CRIATIVIDADE NO MARKETING C
PROPAGANDAS INTELIGENTES C (EMERGÊNCIA)
English:
http://www.advertolog.com/wwf/print-outdoor/ambulance-310162/
A emergência é agora. A mensagem deste anúncio diz: "Você não pode ser lento em uma emergência. Aja agora pelo planeta".
(Colaboração: Sueli Olinto)
Mais detalhes:
http://www.advertolog.com/wwf/print-outdoor/ambulance-310162/
TODO DIA É DIA DA PROPAGANDA
O Dia Mundial da Propaganda foi instituído em 4 de dezembro de 1936, quando, na Argentina, a Asociación de Jefes de Propaganda convocou um de seus mais importantes congressos com o objetivo de promover o ensino formal da publicidade. A partir da década de 70, outros países adotaram o significado da data e ela passou a ser comemorada em todos os lugares onde se respeita a liberdade de expressão.
Muito mais, no entanto, do que no 4 de dezembro, ocasião festiva que reúne profissionais, a publicidade no Brasil é comemorada no cotidiano dos milhões de brasileiros.
Porque, sabiamente, incorporamos a ideia de que a presença vigorosa da publicidade em nossas vidas evidencia uma produção em ritmo forte. Significa oferta de emprego, ocasião para empreender e maior acesso a bens e serviços para todos. Podemos dizer que a publicidade alimenta sonhos, estabelece metas e estimula o empenho honesto na construção do futuro.
Não por acaso, nos países desenvolvidos e naqueles em franco desenvolvimento, a expressão comercial pública e promocional é parte indispensável de um mercado moral e eticamente saudável. Afinal, não há nada de verdadeiro que se possa dizer da publicidade que ela, por si só, já não tenha dito de si mesma. Às claras.
Para ser eficaz, precisa obedecer a padrões ditados pelos consumidores, ao contrário do que afirmam aqueles que defendem o cerceamento da liberdade de expressão comercial.
Por compreender e confiar nesse regramento elementar -a liberdade de escolher, experimentar, avaliar, adotar ou desprezar e denunciar anunciantes-, o Brasil foi o pioneiro na instituição da autorregulamentação da publicidade como instrumento de proteção do consumidor.
Há 29 anos, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) é fórum legítimo a que o mercado recorre, por meio de consumidores ou marcas concorrentes, para reclamar, reparar e ajustar os procedimentos da publicidade. Seus resultados ao longo de quase três décadas são expressão de maturidade e civilidade da sociedade brasileira. É, portanto, num magnífico ambiente de comunhão de interesses, objetivos e sonhos entre a massa consumidora e a vocação produtiva de nossos empreendedores que viceja a publicidade brasileira, uma das mais respeitadas e admiradas do mundo.
Emotiva, criativa e absolutamente identificada com os valores e os sentimentos de nossa gente, mais do que simples manifestação comercial, é expressão legítima da nossa cultura. Não surpreende que no Brasil se goste tanto de propaganda. Aprovada e apreciada pelos consumidores, a publicidade contribui, ainda, para que a indústria da comunicação brasileira movimente números do maior significado socioeconômico.
Dados do IBGE mostram que, em 2007, foram movimentados R$ 47,3 bilhões em receitas de produtos e serviços e recolhidos R$ 11,9 bilhões em impostos e taxas. Foram empregadas nas agências de publicidade, veículos de comunicação e seus demais fornecedores cerca de 612 mil pessoas.
São números que se enquadram perfeitamente no momento vivido pelo Brasil, sob todos os aspectos. Temos segurança jurídica, estabilidade econômica, mercado interno forte e pleno exercício da democracia e dos direitos individuais. Alcançamos esse estágio com alternância de poder, imprensa livre, eleições regulares, Congresso e Judiciário funcionando.
A propaganda teve papel singular nessa etapa da história brasileira ao impulsionar com o talento de seus profissionais a roda da economia e alimentar com a convicção de seus ideais o discurso da liberdade.
Olhando para a frente, vemos que os aspectos mais favoráveis para a construção do nosso melhor futuro não combinam, definitivamente, com as ameaças que rondam a propaganda e o ambiente estimulante para os negócios que o Brasil estabeleceu para si e que tanto interesse tem despertado no mundo.
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) gostaria que este 4 de dezembro inspirasse uma profunda reflexão sobre o encadeamento entre publicidade, consumo, produção, geração de empregos, a real habilitação do Brasil como competidor global, liberdade de expressão, independência econômica dos meios de comunicação e a segurança da democracia. E assumíssemos todos a nossa responsabilidade com a consolidação do país que queremos desfrutar o quanto antes e que pretendemos legar para as próximas gerações.
Luiz Lara, 47, é presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e CEO da agência Lew'Lara/TBWA. Fonte: Folha de S.Paulo - 04/12/09.
