É SÓ CURTIR O RECESSO ESCOLAR...
BOAS FÉRIAS!
Filipinas - Lanterna em homenagem ao artista Benedicto Reyes Cabrera, conhecido como Bencab, é uma das atrações da tradicional parada de lanternas na Universidade das Filipinas. A parada, que data de 1934, é uma forma de celebrar o fim das aulas e a chegada do recesso natalino.
Fonte: Terra - 20/12/07.
PROFESSOR X
UMA CRUZADA PELA EDUCAÇÃO
Na edição de 25/11, tive a satisfação de aplaudir nesta coluna os brilhantes resultados alcançados pelos alunos do Senai que classificaram o Brasil em segundo lugar na Olimpíada das Profissões, realizada no Japão.
Na semana seguinte, recebi uma ducha de água fria ao saber que os alunos brasileiros ocupam os últimos lugares no mundo no desempenho em ciências, matemática e português. Isso está se tornando uma doença crônica. O que fazer?
Sabemos que os resultados dos investimentos em educação são lentos. Mas precisamos encontrar uma fórmula de queimar etapas e acelerar o processo.
Sem ser especialista nesse campo, vejo que os pesquisadores recomendam atacar prioritariamente a melhoria da gestão das escolas, o aperfeiçoamento dos professores, o apoio aos estudantes desprotegidos e o rigor na avaliação.
No campo da avaliação, já demos bons passos. Pode estar aí o passo inicial para encurtar o caminho. A Prova Brasil avalia os alunos da quarta e oitava séries, e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) examina os alunos do terceiro ano do ensino médio. Com base neles, é possível saber o que está acontecendo nas escolas da rede pública, incluindo o desempenho dos alunos e dos professores. São instrumentos úteis para corrigir rumos.
Para facilitar o seu uso, sugiro que as empresas ajudem os seus funcionários, via internet, a conhecer qual é a situação da escola onde estudam seus filhos.
Nesse caso, pais e empresários passariam a cobrar um melhor ensino, exigindo dos diretores, professores e autoridades governamentais uma educação com o maior empenho possível.
A força da demanda é estratégica para o Brasil subir alguns degraus entre os países com os quais compete e para chegar a uma democracia adulta. Sim, porque a boa educação é importante não só para o trabalho mas, sobretudo, para o exercício da cidadania.
Precisamos dar uma virada para ganhar um pouco do tempo perdido. Não adianta continuarmos a fazer diagnósticos e a promover comparações com outros países. Já conhecemos a problemática. Estamos atrás da "solucionática".
Minha sugestão, portanto, é a de organizar mecanismos para aumentar a pressão da demanda pelo bom ensino.
Faz-se necessário montar um grande movimento social -uma verdadeira cruzada- cujo lema seria: pais e empresários de todo o Brasil, uni-vos para melhorar a educação.
Antônio Ermírio de Moraes - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/12/07.
PROFESSORA PASQUALINA
MEC DESCREDENCIA 39 CURSOS DE PÓS NO PAÍS
O Ministério da Educação descredenciou ontem 39 programas de pós-graduação -especialização, mestrado ou doutorado- do país por terem obtido baixos conceitos na avaliação realizada a cada três anos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Entre as instituições que tiveram programas descredenciados estão a USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFRJ (Universidade Federal de Rio de Janeiro), UnB (Universidade de Brasília) e UFF (Universidade Federal Fluminense).
Na escala de zero a sete, os programas reprovados atingiram no máximo dois. Com essa avaliação, os cursos são classificados como não-recomendados pela Capes. Ao todo, funcionam no país 2.257 programas de pós-graduação. Os reprovados representam 1,7% do total, segundo informação do Ministério da Educação.
Dos 39 programas, 18 se referem às áreas de saúde, medicina e biologia. A USP teve o mestrado e doutorado em cirurgia plástica descredenciados. Foram 21 programas descredenciados em instituições federais.
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) teve seu programa de especialização em morfologia descredenciado. A especialização em engenharia mecânica e o mestrado em odontologia legal e deontologia da Unicamp também.
O mestrado em física, o mestrado e o doutorado em dermatologia e cirurgia geral da UFRJ foram descredenciados, assim como o mestrado em lingüística aplicada da UnB. De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, os programas são avaliados tanto pela qualidade dos cursos que oferecem aos alunos quanto pela produtividade de artigos ou patentes produzidos em determinado período, por exemplo.
A avaliação foi feita por 45 grupos de especialistas em distintas áreas, totalizando 700 examinadores, além do CTC (Conselho Técnico Científico).
Os cursos descredenciados não podem mais receber matrículas e, segundo nota do MEC, a avaliação divulgada ontem é final e já levou em consideração os recursos possíveis.
"Os alunos que estão cursando mestrado ou doutorado nesses programas terão seus diplomas validados, mas se a instituição admitir novos estudantes, eles não terão seus diplomas reconhecidos", explicou o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine, segundo nota do MEC. Dos 595 recursos enviados para revisão de conceito, 154 foram aceitos e tiveram as notas revistas.
Na última avaliação trienal, o Ministério da Educação avaliou um total de 1.819 programas.
Na ocasião, foram descredenciados 36 programas. O equivalente a 2% do total.
A lista dos programas descredenciados está em http://portal.mec.gov.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 20/12/07.
FIM DE ANO X APOSTILAS
Confira algumas dicas de professores de cursinhos para aproveitar as festas de fim de ano sem deixar o rendimento cair na segunda fase dos vestibulares.
ROTINA: Mantenha o mesmo ritmo de estudos a que está acostumado. Lembre-se de que a diferença entre ser aprovado ou reprovado pode estar apenas em alguns pontos;
ORGANIZAÇÃO: Pegue um calendário e monte um programa de estudo: distribua as disciplinas que serão cobradas nas provas específicas até as datas das segundas fases. Assim, terá certeza de que não deixou nada de fora. Dê ênfase para os tópicos mais importantes e aqueles em que tem dúvidas;
DISCIPLINA: Tente seguir ao máximo o cronograma que estabeleceu, mas sem exageros. No momento em que estiver cansado, pare e depois retome o estudo;
FOLGA: Nem chegue perto das apostilas nos dias de festa: 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. O rendimento cai quando estamos cansados. Além disso, de nada adianta estar na frente dos livros, mas com a cabeça longe dali;
CUIDADOS: Alimente-se e durma bem, cerca de oito horas por dia. Tente acordar sempre no mesmo horário, mas não muito tarde.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/12/07.
Feliz Natal para todos!
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php