CRIATIVIDADE NO MARKETING CII
PROPAGANDAS INTELIGENTES CII (PENSE ANTES DE COMPRAR)
English:
http://www.unep.fr/scp/communications/ad/details.asp?id=6684421&cat=4
Consumo consciente. "Pense em quanto isso consome antes comprar". Imagens engraçadas de coisas "gordas" fazem propaganda de um site que permite calcular o consumo de energia desses aparelhos.
(Colaboração: Sueli Olinto)
Mais detalhes:
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ADM. MARIZETE FURBINO
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RECLAMAR, RECLAMAR E RECLAMAR em nada adiantará.
APRENDA com os seus erros!
Por Adm. Marizete Furbino
“Não chores mais o erro cometido;
Na fonte, há lodo; a rosa tem espinho;
O sol no eclipse é sol obscurecido;
Na flor também o inseto faz seu ninho.”
(Soneto 35 -William Shakespeare)
Ter capacidade e coragem para admitir qualquer erro, por mais constrangedor que seja, é primordial para que o profissional do século XXI se desenvolva e cresça. É preciso ter coragem para dizer “eu errei”, e assim, procurar fazer dos erros futuros acertos, fazendo destes um grande aprendizado.
Fundamentando tal posição sabemos que, quando o profissional assume a responsabilidade pelo erro cometido, está agindo com base na verdade, sinceridade e honestidade, o que demonstra de forma bem clara quem é este profissional e qual é o seu caráter.
Na verdade, ter medo de assumir erros e/ou falhas jogando a culpa sempre no outro pode ser considerado um ato de covardia que, além de comprometer a sua consciência de forma a não deixá-lo em paz consigo próprio, comprometerá você não somente dentro da empresa na qual você exerce a sua função, como também comprometerá você diante ao mercado.
Nesse sentido, sabe-se que tentar “camuflar” o erro torna-se um perigo, pois poderá agravar ainda mais situação.
Nesse contexto, torna-se considerável evidenciar que em nossa vida temos que tomar decisões o tempo todo; por conseguinte, podemos acertar e/ou errar. Pensando assim, é de suma importância reconhecer, quer seja no plano pessoal ou profissional, somos mais lembrados pelos nossos erros do que pelos nossos acertos. Infelizmente esta é a mais dura realidade. Por conseguinte, é então oportuno lembrar-lhe que reflita e analise criteriosamente antes de qualquer tomada de decisão.
Por ser de grande valia, é bom ter em mente que, não existe possibilidade alguma de você reescrever a sua história apagando os erros cometidos no passado. É por esta razão que devemos ter todo um cuidado especial em relação à nossa atitude e comportamento diante dos fatos. Tal postura torna-se imprescindível, pois, uma vez “manchada” a sua imagem, sua integridade ficará irremediavelmente comprometida, bem como o seu caráter , diante de tudo, diante de todos.
A despeito do acima relatado, é importante frisar que existem momentos na vida em que, ao realizar a sua tomada de decisão, mesmo tendo planejado e mantendo o foco em sua caminhada, tudo parece dar errado, a estrada parece ter vários desvios, parece pesada e árdua demais. Você fica então cabisbaixo e confuso em meio à sua tomada de decisão, desviando totalmente do foco e da trajetória traçada; contudo, não se desespere e nem se deixe intimidar e muito menos se abater, porque o desespero em nada ajudará, somente causará fadiga, irritação, desânimo, nervosismo, stress e dor, obscurecendo o seu cérebro e não o deixando pensar, analisar, refletir e raciocinar sobre o fato em questão. O melhor, neste caso, é lembrar que você é um ser humano, e que está susceptível a errar. Deve assim, de “cabeça fria”, analisar a situação vivida, identificando os erros, assumindo-os, “sacudindo a poeira”, revendo e/ou traçando um novo plano, e seguir em frente de cabeça erguida. Reclamar, reclamar e reclamar em nada adiantará.
