CRIATIVIDADE NO MARKETING XXV
PROPAGANDAS INTELIGENTES XXV ("keep walking")
Na imagem: Detalhe de marketing. Na frente, o antigo stridding man caminhando no sentido contrário ao da escrita. Atrás, o novo, que agora anda para frente, no mesmo sentido em que escrevemos.
Johnnie Walker lança campanha: O desenho-símbolo da Johnnie Walker, que mostra um homem caminhando, completa cem anos. A marca lança a campanha Strides para lembrar a da a em várias partes do mundo e também edição limitada de uma garrafa de Black Label.
A idéia é reforçar a associação da marca e da frase "keep walking" (continue caminhando) ao progresso pessoal dos consumidores. David Gates, diretor global de marca da Johnnie Walker, diz que os últimos nove anos -quando a frase foi acrescentada ao desenho- foram decisivos para a consolidação da imagem. "O desenho representa o que nós advogamos ser a nossa marca. O poder é incrível."
Em pesquisa realizada com 80 consumidores no Brasil, por exemplo, as idéias relacionadas com a marca foram "progresso na vida", "energia" e "busca por objetivos pessoais". O Brasil é o segundo mercado mais importante para a Johnnie Walker e o maior do mundo em Red Label.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 22/06/08.
Johnnie Walker - http://www.johnniewalkerblacklabel.com.br/
PROFESSOR X
O CALCULISTA DAS ARÁBIAS
O xeque Nasair e três damascenos gastaram 30 dinares em uma hospedaria. Os damascenos pagaram a conta, dando 10 dinares cada. O escravo que trabalhava na hospedaria informou que a despesa havia sido de apenas 25 dinares e devolveu 5. Cada damasceno tomou um dinar de volta, e deram as duas moedas restantes ao escravo, como gorjeta. Disse um damasceno: "Cada um de nós pagou 10 dinares e recebeu um de volta. Logo, cada um pagou, na verdade, 9 dinares. Nove vezes três é igual a 27, mais os dois dinares do escravo, obtemos 29. Onde afinal foi parar o dinar restante?". Beremiz Samir, o Homem que Calculava, logo resolveu o enigma. E você, será capaz???
Resposta:
O raciocínio é que estava errado. Se ao final da negociação cada um dos três damascenos pagou 9 dinares (27) e a conta da hospedaria foi 25, sobraram apenas 2 dinares (27-25=2), que foram repassados ao escravo.
Fonte: Almanaque Brasil - Número 110.
GREVE DOS PROFESSORES CONTINUA EM S.P.
O movimento de greve pelo atendimento de todos os pontos da pauta de reivindicações da categoria continua.
Leia mais:
http://www.apeoesp.org.br/
EMPRESAS CONTRATAM POR COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E DEMITEM PELO COMPORTAMENTO
O currículo é o cartão de visitas para os profissionais. É por meio dele que as empresas medem os conhecimentos técnicos dos candidatos. "Na era da revolução da informação, nada dá mais status que o conhecimento", explica a psicóloga e diretora da Leme Consultoria, Marcia Vespa.
O problema é que quem contrata tende a dar importância excessiva às competências técnicas, deixando de lado as comportamentais.
"Muitas empresas reclamam de não encontrar profissionais que dominem suas tecnologias, muitas vezes muito específicas e únicas, e deixam de usar sua expertise para formar mão-de-obra. Então, o inevitável acontece: contrata-se pelo técnico e, em curto espaço de tempo, demite-se por conta de comportamentos incompatíveis com o negócio, a missão, a visão e seus valores".
Marcia reitera que valores não são apenas palavras. "Os valores devem orientar o comportamento da equipe. Valores dão sentido e canalizam esforços para que as vitórias sejam coletivas. Pessoas que se orgulham do local onde trabalham percebem uma nítida convergência entre seus valores pessoais e os valores organizacionais".
Peso do comportamento
Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho mudou. A consultora de Recrutamento e Seleção da Manager, Carolina Guedes, explica que o mundo dos negócios atual requer soluções mais ágeis, e com o menor custo possível, a fim de atender a uma demanda nacional e internacional.
