CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVIII
PROPAGANDAS INTELIGENTES XCVIII (WWF - MONÓXIDO DE CARBONO)
English: http://ecoviz.org/?p=33
Energia fóssil um dia acaba - campanha da WWF na China. "Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia". Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.
(Colaboração: Sueli Olinto)
ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
Hardware, Software e “Humanware”!
Por Adm. Marizete Furbino
"Uma instituição é como uma canção; não é formada por sons individuais, mas pelas relações entre eles." ( Peter Drucker)
Sabedoras de que a maior commodity do século XXI é o conhecimento, as empresas devem investir “pesado”, não somente em equipamentos (hardware) e procedimentos (software), mas também em pessoas (“humanware”), uma vez que todos eles são consideradas pilares para quaisquer empresas, e possuem o poder tanto de alavancar como de arruinar empresas.
Equipamentos e procedimentos não terão êxito algum se não bem comandados e executados por profissionais competentes; deste modo, são as pessoas que irão garantir a competitividade, a sobrevivência e a solidez da empresa frente à acirrada competitividade.
Em decorrência do exposto, quando se faz um investimento financeiro em equipamentos, deve-se lembrar que os profissionais que compõem o quadro da empresa e que irão trabalhar diretamente com tais equipamentos, devem ser capacitados para exercer sua função com eficiência e eficácia. Caso essa importante providência não seja seguida, o valor investido no equipamento “escoará” por entre os “dedos das mãos da empresa”, levando-a a um caos.
Nessas circunstâncias, os processos de ensino/aprendizagem deixam de ser de responsabilidade somente das Instituições de Ensino e passam a ser preocupação constante também das empresas onde estas, por sua vez, implantam e implementam a cultura da aprendizagem organizacional. É dessa forma que as empresas contribuem para que as informações se transformem em conhecimentos e assim sirvam para agregar valor ao produto e/ou serviço, adquirindo competitividade, despontando enfim a empresa na frente perante o mercado.
Nesse mesmo sentido, preocupar-se com o desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo organizacional, significa preocupar-se com a própria empresa.
A análise do conjunto acima descrito leva-nos a pensar e crer que procedimentos, estratégias, planejamentos e outros, só alcançarão sucesso quando aliados com as ações das pessoas. Do mesmo modo, é preciso que haja interesse, capacitação, preparação, motivação, muito envolvimento, comprometimento, responsabilidade, bem como muita vontade de fazer acontecer, para que tudo ocorra de forma a garantir qualidade, eficiência e eficácia.
Ante o exposto, convém dizer que, procedimentos, estratégias e planejamentos não devem ficar bonitos somente no papel, mas, devem “sair do papel”, garantindo sua beleza já antes concebida. Para que isto ocorra é fundamental que as pessoas envolvidas em todo o processo, que além de serem detentoras do saber, construam relacionamentos, somem habilidades, talentos e conhecimentos, garantindo então o alcance das metas e objetivos sonhados.
Nesse ponto, vale destacar que as pessoas devem ser consideradas um dos maiores patrimônios que a empresa possui; logo, deve-se não somente saber selecioná-las, mas saber recrutá-las, lotá-las, inserindo-as nos departamentos certos, mantendo-as e capacitando-as de forma contínua a exercerem as suas funções, tendo a sabedoria de saber retê-las dentro da empresa, procurando atender às suas reais necessidades, anseios e expectativas. Esta preocupação deve ser uma constante, pois ela é de importância decisiva no mundo dos negócios, uma vez que a empresa está nas “mãos” das pessoas que ali exercem as suas funções.
Nessa linha de raciocínio, além da empresa valorizar o profissional, estabelecendo políticas que implementem e ampliem a estabilidade, segurança, benefícios, salários compatíveis, é preciso proporcionar e estabelecer a relação “ganha-ganha”, conciliando objetivos organizacionais com objetivos dos profissionais ali envolvidos, bem como tendo a preocupação de proporcionar a motivação para todos os colaboradores a partir de desafios, em busca do desenvolvimento das competências dos colaboradores, constituindo-se esta a melhor saída para um modelo de gestão participativa, orientado para o auto-desenvolvimento e desenvolvimento em prol do alcance dos resultados.
