CRIATIVIDADE NO MARKETING
PROPAGANDAS INTELIGENTES (LUSH E SOCIEDADE HUMANA INTERNACIONAL)
English:
http://www.ibtimes.com/articles/332988/20120425/lush-cosmetics-animal-testing-humane-society-international.htm
Oxford Brookes University - http://www.brookes.ac.uk/
Humane Society International - http://www.hsi.org/
Lush - www.lush.com/
Animal: Estudante vira cobaia
Em defesa dos animais, a estudante Jacqueline Traide, 24, tentou sensibilizar as pessoas de uma maneira diferente. Durante dez horas, ela ficou na vitrine da loja de cosméticos Lush, em Londres, como cobaia para testes geralmente realizados em animais, com o intuito de mostrar o sofrimento pelo qual passam. Enquanto Jacqueline era arrastada por uma corda no pescoço, tinha dois grampos de metal fixados em elásticos na cabeça abrindo sua boca e era alimentada de forma forçada, as pessoas que passavam pela rua podiam observá-la. A iniciativa foi apoiada pela Lush e pela Sociedade Humana Internacional, lançando, assim, uma campanha mundial contra testes em animais.
Interessa - Etc - Fonte: O Tempo - 26/04/12.
Mais detalhes:
http://www.ibtimes.com/articles/332988/20120425/lush-cosmetics-animal-testing-humane-society-international.htm
Oxford Brookes University - http://www.brookes.ac.uk/
Sociedade Humana Internacional - http://www.hsi.org/
Lush - www.lush.com/
A PRIMEIRA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE DO BRASIL
A Eclética, criada em 1914, nasceu em São Paulo e abriu caminho para a profissionalização na publicidade nacional. Até os poetas Menotti del Picchia e Guilherme de Almeida criaram textos para os anúncios da nova agência.
Fonte: Almanaque Brasil - Número 155.
PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=)
Gestão estratégica de marcas
* por Tom Coelho
"Harley Davidson é, talvez, a melhor marca dos EUA. Coca-Cola é uma boa marca, mas as pessoas não a tatuam em seus corpos." (Ralph Wanger)
Kevin Keller é um conceituado catedrático norte-americano, além de consultor de grandes empresas e autor de best sellers, entre eles, "Administração de marketing", uma parceria com Philip Kotler.
Ele alerta para a importância e poder das marcas como um meio de identificar e diferenciar produtos e serviços. Uma marca forte deve ser envolvente, previsível em sua capacidade de criar expectativas e satisfazer clientes. Vale ressaltar que grande parte do valor intangível das empresas é representado pela marca, sendo comprovada a relação positiva entre valor de marca e retorno de lucro.
Branding é o nome do jogo. Um conjunto de ações adotadas na administração de uma marca buscando torná-la única. É a melhor alternativa contra a diferenciação baseada exclusivamente em preço e custo.
Construir valor de marca baseado no consumidor consiste em trabalhar a percepção deste cliente, possibilitando sua fidelização, a aplicação de preços premium e até mesmo a extensão da família de produtos.
Keller estabelece oito dicas para se conquistar a excelência de uma marca.
1. Visão da marca centrada no consumidor e interesse pelo consumidor. Transcender as descrições e limites físicos do produto, descobrindo uma finalidade superior vinculada às aspirações do consumidor. Os passos para isso são: inspirar, inovar, focar, conectar e cuidar. Modelo a seguir: Nike.
2. Posicionamento superior em relação à concorrência. A tarefa é desenvolver "pontos de diferença" em relação aos concorrentes que sejam atraentes para o consumidor e viáveis para a empresa. E estabelecer "pontos de paridade", ou seja, aspectos similares capazes de neutralizar os diferenciais da concorrência. Exemplo de quem está fazendo isso: Accenture.
3. Estrutura da marca claramente definida. É o que chamamos de arquitetura da marca. O ponto de partida é compreender o potencial de cada marca dentro do portfólio da empresa e estabelecer uma hierarquia de marca. Isso significa criar submarcas de uma marca principal apenas se tiverem papéis estratégicos claros. E maximizar a cobertura de mercado, minimizando a sobreposição por outras marcas. Um ótimo exemplo é a BMW (marca principal) com suas submarcas série 3, 5 e 7.
4. Programa de marketing totalmente integrado. A comunicação começa no boca em boca, passa pelo patrocínio, degustação, ações em PDV e, obviamente, alcança a mídia impressa, eletrônica, exterior, entre outras. A Red Bull tem observado este princípio.
5. Cultivo de relações da marca. A meta agora é estender a percepção da marca para além do produto. Construir uma identidade e significado de marca capaz de estabelecer uma dualidade entre o desempenho do produto e a imagem da marca. Produzir respostas positivas racionais e emocionais. O exemplo aqui só poderia ser a Harley Davidson e seus fiéis HOGs (proprietários de motocicletas Harley).
