INFORMAÇÃO GIGANTESCA!
PROFESSOR X
Volto à tona sobre o maior navio de containers do mundo e sua primeira operação no porto de Rotterdam na Holanda.
O Maior Navio de Contêineres do Mundo (Emma Maersk), operando no maior porto do Mundo (Porto de Rotterdam - Holanda).
São 11 Guindastes especiais para contêiner operando ao mesmo tempo....
Mais algumas informações da Embarcação Porta-Contêineres:
- Nome: Emma Maersk
- Origem: Dinamarca
- Comprimento - 397 metros
- Largura - 63 metros
- Calado (carregado) - 16 metros
- Deslocamento bruto - 123.200 tons
- Propulsão - Um motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e hélice únicos.
- Velocidade de serviço 50 Km/h
- Custo estimado - Acima de US$ 145 milhões.
- Capacidade: 15.000 TEU's (1 TEU = 1 Contêiner de 20 pés)
- Tripulantes - 13
- Primeira Viagem: 08/09/2006
Curiosidades: A Moller-Maersk informou que a pintura de silicone que recobre a parte dos casco abaixo da linha d'água, reduzirá a resistência ao avanço e economizará cerca de 1.2 milhões de litros de combustível por ano.
Com a colaboração de amigos, vejam em Fotos de Eventos, fotos dessa operação em Rotterdam "Emma Maersk II - A operação".
Até a próxima semana pessoal.
Abraços
Professor X
PROFESSORA PASQUALINA
Já com “novo” presidente e com a esperança de dias bem... bem melhores... iniciamos esta semana com algumas dicas de monografia e conseqüentemente vamos abordar nas próximas edições um pouco a redação dissertativa.
Monografia implica pesquisa séria com iniciação metodológica ou retomada de investigações anteriores, podendo ser: experimental (uma nova pesquisa); descritiva (aplicada através de enquetes e questionários); histórica (fatos relatados e interpretados imparcialmente); ou filosófica (questionamento de uma realidade).
A elaboração de uma monografia requer um processo cuidadoso, o qual será acompanhado pelo professor orientador, obviamente, porém quanto mais conhecimento o aluno obtiver a respeito da confecção desse tipo de trabalho e boa produção de texto, menos dificuldades enfrentará para realizá-lo.
A primeira fase segue o seguinte esquema:
a) Eleição do Assunto
Deve ser feita a partir das possibilidades reais e a preferência de cada aluno.
b) Tópicos Abordados
O assunto deve ser bem delimitado, ou seja, o mais específico possível, já que o trabalho monográfico é um estudo detalhado, a partir de leitura bibliográfica extensa. Tópicos extensos não são possíveis de serem bem elaborados, o autor não terá “tempo” em aprofundar-se em tudo o que se propôs a abordar.
c) Projeto de Trabalho
Há um esquema a ser seguido, mas, logicamente, deve haver uma flexibilidade à medida que o trabalho se desenvolva:
1. Título geral
2. Justificativa
3. Delimitação do problema
4. Tipo de pesquisa
5. Objetivos
5.1 – Objetivos Gerais
5.2 – Objetivos específicos
6. Método
6.1 – Fonte
6.2 – Instrumento
6.3 – Procedimentos metodológicos
6.4 – Organização dos resultados
7. Cronograma
8. Custos
9. Referências bibliográficas
d) Eleição de uma Bibliografia Possível
(Leitura Extensiva)
Além da bibliografia, uma série de informações, documentos, dados, artigos, textos serão cuidadosamente coletados e reunidos para um posterior critério seletivo.
e) Coleta de Dados e Fichamento das Leituras com Referência Completa
Todas as informações e todo o material reunido serão analisados e a referência bibliográfica deverá ser anotada, facilitando o trabalho posterior.
f) Revisão do Sumário
No decorrer da pesquisa, poderá ocorrer uma alteração nos tópicos, visto que o aprofundamento pode implicar uma nova linha de trabalho.
g) Revisão da Bibliografia
(Leitura Aproveitável)
É o momento de analisar a leitura que realmente respaldou a pesquisa. Somente aquela citada no corpo do trabalho deverá constar na bibliografia final.
h) Redação Provisória
O texto poderá ser alterado pelo professor orientador, por isso essa redação é necessária.
i) Redação Final
O texto deve ser claro, objetivo, conciso, livre de repetições desnecessárias e seguir o padrão culto da língua, não deve haver vocabulário excessivamente formal.
Aos alunos que estão passando para o último período, lembrem-se de que alguns tópicos já podem ser trabalhados não é preciso esperar pelo professor orientador; e àqueles que estão em outros estágios, lembrem-se, também, de que nunca é cedo demais para começar a se estruturar “cientificamente”.
Na próxima edição, vamos continuar com a monografia e redação. Tenham todos uma ótima semana.
Professora Pasqualina