CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXVI
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXXVI (O MOTORISTA DA RODADA)
A Skol foi escolhida pela AmBev para a motorista da vez e lança uma campanha para incentivar os consumidores a eleger o "motorista da rodada". Criada pela F/Nazca, a campanha brinca com a figura do herói e transforma em estátuas e quadros os que deixam de beber para levar os amigos. A estratégia tem início na TV. A marca é pioneira em publicidade de consumo responsável, pois lançou em 2001 a primeira campanha com o tema.
Luiz Tito - Fonte: O Tempo - 07/09/08.
Leia mais: http://www.adonline.com.br/ad2005/rapidinhas_detalhe.asp?id=13247
Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=jW_awJihp94
DESTAQUE NO MARKETING 2008
Em breve, você vai conhecer as empresas que investem toda sua ousadia, coragem e criatividade no potencial do Brasil.
Estão abertas as inscrições para o Destaque no Marketing 2008. A cada edição, o prêmio reconhece as empresas que obtiveram resultados efetivos em seus negócios, impulsionando o crescimento do nosso país. Participe!
Inscrições até 30 de setembro. O regulamento da premiação está dísponível nos sites http://www.abmn.com.br e http://www.premiodestaquenomarketing.com.br. Realização ABMN - Associação Brasileira de Marketing & Negócios.
PROFESSOR X
O BOM EXEMPLO DA USP
Não é sem razão que a USP, após 75 anos de existência, conquistou a posição de universidade de classe mundial, ocupando lugar de destaque entre as 130 melhores do mundo. Além disso, é a mais bem classificada entre as universidades brasileiras nos rankings mundiais, sendo responsável por cerca de 28% das publicações do país, e primeira na América Latina, com produção científica comparável à de alguns países dessa região.
Se tais fatos, por um lado, representam o reconhecimento da competência da universidade em produzir ciência, de outro implicam responsabilidade, assumida com seriedade, em mantê-la como paradigma no ensino superior nacional.
À dedicação e à qualidade de docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes, comprometidos com a construção de um patrimônio intelectual de referência, se deve o reconhecimento a que a instituição faz jus nacional e internacionalmente.
É zelando pelos direitos de seus recursos humanos, com base na liberdade acadêmica e nos princípios éticos e morais, à luz de um regimento que pauta suas ações, que a universidade mantém seu prestígio.
A credibilidade da universidade, construída ao longo de 75 anos, não pode e não deve ser questionada por ilações com relação a seus procedimentos, que sempre se nortearam pela transparência, respeitados os preceitos jurídicos que regem suas relações internas e com a sociedade. É inconcebível que um fato isolado seja tomado como regra e condene uma comunidade inteira ao sabor de uma suspeita, ainda em julgamento.
É preciso ressaltar que os processos relativos à apuração de denúncias na universidade passam por etapas, de caráter sigiloso, que se iniciam em uma comissão de sindicância e podem assumir caminhos diferentes, dependendo da complexidade e gravidade envolvidas. As vias possíveis são a comissão de ética e/ou a instauração de processo administrativo.
A sindicância não se encerra com a elaboração do relatório final por parte da comissão formada para tal finalidade, uma vez que sua conclusão depende de outros atos, tais como a análise jurídica formal. A USP prevê em seu regimento sanções, que vão desde a advertência até a demissão sumária.
No caso em questão, a comissão de sindicância observou a necessidade do encaminhamento do processo à comissão de ética, na qual os autos se encontram para apreciação.
Ressalte-se que os membros dessas comissões foram escolhidos com base em sua experiência acadêmica e impessoalidade e orientam sua atuação na ética e no cumprimento das normas regimentais.
O suposto caso de plágio está sendo apurado nos trâmites da lei. O rigor que permeia as ações na USP não pode, portanto, ser atropelado por ações impensadas em nome da simples presteza dos resultados ou sucumbir a pressões internas ou externas.
Cabe salientar que a USP, comprometida em fazer da ética um valor inerente às suas atividades, possui um Código de Ética, que contempla os princípios universais e as recomendações peculiares às instituições de ensino superior. Também, comissões de ética na pesquisa, existentes em suas faculdades e institutos, além de disciplinas relacionadas, na graduação e na pós-graduação, fazem parte do cotidiano das relações da universidade com sua comunidade.
Essas questões despertam interesse crescente da comunidade científica mundial, e a USP se alinha a essa tendência.
A USP tem claro compromisso de prestar contas à sociedade e o faz, regularmente, divulgando pesquisas, cursos, programas, ações culturais, relatórios financeiros e procedimentos internos com transparência, como o faz nessa oportunidade, respeitados os limites legais e éticos.
A universidade continua seu caminho como exemplo, sim, mas de qualidade e de responsabilidade na condução das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão universitária, que transcendem as fronteiras do seu país.
Suely Vilela, 54, é reitora da Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto.
Fonte: Folha de S.Paulo - 07/09/08.
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER (BAIXAR DA INTERNET)
Título: Antônio e Cleópatra
Autor: William Shakespeare
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2349
(Colaboração: A.M.B.)
MIL HISTÓRIAS
Vá até http://www.livroclip.com.br/ e conheça um pouco da literatura de cordel.
Fonte: O Tempo - 10/09/08.
FÓRUM DAS LETRAS DE OURO PRETO
Literatura. Este ano, Fórum das Letras de Ouro Preto acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro.
Entre os dias 5 e 9 de novembro acontece a quarta edição do Fórum das Letras de Ouro Preto. Com o tema "O mistério na literatura", a edição deste ano trará o maior número de autores internacionais desde a sua criação.
Na lista de 40 autores já confirmados, escritores de países como Portugal, Alemanha, França, Líbano, Angola e Estados Unidos.
Fonte: O Tempo - 10/09/08.
Saiba mais:
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/09/08/forum_das_letras_de_ouro_preto_anuncia_participantes-548127511.asp
LEITURA MELHORA, MAS AINDA É DESAFIO PARA 60 MIL ALUNOS
O número de alunos matriculados no 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Minas com problemas de alfabetização teve queda. Entretanto, segundo dados da terceira edição do Programa de Avaliação de Alfabetização (Proalfa), pelo menos 60 mil crianças ainda não dominam plenamente a leitura e a escrita. Esse montante representa 21% dos 276.332 alunos dessa série, sendo 112.645 da rede estadual e 163.692 das escolas municipais. Essas redes, respectivamente, têm 13,8% e 24% dos alunos com baixo nível de alfabetização. Em 2007, o índice baixo nas escolas estaduais era de 18,9% e de 28,1% nas municipais. Por outro lado, o número de alunos dessa série, com média de idade de 8 anos, que passaram a ter habilidades de escrita e leitura em nível recomendável aumentou. Nas escolas estaduais, eles já são 72,5% do total, o que representa um crescimento de 2,6% se comparado com o ano passado (65,8%). Nas escolas municipais, o crescimento do nível recomendável foi um pouco menor, de 1,3%, sendo 57% em 2008 e 52,8% em 2007.
Carolina Coutinho - Fonte: O Tempo - 11/09/08.
Proalfa - http://www.simave.ufjf.br/2007/proalfa/#menuClick('principal.htm','topo_oqeproalfa.jpg')
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