À vista do exposto, torna-se vital sensibilizar a todos da empresa quanto à importância de proporcionar e contribuir com um ambiente saudável da mesma, mantendo uma postura flexiva diante dos fatos. É desejável saber relacionar com o grupo, saber gerenciar conflitos, sensibilizando todos quanto à importância da educação no nosso dia-a-dia, do saber ouvir atentamente o outro sem impaciência, do espírito de equipe, do compartilhamento, da importância da humanização, evitando-se fazer julgamentos prévios. É ainda prudente que se tenha uma política de descentralização, de delegação de tarefas, da busca constante por adquirir conhecimentos. Por fim, não se deve também negligenciar a importância, não somente em estabelecer uma boa comunicação, mas também tendo a sabedoria de gerenciar riscos, sabendo enfrentar quaisquer desafios em prol do alinhamento das expectativas e do alcance dos resultados.
08/11/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
RIO - PROFESSOR PODERÁ TRABALHAR DE BERMUDA
A Secretaria de Educação do Rio autorizou professores e funcionários de ensino a trabalhar de bermuda. A ordem passa a valer hoje e vigora até o fim do verão. Os servidores não poderão vestir short, que é mais curto.
Fonte: Folha de S.Paulo - 17/11/09.
MENTE BRILHANTE - PSPP
Um aluno de ciência da computação da UFMG, Michel Almada de Castro Boaventura, desenvolveu um software compatível com o Windows e livre de licenças, ou seja, gratuito, para análises rápidas de dados estatísticos. O novo PSPP já está disponível para pesquisadores do mundo inteiro, através da internet, substituindo um software pago que era a ferramenta disponível.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 17/11/09.
Leia mais:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14609:estudante-de-minas-desenvolve-programa-para-pesquisadores&catid=212&Itemid=86
COMO O GOOGLE ORDENA AS BUSCAS
De acordo com levantamentos recentes, em outubro de 2009 a internet registrou um total de 230 milhões de sites. Nesse oceano de informação, endereços de busca como Google, Yahoo e AltaVista necessitam ordenar os sites de acordo com a sua importância.
Por exemplo, se você digitar no Google a palavra "folha", o primeiro site listado será a Folha Online, e isso não se deve a uma predileção do Google pela Folha Online, mas sim ao fato de que o site é classificado com alto PageRank ou PR, um índice que mede o grau de "importância" da página. O PR é uma medida do número de links direcionados para uma determinada página. O cálculo do PR de um site é um problema essencialmente matemático, como veremos a seguir.
Imaginemos uma web com apenas três sites, A, B e C. Chamaremos de PR(A), PR(B) e PR(C) o PageRank dos sites A, B e C, respectivamente. O Google utiliza a seguinte fórmula para o cálculo do PR de um site X dessa nossa microweb de apenas três sites: PR(X)=0,15+0,85.K, onde K é a soma dos quocientes de PR dos sites que compõem a web (exceto o site X) e dispõem de link indicando X, pelo número de links indicados em cada um desses sites (links para quaisquer sites da web). Entenderemos melhor o uso dessa fórmula através de três exemplos.
No exemplo 1, para o cálculo de PR(A) temos K=0, porque nem B nem C indicam links para o site A. Nesse caso, temos PR(A)=0,15.
No mesmo exemplo 1, PR(B)=0,15+0,85.[PR(A)/1]. No cálculo de PR(B), o valor de K leva em conta apenas PR(A), porque A é o único site que indica link para B; e PR(A) está sendo dividido por 1 porque A faz uma única indicação de link na web. Finalmente, PR(C)=0,15+0,85.[PR(B)/1], por razões análogas ao caso anterior. Para determinar PR(B) e PR(C), basta resolver o sistema de equações, o que resultará PR(B)=0,2775 e PR(C)=0,385875.