A partir dos erros cometidos podemos crescer, se tivermos a sabedoria de retirar destes, lições proveitosas, revendo nossos conceitos, aprendendo, acreditando mais em nós mesmos e, a partir de então, iniciarmos um novo percurso em meio à caminhada, tendo sempre o cuidado em evitar a reincidência dos mesmos.
Ademais, o que devemos ter em mente é que, na vida profissional, quanto mais você cresce em sua carreira, mais visado você fica. Por via de conseqüência, além do erro ficar bastante perceptível, o impacto dele é bem maior. Pensando assim, o profissional deve verificar bem a situação antes de tomar qualquer decisão.
Lembrem sempre que, antes de qualquer tomada de decisão, o profissional deve fazer uma análise criteriosa da situação, verificando seus pontos positivos e negativos e as devidas implicações negativas passíveis de acontecerem, caso concretize tal tomada de decisão.
Nesse viés, torna-se indispensável lembrar e conscientizar o profissional que, em determinada tomada de decisão, as implicações negativas são inúmeras e suas conseqüências poderão envolver a vida de terceiros também; por isso, torna-se imperioso fazer um momento de introspecção antes de qualquer tomada de decisão, para evitar um erro.
Em qualquer tomada de decisão você deve levar em consideração a sua experiência, o seu conhecimento, a sua vontade de fazer acontecer, mas não se esqueça de traçar anteriormente um planejamento para se ter de forma transparente e consciente aonde se deseja chegar e as formas de caminhar; assim, o caminho poderá ficar menos árduo e a probabilidade de errar é bem menor.
Igualmente, é preciso nos conscientizarmos que a nossas vidas são um resultado de nossas escolhas. Os erros são seus, jamais do outro; portanto, torna-se interessante que cada profissional tenha de forma clara os seus objetivos e saiba como navegar, mesmo em meio às tempestades que porventura surgirem durante o percurso, se tornando um agente de transformação, sendo pró-ativo, mesmo que provocando mudanças às vezes drásticas em sua própria vida, em prol do melhor.
Ante o exposto, é decisivo frisar que devemos refletir e analisar sobre as experiências já vividas e erros por nós cometidos, uma vez que o passado já se foi, mas o futuro depende do nosso presente. É dessa forma que o porvir inexoravelmente nos colocará em uma encruzilhada, e esta nos levará aos dois óbvios caminhos – ser considerado um fracassado ou um vitorioso – e tudo depende única e exclusivamente de cada um.
06/12/2008 -
Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br
PROFESSOR X
O QUE É UM CHESTER?
Desde 1982, quando chegou à fama, que o Brasil fala de suas coxas e seu peito. Mas, diferentemente de outras beldades, o Chester não atrai só admiração mas desconfiança. Culpa da própria Perdigão, que cria os bichos em segredo, dando margem a teorias da conspiração. Que fique claro: o Chester é só um frango. Grande, fruto de 12 anos de seleção artificial e meio desengonçado, mas um frango.
Essa história começou em 1979, quando a Sadia e Perdigão nem imaginavam que um dia seriam a mesma empresa. Coube a um executivo da última, Saul Brandalise Jr., a missão de criar uma alternativampara o peru de Natal da concorrente, um sucesso de vendas. Brandalise enviou aos EUA dois técnicos, que voltaram com 11 linhagens de uma galinha escocesa. Elas foram direto para a avícola Passo da Felicidade, em Tangará, no interior catarinense. A granja ficava no meio de uma reserva de araucárias, protegendo as aves de contaminação e garantindo sigilo. Em 1982, após 3 anos de desenvolvimento, surgiu no mercado o Chester - marca registrada que vem do inglês "chest" ("peito"). Anos depois, apareceu o "Chester da Sadia", o Fiesta, outro superfrango.
O Chester é alimentado à base de milho e soja, e é selecionado para ter cada vez mais peso com menos gordura. Tudo, diz a marca, sem qualquer tipo de medicamento, antibiótico ou hormônio anabolizante.
DUELO DOS PESOS-PENA
Veja a comparação entre as estrelas galináceas da ceia de Natal:
CHESTER
Altura: 60 cm.
Peso: 4 kg.
Preço (KG): R$ 12.
