Professora Pasqualina
Agradeço a todos os “e-mails” enviados e vou respondê-los com muito prazer. Gostaria, inclusive, de sugerir aos leitores que enviassem ao FM dúvidas quanto à língua portuguesa, para que possamos discuti-las. Com certeza nossos encontros serão ainda mais produtivos e interessantes.
Eu já previa que o pronome oblíquo tônico “mim” causaria estranheza e foi muito bem observado por um aluno atento e interessado. “Que legal!”. Vamos, então, às regras do emprego dos pronomes oblíquos tônicos “mim” e “ti” os quais são precedidos por preposição e funcionam como complemento e não como sujeito. Exemplos:
“Prepararam um lanche para eu trazer.” (o pronome pessoal do caso reto “eu” funciona como sujeito do verbo trazer)
“Prepararam um lanche para mim.” (o pronome “mim” é o complemento do verbo preparar)
“É importante para mim estudar.” (o pronome “mim” é complemento de importante)
“Tudo está acabado entre mim e ti.” (ou “...entre ti e mim.” e funcionam como complemento)
Depois de “entre” e “sem”, deve-se usar “mim” e “ti” e a ordem no complemento não altera a regra, estando correto: “...entre os diretores do FM e mim...” e “...entre mim e os diretores do FM...”.
Na próxima edição, vamos abordar um pouco mais o emprego dos pronomes, pois é um elemento de coesão importantíssimo, ou seja, estabelece ligações entre as partes de um texto, conseqüentemente, se mal empregado interfere na coerência textual.
Quanto à análise da conjunção “mas” feita no texto “Botafogo, glorioso campeão invicto”, ainda que o objetivo do autor fosse ressaltar este sentimento de “lamento pelo lance perdido”, a conjunção da forma como foi empregada não proporcionou ao texto esse entendimento. Observe: o Botafogo ganhou do Flamengo porque jogou melhor e este não teve uma boa atuação (perdeu as forças e foi ameaçado aos 34 minutos), logo a noite era mesmo do Botafogo. Para que o parágrafo tivesse o sentido sugerido de “lamento pelo lance perdido, mas...” essas palavras deveriam constar no período e não deveriam ficar subentendidas. Achei essa observação muito interessante e espero que minha análise tenha ficado bem clara, fui até mesmo repetitiva a fim de melhor esclarecer a dúvida.
Gostaria de ressaltar a importância de sempre nos preocuparmos em produzir textos com bastante clareza e objetividade. Lembre-se de que vocês farão o TCC (monografia).
Na próxima edição, vamos aos pronomes e ficarei aguardando sugestões dos ilustres leitores do FM.
Um abraço,
Professora Pasqualina