A partir destas mudanças, surgiram inusitadas demandas por parte das empresas, que vão desde o conhecimento de novas tecnologias à facilidade de trabalho em equipe. Mas, além das competências técnicas, muitas empresas já estão procurando também profissionais com personalidade. Personalidade esta que, como já foi explicado, pode determinar a permanência de alguém na organização, uma vez obtida a oportunidade de fazer parte de seu quadro de funcionários.
"A capacidade de adaptação a diferentes equipes e culturas, a qual está relacionada também à disponibilidade para deslocar-se, é uma recente exigência das organizações. Ser adaptável também significa saber trabalhar em equipe", afirma Carolina.
"Além disso, resiliência ou flexibilidade é uma das competências mais requisitadas, pois denota autoconfiança, o que ajuda a superar desafios e lidar com as pressões do dia-a-dia, explorando o melhor de cada situação".
Iniciativa
A especialista acrescenta que, com a extrema complexidade da economia atual, os líderes querem ficar longe dos profissionais acomodados. "A iniciativa é a competência que representa a capacidade de identificar e buscar oportunidades de negócios".
Ela confirma que houve uma significativa mudança no perfil dos profissionais procurados. "Nos últimos 20 anos, os empregadores passaram a buscar competências que vão além da formação, capacidade técnica e tempo de permanência nas empresas anteriores. São valorizadas as características como: excelente postura e comunicação, facilidade de relacionamento interpessoal, criatividade para promover melhorias e potencial para evolução".
Como evitar a demissão
Uma das formas de evitar a demissão causada pelas competências comportamentais (ou pela falta delas), é sendo você mesmo durante o processo seletivo. Isso é muito difícil, uma vez que as já conhecidas fórmulas de entrevista, dinâmica em grupo e perguntas para lá de esperadas, geraram candidatos "pasteurizados". O termo foi usado pela consultora do IDORT/SP, Elisabete Alves, durante entrevista cedida à InfoMoney.
Ela disse que, às vezes, as pessoas têm algumas dificuldades, e não sabem ao certo como se portar durante uma entrevista de emprego, as roupas que devem usar, ou qual é a entonação de voz mais adequada, por exemplo. Nesses casos, os cursos que ensinam como se dar bem em uma entrevista de emprego são válidos, e podem ajudar bastante.
"Mas o candidato não pode ser pasteurizado e responder exatamente o que o contratante quer ouvir", alerta. "Nas perguntas típicas, como quais são suas três principais qualidades e três principais defeitos, por exemplo, conte de forma sincera quais são seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria".
Fuja das respostas prontas
O importante é ser espontâneo nas respostas. Em outras palavras, conte como deseja melhorar determinadas atitudes suas e não minta. A pena para quem tem as respostas prontas e não é autêntico é pesada. "Quando a pessoa não é espontânea, a situação pode piorar. Ela poderá, futuramente, ser demitida". A lógica é simples: será vendido algo que não é verdadeiro, mas pelo qual o profissional será cobrado. A conclusão que se chega é que ser você mesmo é a melhor escolha!
Fonte: UOL Economia - Plano de Carreira (Colaboração: Cleide - SP)
PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
Título: A Cidade e as Serras
Autor: José Maria Eça de Queirós
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1790
(Colaboração: A.M.B.)
O CAIPIRA
O caipira paulista é também o mameluco, que nasceu no planalto e depois fixou-se nos grotões da serra. É o paulista legítimo que tem dentro de si a valentia lusitana e a calma do índio. É o branco amorenado pelos trópicos e pelo sangue tupi.
Nome com que se designa o habitante do campo. Equivale a labrego, aldeão e camponês em Portugal; roceiro no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará; tapiocano, babaquara e muxuango, em Campos dos Goitacases; matuto em Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas; casaca e bahiano no Piauí; guasca no Rio Grande do Sul; curau em Sergipe; e finalmente, tabaréu na Bahia, Maranhão e Pará.
Têm-se atribuído diversas origens ao vocábulo caipira; duas há, porém, que têm merecido particular atenção da parte daqueles que se dão a esses estudos, e são caapora e curupira, ambos vocábulos da língua tupi: caapora, cuja tradução literal é habitante do mato. Curupira designa um ente fantástico, espécie de demônio, que vagueia pelo mato, e só como alcunha injuriosa poderia ser aplicado aos camponeses. Também conhecido como caboclo: Mestiço de branco com índio; sertanejo, homem do sertão; do tupi Kari'boka, que procede do branco.
