ESTUDAR É PRECISO...
PROFESSORA PASQUALINA
Dando continuidade à pontuação; a exclamação, a interrogação e o ponto final são utilizados sem maiores dificuldades, entretanto, os dois pontos e o ponto e vírgula causam dúvidas quanto ao uso correto dentro dos períodos, por isso vamos às regras quanto ao emprego desses sinais.
Dois pontos
Os dois pontos marcam uma suspensão de voz em uma frase ainda não terminada. Emprega-se nos seguintes casos:
a) Antes de uma citação (letra maiúscula após a pontuação)
“E o pastor prosseguiu:
- Sois vós realmente os verdadeiros ouvintes do meu sermão de hoje sobre a mentira.” (João Ribeiro. Cartas devolvidas.)
b) Antes de uma enumeração (letra minúscula após a pontuação):
Duas coisas pretendo conseguir neste ano: um bom emprego e uma vaga no curso
de inglês.
c) Antes de uma explicação (letra minúscula após a pontuação):
Já não serei tão só: há de ficar comigo uma saudade tua, hás de levar comigo uma saudade minha. (Adaptado de Alceu Wamosy. Duas almas.)
Obs.: para saber se é uma explicação, tenta-se substituir os dois pontos por um “porque”.
d) Antes de uma complementação (letra minúscula após a pontuação).
Aquela mãe preocupa-se com uma coisa: o futuro dos filhos.
Obs.: para saber se é uma complementação, faz-se a seguinte pergunta depois dos dois pontos: Qual?
e) Antes de uma conclusão (letra minúscula após a pontuação).
O apartamento tinha poucas peças, e essas eram pequenas e escuras: uma droga!
Obs.: para se saber se é uma conclusão, tenta-se substituir os dois pontos por um “logo”.
Ponto e vírgula
O uso do ponto e vírgula não é muito simples, pois a própria gramática não nos dá uma explicação convincente. No entanto, há casos em que o uso é obrigatório e simples, em outros, costuma-se usar o ponto final ou a vírgula sem estar transgredindo regra gramatical alguma.
Deve-se empregar o ponto e vírgula nos seguintes casos:
a) Para separar orações coordenadas de uma certa extensão.
“A carta de minha irmã mais moça diz que ele caiu numa tarde de ventania, num fragor tremendo pela ribanceira; e caiu meio de lado, como se não quisesse quebrar o telhado de nossa velha casa.” (Rubem Braga. O cajueiro.)
Obs.: no lugar em que foi usado o ponto e vírgula, é comum retirar a conjunção e usar um ponto final, ficando a oração corretamente pontuada.
b) Para separar partes de um período que já se encontram interiormente separadas por vírgulas.
A vida para uns é bela, é alegre, só traz felicidade; para outros, um fardo pesado a carregar.
Obs.: nesse caso, é comum o ponto final após “felicidade” e a oração seguinte apresentar-se da seguinte forma:”Para outros é um fardo pesado a carregar.”
c) Para separar diversos itens de uma lei, de uma exposição de motivos, etc.
“Art. 187 – O processo será iniciado:
I - por auto de infração;
II - por petição do contribuinte interessado;
III - por notificação ou representação verbal ou escrita.” (Código das Penalidades e de Processo Fiscais)
Na próxima edição, já com novo ou velho presidente, darei algumas dicas para monografia. Boa semana a todos.,
Abraços
Professora Pasqualina
PROFESSOR X
Parabéns ao presidente reeleito Lula. Só posso desejar sucesso ao nosso presidente. Nesses últimos meses de campanha, muito se falou sobre ética e sobre patriotismo. Abro espaço para os comentários de uma holandesa sobre o Brasil, mensagem que recebi de um amigo. É um pouco antiga, mas ainda está atualizada. Leiam com atenção. Vale a pena.
COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA SOBRE O BRASIL.
Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.
Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores, porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.
Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.
Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.
Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.
Em Paris , os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de como conquistar o cliente."
Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.
O Brasil tem uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.
Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra sua pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros, mais esclarecidos, sabem que têm muitas razões para resgatar as raízes culturais.
Os dados são da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Eleitoral (TRE)estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em check a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40 do mercado na América Latina .
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650mil novas habilitações a cada mês.
9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México , são apenas 300 empresas e 265 na Argentina .
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
12. Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
13. Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta?
14. Que as agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
15. Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
16. Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo?
17. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
18. Por que não lembrar que o povo brasileiro é u m povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?
19. Por que não se orgulhar de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando. É! O Brasil é um país abençoado de fato.
20. Que os brasileiros são considerados os maiores amantes do mundo, enquanto que os ingleses e os árabes são os piores?
21. Que os brasileiros tomam banho todos os dias, às vezes mais de um por dia enquanto que os europeus tomam em média um por semana?
(Colaboração: Serginho).
Valeu pessoal e até a próxima semana.
Abraços
Professor X