6. Estratégias de preço orientadas por prêmios. Em lugar de apenas reduzir preços, maximizar o valor para o cliente, participando de promoções extensivas no varejo, financiando campanhas publicitárias em parceria com revendas, estabelecendo uma comunicação direta com o cliente. Quem ilustra esta estratégia: Intel.
7. Inovações relevantes em marketing. Introduzir novos produtos, comunicações e outras atividades de marketing criativas e cativantes. Buscar o encadeamento de clientes, conquistando novos e fidelizando os existentes. Há um ícone nesta categoria e seu nome é Apple. A inovação em seus produtos sempre esteve presente, desde os Macintosh até o advento do iPad. Muito além do design, a empresa tem disponibilizado produtos complementares (fones de ouvido, cabos diferenciados, adaptadores para carro) e um primoroso atendimento ao cliente.
8. Administração adequada de estratégias de desenvolvimento de marca. Alavancar de maneira ininterrupta o valor da marca em novos produtos e mercados. Tomemos como exemplo a Starbucks. O desenvolvimento do produto está presente na oferta de novos sabores, aromas e embalagens de café, além de produtos complementares, como o cartão de crédito em parceria com a Visa. Já o desenvolvimento do mercado está representado pelas novas lojas em pontos como hotéis, aeroportos, livrarias, empresas, entre outros, além de novos mercados em outros países.
A excelência de uma marca deve ser responsabilidade de toda a organização. Não é atribuição de algumas pessoas ou do departamento de marketing. Diretoria e funcionários, todos sem exceção, comprometem de forma positiva ou negativa a imagem da marca, afetando direta ou indiretamente as percepções e experiências de seus clientes.
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de "Somos Maus Amantes - Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento" (Flor de Liz, 2011), "Sete Vidas - Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional" (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.
PROFESSOR X
OS DESAFIOS DO ENSINO
A notícia de que 32% das escolas estaduais na cidade de São Paulo enfrentam falta de professores resulta de uma composição de deficiências variadas, desde pormenores logísticos -como a substituição de docentes que se aposentam ou saem em licença- até problemas como a dificuldade de atrair talentos para a carreira.
Deve-se, em primeiro lugar, reconhecer que a tarefa é complexa. Não é trivial pôr para funcionar 1.072 colégios do Estado com características as mais variadas.
A rede municipal, em contraste, apresenta problemas no máximo em 14% das unidades. E seus desafios são apenas um pouco menos complicados que os da rede estadual: com 1.400 escolas, seu foco são os cinco anos iniciais do ensino fundamental, em que há menos disciplinas a ministrar.
Às dificuldades naturais se somam as ocasionadas pela falta de integração entre as esferas de governo, que não conseguem coordenar planos de carreira para não provocar uma concorrência autofágica. Enquanto o município de São Paulo oferece salário inicial de R$ 2.600, o Estado paga R$ 1.989. Não por acaso, um dos maiores deficit da rede estadual é justamente na categoria de docentes do primeiro ao quinto ano, faixa em que o município concentra sua atuação.
A carência no Estado também causa espécie diante da redução da taxa de fertilidade, que resulta num número cada vez menor de jovens para uma estrutura de ensino que, na prática, não encolheu.
É bem verdade que parte dos problemas, talvez os mais graves, depende só muito indiretamente de ações do governo estadual. Aí se encaixa a carência crônica de professores de matemática e química. Não são as carreiras mais procuradas, e os que se formam nessas áreas pensam duas vezes antes de se dedicar ao magistério, sobretudo num momento em que a economia tem carência de profissionais em vários segmentos.
O governo do Estado precisa melhorar urgentemente o gerenciamento da rede. Mas, para mudar de fato o medíocre patamar de qualidade da educação no país, não há saída fora da qualificação e valorização do magistério, de modo que passe a atrair os melhores alunos.
Isso depende, claro, de salários atrativos, mas também de recompor o prestígio social que a carreira teve no passado. Este é um desafio para a sociedade, e não apenas para os governantes.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 26/04/12.
PROFESSORA PASQUALINA
BIENAL DO LIVRO MINAS 2012
A partir do dia 18 de maio, um grupo de escritores mineiros compartilharão suas experiências na Bienal do Livro Minas 2012, que acontece no Expominas. Dois dos integrantes do Coletivo 21, Francisco de Morais Mendes e Antonio Barreto, participarão de sessão do Café Literário.
Criado em maio de 2011, o Coletivo 21 tem por objetivo ser um fórum permanente de troca de ideias e do "desejo de construir coletivamente um projeto, uma ação, um movimento", explica Adriano Macedo, coordenador do grupo.
Lupa - Fonte: O Tempo - 23/04/12.
Todos os detalhes: http://www.bienaldolivrominas.com.br/
Coletivo 21 - http://www.coletivo21.com.br/
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php