Abate: Em 50 dias para os machos; 35 dias para fêmeas (vendidas como frango comum).
Conte na Ceia: Achar um Chester é fácil. Difícil é achar um ovo de Chester. Sua produção é controlada e a venda é proibida, para manter o bicho exclusivo d marca Perdigão.
PERU
Altura: 60 cm.
Peso: 4,3 kg.
Preço (KG): R$ 11.
Abate: Em 12 semanas.
Conte na Ceia: Apesar de americano, em inglês, peru é "turkey" - de "turkey hen", "galinha turca". Na Turquia, é "galinha da Índia". Ave inca para os lusitanos, virou "peru" em português. Por fim, no Peru, ele se chama "brasil". Brincadeira, é "pavo".
FRANGO
Altura: 40 cm.
Peso: 2,5 kg.
Preço (KG): R$ 3.
Abate: Em 42 dias para os machos; 35 dias para fêmeas.
Conte na Ceia: O galo Mike (1945-1947) viveu estrondosos 18 meses após ser parcialmente decapitado por seu dono, que passou a exibi-lo pelos EUA. No auge da fama, Mike morreu engasgado com seu muco.
Maíra Termero - Fonte: Super Interessante - Edição 272.
PROFESSORA PASQUALINA
DICAS PARA ESCREVER MELHOR
1 A sua escrita mostra que autor você é, portanto, para causar uma boa impressão em situações formais, principalmente, leve em consideração a norma culta. Use como apoio uma boa gramática e um dicionário;
2 Criamos nosso discurso em função do outro, e a escrita é uma construção social. Por isso, procure um grupo (amigos, familiares ou oficinas) para leituras e troca de textos;
3 Escrever está vinculado ao ato da leitura. Quanto mais ler e escrever, mais se sentirá incluído no círculo de autores. Isso melhora a compreensão do leitor e resulta em melhores textos;
4 Acostume-se a reler o seu texto várias vezes e a reescrevê-lo, colocando se no lugar do leitor.
Fonte: KAREN KIPNIS, coordenadora do Projeto Escrevivendo, da Poiesis (Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura).
Fonte: Folha de S.Paulo – 14/12/09.
Projeto Escrevivendo - http://www.poiesis.org.br/casadasrosas/agenda_eventos_interna.php?id=154
Associação dos Amigos da Casa das Rosas - http://www.poiesis.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1&Itemid=1
EDUCAÇÃO - 300 DE CATANDUVA
"No ano passado, li pouco", diz Damaris de Melo, 12. Foram 60 livros. Decepcionada, resolveu se esforçar mais. Entre março e novembro de 2009, fez o número deste ano ser 300. E quer aumentar ainda mais.
A garota é uma das vencedoras do Projeto Centopeia, que incentivou alunos da rede estadual das proximidades de Catanduva (a 385 km de São Paulo) a ler muito, e rápido.
Em um país em que a média anual de leitura beira 1,3 livro por pessoa, os 300 volumes de Damaris impressionam. Não só os dela, aliás: outras duas alunas alcançaram a mesma meta.
As leituras eram atestadas por uma professora, que assinava os resumos apresentados pelos alunos. Damaris recebeu, por seu bom desempenho, um kit com caneta, borracha, apontador e agenda escolar.
Para conseguir chegar aos 300, Pámela Raimundo, 13, conta que leu durante o recreio e à noite, em casa. "Prefiro livro à televisão", explica.
Para Domício Proença Filho, da Academia Brasileira de Letras, "a tarefa não é hercúlea, porque são histórias com pouca exigência de reflexão". E os livros infantojuvenis costumam ser curtos e ter imagens, diz.
Mesmo assim, o número impressiona a professora Mercedes Canha Crescitelli, do Departamento de Português da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).
"Esse tipo de competição não trabalha a questão da qualidade", diz. "Eu não leio 300 livros em um ano!", completa.
Diogo Bercito - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/12/09.
Projeto Centopeia -
http://www.udemo.org.br/RevistaPP_03_04Centopeia.htm
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias_2009/2009_03_12.asp
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php