DIREITO AO VÍDEO
GUGGENHEIM YOUTUBE PLAY
English:
http://creativity-online.com/work/the-guggenheimyoutube-youtube-play-shortlistfinalists/21351
Guggenheim - http://www.guggenheim.org/
YouTube Play - http://youtube.com/play
Portal de vídeos e Guggenheim se unem para revelar videoartistas ; dois brasileiros estão entre os selecionados.
O museu Guggenheim (http://www.guggenheim.org/) formou parceria com o YouTube, em uma aliança que reflete a crescente influência da nova mídia como forma de arte.
As duas organizações criaram o YouTube Play, cujo objetivo é descobrir e destacar o trabalho de artistas que trabalhem com vídeo on-line.
Uma lista inicial de 125 artistas e seus vídeos foi lançada em http://youtube.com/play e em quiosques nos museus Guggenheim de Nova York, Berlim, Veneza e Bilbao.
Eles foram selecionados entre mais de 23 mil trabalhos inscritos no YouTube, vindos de 91 países.
Nancy Spector, diretora-assistente e curadora-chefe da Fundação Guggenheim, disse que o museu havia se interessado pelo projeto porque estava fascinado "pela ideia de ver como o vídeo on-line está emergindo enquanto forma de arte com vida própria".
"É uma questão, não uma declaração", disse. "Por isso, vale a pena considerá-la."
O YouTube Play representa o mais recente esforço do site de vídeo para estender as fronteiras de diversas formas de arte, e se segue a iniciativas como a YouTube Sym- phony Orchestra e o projeto cinematográfico "Life in a Day" (a vida em um dia).
JURADOS
Um júri de 11 integrantes -incluindo o cineasta Darren Aronofsky, o grupo musical norte-americano Animal Collective e o artista visual japonês Takashi Murakami- reduzirá os 125 vídeos aos 20 finalistas.
Em 21 de outubro, os 20 nomes serão anunciados e verão seus trabalhos apresentados no museu Guggenheim de Nova York. Os museus Guggenheim de Berlim, Bilbao e Viena também destacarão os trabalhos.
Murakami afirmou que as inovações tecnológicas causaram "drásticas mudanças tanto na forma quanto na disseminação da expressão artística".
"O YouTube é um meio de comunicação com um mundo mais amplo e nós artistas já não podemos nos definir como artistas simplesmente por descobrir algo de especial e apresentá-lo ao público sozinhos", disse Murakami. "Dessa forma, o YouTube incitou uma revolução", acrescentou.
Entre os 125 semifinalistas estão a banda de rock OK Go e a enxadrista Jennifer Shahade, duas vezes campeã da modalidade nos Estados Unidos, e dois brasileiros: Jarbas Agnelli, com "Birds on Wires" (pássaros nos fios) e Joe Penna, radicado nos EUA e conhecido como MysteryGuitarMan, com "Guitar: Impossible" (Guitarra: Impossível).
"HULACHESS" O vídeo de Jennifer Shahade e Daniel Meirom, selecionado no YouTube Play, retrata uma partida de xadrez misturada com bambolê; veja em http://www.youtube.com/watch?v=SSonAJTM18Q
"HUMAN MIRROR" Selecionado para o YouTube Play, o vídeo do grupo Improv Everywhere mostra "espelhos humanos" no metrô de Nova York; veja em http://www.youtube.com/watch?v=9MBBr-a2KnM
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/09/10.
NÚMEROS
Mais de 23 mil vídeos de 91 países foram enviados ao YouTube Play. Apenas 125 foram selecionados. Os vídeos escolhidos pelo júri serão exibidos entre 22 e 24 de outubro nas unidades de Nova York, Bilbao, Berlim e Veneza; o endereço é http://youtube.com/play.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/09/10.
Dois brasileiros estão entre os 125 finalistas do concurso
Dois brasileiros estão entre os 125 finalistas do YouTube Play. Um deles é Joe Penna, 23, que mora nos EUA desde os 12 e é mais conhecido como MysteryGuitarMan, dono do oitavo canal mais popular do YouTube.
Em seu vídeo, "Guitar: Impossible" (Guitarra: Impossível), Penna faz uma releitura de Mozart ao violão usando a técnica de vídeo stopmotion.
O outro brasileiro é Jarbas Agnelli. Autor de "Birds on Wires" (pássaros nos fios), ele se inspirou em "uma foto de jornal ["O Estado de S. Paulo"] de uns pássaros em cabos" de rede elétrica.
O vídeo, que é um dos 125 semifinalistas selecionados entre 23 mil criações procedentes de 91 países por uma equipe de funcionários do Museu Guggenheim é, "na realidade, uma obra muito singela", afirmou.
Em entrevista, Agnelli explicou que o sucesso do vídeo é que a associação dos pássaros com as notas musicais é interpretada pelo público no sentido de que "a natureza é arte".
O vídeo "Birds on Wires" é mudo, mas o segredo do sucesso está na trilha sonora por meio da imagem fixa de pássaros que descansam em cabos de alta tensão, que faz com que as aves sejam interpretadas como notas musicais e os cabos como as linhas de uma partitura.
Deste modo, ele compôs uma melodia levando em conta "a posição exata dos pássaros" que se transformam em notas no próprio vídeo, disse ele, que é diretor de anúncios de publicidade para a televisão.
Fonte: Folha de S.Paulo - 29/09/10.
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