CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIV
PROPAGANDAS INTELIGENTES XLIII (BRAHMA 120 ANOS)
English: http://www.ambev.com.br/eng/pro_09_en.htm
Com o objetivo de continuar comemorando seus 120 anos e de presentear os “brahmeiros”, a Brahma lança uma coleção inédita de latas com rótulos históricos da marca, ao todo são 11 opções de embalagens. Com tiragem limitada, as latas trazem ilustrações, que mostram a evolução da Brahma ao longo do tempo.
Para anunciar a novidade, que invade os pontos-de-venda, a agência Africa criou uma nova campanha publicitária. O filme “Evolução” divulga a coleção histórica. O comercial de 30 segundos começa com a Brahma exibindo “A Evolução da Espécie”. Leia mais: http://www.panoramabrasil.com.br/Noticia.aspx?idNot=255820
O site da Brahma: http://www.brahma.com.br/site2008/index.aspx
A CAMPANHA DE OBAMA
Oito anos atrás, a campanha Wassup (algo como “E aí?”), da cerveja Budweiser, se tornou um dos clássicos da propaganda viral nos Estados Unidos. Ela mostrava amigos que se divertiam e telefonavam uns para os outros, sem muito o que dizer. Agora, a mesma idéia foi usada num comercial a favor do candidato democrata à Presidência, Barack Obama. O novo filme tem o mesmo diretor e os mesmos atores do original - mas em situações distintas, mais velhos, sofrem com o desemprego, os conflitos no Iraque, a crise econômica e até os furacões. Para eles, a opção de mudança é votar em Obama.
Veja o vídeo: http://www.dailymotion.com/video/k1EL1UehypZtcbOAj9
Fonte: Época (Bombou na Web) - Número 546.
PROFESSOR X
"MALHAR" O CÉREBRO
Atletas profissionais despendem muito tempo e dedicação com exercícios de condicionamento físico; sacrificam outros interesses em prol de treinamentos porque reconhecem que o desempenho profissional depende do condicionamento físico.
Esta lógica, entretanto, não é sempre percebida quando o assunto é aquisição de competência intelectual. A grande maioria dos alunos de cursos superiores não percebe que o cérebro é parte do corpo, e necessita ser exercitado, trabalhado, condicionado para adquirir a habilidade pretendida. Não reconhece que não há fórmulas mágicas para aprender, que não passem por rigorosos, demorados, cansativos exercícios de raciocínio, de lógica, estudos, leituras, comprometimento.
Alunos sempre reclamam de falta de tempo para os trabalhos escolares, pois seu tempo é dividido entre escola, família, trabalho e lazer. E nessa "queda de braços", o estudo sempre perde, pois, ao contrário das habilidades físicas, o conhecimento, quando atingido, não é facilmente identificável; ele não se manifesta na forma de músculos "sarados", braços fortes, físico ágil e peles brilhantes.
Mas, sem "malhar" o cérebro, não há aprendizado. Alguns alunos entendem o conhecimento como um produto de prateleiras de supermercado, cujo direito à posse lhes é garantido pelo pagamento de uma taxa. Outros, como um atributo que existe na pessoa do professor, que é o responsável pelo seu aprendizado; por isso, cobram dele que os motive, mantenham-nos acordados, atentos e interessados, com aulas dinâmicas, atividades agradáveis e excitantes.
É certo que o professor é o principal agente de formação e facilitação do processo de aprendizado; mais que recursos materiais, bibliográficos, computacionais. Mas, por melhores que sejam essas fontes, é o aluno quem gera o seu conhecimento, quando absorve e processa os insumos que recebe. O melhor dos professores não fará o aluno aprender se este não quiser e não se esforçar. É sábio o dito popular que diz que podemos conseguir levar uma manada de elefantes até a beira do rio, mas não conseguiremos fazer um deles sequer beber água, se não for da sua vontade.
A decisão de investir e se dedicar ao curso cabe ao aluno. Professores, escola e família podem auxiliar, estar junto, facilitar o processo, mas, em última instância, é dele a atitude; é ele quem a faz acontecer. Como um atleta profissional, a formação acadêmica de uma pessoa que almeja sucesso na carreira requer preparação, dedicação, estudo, esforço, empenho.
Professores e escola, por mais competentes e interessados que sejam, fazem parte da solução, não do problema. Vontade, responsabilidade, seriedade, conhecimento e habilidades são atributos pessoais e intransferíveis que podem ser estimulados, ensinados, mas não assumidos. O resultado final do processo educacional mostra claramente que não é o professor que ensina; é o aluno que aprende.
Maria Helena Michel - Professora (UFMG) - michel@ufmg.br - Fonte: O Tempo - 05/11/08.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
Título: Medida Por Medida
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2340
(Colaboração: A.M.B.)
FIES - MEC PRORROGA INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE NOVEMBRO
O prazo de inscrição para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que terminaria no último dia 2, foi estendido até dia 14. O Fies é destinado a estudantes de graduação no ensino superior que não têm condições de arcar com os custos de sua formação. Operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, o programa financia até 100% das mensalidades e o estudante começa a pagar a dívida após a formatura. O processo de inscrição é feito via internet, no site http://www3.caixa.gov.br/fies/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/11/08.
JOGOS AJUDAM A EXERCITAR A MENTE E SERVEM PARA DIVERSÃO
Para manter a mente mais ativa, a rede conta com opções de jogos. Alguns são pagos e prometem aumentar a capacidade cerebral. Outros, gratuitos, não garantem nada, mas servem para diversão.
Para se familiarizar com o computador, nada melhor do que recorrer aos jogos que já vêm instalados no PC, como Paciência e Campo Minado.
Além de exercitarem o raciocínio, eles exigem movimentos repetitivos, que podem ajudar o usuário a se adaptar ao mouse.
Já o Brain Builder (http://www.brainbuilder.com/) propõe atividades com áudio e imagens para estimular a memória. No Racha Cuca, em português, (http://rachacuca.com.br/), há testes de inteligência e quebra-cabeças. (DA)
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/11/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php