CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVII
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DIGITAL 2008
PROPAGANDAS INTELIGENTES XLVII (ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DIGITAL 2008)
Já está sendo veiculada a campanha do Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte. Criada pela Big Grandes Idéias, este ano a campanha visa o sistema viário da cidade e, como novidade, o OP Digital tem a votação por telefone. Qualquer cidadão com título de eleitor poderá votar. A campanha tem VT, jornal, jornal, revista, backbus, abrigo e Internet. Serão aplicados R$ 50 milhões nas obras escolhidas. A votação acontece até 8 de dezembro no site http://opdigital.pbh.gov.br/ ou ainda pelo telefone 0800 723 22 01.
Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 23/11/08.
Big Grandes Idéias - http://www.bigideias.com.br/
PROFESSOR X
PROFESSOR É DISCRIMINADO POR QUERER DAR AULAS
Jornalista aposentado, com mestrado, procura trabalho como professor universitário. Tem conhecimento de informática, boa experiência profissional e ótima saúde. Até parece anúncio de alguém em busca de emprego. Não é este o objetivo deste texto. O que se quer é denunciar uma forma sutil de discriminação para negar uma vaga de emprego: a idade. Nunca imaginei que em pleno século XXI ainda houvesse discriminação no trabalho por causa da idade. Sempre ouvi dizer que com a idade, a experiência constituía atributo ideal e necessário para se ter um ótimo profissional, especialmente se for professor. Tanto acreditei nisso que, ao me aposentar, decidi entrar na vida acadêmica. Tinha as qualificações ideais, busquei os diplomas exigidos, fiz pós-graduação e mestrado.
No entanto, há um forte corporativismo entre os docentes e uma dissimulada discriminação organizacional que dificulta a admissão de profissionais com mais idade. Há mais de um ano venho enviando currículos para todas as faculdades e universidades mineiras, solicitando uma oportunidade. Nenhum retorno. É lamentável, mas não vou desistir. Espero ainda lecionar. Quero mostrar meu valor aplicando um jeito simples e eficaz de educar: ensinar o aluno a pensar. Antes que eu vire peça de museu. Este é um desabafo pessoal. Mas que pode ajudar outros "velhos" professores a se manifestarem e reagirem contra a discriminação sutil e silenciosa que também devem estar sofrendo.
Professor Cordeiro - Jornalista aposentado - Fonte: O Tempo - 25/11/08.
COMPROMISSO PELA LEI DO APRENDIZ
Em meio à crise que afeta os indicadores de crescimento econômico dos países, aos poucos o mundo se volta à "economia real", e é na esfera real onde vivem as pessoas preocupadas com o futuro. Além de pensar no crescimento econômico, há outros temas que se tornam tão relevantes quanto o aumento do PIB: combate à pobreza, educação, melhoria da qualidade de vida... Voltando à cena nacional e internacional a discussão sobre o que, de fato, é desenvolvimento socioeconômico.
Sob esse aspecto, a discussão sobre as oportunidades que um país oferece aos seus jovens é fundamental. É na juventude que devemos pensar ao decidir sobre políticas públicas, investimentos de empresas e ações da sociedade. Há a necessidade de ir além de notícias sobre jovens "que matam" ou "que morrem" e, sobretudo, há que mostrar que é na juventude que afloram os sonhos e os talentos. Devemos zelar para que essas aspirações encontrem oportunidades de êxito.
Em 2005, os jovens de 15 a 24 anos representavam cerca de 19% da população. Aproximadamente 18% daqueles de 15 a 17 anos e 68% dos de 18 a 24 anos não estudavam. A desigualdade de oportunidades também é evidente: dos 20% mais pobres da população, quase 73% na faixa de 15 a 17 anos estavam estudando e, entre os 20% mais ricos, esse número foi de praticamente 94% (os dados são do IBGE).
É preciso tomar atitudes concretas. No tema juventude e trabalho, enquanto a taxa de desocupação da população ativa é de quase 7,4%, a taxa entre os jovens de 15 a 17 anos é de cerca de 28% e de 16% entre os que têm de 18 a 24 anos (IBGE/PME).
O país, contudo, está prestes a dar um passo importante para que mais jovens encontrem sua primeira experiência laboral, com cuidados para sua formação pessoal e profissional.
A Lei do Aprendiz, aprovada em 2000 e regulamentada em 2005, é um exemplo das poucas políticas destinadas à juventude no país -segundo estimativas do Banco Mundial, os gastos públicos com jovens representam 6% do total, mas os gastos caem a quase zero do total investido na área social ao se retirar do cálculo a verba para o ensino universitário, limitado a uma pequena parcela da população.
Essa lei determina que toda empresa de grande e médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes. Os aprendizes são jovens de 14 a 24 anos que devem continuar na escola e em um curso de formação profissional.
A lei transformou em política pública algo previsto na CLT desde a década de 40 como meio para formar novos trabalhadores para a indústria -daí o nascimento do sistema de aprendizagem profissional.
