CRIATIVIDADE NO MARKETING XIII
PROPAGANDAS (CHOCANTES) INTELIGENTES XIII
English (Top 50 Shockvertisements - Controversial Ads):
http://www.trendhunter.com/trends/top-50-shock-controversial-ads
Canadá - Bonecos que simulam o ato de urinar na rua foram usados para sensibilizar contra a prática.
Os 50 anúncios mais chocantes; brasileiro está na lista. Confira em:
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200804011832_RED_73821978
Fonte: Terra - 01/04/08.
PROFESSOR X
EM HOMENAGEM AO "MODERNO ENSINO DA MATEMÁTICA"...
Dizem que o ensino da matemática está sendo assim trabalhado! Será que realmente desenvolvemos com nossos alunos a capacidade de raciocíno?
A Evolução do Ensino da Matemática no Brasil:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo ? ( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2007: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
(Colaboração: Cleide - SP)
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
Título: O triste fim de Policarpo Quaresma
Autor: Afonso Henriques de Lima Barreto
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2028
(Colaboração: A.M.B.)
PARA ATRAIR NOVOS ALUNOS, GOVERNO MUDA REGRAS DE CRÉDITO EDUCATIVO
Universitários com bolsa parcial poderão financiar integralmente o valor pago.
O Ministério da Educação mudou as regras do Fies (Programa de Financiamento Estudantil) para, em três anos, dobrar a população universitária brasileira. Hoje há 3,9 milhões de estudantes de graduação.
De acordo com uma portaria assinada anteontem pelo ministro Fernando Haddad, estudantes com bolsa de 50% concedida pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) agora poderão financiar, por meio do Fies, a outra metade do valor do curso. Até agora, havia permissão para o financiamento de até 25% da mensalidade.
A portaria do MEC vai permitir prazo maior para a quitação do empréstimo, de até duas vezes o de duração do curso. Também haverá uma redução de 6,5% para 3,5% na taxa anual de juros para carreiras prioritárias, como licenciaturas, pedagogia, normal superior e na área tecnológica.
Outra novidade será a autorização para financiamento em compromisso assumido por grupos de até cinco estudantes, numa opção batizada de "fiador solidário". As novas regras passarão a valer no segundo semestre deste ano.
"Com o apoio da Caixa Econômica Federal e do governo federal, precisamos elevar ao dobro, até 2011, o número de universitários no país", disse Haddad, num encontro com bolsistas do Prouni no Fórum Mundial de Educação da Baixada Fluminense.
O Fies, que em 1999 substituiu o Sistema de Crédito Educativo, financia cursos em universidades privadas. O programa se destina a estudantes de baixa renda. Há hoje 449.786 beneficiados. O programa custa cerca de R$ 4,5 bilhões.
As medidas anunciadas respondem a pontos críticos e estavam previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação lançado pelo MEC em 2007, segundo Moacir Gadotti, professor da USP e presidente do conselho deliberativo do Instituto Paulo Freire. "São respostas a pontos críticos, como a falta de professores. E como fazer o PAC sem gente?", questiona. "Nesse contexto, há a meta ambiciosa de pôr mais um milhão de jovens na universidade já no ano que vem."
Haddad anunciou que até abril deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional projeto de lei para permitir o pagamento dos empréstimos do Fies com o próprio trabalho dos estudantes ou com desconto em folha salarial.
Caso seja aprovada, essa medida deverá beneficiar alunos de cursos de licenciatura em ciências (para cidades com deficiência de professores municipais) e de medicina (para municípios carentes de médicos especializados em saúde da família). (PM)
Links relacionados ao assunto:
http://portal.mec.gov.br/index.php
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=593&Itemid=910&sistemas=1
http://www.ies.edu.br/aluno/fies.asp
http://www3.caixa.gov.br/fies/
http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/Oprograma.shtm
http://www.institutopaulofreire.org.br/
Fonte: Folha de S.Paulo - 31/03/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php