Nesse caso, obtivemos PR(A)PR(B)PR(C), o que sugere uma ordenação razoável da importância dos três sites se analisarmos com atenção a configuração dessa web.
No exemplo 2 temos uma configuração de web onde A, B e C têm a mesma importância. O sistema de equações a ser resolvido é: PR(A)=0,15+0,85.[PR(C)/1], PR(B)=0,15+0,85.[PR(A)/1] e PR(C)=0,15+0,85.[PR(B)/1], cuja solução será PR(A)=PR(B)=PR(C)=1, tal qual o esperado.
No exemplo 3, as equações são as seguintes: PR(A)=0,15+0,85.[PR(B)/1], PR(B)=0,15+0,85.[PR(A)/2 +PR(C)/1] e PR(C)=0,15+0,85.[PR(A)/2], cuja solução é: PR(A) 1,1634, PR(B)1,1922 e PR(C)0,6444. O site B tem maior PR porque é apontado pelos outros dois sites, e o site A fica em segundo lugar porque é apontado por B, que é o site de maior PR.
Saindo da nossa microweb de três sites para a web real, com mais de 230 milhões de sites, o calculo do PR de um site por sistemas de equações é absolutamente intratável, mesmo se forem usados supercomputadores. Na web real, a determinação do PR de um site é feita por aproximação usando as mesmas ideias aqui apresentadas, mas através de cálculos iterativos.
José Luiz Pastore Mello é graduado e mestre pela USP e professor de matemática do colégio Santa Cruz. - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/11/09.
PROFESSORA PASQUALINA
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Dia 20 de novembro, comemoração do Dia da Consciência Negra. Para celebrar a data, o Centro de Tradições Mineiras, em Belo Horizonte, recebe, até 26 de novembro, a mostra fotográfica "Quilombolas de Minas - Resgatando Raízes". A exposição, que está sob a curadoria de Jussara Vitória, reúne 50 fotos produzidas em comunidades quilombolas do Estado, como Baú Serro, Barreirinho, Bagres, Água Preta, Amaros, Cercado, Córrego Ausente e Gravatá. As imagens revelam o dia a dia dos povos quilombolas.
Élder Martinho - Fonte: O Tempo - 17/11/09.
Detalhes:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=29257
POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA
A experiência Poesia Viva - A Poesia Bate à sua Porta, iniciada no município histórico de Mariana, venceu o Prêmio Viva Leitura 2009, na categoria instituições e pessoas físicas. O projeto é desenvolvido por poetas da Associação Aldrava Cultural, que visitam escolas, comércios e casas para ler contos, poemas e trechos de crônicas. Eles também distribuem gratuitamente
o jornal da entidade e obras literárias. Com o sucesso, o Poesia Viva já expandiu suas atividades para Ouro Preto, Santa Bárbara, Ipatinga e Belo Horizonte.
Élder Martinho - Fonte: O Tempo - 15/11/09.
Poesia Viva - http://pontoleituramariana.blogspot.com/
Associação Aldrava Cultural - http://pontoleituramariana.blogspot.com/2009/04/associacao-aldrava-letras-e-artes.html
Prêmio Viva Leitura 2009 - http://www.premiovivaleitura.org.br/
INTERNET - "UNFRIEND" É TERMO DO ANO
O dicionário "New Oxford American Dictionary" elegeu o termo "unfriend" como a palavra do ano nos Estados Unidos. O verbo significa excluir amigos na rede social Facebook, termo que no Brasil é conhecido simplesmente como "remover dos amigos". O verbo em inglês é uma das novas palavras que entraram na nova edição do dicionário, que traz outros termos utilizados na internet como "hashtag", que é uma forma de classificar mensagens do Twitter, e "sexting", que significa mandar mensagens com conteúdo sexual para celulares.
Interessa - Etc - Fonte: O Tempo - 18/11/09.
New Oxford American Dictionary - http://www.oxfordreference.com/pages/Subjects_and_titles__t183
World of the year - http://www.reuters.com/article/lifestyleMolt/idUSTRE5AG09H20091117
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php