BOLA PRA FRENTE!
É pessoal... o “Ronalducho” tentou lavar a alma e calar a boca de muita gente, mas não conseguiu. E veio a França, com gosto de revanche e com o “Ronalxuto” dizendo “au revoir” à Copa.
Voltando ao assunto abordado na edição passada, a exceção citada em relação aos verbos transitivos indiretos não admitirem a voz passiva analítica ou sintética, refere-se aos verbos obedecer e desobedecer. Portanto, uma sentença como: “Muitos motoristas brasileiros não obedecem às leis de trânsito” também pode ser construída como: “As leis de trânsito não são obedecidas por muitos motoristas brasileiros”. Convém verificar se as regras foram bem entendidas, então vamos aos exercícios, completando as orações abaixo com o verbo entre parênteses flexionado adequadamente:
a) -------------------- - se roupas sociais. (reformar)
b) -------------------- - se aulas de português e literatura. (dar)
c) -------------------- - se apenas reparos urgentes. (fazer)
d) -------------------- - se de tudo. (indagar)
e) -------------------- - se urgentemente de cadernos e lápis nesta escola. (necessitar)
f) -------------------- - se livros clássicos com tranqüilidade e normalidade? (ler)
Pratique um pouco mais, colocando as orações abaixo no plural:
a) Ainda não se descobriu o verdadeiro responsável pelo golpe.
b) Demoliu-se o prédio mais antigo da cidade sem nenhuma consulta ao Patrimônio Histórico.
c) Duvida-se dessa nova decisão da diretoria.
d) Manteve-se a decisão do representante de turma sem questionamento.
e) Hoje em dia, fala-se do tema sexual com muito mais naturalidade.
f) Não se faz mais homem como antigamente.
g) Precisa-se de professor com título de mestrado.
Espero que vocês não tenham muitas dúvidas ao responder às questões, mas caso tenham qualquer problema é só enviar um e-mail.
Boas Férias a todos! “Rumu au exiça”. A copa de 2010 já está chegando!
Abraços
Professora Pasqualina
PROFESSOR X
Continuo com o tema "Copa do Mundo" e apresento mais algumas curiosidades para vocês:
Com os 02 gols marcados contra o Japão, Ronaldo Fenômeno ultrapassou Pelé e passou a ser o jogador brasileiro com maior número de gols em copas do mundo. Pelé que atuou nas copas de 1958, 1962, 1966 e 1970 marcou 12 gols. Ronaldo, contando as copas de 1994, 1998, 2002 e até o jogo contra o Japão na copa de 2006 marcou 14 gols e se igualou ao alemão Gerd Müller. Juntos, Müller e Ronaldo, são os jogadores com maior número de gols marcados em copas do mundo. Agora, depois da partida contra Gana, o nosso "Fofomeno", com o gol marcado, passou para a história de todas as copas, tornando-se o maior artilheiro de todos os tempos em copa do mundo. Já que o Hexa ficou para 2010, pelo menos temos o maior artilheiro de todas as copas. Boas Férias pessoal e bola para frente!
Abraços
Professor X
Adolescente geriátrico
Se você estiver disposto a recomeçar sua vida em todos os instantes não terá tempo de olhar para suas desistências passadas. Calcule as desistências que você assumiu nos últimos dez, quinze anos. Você não fez o curso de engenharia de computação, pois aos 30 anos, quando se formasse todos os postos na indústria estariam ocupados. Hoje, aos 40 você está desempregado e sem a possibilidade de abrir um negócio próprio exatamente porque desistiu de você lá, naqueles distantes quinze anos. Que vistos sob outra lógica, foram ontem.
Agora, amadurecido com o erro que fez, tem sua vida para ser recomeçada, novamente. E o que faz? Se atira no que gosta, com a fúria de um adolescente geriátrico ou vai, de novo, aceitar os argumentos dos abestados ao seu redor e se classificar como velho.
Não adianta responder. Nem mesmo mentalmente. O que mudará – e se mudar – o seu futuro é a ação que adotará, na prática a partir do próximo parágrafo.
A gente custa a entender – muitos morrem sem nem ter tido esse privilégio – que a totalidade de uma vida inteira cabe na palma da mão e num só instante.
Evite as armadilhas de transformar sua vida num crime perfeito. Com planos de negócios que prevêem início, meio e fim. Com perguntas e respostas antecipadas nos próximos dois, três anos.
Aprenda a te ver sempre na tangente do mundo. O mundo está lá, redondo, inteiro, cheio de nuances internas. Sua vida é aquela curva que se forma com várias tangências que se tocam no conteúdo deste mundo.
Umas vezes em linhas mais encorpadas, outras vezes quase transparente, muitas vezes dando voltas em espiral. Mas você está ali, no DNA daquela curva que se sustenta em todos os instantes no conteúdo do mundo.
O grande perigo é a gente confundir as linhas que traçam nosso contorno, com os conteúdos em que se apóiam. Nunca vamos captar o mundo em sua totalidade. É por isso que precisamos de Deus para traduzir essa opulência de vidas e de realidades se combinando.
Mas se quisermos chegar em qualquer lugar, vale à pena apostar sempre que possível num recomeço. E essa aposta só é legítima se cada poro, nervo, osso, suor e lágrima acreditar de verdade que o que nos alimenta e nos renova é o mundo ao nosso redor.
Ter fé neste mundo, emaranhado de oportunidades, nos ajuda a traçar um caminho. E qualquer caminho para ser visualizado precisa se deslocar além de um ponto determinado. Tem que ter um começo, uma data qualquer, um esforço organizado qualquer. Um salto para além de nossas vãs compreensões.
Se você estiver disposto recomeçar sua vida em todos os instantes não terá tempo de olhar para suas desistências passadas. Pois se transformou num artista do recomeço permanente. Será até o dia da sua morte, um adolescente geriátrico. E, eventualmente, um vencedor. Mas, com certeza, se divertirá adoidado com a própria vida
O Cara