VALE A PENA CONFERIR
PROFESSOR X
Resolução do teste da última edição:
QUEM TEM UM PEIXE?
1 - amarela, norueguês, gatos, agua, dunhill;
2 - azul, dinamarques, cavalo, chá, blends;
3 - vermelha, ingles, passaros, leite, pallmall;
4 - verde, alemão, peixe, café, prince;
5 - branca, sueco, cachorro, cerveja, bluemaster.
É o alemão!!!
Nessa edição não vou dar nenhum teste, mas passar informações sobre a origem da palavra "Caralho". Eu vi que saiu essa palavra na edição passada e gostaria de discutir sua origem e aplicação:
A ORIGEM DA EXPRESSÃO "O CARALHO"
Que me desculpem as pessoas mais sensiveis, sem querer ofender ninguem, me perdoem a linguagem.
A palavra "O CARALHO", vem de uma situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro de um barco, tipo torre de vigia - veja foto), é onde se manifesta com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.
Também era considerado um lugar de "castigo". para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo. O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no "CARALHO "e quando descia, ficava tão enjoado que se mantinha tranqüilo por um bom par de dias.
Daà vem a célebre expressão: MANDAR PARA O CARALHO. CARALHO é a palavra que define toda a gama de sentimentos humanos e todos os estados de ânimo. Quantas vezes, ao apreciar uma coisa que é boa ou que te agrade, não exclamaste: Isto é do CARALHO!; Se te aborreces com alguém, manda-o para o CARALHO. Se algo não te interessa, nem por um CARALHO. Mas, se esse algo te interessa muito, então é do CARALHO. Também são comuns as expressões:
Essa é boa pra CARALHO. Esse gajo é do CARALHO. Isso é longe pra CARALHO. CARALHO! E não há nada que não se possa definir, explicar ou enfatizar sem juntar um CARALHO. Se um comerciante se sente deprimido pela situação actual de seu negócio, exclama, quase sempre assim: ESTAMOS A IR PARA O CARALHO! Quando se encontra alguém que há muito tempo não se vê, onde CARALHO te meteste! (CARALHO usado como vÃrgula) É por isso que estou vos enviando esta saudação do CARALHO, e se não és do CARALHO, espero que este texto te agrade pa CARALHO.
A partir deste momento poderemos dizer CARALHO ou mandar alguém para o CARALHO com um pouco mais de cultura e autoridade acadêmica. Envia esta mensagem para alguém que aprecies pa CARALHO, e que tenhas um dia feliz, do CARALHO.
Até a próxima semana pessoal, abraços,
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
Nesta semana, vamos responder às questões propostas na edição anterior e caso você tenha dúvidas quanto à correção, é só enviá-las por e-mail e vamos esclarecê-las.
a) “Vimos neste momento oferecer-lhes nossas condolências.†(vir – Presente do Modo Indicativo)
b) “Se não nos virmos mais... tenha boas férias.†(ver – Futuro do Modo Subjuntivo)
c) “Ficarei feliz se você mantiver seu bom comportamento.†(manter – Futuro do Modo Subjuntivo)
d) “Quando ele interveio na disputa da bola, foi muito infeliz.†(intervir – Pretérito Perfeito do Modo Indicativo)
e) “Ele previu a catástrofe e proveu a casa de mantimentos.†(prever – Pretérito Perfeito do Modo Indicativo / prover – Pretérito Perfeito do Modo Indicativo)
f) “Ainda que fatores interviessem a seu favor, estava evidente que ele não previa as conseqüências que adviriam de seu comportamento indesejável.†(intervir – Pretérito Imperfeito do Modo Subjuntivo / prever – Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo / advir - Futuro do Pretérito do Modo Indicativo)
g) “Elas intervieram com muita cautela, na esperança de que se reouvesse o dinheiro perdido.†(intervir – Pretérito Perfeito do Modo Indicativo / reaver – Pretérito Imperfeito do Modo Subjuntivo)
h) “Se você se pusesse no meu lugar, perceberia melhor o problema.†(pôr – Pretérito Imperfeito do Modo Subjuntivo)
i) “Quando virem o golpe em que caÃram, ficarão furiosos.†(ver – Futuro do Modo Subjuntivo)
j) “Como vocês reouveram a primeira colocação requereram novo prazo para o encerramento da licitação.†(reaver – Pretérito mais que Perfeito do Modo Indicativo / requerer – Pretérito Perfeito do Modo Indicativo)
Na próxima edição, vamos falar de concordância verbal. Aguardem.
Boa semana!
Professora Pasqualina