adv) = advérbio
(adj) = adjetivo
(v) = verbo
PortuguĂȘs / InglĂȘs
Atualmente nowadays, today
Argumento reasoning, point
AudiĂȘncia court appearance
BalcĂŁo counter
Casualidade chance, fortuity
Colar necklace
Colégio (ensino médio) high school
Colégio (escola) school
Contexto context
Advogado de defesa defense attorney
Eventualmente occasionally
Esquisito strange, odd, weird
Largo wide
Legenda subtitle
Novela soap opera
Pretender to intend, to plan
Realizar to accomplish
Retirado removed
Suportar bear, can stand
Taxa rate; fee
Turno shift; round
Denisse Maciel Selmo Ă© professora de inglĂȘs dos colĂ©gios Santa Maria (http://www.colsantamaria.com.br/) e Pio XII (http://www.pioxiicolegio.com.br/2009/). Fonte: Folha de S.Paulo â 06/10/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php