BERÇO DA CIVILIZAÇÃO II
O INTRIGANTE IRAQUE II
Você sabia que a terra onde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razão do petróleo possui memoráveis histórias e mitos da civilização? Se você não sabe, veja a seguir:
O jardim do Éden era no Iraque.
(Colaboração: Waldeyr)
PROFESSOR X
Alô pessoal,
Nessa edição vamos resolver o desafio da semana passada. Vocês lembram da questão? Não? Então, vejam a questão novamente e logo abaixo a solução. Divirtam-se.
Questão da prova do ITA
Rasgue a mente! A questão abaixo caiu na prova do ITA do ano passado, portanto aí vai um exemplo para os que almejam estudar nas melhores universidades do país, ok? Pura matemática.
Uma mãe é 21 anos mais velha que o filho.
Daqui há seis anos a mãe terá uma idade 5 vezes maior que o filho.
Pergunta : Onde está o pai agora ?
Há que fazer alguns cálculos para obter a resposta.
Por mais incrível que pareça a resposta é dada pela matemática.
Solução
Analisando Hoje :
A mãe tem hoje Y anos.
O menino tem hoje X anos.
Portanto com a mãe 21 anos mais velha : Y = X + 21
Daqui a 6 anos : ( Y + 6 ) e ( X + 6 )
Portanto com a mãe 5 vezes mais que filho: Y + 6 = 5 ( X + 6 )
Resolvendo:
Y + 6 = 5 X + 30
Y = 5X + 24
Dai, substituindo na primeira equação:Y = X + 21, teremos:
5X + 24 = X + 21
Logo:
- 4X = 3
X = -3/4
O menino tem hoje -3/4 anos, ou seja, - 9 meses (menos nove meses !!).
A resposta é lógica:
Se o menino tem exatos menos 9 meses, ele nascerá daqui a nove meses, então:
Resposta do problema proposto: O pai transando com a mãe enquanto você esquenta a cabeça. Brilhante !!!!!!!!!!!
(Colaboração: Kolivan)
Fácil, não? Semana que vem eu volto.
Abraços e boa semana,
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
ATENÇÃO: AULAS DE INGLÊS. Aulas de inglês para pequenos grupos com a Professora Pasqualina e sua parceira Professora Patrícia. No Barreiro e no Eldorado. Contato - 33889365.
Dando início à correção do texto O que precisa ser mudado, observa-se que contém crítica à idéia de substituir o exame vestibular pela análise curricular como método de seleção de candidatos ao ensino superior: falta ao sistema educacional do país o amadurecimento necessário à implementação da proposta. E o motivo disso é o desnível em que, de modo geral, encontram-se as escolas públicas e as privadas de ensino fundamental e médio, situação em que é difícil afirmar que notas idênticas representem níveis semelhantes de conhecimento.
A maneira de introduzir a idéia central, entretanto, parece subestimar o leitor. O período encabeçado pela conjunção adversativa “mas” não se opõe ao anterior, antes explicita óbvio. Há certa dificuldade de estabelecer os nexos exatos entre as idéias. Isso também ocorre no segundo parágrafo, quando a expressão “com base nisso”, que deveria introduzir uma relação de conseqüência, apenas explica o que já foi dito.
O desenvolvimento das idéias deixa a desejar. O problema reduziu-se a uma oposição entre alunos da rede pública e alunos da rede particular, aqueles com menos condições que estes de seguir a vida universitária. Mesmo válido, esse não deixa de ser um raciocínio um tanto fácil. Centrado na preocupação de ordem técnica, omite outros aspectos da questão.
A conclusão do texto, apesar de previsível, é pertinente. Afinal, é inegável que a melhoria do sistema educacional como um todo seja o verdadeiro alvo de uma tão necessária reforma.
Na próxima edição, faremos as considerações gramaticais.
Boa semana a todos!
Professora Pasqualina
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