CRIATIVIDADE NO MARKETING XXII
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXII (DIA DA IMPRENSA)
A Africa criou para a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) uma campanha intitulada "Cérebro", que faz uma homenagem ao dia da imprensa. Com o slogan "Quando a informação não chega, a opinião não sai" o anúncio, que foi veiculado no dia 1º de junho, traz um cérebro pintado na cabeça de um homem e o texto: "1º de Junho. Dia de quem transforma a notícia em democracia. Dia da Imprensa.". A criação é de Fabio Seidl e Bruno Brasil, com direção de criação de Nizan Guanaes e Sergio Gordilho.
Fonte: Mídia - 01/06/08.
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(Colaboração: Elna - Florianópolis)
PROFESSOR X
IMPRENSA BRASILEIRA FAZ 200 ANOS
Inaugurada em 1º de junho de 1808 com o lançamento do "Correio Braziliense", a imprensa brasileira completa hoje dois séculos. O Brasil havia acabado de acomodar no Rio a família real portuguesa expulsa de Lisboa pelas tropas de Napoleão e vivia os efeitos das mudanças que sacudiam a Europa.
Os jornais surgem neste ambiente de efervescência política e econômica e se tornam importantes no embate de idéias. Passados 200 anos, eles enfrentam hoje a concorrência acirradíssima de outros meios pela atenção dos leitores e um forte questionamento sobre seu papel na sociedade. Mas nos últimos anos encontraram fôlego na recuperação da circulação e no crescimento de sua participação no bolo publicitário.
O "Correio Braziliense", mensário publicado por Hipólito da Costa (1774-1823) em Londres, circulou de 1º de junho de 1808 a dezembro de 1822. Além dele, duas outras iniciativas marcaram 1808 como o começo de um novo ciclo de circulação de idéias no país.
Em 13 de maio foi instalada a tipografia da Impressão Régia, criada para imprimir as leis e decretos do gabinete de d. João 6º, mas que também editou romances, poesias, livros científicos, religiosos, didáticos e periódicos. Poucos meses depois, em 10 de setembro, houve o lançamento da "Gazeta do Rio de Janeiro", jornal oficial da corte que também editava notícias do Brasil e da Europa.
Os historiadores do período costumam destacar três características daquela imprensa incipiente. Primeiro, ela chegou tarde. Estudos mostram que o Brasil foi o 12º país da América Latina a receber uma tipografia, quando o México já tinha oficina desde 1535 e o Peru desde 1584. Buenos Aires tem sua primeira impressora em 1780.
O segundo aspecto é que esta imprensa nasce censurada. Em Portugal, os impressos eram submetidos a três ordens de vigilância: o Poder Real, a Inquisição e o bispo. No Brasil, havia a censura da Igreja Católica e a Mesa do Desembargo do Paço. A censura só foi abolida em 1821, no calor das revoltas que obrigaram d. João 6º a voltar a Lisboa. A terceira característica destacada pela maioria dos historiadores é o caráter áulico das primeiras publicações.
Embora julgue correta essa caracterização, o historiador Marco Morel chama a atenção para o contexto político: "A ênfase no atraso, na censura e no oficialismo como fatores explicativos dos primeiros tempos da imprensa não é suficiente para dar conta da complexidade de suas características e das demais formas de comunicação numa sociedade em mutação, do absolutismo em crise".
São deste período "A Idade d'Ouro no Brasil" (1811), o segundo jornal a circular no Brasil e o primeiro na Província da Bahia, "Variedades" (1812), a primeira revista impressa no Brasil, e "O Patriota" (1813).
Hoje o Brasil tem 555 jornais diários, segundo a ANJ (Associação Nacional de Jornais). Após um longo período de crise econômica, a entidade festeja o crescimento de circulação e faturamento do setor. Os diários auditados pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação) tiveram crescimento de circulação em 2007 de 10,7% em relação a 2006. Este índice se refere aos 88 jornais monitorados. A ANJ calcula que com a inclusão dos diários não auditados este crescimento tenha sido de 11,8%.
O faturamento publicitário dos jornais aumentou 23,72% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2007, índice acima do crescimento do mercado de comunicação, que foi de 15,48%. O crescimento em 2007 em relação a 2006 foi de 15,22%, enquanto o mercado cresceu 8,98%. A participação no bolo publicitário também melhorou. Passou de 15,46% para 16,38%. No primeiro trimestre deste ano chegou a 18,89%. A internet teve 2,77% de participação no mercado publicitário em 2007. A TV continua com a maior fatia do bolo: 59,21%.
Fonte: Folha de S.Paulo - 01/06/08.
Correio Braziliense - http://www.correioweb.com.br/
ANJ - http://www.anj.org.br/
IVC - http://www.circulacao.org.br/scripts/ijeweb.cgi/iniciar
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
Título: A Carteira
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1877
(Colaboração: A.M.B.)
PRÊMIO INCENTIVA ESCRITORES
Foram divulgados em 05/06 por Eleonora Santa Rosa, secretária de Estado de Cultura, os vencedores do Prêmio Governo de Minas de Literatura, que distribui R$ 212 mil entre os ganhadores das categorias ficção (R$ 25 mil), poesia (R$ 25 mil), jovem escritor mineiro (R$ 7.000 durante seis meses para pesquisa e elaboração do livro) e conjunto da obra (R$ 120 mil).
No total foram 1.318 inscrições, vindas de 23 Estados do país. A eleição do melhor trabalho em poesia foi dividida entre dois autores: o paulista Érico Nogueira, por "O Livro de Scardanelli" e o mineiro Rodrigo Guimarães Silva, por "Objeto Algum". "Nesta categoria não houve um inscrito que preenchesse todos os quesitos, então premiamos duas obras que, cada uma em seu estilo, tem muita qualidade", explica a secretária.
Na categoria ficção, o ganhador foi o paulista Carlos Felipe Moisés por "Histórias Mutiladas". O prêmio Jovem Escritor Mineiro foi dado, por escolha unânime do júri, para Carlos de Brito e Melo, autor de "A Passagem Densa dos Corpos". "Ter um trabalho reconhecido em um prêmio tão importante dá uma visibilidade ao texto e ao autor muito interessantes", diz Carlos. O carioca Sérgio Sant’Anna foi escolhido para receber o prêmio pelo conjunto de sua obra. Eleonora destaca que é preciso "incentivar não só a formação de novos leitores, mas também de novos autores". Ela acredita na possibilidade de aumento da premiação para o próximo ano.
Rodrigo Soares - Fonte: O Tempo - 06/06/08.
BOLSA - PROUNI INSCREVE ATÉ ÀS 21HS DO PRÓXIMO DIA 13
O candidato interessado em se inscrever no processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) tem até as 21h do dia 13, sexta-feira, quando acaba o prazo. O programa concede bolsas integrais e parciais em universidades privadas. Os candidatos são selecionados pelas notas do Enem de 2007. Para se inscrever, é preciso ter obtido a nota mínima de 45 pontos (média entre a redação e a prova de conhecimentos gerais).
Na internet: http://www.mec.gov.br
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/06/08.
ENEM TEM PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO
O prazo de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi prorrogado até o dia 13. Podem se inscrever estudantes do último ano do ensino médio (concluintes) ou egressos, que já terminaram os estudos. A inscrição deve ser feita pela internet ou pelo correio. A taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos da rede pública estão isentos. Egressos e estudantes de escola privada que se declarem carentes podem pedir isenção da taxa. A prova será no dia 31 de agosto.
Na internet: http://www.enem.inep.gov.br/inscricao
Fonte: Folha de S.Paulo - 03/06/08.
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