CRIATIVIDADE NO MARKETING CVI
PROPAGANDAS INTELIGENTES CVI (CURB - PUBLICIDADE SUSTENTÁVEL)
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Pra que gastar papel e tinta pra fazer propaganda se você pode usar água, sol e grama? É assim que pensa a Curb, uma agência de publicidade londrina.
A empresa se define como uma "agência de mídia natual". Ou seja: só cria campanhas baseadas em mídias que não agridam o ambiente. Daí nasceram ideias como essas que você vê em cima.
1 - Uma aparada na grama e algumas pedras: está lá um anúncio para a Adidas.
2 - Com madeira reciclada, uma lente de aumento e os raios de sol, fez-se Obama.
3 - Em vez de pintar, a Curb limpou o chão da rua para promover jogos de tênis em Londres.
Fonte: Super Interessante - Edição 275.
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PUBLICIDADE
O mercado publicitário deve ficar aquecido em 2010. Os sindicatos de agências de propaganda do país apontam perspectiva de incremento no volume de negócios acima de 10%, segundo levantamento da Fenapro (federação das agências). Já foram observados a retomada da contratação e o aumento das solicitações para ações de marketing.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo - 27/01/10.
ABA e ABAP
"Propaganda faz a diferença" é a mensagem da campanha lançada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) para valorizar a propaganda e acentuar a reflexão dos anunciantes pelo seu uso no incremento dos negócios. A campanha, criada pela Almap, quer fazer reconhecer à publicidade o papel de "ferramenta fundamental da livre iniciativa e de respeito à liberdade de escolha do consumidor". O primeiro filme, de um total de seis, reapresentará comerciais que fizeram história na recente cultura popular, como a frase ‘Não é nenhuma Brastemp’, o ‘Bonita camisa, Fernandinho...’, e ‘O primeiro sutiã ninguém esquece’.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 24/01/10.
EBAP
Os interessados em participar do 7º Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade (EBAP) já podem fazer suas inscrições pelo site www.setimoebap.com.br. O evento terá como principais temas a rentabilidade e o futuro das agências de publicidade e será realizado no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de março. Pelo site, publicitários e donos de agências de todo o Brasil poderão ter acesso a programação, preços, temas e nomes de palestrantes.
Banco de Ideias - Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 24/01/10.
ADM. MARIZETE FURBINO
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CONTRATE UM COACH JÁ!
Por Adm. Marizete Furbino
"Maestros não sabem como o oboé faz o seu trabalho, mas eles sabem com o que o oboé deve contribuir." (Peter Ferdinand Drucker)
O presente tema vem realçar a importância do coach (profissional orientador) no mundo dos negócios, pois vivemos em meio a uma era global, altamente competitiva, onde o momento atual passa e sofre reflexos de uma crise econômica de ordem mundial; assim, o empreendedor deve pensar rapidamente em contratar um coach para atuar em sua empresa de forma a auxiliá-lo a permanecer no mercado e assim, não naufragar junto às correntezas adversas que porventura surgirem. Trata-se, portanto, de uma atitude sábia, principalmente pela conjuntura em que estamos vivenciando.
Vale ressaltar que um coach irá atuar de forma a analisar e a avaliar a sua empresa de maneira criteriosa, observando suas fraquezas, bem como suas forças, mas enxergando as ameaças e as oportunidades, de forma a contribuir e muito no que tange à sua permanência no mercado.
Assim, através do trabalho do coach a sua empresa terá maior probabilidade de alcançar os resultados esperados, aprendendo a planejar e a realizar estratégias para alcançar as metas desejadas.
Em adição, o coach, além de ajudar a sua empresa a inserir as pessoas certas nos lugares certos, propiciará capacitações necessárias ao desenvolvimento de toda a empresa, deixando bem claro para todos os componentes da empresa a importância de saber trabalhar em equipe, de saber dar e receber feedback e de exercer a função de forma a somar forças, habilidades, conhecimentos e talentos, trabalhando como um verdadeiro “time”, onde todos possam de fato se interagirem, se inter-relacionarem e se integrarem, de forma a atuarem com comprometimento, motivação e envolvimento, em busca dos objetivos comuns da empresa.
Torna-se pertinente salientar que para que o coach exerça seu papel de forma brilhante, precisa da cooperação do coachee (cliente); assim, o coachee deve abrir de fato as portas da empresa para o coach, não escondendo nenhuma situação, sendo totalmente transparente. Isto irá facilitar todo o coaching (processo de trabalho), uma vez que o coach trabalha em cima da realidade, fazendo o diagnóstico, bem como a anamnese de toda a empresa, procurando desta forma enxergar quais os problemas e entraves existem na empresa para que, com precisão, defina o momento no qual deverá exercer suas funções e explorar o seu potencial. É seguramente dessa forma que todo o coaching resultará em êxito.
A esse respeito, tem-se compreendido que um coach é de fundamental importância para que sua empresa maximize produtividade e lucro e minimize tempo e custo, além de contribuir para que sua empresa faça a diferença e obtenha a excelência no seu segmento dentro das regras do mercado.
A rigor, pode-se dizer que, contratando um coach, você estará contribuindo então para o desenvolvimento e crescimento de sua empresa; portanto, você estará fazendo um belo investimento. Não o encare como sendo um custo, pois, na realidade, sua empresa será beneficiada de forma compensadora.
Nesse sentido, um coach não somente ajudará os lideres de sua empresa a enxergar o valor que possui os recursos humanos que a compõem, como também os ensinará a ouvir os seus profissionais, propiciando um ambiente aberto, flexível, onde todos possam contribuir com suas idéias e ideais, compartilhando de todo o processo. Com essa estratégia, há amplas chances de se banir a palavra medo impregnada no vocabulário de seus colaboradores, mantendo assim um relacionamento aberto, baseado na confiança e no respeito mútuo, facilitando assim todo o processo de comunicação, colaboração e cooperação, além de contribuir para manter e reter os grandes talentos ali existentes.
