FM NO LOUVRE!
PROFESSORA PASQUALINA
Nesta edição daremos continuidade às explicações referentes à pontuação dos exercícios sugeridos na edição do dia 09.10.06.
“Este assunto, já o li em algum lugar.” O complemento pleonástico antecipado significa que o objeto direto ou indireto foi repetido na oração com a finalidade de realce, isso depende da intenção do autor do texto, e por isso deve ser separado por vírgula.
“Depois do enterro de Luíza, Jorge despediu as empregadas.” É muito comum encontrarmos adjuntos adverbiais antecipados ou intercalados sem vírgulas, mas é um erro de acordo com as regras gramaticais. Apenas os adjuntos adverbiais antecipados constituídos por apenas um ou dois advérbios, o uso da vírgula é facultativo: “Ultimamente as pessoas têm se fechado para o mundo (...)” – “Nesta semana pretendo ir ao cinema.”
“Quando o cantor entrou no palco, todos aplaudiram.” Nas orações adverbiais antepostas o uso da vírgula é obrigatório, observe a inversão: “Todos aplaudiram quando o cantor entrou no palco.” – nesse caso não há obrigatoriedade. Lembrem-se de que são orações adverbiais aquelas que exprimem circunstâncias de tempo, causa, comparação, concessão, condição, conformidade, conseqüência, finalidade e proporcionalidade.
As orações subordinadas adjetivas são classificadas como explicativas ou restritivas e o uso da vírgula está diretamente ligado à interpretação semântica da frase: “Pedra que rola não cria limo.” – a oração em destaque é restritiva, pois reduz a categoria das pedras: não são todas as pedras que não criam limo, mas apenas as que rolam. “Deus, que é nosso pai, nos salvará.” - a oração adjetiva explicativa funciona como um “aposto”, é apenas uma informação a mais a ser dada, não existe relevância para o entendimento da frase. Logo, uma oração adjetiva explicativa ou restritiva poderá ter significados diferentes de acordo com a pontuação: “O time brasileiro que foi embora ganhou o título de campeão.” – havia mais de um time brasileiro e apenas aquele que foi embora ganhou o título de campeão. “O time brasileiro, que foi embora, ganhou o título de campeão.” – havia apenas um time brasileiro e ele foi embora.
Na próxima edição, vamos analisar mais alguns casos de pontuação interessantes e úteis à redação de todos.
Seja qual for o resultado do segundo turno, vamos todos torcer para que o eleito faça o melhor, mas vamos aprender a cobrar tudo aquilo que foi prometido. Tenham uma boa semana.
Professora Pasqualina
PROFESSOR X
Recebi uma solicitação para esclarecer a descrição do navio "Emma Maersk", o maior navio de containers do mundo. Então, vamos lá! Vamos aos principais itens:
EMMA MAERSK
IMO (INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION) number: 9321483 = NÚMERO NA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL;
1st name (PRIMEIRO NOME): EMMA MAERSK;
flag / nationality (BANDEIRA / NACIONALIDADE): Denmark;
owner (ARMADOR): Maersk Line;
operator (OPERADOR): Maersk;
completion year (ANO DE TÉRMINO DE CONSTRUÇÃO): 2006;
shipyard (ESTALEIRO): Odense Steel Shipyard AS, Denmark
engine design (Projeto do motor): SUL
engine type (Tipo do motor): 14RTA96MC
power output (KW) (Força de saída): 80.080
maximum speed (Kn)(Velocidade máxima): 24,5
overall length (m) (Comprimento total): 393,00
maximum TEU capacity (Capacidade máxima de TEU): 14.500
deadweight (ton) (Peso Morto): 170.794
Importante passar uma idéia melhor de IMO e TEU:
International Maritime Organization (IMO): Organização Marítima Internacional
Criada em 1948, em Genebra, a Organização Marítima Internacional (IMO) é a agência especializada das Nações Unidas que tem como objetivo instituir um sistema de colaboração entre governos no que se refere a questões técnicas que interessam à navegação comercial internacional, bem como encorajar a adoção geral de normas relativas à segurança marítima e à eficácia da navegação. Compete à IMO, igualmente, estimular o abandono de medidas discriminatórias aplicadas à navegação internacional, examinar questões relativas a práticas desleais de empresas de navegação, tratar de assuntos relativos à navegação marítima apresentados por outros órgãos das Nações Unidas e promover o intercâmbio, entre os governos, de informações sobre questões estudadas pela Organização. A organização conta com 166 países membros.
TEU quer dizer “Twenty-Foot Equivalent Unit”, ou Unidade Equivalente de 20-pés. Trata-se da medida padrão para medir capacidade de containers em navios, trens, etc. Equivale a um container padrão de 6.10m (comprimento) x 2.44m (largura) x 2.59m (altura), ou aproximadamente 39 m3.
Quaisquer dúvidas, entrem em contato através do Fale Conosco.
Até a próxima semana pessoal!
Abraços
Professor X