Algumas palavras e expressões do Pequeno Dicionário Caipirês:
A
acabrunhado: triste, envergonhado
acoitá: esconder, proteger
agorá: desjar mal, desejar que algo bom não ocorra
agrado: o mesmo que gorjeta, presente
ara: ...ora!...
avuado: distraído
B
bacurim, bacuri: criança recém-nascida
barriga d'água: efeito colateral de esquistosomose
beiço: lábios
bestagem: bobagem
birrento: que faz birra; desaforado
boca-de-pito: gole de café frio
C
caboco: pessoa muito simples
cacunda: costas
cafundó: fim do mundo, lugar ermo
cambada: bando (de malfeitores)
cambito: perna fina
campiá: procurar
cósca (fazer cosquinha): cócegas
D
dá o pira: ir embora
dá trela: alimentar conversa fiada
dá um pito: dar uma bronca
dasveis: às vezes
de banda: de lado
de jeito e manêra: de modo algum
desgueio: atravessado
destá: deixe estar
E
Emborná: espécie de alforge dotado de alça que se leva no pescoço e/ou ombro
enfezado: nervoso
enrriba: em cima
escangaiado: destruído
estórva: atrapalha
F
fasto: ré, andar para trás
fiá: vender fiado
fincá: enfiar, cravar
fôrgo: fôlego
fuá: encrenca, escarcéu
fúça: cara, rosto
G
gaitada: risada estridente
ganhá os tufo: ganhar muito dinheiro
gastura: nervoso
gorá: agourar, também se diz dos ovos que não fertilizam
gróta: trecho de mata de difícil acesso entre dois ou mais morros
guspe: cuspe
H
home quá: deixa para lá
humirde: humilde
I
inté: até
intojado: enjoado; metido
J
jacá: balaio
janota: homem vestido com muito apuro
L
ladino: esperto
lavá a égua: se dar bem; ganhar bom dinheiro
loróta: conversa fiada
M
marrudo: mal-encarado
meia-pataca: insignificante
mió ou milhor: melhor
mistura: guarnicão do prato principal
módequê?: qual a razão?
munheca: pão duro; sovina
muntá: montar
N
Nhô: tratamento respeitoso= senhor
nódia: nódoa
O
ocê: você
orná: combinar
P
pageá: adular
panca: jeito pedante
papudo: convencido; cehio de si; pessoa com bócio
pata-choca: mulher desmazelada
pé de boi: pessoa decidida, muito trabalhadoura
pelejá: lutar
picá a mula: ir embora; esporear a montaria para sair mais rápido
picuinha: intriga
pinchá fora: jogar fora
pinguço: bêbado
Q
quá!: qual o quê!
quebra peito: cigarro de fumo ordinário ou muito forte
quebranto: feitiço que qualquer um passa a outrem, por invejar demais algo que o outro possui
quentura: calor
questã: briga jurídica; pergunta
quiprocó: briga generalizada
R
rabêra: o mesmo que rabeira
rádia: emissora de rádio
réiva: raiva
relá: tocar (com as mãos ou outra parte do corpo)
relampo: relâmpago
rinchá: relinchar; rinchar
S
sororóca: mandinga para estourar pipóca; estertor de doente terminal
sortá os cachorro: xingar; reclamar aos gritos
suzim: sozinho
T
tá loco, sô: mesmo que "duvido de você"
tacá: jogar, atirar com a mão (pedra)
táio: talho; corte
tôco; pessoa muito rude; pedaço pequeno de um tronco de árvore
trelê: resmungo
trem: objetos em geral= louças, móveis, mals, etc.
trincá: rachar
tropicão: tropeço muito forte
U
unhero: unha inflamada
V
Vam'bora: vamos embora
viche: valha-me Deus!; Virgem Maria!
X
xicra: xícara
xixilenta: fedida; mal cheirosa
xôxa: sem graça
xurumela: história mal contada
Z
zambeta: que tem a perna torta
zarôio: caolho
zóio: olho
zorêia: orelha
zunhada: unhada, arranhar com as unhas
Extraído de "Pequeno Dicionário de Caipirês", de Antônio Carlos Affonso dos Santos (Nativa, 2001).
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