Releva destacar que o coach ativará a memória de seus gerentes quanto à importância de estar sempre aberto a fazer, conquistar e zelar pelo seu networking, utilizando-se estratégias de forma a ser sempre lembrado. É ainda de sua competência mostrar também a importância da postura perante a vida profissional e pessoal, enfatizando a todos a necessidade do comportamento ético e coerente, assim como da atitude perante os demais parceiros na empresa, lembrando a todos da importância de se ter o equilíbrio emocional diante tudo e de todos.
Não fosse suficiente o exposto acima, acrescento ainda o cuidado ao se contratar um coach. Antes de contratá-lo, o coachee deve verificar e enxergar de fato a sua real importância para a empresa, deverá conhecer o coach, deverá sensibilizar todos os gerentes quanto ao trabalho a ser desenvolvido, para assim não haver nenhuma resistência; ao contrário, deixar claro para todos que o coach estará na empresa para somar forças, “arrumar a casa” de forma gradativa e dar sugestões de mudanças que achar necessário, em prol do bem-estar da empresa, mas deixando claro também que quem irá implementar as idéias de mudanças será a própria empresa e não o coach.
É prudente ainda informar que o coaching a ser desenvolvido tem todo um plano a seguir com objetivos claros e bem definidos, tendo um prazo de trabalho a ser cumprido; sendo assim, precisa do apoio, da transparência, da verdade e da compreensão de todos os componentes da “casa”, pois, somente com o apoio de todos os envolvidos o trabalho do coach, todo o processo irá fluir, desenvolver e render “frutos” à empresa.
16/08/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
O RANKING DA UNESCO
A qualidade da educação básica no Brasil não vai bem, todos sabem. Mas é inegável que nos últimos anos houve progresso no que se refere ao acesso e à permanência no ensino primário. Atingiu-se a virtual universalização, com a chegada às carteiras escolares das mais pobres entre as crianças pobres.
O mais recente ranking da Unesco, contudo, indica um retrocesso. A edição de 2010 do "Relatório de Monitoramento Global - Educação para Todos" rebaixou a educação brasileira do 76º para o 88º lugar na classificação geral.
Como a informação combina com a percepção geral de baixa qualidade do ensino, circulou sem a necessária consideração crítica. O demônio, porém, se oculta nos detalhes. E, nos compêndios estatísticos lançados à mancheia por organizações multilaterais como a Unesco, os detalhes estão nos componentes dos indicadores usados na classificação e nas notas explicativas, que pouca gente lê.
O ranking se baseia em dados referentes a 2007 e num índice composto de quatro subindicadores: atendimento no ensino fundamental, taxa de alfabetização de adultos, igualdade entre meninos e meninas no acesso à escola e proporção de alunos que completam a quarta série -a "taxa de sobrevivência".
Foi este quarto componente o principal fator a fazer o Brasil cair 12 posições. Segundo a Unesco, a "taxa de sobrevivência" teria baixado de 80,5% para 75,6%. Considerado só este subindicador, a posição do país seria ainda mais baixa (103ª). Uma nota explicativa minúscula na página 362 do relatório revela, porém, que o dado é de 2004.
Em comunicado, o Ministério da Educação (MEC) ressalvou a boa performance do país nos primeiros três indicadores, mas não abordou diretamente a "taxa de sobrevivência". Limitou-se a assinalar que mudanças no censo educacional eliminaram a dupla contagem de alunos, o que resultou numa queda artificial de matrículas de 2006 a 2007, e que a PNAD indica aumento contínuo da taxa de frequência líquida na faixa de 7 a 10 anos -que alcançou 94,6% em 2008.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC, foi de 3,8 (2005) para 4,2 (2007), ultrapassando a meta oficial de chegar a 3,9.
O contraste entre os números indica que talvez seja prudente confiar mais nos indicadores nacionais para avaliar a evolução da educação no Brasil. Sejam quais forem os dados, no entanto, os avanços no ensino fundamental já não são suficientes para responder às necessidades imediatas do país.
Pesquisa do Ipea divulgada na semana passada indicava que, em 2007, apenas metade dos 10,2 milhões de jovens de 15 a 17 anos cursava o ensino médio ou já havia concluído essa fase de estudos. O restante ainda frequentava as séries do ensino fundamental ou já havia abandonado a escola. Sem descuidar das conquistas nos primeiros anos de estudo, é aí que devem se concentrar agora as atenções da sociedade e do governo.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/01/10.
Unesco - http://www.unesco.org/pt/brasilia/
PROFESSORA PASQUALINA
PROJETO GURI - ASSOCIAÇÃO OFERECE 46 MIL VAGAS EM AULAS DE MÚSICA
Estudantes de escolas públicas ou particulares do Estado de São Paulo podem se inscrever para uma das 46 mil vagas em cursos de música oferecidas pela Associação Amigos do Projeto Guri neste semestre.
A organização social de cultura, que conta com o apoio do governo do Estado, oferece aulas gratuitas de violino, guitarra, saxofone, bateria e de canto coral, entre outras, para alunos com idades de oito a 18 anos.
No curso de iniciação musical, a idade mínima requerida é seis anos.
As inscrições estarão abertas entre 1º e 12 de fevereiro, nos polos onde acontecem as aulas de música. Eles podem ser consultados no site www.projetoguri.com.br.
As aulas começam no dia 22 de fevereiro, com uma semana de atividades de integração entre novos e antigos alunos. Na matrícula, o estudante deve estar acompanhado de pai ou responsável.
Fonte: Folha de S.Paulo - 25/01/10.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php