CRIATIVIDADE NO MARKETING
PROPAGANDAS INTELIGENTES (TAM)
English / Video:
http://outsideoftheboot.com/airlines-advertisement/
Outside of the Boot –
http://outsideoftheboot.com/
https://www.facebook.com/OutsideoftheBoot
Brainstorm9 –
http://www.brainstorm9.com.br/
https://www.facebook.com/brainstorm9
Y&R Brasil –
http://yrbrasil.com.br/
https://www.facebook.com/youngbrasil
TAM dá um nó na GOL e faz o melhor comercial pra Copa do Mundo até agora. Filme mostra franceses, ingleses e espanhóis tentando impedir o embarque dos jogadores brasileiros.
Se você ligar a TV nesse momento, duvido conseguir contar pelo menos cinco comerciais que não fazem referência à Copa do Mundo. De forma oficial ou genérica, toda marca quer tirar sua casquinha do bilionário evento da FIFA, infestando a publicidade com toda a sorte de ufanismo e clichês.
Esse comercial da TAM, porém, consegue fugir do lugar comum e dribla todas as limitações – por não ser uma patrocinadora oficial do evento – de maneira criativa e divertida. Mostra Thiago Silva, David Luiz e Marcelo tentando viajar para o Brasil, enfrentando dificuldades com os franceses, ingleses e espanhóis, respectivamente, que fazem de tudo para impedi-los.
Quem não deve gostar nada é a GOL, que paga para dizer que é transportadora oficial da CBF, mas nem pode reclamar, pois não faz esses vôos internacionais. Alguém vai passar a noite relendo contrato hoje.
Criação da Y&R.
http://www.brainstorm9.com.br/tam
(Colaboração: Cristiano)
Mais detalhes / vídeo:
http://outsideoftheboot.com/airlines-advertisement/
Outside of the Boot –
http://outsideoftheboot.com/
https://www.facebook.com/OutsideoftheBoot
Brainstorm9 –
http://www.brainstorm9.com.br/
https://www.facebook.com/brainstorm9
Y&R Brasil –
http://yrbrasil.com.br/
https://www.facebook.com/youngbrasil
UM VOO, UMA SITUAÇÃO...
Um homem e uma mulher, que nunca tinham se encontrado, mas que eram ambos casados com outras pessoas, foram alocados como passageiros numa mesma cabine de descanso, de um avião A-380. Embora inicialmente meio envergonhados e desconfortáveis com aquela situação de compartilharem o mesmo aposento, ambos estavam muito cansados e caíram no sono rapidamente, ele no beliche superior e ela no inferior.
À 1:00h GMT, o homem se inclinou e gentilmente cutucou a mulher acordando-a dizendo:
- "Desculpe-me o incômodo, mas você poderia pegar para mim no armário um cobertor extra? Estou morrendo de frio."
A mulher respondeu prontamente:
- "Eu tenho uma idéia melhor. Somente esta noite, vamos fingir que eu e você somos casados".
- Uau! Esta é uma excelente idéia!" Exclamou o homem.
"-Ótimo", respondeu a mulher. "Então vá você mesmo buscar a p.... do cobertor!"
Após um breve momento de silêncio, o homem soltou um sonoro pummm...
(Colaboração: Cláudio)
A OPÇÃO
A aeromoça oferece bebidas a um sujeito que está sentado ao lado de um padre dentro de um avião.
O sujeito pede uísque com gelo.
- O senhor quer o mesmo que ele, reverendo? - Pergunta a aeromoça ao religioso.
O padre fica indignado:
- Prefiro ser agarrado por uma prostituta do que botar uma gota deste álcool na boca!
O sujeito escuta e devolve o uísque à aeromoça dizendo:
- Desculpe... eu não sabia que tinha outra opção!!!
(Colaboração: Leonardo)
MECÂNICOS DE AVIÃO
Juca e Chico eram dois mecânicos de avião e trabalhavam num hangar no aeroporto do Galeão.
Cachaceiros de carteirinha, não perdiam chance de derrubar umas e outras.
Num fim tarde sem movimento, Chico disse:
- Tô seco pra tomar umas...
- Eu também - emendou o Juca.
Os dois foram até o vestiário, mas a garrafa no armário estava vazia.
Nessa altura, a vontade aumentou e então Chico sugeriu:
- Que tal a gente experimentar combustível de jato?
E o Juca:
- Vamo lá, de repente esse troço é bom!
E os dois detonaram perto de um litro. No dia seguinte, ao acordar,
Chico ficou surpreso, pois estava se sentindo muito bem e sem ressaca.
Nisso o telefone tocou: era o Juca, que perguntou:
- Como você se sente?
- Tô inteirão. A coisa é boa pra cacete. Agora só tomo dela.
- É da boa mesmo, mas só uma pergunta: já soltou um pum hoje?
E o Chico:
- Não, por quê?
- Então se segura, porque eu tô ligando de Cuiabá!!!
(Colaboração: Roberto)
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br
Inovar para crescer
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo." (Albert Einstein)
Alguns mitos cercam o mercado de trabalho no sistema financeiro. Primeiro, nos tempos de inflação galopante, valorizava-se mais os executivos de finanças, pois eram responsáveis por grande parte do resultado das empresas. Segundo, as oportunidades profissionais eram maiores quando comparadas à atual concentração decorrente de fusões e aquisições. Terceiro, o sistema bancário ficou comoditizado, com pouco espaço para inovação.
Analisando sob este prisma, gerenciar a carreira pode tornar-se desestimulante. As possibilidades de crescimento parecem limitadas, e as iniciativas pessoais, restritas e inócuas.
Vamos debater os mitos. É fato que bancos e companhias perderam a receita de floating e ações de tesouraria nestes mais de 15 anos de economia estável. Porém, tal como executivos em empresas tiveram que aprender a reduzir custos e buscar rentabilidade real em substituição aos ganhos com aplicações financeiras de outrora, também os bancos descobriram a lucratividade a partir da prestação de serviços.
Igualmente é verdade que a globalização incentiva a formação de novos conglomerados. Mas se temos a impressão de que há menos empresas para trabalhar, também dispomos da oportunidade ímpar de atuar em organizações transnacionais com chances de uma experiência internacional.
Por fim, atualmente produtos, serviços e pessoas estão cada vez mais semelhantes. Mas há um universo inimaginável de possibilidades de inovação. Se durante o período inflacionário alguém inventou a “conta remunerada”, qual será o produto atraente que pode ser criado em um cenário de estabilidade? Quais as propostas para melhoria no atendimento, este grande fator de diferenciação capaz de conquistar e fidelizar clientes?
O crescimento profissional passa pelo desenvolvimento de competências técnicas (formação acadêmica, fluência em outros idiomas, administração do tempo, negociação), comportamentais (iniciativa, comprometimento, ousadia, determinação, resiliência), relacionais (liderança, empowerment e trabalho em equipe) e valorativas (integridade, pluralidade, ética). Entre estas e tantas outras, destaca-se a criatividade.
Criar novos produtos, serviços e processos capazes de facilitar a vida das pessoas, conquistando mercados e ampliando a lucratividade. Compreender o novo perfil das demandas pessoais e a dinâmica do mundo corporativo. Usar a velocidade e a capilaridade da comunicação em rede e contemplar o imperativo da sustentabilidade. Estes são os grandes desafios profissionais da atualidade.
A pergunta final é: dentro deste contexto, como você vai construir seu futuro?
Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento”, “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php