Conar - http://www.conar.org.br/
Abap - http://www.abap.com.br/
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
VOCÊ já sorriu hoje?
Por Adm. Marizete Furbino
“A Paz começa com um sorriso. Sorria pelo menos cinco vezes ao dia para as pessoas a quem você normalmente não daria um sorriso. Faça isso pela paz. Irradiemos a paz de Deus e tornemo-nos o reflexo de sua luz para extinguir no mundo e no coração dos homens toda espécie de ódio e o amor pelo poder. Sorria junto com os outros, embora isso nem sempre seja fácil”. (Madre Tereza de Calcutá)
Partindo-se desta premissa, um sorriso vale ouro. O sorriso, além de massagear o ego, serve de bálsamo para a alma, aliviando o stress do dia-a-dia, sendo um remédio para quem está doente, e o melhor, não custando absolutamente nada a quem o oferece, proporcionando um bem enorme tanto a quem o oferece quanto a quem o recebe.
Assim, experimente sorrir. Sorria para seus familiares, para seus amigos, colaboradores, para quem cruzar o seu caminho; enfim, sorria para a vida, e verá que esta passará a ter um novo sabor, um sabor diferenciado no qual irá lhe proporcionar abertura de caminhos, amizades, harmonia no ambiente de trabalho, maior integração entre todos os envolvidos na empresa e, por consequência, maior produtividade.
Com sólido fundamento, podemos salientar que um sorriso possui inúmeros benefícios. Um sorriso, além de deixar a pessoa muito mais bonita, é capaz de não somente aproximar pessoas, mas também de reduzir e combater o estresse, a depressão, ansiedade, angústia, tristeza, desânimo e dores, tanto de ordem física quanto de ordem emocional, minimizando o “peso” do dia-a-dia, melhorando o humor das pessoas e ainda é capaz de realizar grandes mudanças de comportamento. Enfim, é capaz de proporcionar acontecimentos mil, no qual chegamos a duvidar de quão valioso é o seu poder.
Vale aqui ressaltar então que um sorriso possui um efeito espetacular, é momento de pura magia. Quem cultiva um sorriso nos lábios, além de proporcionar bem-estar a quem o recebe, proporciona um bem enorme à sua própria alma.
Neste diapasão lembramos que, no momento em que você sorri, você contrai e relaxa vários músculos, o que faz com que seja aumentado em seu sangue o nível de substâncias denominadas endorfinas, entre as quais a serotonina, que lhe proporcionarão uma sensação de prazer, felicidade e bem-estar, elevando de certa forma a sua auto-estima, contribuindo desta maneira a estimular os profissionais a atuarem na profissão com maior gosto e afinco.
Com efeito, sabemos que na vida a cada ação temos uma reação, que comportamento gera comportamento; sendo assim, fica fácil perceber que um sorriso, além de gerar simpatia, prazer, otimismo, entusiasmo, bem-estar e positividade, cria uma atmosfera capaz de contagiar a todos ao seu redor, contribuindo então para uma maior desinibição, entrega, integração e união de todos, levando os profissionais a somarem não somente atitudes, mas também conhecimentos, habilidades e talentos, além de contribuir significativamente no que tange ao aumento da autoestima e da autoconfiança, que são dois pilares imprescindíveis para o alcance do sucesso.
Em adição, torna-se importante perceber que, com um sorriso nos lábios regularmente, estaremos sempre de bom humor, com a autoestima elevada e sempre autoconfiantes. Essa atitude leva o profissional a acreditar em si mesmo, se doando e se entregando de “corpo e alma” ao que se propõe a fazer, alcançando desta forma, não somente a simpatia dos demais, mas alcançando a eficiência e eficácia em suas ações, corroborando para que a empresa na qual exerça as suas funções cresça, cresça e cresça.
Então, incorporar e cultivar o bom humor na vida deve ser o dever de todos, pois só temos a ganhar quando adotamos esta filosofia para nossa vida.
Neste contexto, a raiva, a tristeza, a melancolia, a ansiedade, a ira e a negatividade devem ser combatidas, pois, além de não resolverem problema algum, possuem o poder de encobrir a mente da pessoa, não a deixando pensar e raciocinar de forma inteligente. Ainda, sentimentos negativos, quando em excesso, liberam duas substâncias denominadas estradiol e adrenalina, substâncias essas que funcionam como “ervas daninhas” na sua saúde, uma vez que causam o enfraquecimento de seu metabolismo, servindo de porta de entrada para as doenças.
Desta forma a raiva, a tristeza, a ira, a angústia, a melancolia, são tão terríveis que provocam rugas não somente em seu rosto, mas possui a capacidade de provocar rugas em sua alma, o que é muito pior.