Com a Lei do Aprendiz, a empresa pode contribuir para o país contratando jovens, sempre respeitando o que diz a lei e garantindo que o jovem passe parte do tempo em uma instituição formadora, continue os estudos e aprenda a prática diária da empresa. Ao mesmo tempo, para a empresa, é uma oportunidade de investir no seu capital humano e no país e exercer, da melhor forma, a responsabilidade social empresarial.
Em 2007, por meio de uma parceria técnica com o Ministério do Trabalho e Emprego, conseguimos dados inéditos sobre o potencial nacional de vagas para aprendizes e o número de aprendizes contratados atualmente.
Caso as empresas cumpram a lei, são cerca de 1,2 milhão de vagas para jovens -hoje temos 140 mil aprendizes, quase um décimo disso.
Segundo pesquisa realizada por nossa organização em parceria com pesquisadora da PUC-SP, no Brasil, só 8% das empresas com mais de 20 empregados cumprem a lei, e as empresas totalizam o cumprimento de apenas 8,6% do potencial de contratação mínima. Só na cidade de São Paulo, há potencial de 121.723 vagas, mas só 11% do potencial é cumprido (cerca de 14 mil jovens).
Os Estados com maior potencial de contratação são: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Contudo, os Estados com a melhor relação contratação/ potencial são: Espírito Santo, Goiás e Amazonas.
Por isso, lançamos, com o Instituto Ethos e o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), a meta de 800 mil aprendizes até 2010 e acompanhamos o seu alcance por meio do Placar do Aprendiz, que monitora, mês a mês, a evolução desse dado.
Em agosto de 2008, o Ministério do Trabalho e Emprego constituiu um grupo de trabalho para a aprendizagem que contou também com a participação da sociedade civil. Após diversas reuniões, o governo adotará oficialmente a meta na 1ª Conferência Nacional pela Aprendizagem Profissional, que começa hoje, na qual lançará diversas medidas para facilitar o cumprimento da lei.
O evento contará com a presença do presidente da República e do ministro Carlos Lupi, que anunciarão a adoção da meta e o apoio para que a lei se torne prioridade. Além disso, será lançada uma Carta de Compromisso pela Lei do Aprendiz, à qual empresas, organizações e governos poderão aderir, para que, juntos, possamos fazer com que mais jovens tenham oportunidades de mostrar e desenvolver seus talentos.
O momento mostra um avanço e tem como o maior símbolo o fato de que antigos aprendizes são hoje grandes conhecidos nossos e estão em cargos de liderança nacional, como o ministro Carlos Lupi e o próprio presidente da República. Nós, atletas, estaremos lá. Afinal, todos sempre acreditaram em nossa luta por este país. É nossa vez de mostrar à juventude que continuamos lutando.
Raí Oliveira, 42, ex-atleta profissional, é presidente da associação Atletas pela Cidadania.
Daniela Rodriguez de Castro, 34, é coordenadora-executiva da Atletas pela Cidadania
www.atletaspelacidadania.org.br
www.placardoaprendiz.org.br
Fonte: Folha de S.Paulo - 24/11/08.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
Título: A Causa Secreta
Autor: Machado de Assis
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16917
(Colaboração: A.M.B.)
HISTÓRIAS NA REDE
Em http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/ você encontra livros de literatura brasileira de graça.
Fonte: O Tempo - 23/11/08.
ESTANDE VIRTUAL
Sabe aquele livro que você não encontra em sebo nenhum? Vá até http://www.estantevirtual.com.br/ e divirta-se.
Fonte: O Tempo - 24/11/08.
AULA DE BARROCO
Vá até http://www.itaucultural.org.br/barroco/abertura.html e conheça um pouco mais da arte do século XVIII.
Fonte: O Tempo - 29/11/08.
JOSÉ SARAMAGO
A mostra "José Saramago - A consciência dos sonhos" pode ser vista de 29/11/08 a 15/11/09 no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O escritor está no Brasil para lançar "A Viagem do Elefante".
Fonte: O Tempo - 29/11/08.
Instituto Tomie Ohtake - http://www.institutotomieohtake.org.br/inicio/teinicio.htm
Leia mais: http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art285364,0.htm
LÉVI-STRAUSS - 100 ANOS - LÚCIDO E ATUAL
Claude Lévi-Strauss, um dos intelectuais mais relevantes do século 20, destacado antropólogo e pai do enfoque estruturalista, que influiu de maneira decisiva na filosofia, sociologia, história e teoria literária, completou 100 anos em 28/11. Apesar de sua longevidade e intensa atividade intelectual desde antes da 2ª Guerra Mundial, Lévi-Strauss goza de boa saúde e se mantém lúcido.
Fonte: O Tempo - 29/11/08.
Claude Lévi-Strauss - http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u642.jhtm
BIBLIOTECA DO CONGRESSO
Do mesmo jeito que o turista explora as páginas dos livros nos computadores espalhados pelo prédio, quem não está em Washington pode percorrê-los no site http://www.loc.gov/index.html.
Fonte: Folha de S.Paulo - 27/11/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php