CRIATIVIDADE NO MARKETING
PROPAGANDAS INTELIGENTES (CHILDREN INTO SCHOOL)
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Cortar os gastos militares em 10% permitiria colocar 9,5 milhões de crianças na escola.
Fonte: http://www.facebook.com/#!/worldbank - 16/09/12.
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PROFESSOR X
ANALFABETISMO HISTÓRICO
O movimento negro, bem como outros grupos que tentam reduzir os nÃveis de intolerância na sociedade, tem toda a minha simpatia. Isso dito, é ridÃculo o que estão tentando fazer com Monteiro Lobato. Se a iniciativa legal, que já chegou ao Supremo, prosperar, o autor poderá ter parte de sua obra banida das bibliotecas escolares.
Não há a menor dúvida de que Lobato se utiliza de expressões que hoje soam rematadamente racistas, como o termo "macaca de carvão", para referir-se à Tia Nastácia. A questão é que estamos falando de escritos dos anos 30, época em que quase todo mundo era racista. E, se há um pecado mortal na crÃtica literária e na análise histórica, é o de interpretar o passado com os olhos de hoje.
"Não sou nem nunca fui favorável a promover a igualdade social e polÃtica das raças branca e negra... há uma diferença fÃsica entre as raças que, acredito, sempre as impedirá de viver juntas como iguais em termos sociais e polÃticos. E eu, como qualquer outro homem, sou a favor de que os brancos mantenham a posição de superioridade."
Odioso, certo? Também acho. Mas, antes de condenar o autor da frase ao inferno da intolerância, convém registrar que ela foi proferida por Abraham Lincoln, o presidente dos EUA que travou uma guerra civil para libertar os negros da escravidão.
E Lincoln não é um caso isolado. Encontramos pérolas racistas em ditos de Gandhi e Che Guevara. Shakespeare traz passagens escancaradamente antissemitas, EurÃpides era um misógino e Aristóteles defendia com empenho a escravidão. Vamos banir toda essa gente das bibliotecas escolares?
A verdade é que todos somos prisioneiros da mentalidade de nossa época. Há sempre um horizonte de possibilidades morais além do qual não conseguimos enxergar. Aplicar critérios contemporâneos para julgar o passado é uma manifestação de analfabetismo histórico.
Hélio Schwartsman – Fonte: Folha de S.Paulo – 19/09/12.
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