Enfim, torna-se de fundamental importância lembrar que você é quem comanda a sua vida; portanto, você é quem decide como caminhar. Obstáculos existem e sempre existirão. Se eles irão servir para você submergir ou emergir, quem decide é você próprio. Você é quem deve ser o grande líder de sua vida. Analise cada situação friamente, sem ofender e nem magoar os demais que se encontram à sua volta. Seja um ser humano maduro e equilibrado emocionalmente, pois as emoções têm o poder de influenciar de forma negativa e/ou positiva sobre a sua saúde mental e física. Finalmente, em uma única frase: GOVERNE AS RÉDEAS DO SEU DESTINO!
22/11/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
NOVO SITE CELEBRA 350 ANOS DE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS
Quando Wolfgang Amadeus Mozart visitou Londres em 1764, aos oito anos de idade, ele era uma sensação musical. Multidões queriam assistir ao concerto do menino que tinha duas sinfonias em seu nome. Para Daines Barrington, entretanto, a visita do prodígio era menos um espetáculo musical do que uma oportunidade científica. Advogado e cientista amador, ele era cético quanto à capacidade de alguém tão jovem, e estava determinado a investigar o talento do menino. Verificou seu nascimento, confirmou a idade e submeteu-o a testes musicais complexos. Ficou tão perplexo que, seis anos depois, ao ser aceito na Royal Society, publicou um artigo no jornal descrevendo o fenômeno. Seu Account of a Very Remarkable Young Musician é um dos destaques do Trailblazing, poderosa fonte de recursos online lançada pela Royal Society para marcar o aniversário de 350 anos da academia científica.
O site Trailblazing (http://trailblazing.royalsociety.org/) foi criado pela influente academia científica britânica e inclui documentos escritos a mão sobre alguns dos achados científicos mais importantes dos últimos três séculos e meio.
Também estão ali os estudos de Benjamin Franklin sobre tempestades elétricas - datam de 1752, a primeira vez que alguém propôs que os raios eram eletricidade e não uma força sobrenatural. E também as notas de Edward Stone, de 1763, sobre o uso da casca de salgueiro para tratar febre, que documentam os começos do descobrimento do ácido acetil salicílico e a produção da aspirina, hoje um dos medicamentos mais usados em todo o mundo.
Os criadores do Trailblazing dizem que o site é uma viagem virtual, no ritmo de cada um, através da ciência. A Royal Society espera que ele inspire as pessoas a verem a ciência como parte da vida e da cultura no dia a dia.
No site, cada documento é acompanhado de um comentário por algum integrante atual da Royal Society, explicando o significado e o contexto da descoberta. Martin Rees, presidente da Royal Society, disse que os documentos mostram "a incessante petição dos cientistas, durante séculos (...) para provar e cimentar nosso conhecimento da humanidade e do universo". Para ele, o site exibe "momentos emocionantes nos quais a ciência nos permite compreender melhor e ver mais adiante".
Os documentos, tirados da publicação científica mais antiga do mundo em língua inglesa, a Philosophical Transactions, também incluem notas de 1776 sobre como o capitão James Cook salvou seus marinheiros do escorbuto com repolho em conserva e limões, muito antes de serem desenvolvidas ideias sobre nutrição.
Podem ser vistos na web, ainda, os primeiros escritos sobre buracos negros por parte de Stephen Hawking e o histórico trabalho de Isaac Newton de 1672 sobre a natureza da luz e da cor, e os documentos de 1940 sobre o descobrimento da penicilina.
Daines Barrington, em seus escritos sobre Mozart, destacou que o menino era tão travesso e distraído quanto qualquer outro de sua idade, mas mostrava um talento excepcional. "Mal foi posta a partitura à sua frente, começou a tocar a sinfonia de forma magistral", escreveu.
A Royal Society foi fundada em 28 de novembro de 1660 por um grupo de 12 estudiosos que incluia o arquiteto Christopher Wren, o cientista Robert Boyle e John Wilkins, inventor do sistema métrico. É a mais antiga academia científica do mundo, com mais de 60 ganhadores de Prêmio Nobel entre seus 1,4 mil integrantes.
Anualmente, 44 cientistas são nomeados "fellow" em reconhecimento ao seu trabalho e passam a integrar a academia - a distinção mais alta que um cientista pode obter, com exceção do Nobel. Entre os membros atuais da sociedade está o cosmologista de Cambridge Stephen Hawking.
O lançamento do site Trailblazing dá a largada para as comemorações oficiais dos 350 anos de fundação da academia, em 2010. Está programa, também, um festival de ciências com nove dias de duração em Londres.
Fonte: Terra - 01/12/09.
O site Trailblazing - http://trailblazing.royalsociety.org/.
PROFESSORA PASQUALINA
PARA FORA DO LIVRO
Site para baixar programa que permite ler livro sobre dragões com recursos de realidade aumentada; você aponta a página à webcam e vê um dragão em 3D; mais em http://www.templarco.co.uk/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 02/12/09.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php